Browsing by Issue Date, starting with "2024-12-16"
Now showing 1 - 10 of 12
Results Per Page
Sort Options
- As expressões artísticas enquanto veículo de inclusão de alunos com multideficiência no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Lopes, Carmen Maria Almeida; Leite, TeresaEste estudo incide sobre as expressões artísticas enquanto veículo de inclusão de alunos com multideficiência no 1º ciclo do ensino básico. Tem como objetivos principais caraterizar o modo como os alunos com multideficiência (MD) participam nas atividades de expressão artística (EA) desenvolvidas no 1º ciclo do ensino básico (EB) e identificar o contributo das expressões artísticas na inclusão de alunos com MD no 1º ciclo do ensino básico e o papel do professor nesse processo. Para dar resposta a estes objetivos, desenvolveu-se uma investigação qualitativa, sob a forma de um estudo de caso. Utilizámos como técnicas de recolha de dados a observação direta (naturalista e estruturada) e a entrevista semiestruturada, tendo como complemento a pesquisa documental. O estudo decorreu entre janeiro e maio de 2024, numa escola de 1º ciclo, na qual existe um centro de apoio à aprendizagem (CAA). Os participantes são duas professoras de educação especial, duas professoras de ensino básico e quatro alunos com MD apoiados pelo centro de apoio à aprendizagem (CAA) e, de forma indireta, os alunos das turmas em que estes últimos se integram. Os resultados das entrevistas mostram que os professores concordam com a inclusão dos alunos do CAA no ensino regular (ER) e referem que as atividades de EA são promotoras do desenvolvimento global dos alunos com MD. Os docentes afirmam também, que o papel do professor é ser um facilitador das aprendizagens e envolvimento. A análise de dados permitiu-nos ainda concluir que a inclusão dos alunos com MD e a sua participação nas atividades de expressão artísticas trazem benefícios a estes alunos. As expressões artísticas proporcionam interações sociais, envolvimento, comunicação e facilitam várias oportunidades de desenvolvimento cognitivo e criativo. As vantagens das EA incidem na forma como estas promovem o desenvolvimento global, são uma experiência, uma forma de expressão, promotoras de relações e entreajuda, além de promoverem a igualdade e a criatividade. Em suma, as EA promovem a participação e facilitam a inclusão.
- Abordagem STEAM: um projeto com turma de 1º CicloPublication . Espada, Rita Alexandra de Sousa; Pereira, Teresa Matos; Almeida, AntónioO seguinte relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, inserido no Mestrado de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como contexto de investigação uma turma do 3.º ano do 1.º CEB. O documento organiza- se em duas partes. A primeira parte descreve as práticas pedagógicas, analisando o seu impacto no desenvolvimento das competências dos alunos. A segunda parte do relatório apresenta o estudo sobre a criação de uma curta-metragem em StopMotion, centrada no ecossistema dos recifes de coral, integrando a abordagem STEAM. Este projeto intentou em despertar o interesse dos alunos por temas ambientais e desenvolver competências interdisciplinares, avaliando o impacto da criação artística colaborativa no seu envolvimento e compreensão dos conteúdos ambientais. A investigação adotou uma abordagem qualitativa, guiada pela Pesquisa Educacional Baseada em Arte (PEBA), que valoriza os processos criativos como centrais na investigação. Contudo, incorporou também características da investigação-ação, na qual foram feitos ajustes durante o processo para responder às necessidades dos alunos. O estudo envolveu 22 alunos ao longo de 11 sessões, sendo utilizadas grelhas de observação direta e notas de campo para monitorizar o progresso dos participantes. Os resultados sugerem que o projeto promoveu o desenvolvimento de competências interdisciplinares e aumentou o conhecimento sobre as espécies do ecossistema dos recifes de coral, tendo sido uma experiência enriquecedora. Os alunos relataram compreender melhor as espécies marinhas do recife, demonstrando uma evolução no seu conhecimento científico. Além disso, foi notada uma progressão nas competências criativas e colaborativas, com destaque para a capacidade de cooperar na procura de soluções criativas. Apesar dos desafios relacionados com o tempo limitado e a competitividade entre grupos, o projeto evidenciou a capacidade dos alunos para superarem obstáculos, reforçando o empenho e a motivação.
