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- A Educação Artística e as representações sociais nos filmes de animação: análise a partir de um programa televisivo de Vasco GranjaPublication . Vicente, Catarina D´Oliveira Confraria; Pereira, TeresaEste estudo incide sobre a programação infantil da RTP relativamente aos filmes de animação, em dois momentos - antes de 1974 e de 1974 a 1976 - com a transmissão do programa Cinema de Animação e apresentado por Vasco Granja. Sabendo que através do Cinema de Animação foram transmitidos filmes de animação provenientes de vários países, foram constituídas duas amostras: uma amostra relativa aos filmes de animação anteriores ao Cinema de Animação e outra com filmes transmitidos com o Cinema de Animação. Através deste estudo pretende-se compreender de uma forma alargada as relações entre a linguagem visual veiculada pelo cinema de animação, construções sociais, Educação Artística e Literacia visual. Para tal, analisaram-se os filmes de forma a detetar níveis de representações visuais, culturais e sociais distintos por forma a caracterizar as suas múltiplas dimensões. Em relação à programação exibida entre 1974 e 1976, identificaram-se as mudanças de paradigmas visuais, narrativos e sociais assim como os contributos desta programação para um alargamento da literacia e cultura visuais e, consequentemente para um espaço amplo da Educação Artística num contexto informal. Recorrendo a uma metodologia qualitativa, desenvolveu-se uma pesquisa documental. Esta pesquisa abrangeu tanto documentos textuais, como visuais e audiovisuais. Para além de documentação científica, e de suportes visuais disponíveis na internet, analisou-se a documentação integrante do espólio de Vasco Granja, o qual foi doado pela família à Biblioteca da Faculdade de Letras de Lisboa. A análise documental permitiu identificar que, o programa Cinema de Animação, promoveu a mudança nos paradigmas sociais representados, e que este permitiu o acesso a diferentes linguagens visuais, o que terá contribuído para o desenvolvimento de um referencial visual ampliado no âmbito da literacia visual e cultural – campos essenciais na área da Educação Artística.
- Fazer de contaPublication . Conceição, Rita Maria Matos; Rosa, Armando Nascimento; Bento, DiogoEste livro reúne um conjunto de aulas experimentadas nas quais o fazer de conta se transforma em teatro e num espaço criativo, um testemunho no qual os alunos colocam as suas ideias em prática, e obedecem a ritmos diferentes de desenvolvimento e de capacidade de conclusão dos alunos e onde o Orientador/Professor deve gerir o tempo que cada aluno e grupos precisam para desenvolver e concluir os momentos teatrais. A realidade das crianças e o meio que as rodeia serve de instrumento dos seus trabalhos, acontecendo teatro a partir de um real, que é transformado em ficção quando acontece cenicamente. Tudo acontece quando este conhecer delas se junta aos jogos dramáticos referidos na bibliografia e à orientação da Professora. Este livro é dirigido aos Professores, Educadores, Atores e Monitores interessados na disciplina de expressão dramática, é uma partilha de várias experiências que convida a quem está de fora desta área, a entender melhor o que nela se passa. Pode ser um livro útil, visto existir uma ausência de informação a partir da “própria experiência”, acerca do que resulta e não resulta fazendo acontecer nas aulas práticas, onde tudo necessita ser constantemente alterado renovado e revisto. O teatro é mediatizado, mas nem sempre o público dispõe dos elementos de reflexão pedagógica-artística, feitos pelos Profissionais desta arte numa linguagem acessível, que lhe permitam formar uma opinião mais definida sobre os seus benefícios. Os desafios apresentados são discutíveis, e visam precisamente abrir a argumentação, longe de qualquer doutrina, mas sim, uma partilha, tendo em atenção o teatro e o espaço infantil no seu imaginário e o fazer de conta como um recurso nosso, que só pode ser melhorado.
- Quem nos ouviu e quem nos vê: serviço público e a rádio portuguesa no InstagramPublication . Almeida, Matilde; Montargil, Filipe; Di Fátima, BrancoO presente estudo teve como principal objetivo compreender se a estratégia de comunicação pelo Instagram de uma estação de rádio de serviço público difere significativamente da estratégia de uma estação de rádio privada, de forma a estudar a influência do serviço público e os seus objetivos. Do grupo de rádios de serviço público portuguesas, foi selecionada a Antena 3 pela sua proeminente presença no Instagram, enquanto a Rádio Comercial foi a escolhida do privado, utilizando o mesmo critério. Foram, ainda, utilizados dois estudos como referência para a estrutura e organização da investigação: More than a Picture – The Adaptation of European Generalistic Radio to Instagram, de Piñeiro-Otero e Martín-Pena (2020) e Visualizing a Non-Visual Medium through Social Media, de Ferguson e Greer (2018). Através de uma abordagem metodológia quantitativa, foram extraídas todas as publicações de Instagram de 2023 das rádios selecionadas via API (Application Programming Interface). Foi realizada uma amostragem aleatória que permitiu a generalização das conclusões ao conjunto total de posts do ano com uma margem de erro de ± 2,10%. Foi, ainda, utilizada a técnica da análise de conteúdo. Esta investigação revelou diferenças significativas entre a comunicação da Antena 3 e da Rádio Comercial, tendo sido observados resultados que contrariam as tendências predominantes nas conclusões dos estudos anteriormente mencionados. Não só é notada a influência que a natureza da estação de rádio tem na comunicação através do Instagram, como também se constata que “Comunidade” não é um tema com presença significativa em ambas as estações analisadas. Desta forma, são fornecidos novos dados para a discussão académica da rádio no mundo digital.
