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- Metodologia de trabalho de projeto na emergência da escrita e da leituraPublication . Ferreira, Joana Sofia Catado Malaquias; Rosa, ManuelaA emergência da leitura e da escrita no jardim-de-infância compreende determinados comportamentos adotados pelas crianças, derivados das estratégias do educador e dos estímulos do contexto. No presente relatório, A Metodologia de Trabalho de Projeto na Emergência da Escrita e da Leitura, é desenvolvido um estudo que pretende demonstrar que de facto a Metodologia de Trabalho de Projeto é uma estratégia potenciadora de aprendizagens no âmbito da linguagem escrita, considerando o seu caracter holístico e enfatizando os instrumentos utilizados pelas crianças e pelo educador ao longo das várias fases de um projeto. Primeiramente é realizada uma avaliação do espaço físico e dos materiais com os quais as crianças contactavam diariamente, compreendendo de que forma é que os mesmos podem despertar aprendizagens no domínio da linguagem oral e abordagem à escrita. De seguida foram adotadas estratégias que vão ao encontro das aprendizagens a promover, de acordo com aquilo que já era praticado numa fase prévia à PPS. Por fim, é dinamizado um projeto, como forma de reconhecer que a Metodologia de Trabalho de Projeto promove aprendizagens no âmbito da leitura e da escrita. Com o surgimento de alguns comportamentos das crianças que demonstravam interesse em interagir com os diferentes materiais de escrita, foram realizadas algumas alterações no espaço da sala. No final da PPS foi possível evidenciar aprendizagens por parte das crianças, considerando que se revelou um aumento do interesse pela linguagem escrita, compreendendo este estudo como benéfico para o grupo de crianças. Foi possível clarificar que a Metodologia de Trabalho de Projeto é uma evidente estratégia, potenciadora das aprendizagens, permitindo que as crianças compreendam a funcionalidade da escrita e se vão apropriando das suas convenções.
- Como é que a organização do tempo e do espaço promove a autonomia e as escolhas das criançasPublication . Ferreira, Joana Roque Serralha; Lino, DalilaO presente relatório surge no seguimento do estágio realizado em contexto de Jardim de Infância (JI), no âmbito da unidade curricular (UC) Prática Profissional Supervisionada II, do 2º ano do Mestrado de Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa. Este documento ilustra o trabalho de observação, registo e reflexão desenvolvidos no decorrer da minha prática educativa enquanto educadora estagiária, num período em que estive com um grupo de 24 crianças com 4 anos de idade e equipa educativa numa IPSS, em Lisboa. Desta forma, serão apresentados a caracterização do meio e contexto socioeducativo, as minhas intenções para a ação e sua avaliação, a descrição sobre o processo da minha prática, bem como uma reflexão acerca da construção da minha identidade profissional enquanto futura educadora de infância. A partir da observação e análise do contexto socioeducativo, surgiu o interesse em realizar uma investigação sobre a temática da organização do tempo e do espaço na promoção da autonomia e das escolhas da criança, sendo esta organização do espaço e do tempo promotora de aprendizagens significativas na criança. Para esta investigação optei, em termos metodológicos, por uma abordagem qualitativa e quantitativa, cujo processo investigativo se evidencia numa investigação-ação. A partir da revisão da literatura, bem como da análise de dados obtidos através da observação, de registos e de entrevistas semiestruturadas realizadas à educadora e às crianças, foi possível constatar que a organização da sala, do espaço e do tempo educativo, proporcionou o desenvolvimento de competências pessoais e sociais. Posso afirmar que as competências de autonomia, de escolha e de movimentação e orientação no espaço das crianças deste grupo se alteraram e desenvolveram, bem como as suas capacidades de comunicação, partilha e interação com os seus pares e adultos.