- A gestão de crises em hotelaria: o papel estratégico do profissional de relações públicasPublication . Rosa, Inês Duarte; Costa, Joana FriasA literatura disponível sobre o papel das Relações Públicas (RP) na hotelaria, particularmente em relação à gestão de crises, é limitada. Embora as crises neste setor sejam inevitáveis devido a fatores políticos, económicos, tecnológicos e naturais, a literatura existente ainda não oferece uma abordagem consolidada para a criação de planos de gestão de crises eficazes na hotelaria. Essa lacuna pode resultar na ausência de estratégias de resposta a crises em muitos hotéis, que permanecem vulneráveis a ameaças externas e internas. No contexto hoteleiro, a presença de um profissional de RP é fundamental para atuar como intermediário entre o hotel e os seus diversos públicos, desempenhando um papel crucial na comunicação e no controlo de danos durante uma crise. A presente dissertação focou-se na análise da atuação de profissionais de RP e Comunicação em três unidades hoteleiras: o Grupo Hotéis Real, o Grupo Areias do Seixo e Noah Surf House, e o Hilton Garden Inn Évora. O objetivo principal foi investigar o papel desempenhado pelos profissionais de RP na gestão de crises. Para alcançar esse objetivo, foram realizadas entrevistas com profissionais da área, analisadas as redes sociais, websites e notícias relacionadas com crises que afetaram estes hotéis. Com base nesses dados, elaborou-se um Guia de Boas Práticas, que visa oferecer uma ferramenta prática para auxiliar na gestão de crises no setor hoteleiro, promovendo uma atuação eficaz e proativa dos profissionais de RP.
- Estratégia de relações públicas para a SOS Voz Amiga: prevenção de ansiedade e burnout através da comunicação não-violenta e da definição de limites pessoaisPublication . Almeida, Mariana Pereira de; Nunes, Tatiana Filipa GomesO presente trabalho final de mestrado consiste numa proposta de um projeto de uma Estratégia de Relações Públicas para a SOS Voz Amiga, com foco na importância da prevenção da ansiedade e burnout. Tratando-se de uma organização sem fins lucrativos, começa-se por apresentar o Terceiro Setor e aprofundar uma área da comunicação fulcral nestas organizações: a Comunicação no Interesse Público e a Comunicação para a Mudança Social e Comportamental. Com foco na Comunicação para a Saúde, nomeadamente para a saúde mental, o projeto visa provocar mudanças nos conhecimentos, atitudes e comportamentos, primando pela importância da capacitação e empowerment dos públicos. Por entre as diferentes estratégias que poderiam ser utilizadas, optou-se por trabalhar a Comunicação Não-Violenta e a Definição de Limites Pessoais, que surgem na literatura como tendências atuais.. Este será um projeto piloto para um público prestes a começar a vida profissional e um público que está recentemente presente no mesmo: “Alunos das ESCS no último ano de Licenciatura” e “Jovens trabalhadores seguidores das Redes Sociais Instagram e Facebook da SOS Voz Amiga”. Com este projeto procura-se, por um lado, contribuir para o cumprimento da missão da SOS Voz Amiga e, por outro lado, contribuir para o estudo de novas abordagens de comunicação para a mudança de comportamentos, especificamente no que diz respeito à prevenção da saúde mental.
- O espaço editorial dos repórteres parlamentares da TVI e CNN Portugal durante a dissolução da Assembleia da RepúblicaPublication . Santos, João Pedro Olim dos; Bonacho, Fernanda do Rosário Farinha; Sá, Ana PaulaA volatilidade do sistema político obriga a uma permanente adaptação do jornalismo político, principalmente se estiverem em causa roturas políticas inesperadas. Novos contextos políticos impõem desafios de adaptabilidade acrescidos aos jornalistas, quer na manutenção e na relação com as fontes quer nas práticas jornalísticas associadas ao imediatismo, à dramatização e ao pluralismo. A intenção inicial de analisar o espaço editorial do jornalismo parlamentar desenvolvido nos órgãos de comunicação do Grupo Media Capital esbarrou com a ocorrência de dois acontecimentos políticos inesperados no final de 2023 e no início de 2024. O primeiro acontecimento diz respeito à demissão do primeiro-ministro António Costa, a 7 de novembro de 2023. O segundo diz respeito à dissolução da Assembleia da República, a 15 de janeiro de 2024. Perante uma inesperada conjuntura política, surgiu a curiosidade de realizar um estudo que procurasse caracterizar o espaço editorial concedido aos repórteres parlamentares durante o período em que a Assembleia da República não está na plenitude de funções. O trabalho desenvolvido enquadra-se numa experiência de estágio curricular nos órgãos de comunicação social do Grupo Media Capital, a TVI e a CNN Portugal, entre 8 de janeiro de 2024 e 5 de abril de 2024. A investigação tem como base o recurso a técnicas de pesquisa documental clássica e moderna e inclui uma revisão da literatura sobre o parlamento, as fontes políticas e o jornalismo político. Além disso, procedeu-se à análise de conteúdo de todos os trabalhos jornalísticos dos repórteres parlamentares emitidos no Jornal Nacional durante a dissolução parlamentar de 2024. O trabalho investigativo contou com o recurso a técnicas de pesquisas não documental, nomeadamente a observação participante e as entrevistas exploratórias aos repórteres parlamentares da TVI e CNN Portugal. As conclusões do relatório de estágio revelam como o trabalho dos repórteres parlamentares se adaptou à agenda exigente dos partidos políticos, que procuraram mobilizar o eleitorado para as eleições legislativas de 2024.
