Browsing by Issue Date, starting with "2024-09-19"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Inclusão de uma criança com síndrome de PACS1 no jardim de infânciaPublication . Bispo, Leonor Lopes; Dias, JoanaO presente relatório emerge no âmbito da Prática Profissional II, incluída no plano de estudo do 2º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. Esta Prática foi realizada num Jardim de Infância de uma Instituição Particular de Solidariedade Social em Lisboa com um grupo de crianças de 3 a 6 anos. O estudo, denominado Inclusão de uma criança com síndrome de pacs1 no jardim de infância, tem como objetivos específicos: i) Conhecer a visão da equipa educativa sobre a inclusão de crianças com necessidades de saúde especiais; ii) Analisar as relações da criança com Síndrome de Pacs1 com os seus pares e iii) Identificar estratégias e recursos para a inclusão da criança com Síndrome de Pacs1 na sala de atividades. A abordagem metodológica da investigação, de natureza qualitativa, associa-se a um estudo de caso que visa compreender o processo de inclusão de uma criança com Síndrome de Pacs1 no jardim de infância. Para isso, foram utilizadas diferentes técnicas de recolha de dados como a observação participante, a consulta documental, a sociometria e entrevistas semiestruturadas à equipa educativa de sala, à educadora de educação especial da instituição e aos pais da criança alvo de estudo. Os resultados obtidos revelam, em primeiro lugar, a significância da individualidade de cada criança e da uma consequente implementação de uma prática refletida e adequada. Para além das suas fragilidades e potencialidades, de modo a compreender o nível de inclusão de uma criança com necessidades de saúde especiais no ensino regular, é necessário avaliar a sua envolvência na rotina da sala e nas relações sociais do grupo. Após a apresentação do estudo de caso e respetivas conclusões, é feita uma reflexão da influência dos contextos de práticas profissionais ao longo da formação docente para a construção da profissionalidade.
- The mitigation of climate change with CCUS in EuropePublication . Dos Santos, Maria José Palma LampreiaCarbon Capture Utilization and Storage (CCUS) is a technology highlighted as one of the tools in climate change mitigation and one of the ways to reach the goal of 1.5 set by the Paris Agreement. The European Commission (EC) developed this goal by creating and implementing the European Green Deal (EGD) – the European Union's (EU) environmental policy. This paper provides an analysis of environmental policies and an overview of crucial CCUS projects of selected member states based on a benchmarking analysis of 27+ UK member states. An overal review of a total of 28 countries was undertaken based on economic and environmental factors. Afterward, a benchmarking analysis was performed ranking the countries according to the TOP10 for the selected five categories: total net emissions with international transport, percentage share of the energy sector, percentage share of fossil fuels, percentage share of fossil fuels in the Gross Electricity Production (GEP), and numbers of CCUS projects. Subsequently, a detailed and comprehensive overview of 3 selected Member States was done, with a special focus on the national energy policy towards net-zero emission goals, the role of CCUS in domestic environmental policy, with current projects and facilities development. Finaly, this paper outlines how the EGD has reformed the national energy policies of selected member states, and what is the part of CCUS technology in the national efforts towards climate neutrality.
- A criança e o jogo simbólico: a representação do mundo do imaginárioPublication . Costa, Ana Filipa Almeida; Dias, JoanaO presente relatório tem como finalidade apresentar de modo reflexivo todo o percurso realizado no decorrer da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), concretizada em contexto de Jardim de Infância (JI) situado na Área Metropolitana de Lisboa. Neste sentido, são apresentados diversos tópicos que refletem todo o processo de intervenção, com um grupo de vinte crianças com três anos de idade, aquando da realização da investigação. Inicialmente é concretizada a caracterização do contexto, sendo este o ponto de partida para a definição das intenções para a ação educativa. Seguidamente, procedeu-se à reflexão e avaliação dessas intenções e de todo o processo de intervenção. Finalmente, surge o tópico referente à investigação desenvolvida no presente contexto de intervenção, cuja problemática é – A criança e o jogo simbólico: a representação do mundo do imaginário. A investigação insere-se numa perspetiva de metodologia de estudo de caso de natureza qualitativa, cujo tema é definido a partir das observações efetuadas no decorrer da prática, nas quais foi possível verificar o envolvimento e entusiasmo das crianças ao se envolverem em situações de Jogo Simbólico. Através da revisão literária e da consequente análise das evidências registadas e da entrevista realizada à educadora cooperante é possível compreender que a prática do Jogo Simbólico tem verdadeiramente impacto no desenvolvimento holístico das crianças e permite que estas aprendam em conjunto e potenciem a descoberta do mundo entre si. Além disso, foi possível concluir que o adulto pode ampliar as experiências e descobertas da criança no decorrer deste momento, mas devendo manter uma postura maioritariamente observadora, respeitando o que é delineado pela criança. Por último, é apresentada a construção da profissionalidade docente, que conta com uma reflexão sobre os valores que estiveram na base da ação pedagógica em contexto de PPS e que contribuem para a construção da minha identidade enquanto futura profissional.
- O papel da dramatização numa sala de quatro anos: contributos para o desenvolvimento e aprendizagem das criançasPublication . Alexandre, Mariana Caetano; Dalila LinoO presente documento, foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática Profissional Supervisionada II, realizada na sala dos quatro anos de um jardim de infância (JI), na Área Metropolitana de Lisboa. Neste documento, é analisado o percurso realizado durante os quatro meses, entre 2 de outubro de 2023 e 31 de janeiro de 2024, de intervenção pedagógica. A investigação de natureza qualitativa baseia-se num estudo de caso e recorre a um conjunto de técnicas de recolha de dados, encontra-se presente neste relatório as perspetivas teóricas e os resultados obtidos, tendo por base as observações e as intervenções realizadas no contexto pré-escolar para analisar “O papel da dramatização numa sala de quatro anos: contributos para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças” . Este trabalho, caracteriza-se por uma investigação qualitativa que recorre ao paradigma interpretativo da investigação em educação. Como instrumentos para recolha de informação, utilizei a observação direta participante e não participante, as notas de campo e a entrevista feita à educadora cooperante e a um grupo de dez crianças, bem como a consulta dos documentos pedagógicos da organização socioeducativa. O estudo realizado e a análise dos dados permitiram compreender que cada vez mais a dramatização é valorizada e destacada nas práticas das equipas pedagógicas, enquanto atividade fundamental para o processo de desenvolvimento/aprendizagem das crianças. Ademais, evidenciou a importância de desenvolver as competências e capacidades das crianças integralmente para se poder construir relacionamentos saudáveis com as pessoas e com o meio. Este relatório descreve a interligação e, por vezes, conflito, dos papéis de estudante, estagiária e investigadora. Deste modo, vai mais além do que o estudo realizado, aborda o meu percurso na Prática Profissional Supervisionada II e a intervenção feita numa sala de crianças com quatro anos.