- Entre os projetos de aprendizagem e o papel ativo das crianças: O jardim de infância como lugar de participaçãoPublication . Cunha, Ana Catarina Bichão Chaves; Pereira, MónicaO presente relatório evidencia as intenções e os processos vividos na prática profissional ao longo de um período de quatro meses (outubro a janeiro), bem como a pesquisa, a reflexão crítica e avaliação do processo de intervenção educativa num contexto de jardim de infância, mais concretamente com crianças com idades entre os 3 e os 6 anos. Neste sentido, a partir, dos interesses emergentes das crianças como um fator relevante no planeamento da ação educativa, bem como dos meus interesses por aprofundar a reflexão sobre a pertinência da utilização da Metodologia de Trabalho por Projeto em educação pré-escolar e sobre a própria prática, procurando em permanência refletir e adequar as propostas educativas ao grupo, realizei uma investigação de carácter qualitativo sobre a prática, no sentido de identificar estratégias que promovessem a participação ativa das crianças no contexto de jardim de infância. Com recurso aos dados recolhidos através das observações, questionários e registos reflexivos, analisei e apresento as considerações finais, que indicam que as estratégias que promoveram a participação das crianças relacionaram-se com: atribuir responsabilidades a todas as crianças através da tomada de decisões, incentivar à participação através de feedbacks positivos sobre as suas intervenções e, por fim, considerar as caraterísticas das crianças e, neste sentido, proporcionar igualdade de oportunidade na participação das crianças.
- “Gostei mais de termos sido nós a mudar o espaço, porque nós somos mais inteligentes!” (H). A participação das crianças na reorganização da área do faz de contaPublication . Dias, Ana Filipa Sanches; Simões, AnaO presente relatório emerge da Prática Profissional Supervisionada (Módulo II), do mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa, decorrido em contexto de jardim de infância (JI). Neste documento, será apresentado o trabalho desenvolvido neste contexto de forma refletida, avaliando, deste modo, a minha prática educativa, que contribuiu para a construção da minha identidade profissional. Para tal, será apresentada a caracterização do contexto onde se realizou a prática; serão também evidenciadas quais as minhas intenções para com aquele grupo de crianças, equipa educativa e famílias. Fará também parte deste documento um capítulo relacionado com a construção da profissionalidade docente, no qual se refletirá acerca do meu percurso percorrido nos contextos de creche e de JI. Ao longo da prática, surgiu um projeto, o projeto do Hospital, que deu origem à investigação realizada, na medida em que as crianças quiseram construir um hospital na sala. Assim sendo, foi realizado um estudo de caso de natureza qualitativa, que emergiu da problemática relacionada com a participação das crianças na reorganização da área do faz de conta. Através da utilização de diversas técnicas (entrevistas semiestruturadas) e instrumentos de recolha de dados (notas de campo, reflexões e registos fotográficos) e da triangulação dos dados obtidos, pretendeu-se perceber de que forma é que as crianças participam na reorganização de uma área da sala e se tal facto contribui (ou não) para a sua aprendizagem. Os resultados deste estudo apontam para as seguintes conclusões: (i) as crianças tiveram um papel ativo, quer na fase do planeamento, quer na construção/alteração do espaço, o que foi importante no seu processo de aprendizagem e de construção social; (ii) o direito à não participação deve ser sempre assegurado e representa a liberdade que as crianças têm em poder dizer não num ambiente democrático; (iii) o adulto deve saber ouvir as vozes das crianças, reconhecendo-as como agentes do seu processo de aprendizagem.
- “Não é muito fácil a língua do SE…”. Inclusão de uma criança cuja língua materna não é o portuguêsPublication . Carreiro, Ana Teresa Raposo; Pereira, MónicaEste relatório evidencia a análise reflexiva do processo de intervenção educativa, num contexto de jardim de infância, com crianças com idades entre 3 e 4 anos. A educação, incluindo a educação pré-escolar, é confrontada com o desafio de operar sobre e com a diversidade e promover uma educação para cidadania, numa perspetiva de interculturalidade e de inclusão, que defenda e assegure os direitos sociais e culturais de todas as crianças. Nesse sentido, considerando o facto de uma criança, cuja língua materna não é o português, ter iniciado o seu processo de adaptação no início da Prática Profissional Supervisionada, revelando fragilidades ao nível da interação com os pares e adultas, surgiu uma preocupação ética e pedagógica, no sentido de promover a igualdade de oportunidades e criar possibilidades de participação e inclusão. Atendendo a essa problemática, desenvolvi uma investigação, de carácter qualitativo, sobre a minha própria prática, com o principal objetivo de analisar e compreender as estratégias que facilitassem a interação (verbal) da criança, cuja língua materna não é o português, e que contribuíssem para a sua inclusão no grupo. Partindo da análise dos dados recolhidos através da observação e de inquéritos por entrevista e questionário, concluí que as estratégias que contribuíram para o desenvolvimento da interação (verbal) e para a inclusão da criança no grupo se relacionaram com a promoção da interação entre as crianças, a promoção da aprendizagem do português língua não materna, a valorização da língua materna e a sensibilização para a diversidade cultural e linguística.
