Browsing by Issue Date, starting with "2025-07-16"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O texto literário como modelo de escrita: um estudo de caso numa turma de 3.º ano do 1.º CEBPublication . Jesus, Andreia Claudia Morgado Amaral de; Sousa, Otília da Encarnação da CostaEste relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, da Escola Superior de Educação de Lisboa, com o objetivo geral de analisar a influência do texto literário como input linguístico na qualidade textual de alunos do 3.º ano do 1.º CEB. A investigação é um estudo de caso, com princípios de investigação-ação e natureza essencialmente qualitativa. Foram recolhidas produções escritas de alunos de uma turma de 3.º ano de escolaridade, bem como as suas respostas a um questionário aplicado sobre hábitos de leitura, para a caracterização da amostra e identificação de fragilidades no domínio da escrita. Durante a intervenção, apostou-se num ensino sistemático e explícito da escrita, tendo como modelo uma seleção de textos literários de qualidade e adequados aos interesses e necessidades do grupo-turma. Posteriormente, foram recolhidas as produções escritas finais, nas mesmas condições da primeira recolha, com vista à análise da evolução da qualidade textual, no que diz respeito à coesão, coerência, vocabulário e estrutura narrativa. Os resultados da investigação evidenciaram uma evolução positiva nas produções escritas dos alunos, com destaque para uma maior complexidade sintática, uma expansão do grupo nominal e uso mais frequente de grupos preposicionais e adjetivais. Verificou-se um melhor desenvolvimento das personagens e uma progressiva apropriação das convenções do texto narrativo, sustentado por relações causais e temporais. Conclui-se, assim, que a utilização intencional de textos literários como modelos no ensino da escrita teve um impacto positivo na melhoria da qualidade textual dos alunos.