ESELx - Dissertações de Mestrado
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- À descoberta da articulação de conteúdos numa sala de jardim de infânciaPublication . Agostinho, Inês Valentão Mendes; Pereira, MónicaDe acordo com Silva (2016), “o desenvolvimento da criança processe-se como um todo, em que as dimensões cognitivas, sociais, culturais, físicas e emocionais se interligam e atuam em conjunto. Também a sua aprendizagem se realiza de forma própria, assumindo uma configuração holística” (p.10). Foi a partir desta premissa que o meu olhar enquanto observador se redirecionou para a articulação de conteúdos. Após vários momentos de observação que me possibilitaram verificar as estratégias utlizadas, optei também por focalizar esta investigação no trabalho conjunto dos docentes como promotor da articulação de conteúdos. E deste modo, surgiu o tema da investigação. Desta forma, o presente relatório sucede a Prática Profissional Supervisionada II do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Neste documento é apresentado todo o trabalho desenvolvido durante o estágio, bem como o desenvolvimento da investigação supramencionada. A investigação apresentada é um estudo de caso que emerge de um processo de observação, registo e reflexão do contexto socioeducativo onde foi desenvolvida toda a prática. Esta investigação teve como objeto principal identificar e conhecer estratégias que promovem a construção articulada do saber, sendo que foram analisadas as estratégias utlizadas por três docentes. Para além disso, esta investigação tem ainda como objetivo compreender a importância da cooperação entre os adultos intervenientes. A análise feita acerca dos dados recolhidos possibilita-me afirmar que de facto esta investigação comprovou a existência da articulação de conteúdos numa sala de jardim de infância, na medida em que se verificou que os diferentes docentes utilizam diferentes estratégias que possibilitam a existência da mesma. Verificou-se ainda que o trabalho em equipa é fundamental para que exista articulação de conteúdos, uma vez que as diferentes experiências dos três profissionais unifica-se e emergem diferentes possibilidades de propostas. Este é assim um relatório que espelha todo um trabalho baseado na observação, no registo e reflexão e que demonstra de que forma isso pode influenciar a construção da profissionalidade enquanto futura educadora de infância.
- À descoberta da escrita em idade pré-escolarPublication . Dias, Adriana Sofia Pinto; Rosa, ManuelaA aprendizagem da linguagem escrita começa muito antes da entrada no 1º ciclo do ensino básico e trata-se de uma aprendizagem não formal. O presente estudo pretende contribuir para o desenvolvimento de estratégias que deem resposta a esta problemática, através de um conjunto de estratégias que enriquecem os ambientes educativos ao nível de materiais de escrita e de práticas promotoras do desenvolvimento de aprendizagens relacionadas com a funcionalidade e convenções da linguagem escrita e do prazer e motivação para ler e escrever. Numa primeira fase, avaliou-se o ambiente educativo no que refere à existência e qualidade de materiais de escrita e de escritos, bem como às necessidades do grupo em relação a esta problemática. Numa segunda fase, foram implementadas diversas estratégias em que as suas dinâmicas centraram- se na compreensão da funcionalidade e nas convenções da escrita e no aumento do prazer e motivação para ler e escrever. Após esta intervenção, os resultados revelam um aumento de aprendizagens por parte das crianças do grupo relativamente à linguagem escrita. O estudo realizado indica que a organização de um ambiente educativo rico em materiais de escrita e de escritos potencia as aprendizagens do grupo. Para além disso, também as estratégias implementadas como resposta às necessidades do grupo no que diz respeito à compreensão da funcionalidade e nas convenções da escrita, elevaram as competências das crianças o que se traduziu num aumento significativo do prazer e motivação para ler e escrever.