- "Elsa, vamos ter de arrumar porque hoje é dia de música e vamos ter o J. na nossa sala!" - Promoção do desenvolvimento de noções temporais em pré-escolarPublication . Aniceto, Elsa Filipa Faria; Friães, RitaO presente relatório pretende evidenciar e refletir o percurso da prática profissional realizada em contexto de jardim-de-infância, assim como descrever o processo de investigação decorrente da mesma. Desde o início da prática que observei que o grupo de crianças demonstrava alguma dificuldade em situar-se no tempo durante a rotina, sendo que muitas das vezes, esta dificuldade trazia implicações a nível de autonomia e até mesmo a nível comportamental. Estas observações deram então origem à problemática da presente investigação, tendo esta como principal inquietação “De que forma é que a equipa educativa pode promover o desenvolvimento de noções temporais em jardim-de-infância, implicando ativamente as mesmas neste processo?”. Esta inquietação inicial despoletou o grande objetivo da investigação – promover o desenvolvimento de noções temporais, que foi concretizado através de várias estratégias adotadas e introduzidas na sala. A presente investigação segue as diretrizes da investigação-ação, adotando uma natureza qualitativa, no sentido em que se centra em analisar e descrever a apropriação por parte das crianças de noções temporais e as suas explorações. Para a recolha dos dados necessários à investigação combinaram-se diferentes técnicas e instrumentos como a observação (notas de campo, fotografias), inquérito (entrevistas e questionário) e a consulta documental. Por sua vez, para a análise dos dados recolhidos, recorreu-se à técnica de análise de conteúdo. A investigação realizada sustenta a importância das estratégias utilizadas para promoção da apropriação/desenvolvimento das noções temporais em jardim-de-infância, assim como o facto de as mesmas deverem estar relacionadas com o meio próximo da criança e se irem complexificando progressivamente. Para além disso, aponta para que um contacto frequente e próximo com noções temporais permite a apropriação das mesmas pelas crianças, mais facilmente e de uma forma mais significativa. Com esta apropriação, foi possível observar ao longo da investigação, que as crianças usufruíram de um nível de segurança, estabilidade e autonomia cada vez mais acentuado, garantindo o seu bem-estar no dia-a-dia, quer seja na sala/organização ou em casa.
- Ser educadora é diferente de ser professora: funções, práticas e significados de crianças de um jardim de infânciaPublication . Batista, Inês Santos; Tomás, Catarina AlmeidaO presente relatório elaborado no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Profissional Supervisionada (PPS) realizado num Jardim de Infância (JI) público no concelho de Lisboa, com um grupo de crianças entre os 3 e os 6 anos de idade. Este trabalho retrata de forma reflexiva o meu percurso enquanto educadora estagiária, apresentando e descrevendo o decurso e desenvolvimento no período de quatro meses da minha intervenção pedagógica, desenvolvendo uma atitude investigativa. Numa primeira parte apresenta-se a caracterização do contexto socioeducativo, segundo as intencionalidades educativas que delineei e procurei concretizar ao longo do processo de intervenção, bem como a sua avaliação. No capítulo seguinte, numa posição investigativa, é apresentada a investigação realizada no contexto, referente à feminização da profissão docente. De forma a compreender a ausência descomedida dos elementos do sexo masculino, a forte presença da mulher na educação de infância e ainda as diferenças entre a profissão de educador de infância e professor, escutaram-se as vozes das vinte e cinco crianças da sala em que decorreu a intervenção. Esta investigação de natureza qualitativa, reflete-se no método de estudo de caso, tendo sido utilizado como instrumento de recolha de dados o registo videográfico e, posteriormente, transcritas e registadas em suporte digital. Os resultados deste estudo apontam para o desconhecimento da presença do sexo masculino na educação de infância e, também, na ambiguidade entre as diferenças das funções da profissão de educador de infância e professor. Por último, capítulo é apresentada uma reflexão sobre a construção da profissionalidade docente como educadora de infância. Este relatório consiste, assim, num contributo primordial para o desenvolvimento de uma prática profissional futura assente na observação, reflexão e investigação, enquanto futura educadora de infância.