- Pensamento computacional na educação: uma abordagem interdisciplinar com matemática e estudo do meio numa turma do 3.º ano do 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Pereira, Patrícia Alexandra da Costa; Caseiro, Ana; Valente, BianorO presente relatório apresentado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico apresenta uma caracterização da Prática de Ensino Supervisionada II. Este encontra-se organizado em duas partes. A primeira descreve as práticas pedagógicas desenvol-vidas no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, com uma análise comparativa e refletida de ambos os contextos. A segunda refere-se à investigação realizada numa turma do 3.º ano, no contexto de uma escola privada em Massamá. O estudo procurou compreender Como promover as práticas do Pensamento Computacional através de tarefas interdisciplinares entre a Matemática e o Estudo do Meio. Para tal, foram desenvolvidas e implementadas tarefas interdisciplinares idealizadas para promover o Pensamento Computacional, permitindo identificar as dificuldades evi-denciadas nestas práticas ao resolver as tarefas e analisar a evolução das mesmas ao longo do estudo. O estudo, de natureza qualitativa e paradigma interpretativo, seguiu uma abor-dagem de investigação-ação, envolvendo a recolha de dados através da observação direta com consequente registo de notas de campo e de um pré-teste, cinco tarefas intermédias e de um pós-teste. Os dados foram analisados com recurso à análise de conteúdo, sendo os seus resultados codificados e interpretados segundo categorias de análise. Os resultados evidenciam progressos significativos nas aprendizagens dos alu-nos, tanto na aplicação das práticas do PC, como na compreensão de conceitos inter-disciplinares. A análise das tarefas revelou que o uso de estratégias de PC contribuiu para o desenvolvimento de competências interdisciplinares, promovendo raciocínios mais estruturados e maior autonomia na resolução de desafios. Todavia, persistiram algumas dificuldades em conceitos específicos, evidenciando a necessidade de reforço pedagógico. Estes resultados sugerem que a incorporação do Pensamento Computaci-onal em atividades interdisciplinares pode ser uma estratégia eficaz para potenciar aprendizagens significativas e promover competências transversais nos alunos.
- A essência criativa de uma produção audiovisual: um estudo de caso na produtora Tworlds ProductionsPublication . Ventura, Raquel Aguiar; Neves, RúbenO setor audiovisual atravessa um período de grande transformação, tornando cada vez mais exigente a procura por soluções inovadoras. Neste contexto, a criatividade assume um papel de destaque para a diferenciação e sucesso dos conteúdos produzidos. Ao longo da presente investigação ficou patente a escassez de estudos que relacionem a criatividade com a produção audiovisual. Tornou-se, assim, pertinente efetuar um estudo acerca da essência criativa de uma produção audiovisual, mediante a realização de um estágio na produtora Tworlds Productions, onde foi possível empreender observação participante e efetuar entrevistas semiestruturadas. Tratou-se de um estudo de caso, assente numa metodologia qualitativa e fundamentado nos seguintes objetivos: estudar o processo de trabalho da produtora Tworlds; aferir a importância da criatividade no contexto da produção audiovisual; identificar as estratégias utilizadas para a construção de uma narrativa criativa; aferir quais as fontes de inspiração criativa; e evidenciar os desafios enfrentados pelos profissionais da área audiovisual. O relatório de estágio está organizado em cinco capítulos, abordando o enquadramento conceptual, a apresentação da Tworlds Productions, a metodologia, o desenvolvimento do estágio e a análise de dados. A investigação permitiu dar resposta aos objetivos delineados, demonstrando o impacto das soluções criativas na prática profissional e oferecendo perspetivas para futuros estudos no setor audiovisual.