- Abordagem ao ensino da educação musical segundo uma perspetiva abrangentePublication . Carreira, Andreia Filipa dos Santos; Relvas, MárioNo âmbito do Mestrado de Educação Musical no Ensino Básico, realizou-se a prática pedagógica supervisionada no 2º Ciclo do Ensino Básico, mais precisamente no 6º ano de escolaridade. As planificações foram elaboradas e cumpridas tendo em conta a metodologia de Swanwick, conforme verificaremos ao longo do relatório. Este trabalho tem em conta o plano de ação definido, reflete sobre o mesmo e foi construído tendo em conta os Planos Curriculares de Turma e suas características, bem como o Plano Educativo do Agrupamento. As reflexões individuais feitas ao longo do estágio, permitiram fazer alterações às planificações, melhorar a forma de pôr em prática a metodologia e adequá-la ao que melhor funciona com cada turma, permitindo uma reflexão fundamentada sobre as atividades, planificação, adequação e avaliação ao longo de todas as unidades didáticas. Ao pôr em prática e utilizar uma metodologia mais prática ao invés do teórico, conforme defende Swanwick, conseguimos respeitar os diferentes estádios de ensino/aprendizagem de cada aluno bem como conseguimos que todos desenvolvam competências, mesmo que diferentes entre eles, uma vez que trabalhamos vários aspetos que permitem a cada aluno desenvolver diferentes competências.
- A abordagem baseada na resolução de problemas na aprendizagem das Ciências Naturais no 2º ciclo do ensino básicoPublication . Pais, Mariana Malho; Almeida, AntónioO presente relatório desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES-II), do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB, da Escola Superior de Educação de Lisboa. Encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte, descreve-se a prática pedagógica ocorrida no 5º ano do 2.º CEB, explicita-se a problemática que orientou a intervenção e realiza-se uma análise crítica da mesma. Na segunda parte, apresentase um estudo que procurou verificar a eficácia de um conjunto de atividades concebidas segundo os princípios da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) na aprendizagem dos alunos. Neste estudo, definiram-se três objetivos principais: i) envolver os alunos na gestão das suas aprendizagens; ii) desenvolver as suas capacidades reflexivas e autonomia; e iii) fomentar o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos. Assim, implementaram-se três atividades ABRP que tiveram como foco três temáticas distintas: o revestimento, a locomoção e os regimes alimentares dos seres vivos. No estudo procedeu-se a uma revisão de literatura, explicitando conceitos e sistematizando dados relevantes relativos à ABRP à caracterização da metodologia de investigação utilizada e apresentam-se os resultados e as conclusões da investigação. Tratou-se de estudo de caso, recorrendo a uma metodologia predominantemente qualitativa, e os instrumentos utilizados para análise do desempenho dos alunos no decurso das atividades ABRP foram grelhas de observação e questões de aplicação, aplicadas no final do período da intervenção. Os resultados revelaram que os alunos foram melhorando o desempenho de atividade em atividade. Porém, percecionou-se que as melhorias poderiam ter sido mais expressivas se o tempo de implementação da referida abordagem metodológica tivesse sido maior.
- Abordagem baseada na resolução de problemas: sua eficácia na aprendizagem de alunos do 2.º ciclo de escolaridadePublication . Coelho, Joana Luísa Marchante Rosa; Almeida, AntónioO presente documento foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Lisboa. Este é constituído por duas partes: descrição, análise e reflexão sobre a prática de ensino supervisionada no 1.º e no 2.º CEB; e, uma investigação desenvolvida durante a prática pedagógica no 2.º CEB. O estudo relata o desenvolvimento de atividades de Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP), numa turma do 6.º ano, com o propósito de comparar as aprendizagens dos alunos através desta metodologia com outra, mais centrada no professor. Assim, a amostra foi constituída por dois grupos de participantes, grupo controlo e grupo experimental, integrantes de duas turmas em que se desenvolveu a PES II. Para tal, foram definidos três objetivos: i) Comparar duas perspetivas metodológicas para abordar temas programáticos; ii) Verificar se as aprendizagens são mais facilmente mobilizadas em questões de aplicação quando usada uma metodologia ABRP; iii) Analisar a utilização da ABRP como indutor de aprendizagens cooperativas. Desenvolveram-se três atividades sobre as temáticas da vacinação, do tabagismo e de substâncias psicoativas, por serem temas de relevância social e potenciarem a participação dos alunos. Para se avaliar as aprendizagens dos alunos, foram distribuídas questões de aplicação no fim de cada atividade, em ambas as turmas. Recorreu-se a tratamento estatístico para perceber se as diferenças dos resultados entre ambas eram estatisticamente significativas. Para as interações dos alunos durante as atividades formulou-se indicadores que permitissem registar as observações desenvolvidas. Os resultados revelaram que o grupo de alunos que vivenciou as atividades ABRP desenvolveu aprendizagens mais significativas do que o grupo de controlo e melhorou as formas de interação entre pares na realização dos trabalhos de grupo.