- Trabalho em equipa em Jardim de Infância: Um estudo sobre a importância da cooperação entre elementos de uma equipa educativa de salaPublication . Cativo, Francisca Maria Silva; Friães, RitaO presente relatório surge no âmbito da Prática Profissional Supervisionada em Jardim de Infância, do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este documento traduz-se numa análise crítica do trabalho desenvolvido com um grupo de crianças entre os 3 e 5 anos, sendo o culminar de todo o processo de intervenção desenvolvido ao longo de, aproximadamente, quatro meses. Neste, relatam-se de forma reflexiva e fundamentada todas as vivências tidas e realiza-se uma investigação assente numa problemática emergente do contexto da prática. No seguimento dos momentos de observação do contexto socioeducativo que realizei diariamente, destaco a existência de um trabalho em equipa baseado na cooperação entre os elementos da equipa de sala que integrei. Sendo um tema que já me vinha a despertar particular interesse, em face das experiências anteriores vivenciadas, considerei pertinente desenvolver uma investigação que procurasse compreender o que caracteriza um trabalho em equipa baseado na cooperação numa equipa educativa de sala e qual a sua importância para o funcionamento do grupo. Para o efeito, optei pela realização de um estudo de caso, assente numa abordagem qualitativa ou interpretativa, visando: i) conhecer estratégias para um trabalho em equipa baseado na cooperação, ii) conhecer as conceções da equipa educativa sobre trabalho em equipa, iii) identificar fatores que condicionam o trabalho em equipa e iv) identificar os contributos do trabalho em equipa para o grupo de crianças, para as famílias e para a própria equipa. A recolha de dados foi sustentada a partir de técnicas de observação direta – registo de notas de campo – e de técnicas de observação indireta – entrevistas semi-diretas, conversas informais com a educadora cooperante e a auxiliar de ação educativa da respetiva sala e, ainda, uma entrevista semi-diretiva com a coordenadora pedagógica da instituição. Para a análise de dados recorreu-se à análise de conteúdo através da construção de tabelas de análise categorial. Os dados reunidos sustentam a importância da colaboração e da cooperação entre os elementos de uma equipa de sala, a qual assenta em princípios como a entreajuda e apoio (desde o planeamento ao desenvolvimento da ação pedagógica), a partilha, o respeito mútuo e a comunicação aberta e honesta. Os dados revelaram ainda que a cooperação entre elementos de uma equipa educativa de sala traz benefícios: para as crianças – a prática enriquecida e a relação entre a equipa como espelho; para as famílias – uma maior proximidade e uma melhoria das práticas; para a equipa de sala – um apoio constante e uma maior abertura para novas ideias e opiniões; e ainda para o próprio profissional – o combate ao isolamento e individualismo, o aprimoramento das capacidades de superação, uma maior confiança e um maior bem-estar no trabalho. Por último, os dados evidenciam que o trabalho em equipa é condicionado por um conjunto de fatores humanos e institucionais.
