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- Communication, media information literacy and citizenship: strategies for a new literacy UNESCO ChairPublication . Bonacho, Fernanda; Abreu, João; Miranda, Sandra; Cura, SaraThe XXI century is marked by the unprecedented digitalization of communication, and though the benefits of digital media are undeniable, their indiscriminate and uncritical use has brought disinformation, misinformation, fake news, hatred, and intolerance menacing the sustainability of tolerant, inclusive, and democratic societies. The UNESCO Chair on Communication, Media Information Literacy and Citizenship is a recent ESCS/IPL proposal, created in 2023, whose main aim is to raise awareness on democratic societies through effective communication dissemination of research findings, insights, and best practices, and empowering individuals to actively participate in shaping their communities and addressing global challenges through the collaborative development of actions and projects aimed at building sustainable societies and enhancing knowledge for climate action. In this presentation we will try to unpack how this ESCS/IPL’s UNESCO Chair faces the diverse challenges that communication and media literacies assume today as key literacies for empowering all citizens, without exception.
- Revista Narrativas: how a multimedia magazine for future journalists can be the place where stories livePublication . Bonacho, Fernanda; Pontes, JoanaIt is indisputable that multimedia complexity of today’s communication contributes to a sophistication of media narratives. Digital platforms are meeting places where we learn, participate, and get deeply involved, which means that digital narratives provide powerful spaces for civic and public engagement to be explored in academic work. This communication proposes the presentation of “Revista Narrativas”, as a multimedia collaborative magazine for future journalists, that aims to offer students the chance to develop skills of autonomy, responsibility, critical thinking, creativity, and communication in their relationship with their colleagues and information. Contributing to the creation of “Revista Narrativas” means being able to research, evaluate, use, and think about narrative with a journalistic approach and make it available in a digital environment. Challenging journalism students to question and explore their major concerns contributes to the development of multicultural and inclusive narratives that are pooling academia, youth, the community, and the public space.
- As representações que pais e educadores de infância têm sobre a importância do brincar na natureza para a criança a natureza das brincadeiras que ocorrem na floresta entre as criançasPublication . Robalo, Inês Alexandra Morgado; Almeida, TiagoO presente relatório tem como principal objetivo evidenciar o meu processo de intervenção no contexto educativo de Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), realizado de 2 de outubro de 2023 a 31 de janeiro de 2024. A prática de intervenção foi realizada em contexto de jardim de infância com um grupo de vinte e cinco crianças com idades compreendidas entre os quatro e cinco anos. Numa primeira fase elaborei uma breve caracterização do meio envolvente, do contexto socioeducativo, da equipa educativa, das famílias, do grupo de crianças e do ambiente educativo. Posteriormente, e tendo em conta as caracterizações, apresentei as minhas intenções para a ação considerando as crianças, as famílias e a equipa educativa e avaliei as suas concretizações. Tal como no local de estágio anterior (Prática Profissional Supervisionada I), na PPS II a instituição realiza uma parceria com a Forest School. Assim sendo, suscitou o meu interesse em compreender quais as representações que pais e educadores de infância têm sobre a importância do brincar na natureza para a criança e perceber qual a natureza das brincadeiras que ocorrem na floresta entre as crianças. A investigação baseou-se numa investigação mista (investigação qualitativa e investigação quantitativa), através de um estudo de caso. Após o referencial teórico e a análise e discussão dos dados, relativos aos questionários que foram aplicados aos pais da sala onde estagiei e às educadoras de infância da valência de jardim de infância da instituição, é possível verificar que o brincar na natureza apresenta inúmeros benefícios para as crianças, entre os quais se destacam o desenvolvimento da criatividade, autoconfiança, cooperação social, capacidade de iniciativa, resolução de problemas e tomadas de decisão. Foi, ainda, possível perceber as conceções dos pais e educadores de infância acerca do tema e o papel do educador como promotor do contacto com a natureza. Por fim, apresentei a construção da profissionalidade docente como educadora de infância em contexto, ou seja, referi os princípios com os quais me identifico e pretendo colocar em ação na minha prática pedagógica enquanto futura educadora de infância.
- Acompanhar o grupo da creche ao jardim de infância: qual o impacto do tempo e da afetividade na relação entre equipa educativa e crianças?Publication . Marques, Inês Mendes Onofre; Simões, AnaO presente relatório insere-se no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) e pretende apresentar de forma reflexiva a prática vivenciada em contexto de Jardim de Infância, que decorreu entre 2 de outubro de 2023 e 2 de fevereiro de 2024, numa sala de “finalistas”, com 19 crianças entre os 4 e os 6 anos de idade. Para além de apresentar o contexto, caracterizar a ação, retratar as aprendizagens adquiridas e refletir a profissionalidade que tem vindo a ser construída, o presente relatório contém, ainda, um capítulo de natureza investigativa sobre a problemática identificada em contexto: “Acompanhar o grupo da creche ao jardim de infância - qual o impacto do tempo e da afetividade na relação entre equipa educativa e crianças?”. Através da investigação, procurou-se compreender se o tempo que a equipa educativa acompanha o grupo de crianças e a afetividade têm impacto na relação pedagógica estabelecida. O estudo, de natureza mista (qualitativa e quantitativa), foi desenvolvido com o recurso ao método de estudo de caso com as seguintes técnicas de recolha de dados: observação direta, entrevistas semiestruturadas à equipa educativa, conversas informais com 8 crianças que são acompanhadas pela educadora e auxiliar desde a creche, e um inquérito por questionário às famílias de 8 crianças, obedecendo ao critério anterior. Os resultados indicam que, tanto o tempo como a afetividade, têm impacto na relação pedagógica que se estabelece entre crianças e equipa educativa, configurando-se importantes para o desenvolvimento holístico das crianças, oferecendo-lhes confiança, segurança e aprendizagens várias.
- A autoconsciência e as estratégias de regulação emocional dos pais, ou cuidadores principais e as suas atitudes e reações perante comportamentos de stress dos filhosPublication . Rodrigues, Ana Magda Galvão; Almeida, TiagoA importância das emoções tem sido investigada ao longo do tempo. Em Portugal existem poucos estudos neste sentido. Queremos investigar se os pais têm consciência das suas emoções negativas, se as conseguem regular e se isso afeta a sua resposta aos comportamentos de stress dos filhos. Dividido em cinco partes, o estudo começa com uma revisão da literatura, abordando o conceito de emoção ao longo da história, destacando sua importância para o bem-estar individual. A seguir, discute-se o papel do bem-estar na saúde mental, enfatizando a influência das emoções em todas as dimensões do desenvolvimento humano. O estudo também explora a importância do desenvolvimento emocional na primeira infância, destacando a relação entre as emoções dos pais e o desenvolvimento emocional dos filhos. Criámos um formulário digital, que foi enviado e respondido por 155 indivíduos de Portugal continental e do arquipélago dos Açores. Neste formulário, colocámos três questionários pré-existentes ao estudo em questão (Ders 18, Atitudes Parentais e Reações Parentais). Após criada a base de dados, foi analisada com o software Jamovi, através da análise correlacional de fatores e análise descritiva das médias e desvios padrão. O estudo acrescenta às evidências anteriormente existentes, que a nossa população alvo apresentou respostas coincidentes com os pressupostos da Teoria Motivacional de Coping (Skinner et al., 2005) e que demonstrámos evidências sobre o estado de regulação emocional dos pais. Verificámos também a disponibilidade para lidar com os comportamentos de stress com os filhos.