- Abordagem baseada na resolução de problemas: sua eficácia na aprendizagem de conceitos de estudo do meio e no desenvolvimento de competências de produção de textos expositivos em alunos do 4.º ano de escolaridadePublication . Vaz, Maria Odete Monteiro; Almeida, António; Gonçalves, CarolinaEsta investigação teve como finalidade verificar a eficácia da metodologia designada por Abordagem Baseada na Resolução de Problemas, designada por ABRP, na aprendizagem da língua e de conceitos do Estudo do Meio em alunos do 4.º ano de escolaridade. A investigação constituiu uma investigação-ação quanto ao seu propósito, tendo-se recorrido a técnicas e métodos de teor qualitativo e quantitativo ao longo do processo de intervenção. Os participantes foram duas turmas de 4.º ano de escolaridade, uma com 23 alunos e a outra com 20, semelhantes em termos do seu desempenho escolar e da sua proveniência socioeconómica (média-baixa). A primeira turma constituiu o grupo experimental, tendo nela sido aplicadas três atividades construídas na base dos princípios da ABRP; a segunda turma funcionou como grupo de controlo. As atividades centraram-se em temas do Estudo do Meio (astros, ciclo da água e fenómenos físicos da água, aspetos físicos da costa portuguesa), e procuraram também desenvolver as competências dos alunos no que se refere ao domínio das características do texto expositivo (Língua Portuguesa). A ambas as turmas, foi aplicado um pré-teste e um pós-teste que visou precisamente avaliar o desempenho dos alunos das duas turmas no que se refere ao domínio das referidas competências. O grupo experimental, que vivenciou as atividades ABRP, melhorou significativamente as suas aprendizagens, tanto em relação aos conteúdos de Estudo do Meio, como da aplicação das características do texto expositivo nas suas produções. Pelos resultados obtidos, pode afirmar-se que as atividades baseadas na metodologia ABRP revelam um potencial integrador e contribuem para a aprendizagem das duas áreas curriculares referidas.
- A abordagem da escrita no jardim-de-infância: das conceções às práticasPublication . Fernandes, Joana Filipa Ferreira; Rosa, ManuelaA educação pré-escolar, ainda que não seja de frequência obrigatória, constitui a primeira etapa de um longo caminho educativo a percorrer, um marco decisivo no sucesso escolar e social das crianças, um meio potenciador de aprendizagens decisivas para o desenvolvimento integral da criança, no qual é indiscutível a importância do trabalho que se prende com a linguagem oral e abordagem à escrita. Neste sentido, o Educador deve estar consciente que a criança tem capacidade para aprender acerca da linguagem escrita, desde que inicia o seu percurso na aquisição da linguagem oral e desta forma estimulá-la e motivá-la para tal. Nem sempre as práticas integram a forma como as crianças pequenas aprendem a escrever e a ler, indicada na investigação, como sem sempre potenciam a parceria com as famílias nesta aprendizagem. No presente trabalho, desenvolvo um estudo onde procuro verificar o trabalho que está a ser implementado numa sala de jardim-de-infância, face à emergência à escrita e melhorá-lo, de forma lúdica e atrativa, de maneira que as crianças vão desenvolvendo e promovendo a motivação para esta aprendizagem.