- À descoberta da articulação de conteúdos numa sala de jardim de infânciaPublication . Agostinho, Inês Valentão Mendes; Pereira, MónicaDe acordo com Silva (2016), “o desenvolvimento da criança processe-se como um todo, em que as dimensões cognitivas, sociais, culturais, físicas e emocionais se interligam e atuam em conjunto. Também a sua aprendizagem se realiza de forma própria, assumindo uma configuração holística” (p.10). Foi a partir desta premissa que o meu olhar enquanto observador se redirecionou para a articulação de conteúdos. Após vários momentos de observação que me possibilitaram verificar as estratégias utlizadas, optei também por focalizar esta investigação no trabalho conjunto dos docentes como promotor da articulação de conteúdos. E deste modo, surgiu o tema da investigação. Desta forma, o presente relatório sucede a Prática Profissional Supervisionada II do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Neste documento é apresentado todo o trabalho desenvolvido durante o estágio, bem como o desenvolvimento da investigação supramencionada. A investigação apresentada é um estudo de caso que emerge de um processo de observação, registo e reflexão do contexto socioeducativo onde foi desenvolvida toda a prática. Esta investigação teve como objeto principal identificar e conhecer estratégias que promovem a construção articulada do saber, sendo que foram analisadas as estratégias utlizadas por três docentes. Para além disso, esta investigação tem ainda como objetivo compreender a importância da cooperação entre os adultos intervenientes. A análise feita acerca dos dados recolhidos possibilita-me afirmar que de facto esta investigação comprovou a existência da articulação de conteúdos numa sala de jardim de infância, na medida em que se verificou que os diferentes docentes utilizam diferentes estratégias que possibilitam a existência da mesma. Verificou-se ainda que o trabalho em equipa é fundamental para que exista articulação de conteúdos, uma vez que as diferentes experiências dos três profissionais unifica-se e emergem diferentes possibilidades de propostas. Este é assim um relatório que espelha todo um trabalho baseado na observação, no registo e reflexão e que demonstra de que forma isso pode influenciar a construção da profissionalidade enquanto futura educadora de infância.
- "Momentos Relax" - Momentos de relaxamento em Jardim de Infância: Contributos para o bem estar e desenvolvimento das criançasPublication . Morgado, Maria Fêo e Torres Ferreira; Friães, RitaO presente relatório decorre da Prática Profissional Supervisionada (Módulo II) realizada em pré-escolar, e apresenta, de forma reflexiva e fundamentada, todo o processo de aprendizagem e percurso desenvolvido no decorrer da intervenção educativa, refletindo e avaliando a mesma, assim como todo o processo de investigação, que surgiu de uma problemática emergente do contexto. Durante a intervenção em JI, partindo das observações e registos realizados e do conhecimento das crianças do grupo, surgiu uma problemática, relacionada com o bem-estar e a autoestima das crianças. Abriu-se então caminho a uma investigação, com o objetivo de compreender os contributos da introdução de momentos de relaxamento, no bem-estar das crianças. Para a concretização da investigação, orientada pelas diretrizes da investigação-ação, foi definido um plano de ação, flexível e cíclico, baseado nas ideias de McNif & Whitehead (2006): observar, refletir, agir, avaliar e modificar. No processo de recolha de dados recorreu-se à observação direta e respetivo registo de notas de campo, e à observação e avaliação dos níveis de bem-estar, segundo Portugal e Laevers (2018). O processo final baseou-se na análise das grelhas de avaliação do bem-estar emocional, assim como na análise e reflexão dos registos realizados, na observação de um grupo específico de crianças, registando situações que demonstrem, ou não, os seus níveis de bem-estar, em vários momentos, assim como a variação dos seus sinais de autoestima. Foram ainda realizadas avaliações segundo a escala de bem-estar emocional (Portugal & Laevers, 2018). A análise dos dados permite-nos observar algumas diferenças nos níveis de bem-estar de todas as crianças, apontando para a possível existência de uma relação positiva entre os momentos de relaxamento e os níveis de bem-estar emocional das crianças. Os exercícios de controlo de respiração e de relaxamento muscular mostraram-se fundamentais na promoção de comportamentos indicadores de tranquilidade, bem-estar e autoestima. Assim, o presente relatório evidencia a investigação desenvolvida, bem como todo o processo de aprendizagem realizado ao longo da intervenção, e respetiva avaliação e contributos para a construção da identidade profissional.