- Perceções dos professores sobre o curso básico de teatro (2022-23)Publication . Medeiros, Alice Margarida; Falcão, MiguelO Curso Básico de Teatro (CBT) foi criado no ano letivo 2022-2023 como oferta do ensino artístico especializado do teatro (EAE) para os 2.º e 3.º ciclos da escolaridade obrigatória. O presente estudo dedicou-se a conhecer este novo curso, procurando saber como correu o ano da sua implementação, através das perceções dos professores envolvidos no mesmo. Partindo da questão geral de saber quais as perceções dos professores de teatro e dos órgãos decisores das escolas sobre o primeiro ano de funcionamento do CBT, este estudo assumiu dois objetivos: (i) conhecer as perceções dos professores de teatro e dos órgãos das escolas sobre a criação do CBT; e (ii) conhecer as perceções dos professores de teatro e dos órgãos das escolas sobre várias dimensões do funcionamento do CBT. O estudo foi circunscrito às escolas da região da Grande Lisboa. A investigação enquadra-se no paradigma interpretativo, com base numa metodologia qualitativa, e reveste-se de um carácter descritivo e exploratório. Os dados foram recolhidos por meio de pesquisa documental e de três inquéritos por questionário dirigidos a professores. As técnicas utilizadas no tratamento dos dados recolhidos foram as de análise documental, análise de conteúdo e tratamento estatístico. Os resultados obtidos apontam para o reconhecimento da importância da criação do CBT, denotando, contudo, uma dissonância entre as razões que motivam a defesa dessa importância e a configuração legal do CBT como uma via de ensino destinada apenas a alunos com aptidões naturais para o teatro. Este estudo conclui, portanto, pela existência de uma margem de ambiguidade quanto à real missão do CBT, que carece de maiores estudos e reflexão, nomeadamente, quanto à figura da “prova de admissão” e ao conceito de “aptidões naturais”. Este estudo conclui, também, que a inexistência de grupo de recrutamento de Professores de Teatro dificulta a implementação do CBT. Conclui-se, por fim, que a monitorização dos Cursos de Ensino Artístico permanece com dados escassos e incompletos, o que tem atrasado a progressão deste setor do ensino.
- O lugar das artes plásticas no contexto de um jardim de infância WaldorfPublication . Martins, Ana Catarina da Costa Rito Dias; Ana Tudela de SousaNo âmbito do Mestrado em Educação Artística na Escola Superior de Educação de Lisboa surge o presente trabalho, intitulado O lugar das Artes Plásticas no contexto de um Jardim de Infância Waldorf. Assim, através desta investigação, procuramos compreender o papel das Artes Plásticas na Pedagogia Waldorf, em contexto de Jardim de Infância, perceber como se integram as Artes Plásticas nesta pedagogia e como desenvolve a criança a sua expressão plástica neste contexto. A metodologia utilizada identifica-se como qualitativa, tendo sido utilizados diversos instrumentos e técnicas de recolha e tratamento de dados, como entrevistas aos elementos da comunidade educativa (crianças, educadora e pais). Optou-se, ainda, por uma observação direta em contexto de sala num Jardim de Infância Waldorf, no distrito de Lisboa, com crianças de idades compreendidas entre os três e os seis anos. A interpretação dos dados recolhidos foi realizada através de um processo de análise de conteúdo, que permitiu extrair algumas conclusões, considerando o objeto de estudo e a sua problemática. A Pedagogia Waldorf, desenvolvida por Rudolf Steiner, valoriza profundamente as artes plásticas como uma parte essencial do desenvolvimento integral da criança. A arte não é uma disciplina isolada, mas está integrada em todas as áreas do currículo, no entanto, nesta pedagogia a abordagem ao uso de imagens é cuidadosamente considerada, principalmente nos primeiros anos, o que contraria o conhecimento de que permitir que as crianças tenham contacto com imagens oferece várias vantagens para o seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social. Se, por um lado, uma prática das artes plásticas, no seio de uma pedagogia Waldorf, pela exploração de técnicas tradicionais e o recurso a elementos naturais, assente na manipulação e combinação de uma grande variedade de materiais, potencia a imaginação; por outro lado, também não é dispensável uma prática das artes plásticas cultivada, com recurso a imagens, que tanto pode contribuir para enriquecer o repertório visual das crianças, estimulando a sua criatividade e sentido crítico.
- A assembleia de turma como espaço de vida democrática: um estudo no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Castro, Maria Anjos de Melo e; Tomás, CatarinaNo âmbito do mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, o presente relatório descreve a experiência vivenciada na Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), realizada em duas escolas: uma privada, no 1.º ciclo do Ensino Básico (CEB) em Lisboa, e outra pública, no 2.º CEB, na Amadora. A primeira parte deste relatório analisa as práticas pedagógicas observadas nos dois contextos, com especial ênfase na organização curricular, na relação pedagógica e nos processos de avaliação. A segunda parte apresenta um estudo de caso sobre a assembleia de turma no 1.º CEB, investigando a sua implementação e o seu contributo para processos de cidadania democrática em contexto escolar. A abordagem qualitativa adotada neste estudo envolveu a observação e análise dos diários individuais de 19 crianças durante a Assembleia de Turma (AT), com o objetivo de analisar as suas representações e vivências sobre esse processo. A análise dos dados aponta para o reconhecimento por parte das crianças da importância da AT como um espaço propício para o diálogo e para a resolução colaborativa de questões do/no quotidiano escolar. O relatório é concluído com uma reflexão acerca do contributo da PES II para o meu desenvolvimento profissional, identificando os aspetos mais significativos e dimensões a melhorar na minha prática pedagógica futura.