- A abordagem dos primeiros socorros no 1.º ciclo: conceções dos alunos e professoresPublication . Costa, Inês Vaz Rodrigues Vilhena da; Valente, BianorA formação em Primeiros Socorros é um objeto de estudo ainda em processo no nosso país. São poucas as investigações dedicadas ao ensino e formação de crianças e adultos nesta temática. Mas dos dados existentes, verifica-se que os portugueses têm um fraco conhecimento sobre Primeiros Socorros. O presente estudo foi implementado numa turma de 3.ºano do 1.ºCiclo do Ensino Básico, constituída por alunos com idades compreendidas entre os 8 e 9 anos, em contexto privado. Crianças com fraco conhecimento no âmbito dos Primeiros Socorros, desconhecendo a própria definição do conteúdo. Com este estudo pretende-se compreender “Como desenvolver aprendizagens significativas sobre Primeiros Socorros em alunos do 3.º ano do 1º CEB?”. Assim, para dar resposta a esta problemática, através de uma metodologia baseada nos princípios da investigação-ação, identificaram-se as conceções dos alunos em diferentes cenários de emergência, analisou-se o impacte das atividades e estratégias implementadas e, no final avaliou-se as aprendizagens adquiridas pelos mesmos durante a formação. Além disso, com a análise dos registos das sessões realizadas pela professora-estagiária, identificaram-se os constrangimentos sentidos durante o processo de ensino deste tema. No final da intervenção, a maioria dos alunos foi capaz de identificar que atitudes ou manobras a adotar em caso de asfixia, epilepsia, queimaduras e intoxicações. As feridas, as hemorragias e a influência do uso de água oxigenada para desinfetar a pele, são conteúdos que, apesar de serem adequados à idade, devem ter um reforço maior. A gestão do tempo foi um dos maiores constrangimentos sentidos enquanto professora-estagiária, na abordagem deste tema. O relatório apresentado visa incentivar o leitor para a investigação de novos grupos, de diferentes idades e contextos, de modo a enriquecer a nossa sociedade, pronta a intervir em situação de emergência.
- Abrir as portas da sala para conhecer e aprender: a construção de uma relação com a comunidade local em jardim de infânciaPublication . Pires, Ana Filipa Ribeiro; Friães, RitaO presente relatório pretende partilhar, de forma crítica e reflexiva, todo o percurso vivenciado ao longo da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), desenvolvida em contexto de jardim de infância (JI) durante aproximadamente quatro meses. Para além de reunir evidências da prática pedagógica, é também apresentado neste relatório, uma investigação que surgiu ao longo deste período e, por fim, é ainda apresentada uma reflexão sobre o processo de construção da minha identidade e profissionalidade. Durante a prática em JI, surgiu de uma potencialidade do meio – integrar inúmeros locais de interesse físico e cultural – um interesse pessoal em – reforçar uma aproximação do jardim de infância à comunidade que o envolve – através de um plano de ação que contribuísse para um maior contacto das crianças com a comunidade local e o meio envolvente. Desta forma, considerando os propósitos com que parti, optei por realizar um estudo assente numa abordagem qualitativa ou interpretativa, orientado pelas diretrizes da investigação-ação, combinando diferentes técnicas de recolha e análise de informação e de dados qualitativos e quantitativos, de modo a: (i) compreender as potencialidades pedagógicas do contacto com a comunidade local e o meio envolvente para as crianças, (ii) promover um conjunto de ações pedagógicas em interação com a comunidade local e o meio envolvente, (iii) analisar o envolvimento das crianças no contacto efetivo com a comunidade local e ainda (iv) refletir sobre os contributos desse contacto e envolvimento para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Para a recolha dos dados recorreu-se à observação direta participante – registada em notas de campo –, a inquéritos por questionário às famílias das crianças, a entrevistas semiestruturadas à educadora cooperante e à diretora pedagógica e, ainda à análise documental. No que concerne ao tratamento dos dados e, considerando as características da informação recolhida, foi privilegiada a análise de conteúdo. Os dados reunidos indicam que a existência de uma relação positiva com a comunidade e, de um contacto com o meio envolvente, oferece às crianças possíveis aprendizagens não só sociais, como relativas às diversas áreas do seu desenvolvimento, como potencia também o desenvolvimento das suas competências mais precisamente no que respeita às dimensões cognitivas, sociais, culturais, físicas e emocionais.
- A ação do educador de infância na metodologia de trabalho de projetoPublication . Fonseca, Ana Filipa Pereira Matias; Rosa, ManuelaÉ objetivo do presente relatório estudar a ação do educador de infância na metodologia de trabalho de projeto¸ através da análise e reflexão fundamentadas do processo de intervenção vivenciado na iniciação à prática profissional em valência de jardim-de-infância. Esta temática visa o estudo da evolução do papel do adulto, mediante o impacto dos projetos desenvolvidos na comunidade sala.