- Ilustração satírica na comunicação política partidos challengers vs partidos dominantesPublication . Folque, Mariana Cardoso; Montargil, FilipeA presente investigação tem como objetivo principal compreender a ilustração satírica enquanto ferramenta de comunicação política, distinguindo a comunicação dos partidos challengers e dos partidos dominantes. O estudo foca-se na análise da comunicação dos partidos portugueses, durante a pré-campanha e campanha das Eleições Legislativas de 2024, comparando a comunicação política dos partidos com maior representação (PS e PSD) – partidos dominantes – com os restantes partidos com representação parlamentar (CH, IL, BE, L, PCP, PAN) – partidos challengers. A investigação analisou uma amostra de 60 outdoors dos oito partidos representados na Assembleia da República (XV Legislatura – 2022/2024), recolhidos nos concelhos de Lisboa e Loures, durante o período de pré-campanha e campanha. A abordagem metodológica quantitativa permitiu a análise da presença de ilustração satírica e da utilização de fotografias do “candidato a primeiro-ministro” nos outdoors, avaliando a respetiva associação com o tipo de partido. Os resultados demonstraram uma adoção de estratégias visuais mais convencionais por parte dos partidos dominantes e de uma comunicação relativamente mais diferenciadora por parte dos partidos challengers. Desta forma, foi possível identificar diferenças entre a comunicação dos partidos challengers e dos partidos dominantes, em Portugal.
- A compreensão da multiplicação de números racionais não negativos representados na forma de fração: uma investigação sobre a prática no 6.º ano do ensino básicoPublication . Ferreira, Joana Filipa Bernardo; Brunheira, LinaO presente relatório desenvolve-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Inclui uma descrição e análise das práticas pedagógicas realizadas durante os estágios em 1.º e 2.º CEB, bem como uma investigação desenvolvida durante a prática pedagógica desenvolvida no 2.º CEB. A compreensão do domínio dos números racionais representados em forma de fração, bem como as operações associadas aos mesmos são de difícil compreensão por parte dos alunos. O presente estudo trata-se de uma investigação sobre a prática com foco na compreensão da multiplicação de números racionais não negativos representados na forma de fração por cinco alunos do 6.º ano de uma instituição de ensino público. Trata-se de um trabalho de natureza qualitativa cujos dados foram recolhidos, inicialmente, através de um teste diagnóstico incidente em operações de multiplicação e divisão com números naturais e racionais, representados na forma decimal, e posteriormente através de sete tarefas que mobilizavam uma compreensão evolutiva da multiplicação de frações. Foram ainda valorizadas as conversas informais com os alunos e notas de campo. As produções dos alunos foram analisadas através de categorias de análise definidas para as conceções e estratégias dos alunos. Verificou-se que a utilização de problemas contextualizados, que exigem a justificação da grandeza dos resultados, ajudou-os a compreender que multiplicar frações envolve calcular partes de uma parte. No entanto, alguns alunos ainda demonstraram dificuldade em se distanciar do algoritmo após aprendê-lo. Para superar essas barreiras conceituais, é essencial proporcionar oportunidades para explorar estratégias livremente e enfrentar problemas que estimulem o pensamento crítico, promovendo uma compreensão mais profunda da multiplicação de frações.
- Oficina têxtil intergeracional o fio que nos une: costurar relações entre geraçõesPublication . Pé-curto, Mafalda; Sá, KátiaO presente projeto prático "O fio que nos une" foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Artística da Escola superior de Educação do Politécnico de Lisboa e explorou questões intergeracionais, em educação artística, juntando crianças e idosos em oficinas de exploração têxtil, em contexto de Área de Enriquecimento Curricular. Desenvolvido em contexto escolar, não-formal no ensino básico, envolveu diferentes grupos comunitários, um grupo de crianças da Escola Básica nº1 de Massamá e um grupo de seniores da Universidade Sénior e do Centro Lúdico local, promovendo a transmissão de saberes estéticos e artísticos tradicionais. Como principal objetivo, pretendeu-se avaliar o impacto da interação entre gerações, os benefícios mútuos e a relevância da troca de conhecimentos históricos e artísticos para o respeito e compreensão entre grupos. Realizado ao longo de seis meses, semanalmente, este projeto integrou a construção de tapeçarias contemporâneas, no contexto do programa das bibliotecas escolares "A poesia sai à rua". A iniciativa incluiu o desenvolvimento de narrativas visuais colaborativas, promoveu a criatividade, a expressão artística e a valorização do trabalho manual. O impacto artístico e socio-emocional foi avaliado, pré e pós-oficina, por meio de entrevistas, observação direta e análise qualitativa dos dados emergentes. O projeto assentou numa abordagem ABR - Art Based Research, cujos diagnósticos, registos audiovisuais, produtos artísticos resultantes e subsequente feedback dos participantes foram, por excelência, os processos de recolha e de análise da realidade. Metaforicamente, "O fio que nos une" utilizou o bordado como símbolo de conexão entre passado e presente, destacando a prática de costurar, tradicionalmente associada às mulheres e aos lavores, como ferramenta de partilha de experiências e histórias culturais. Assim sendo, os capítulos deste relatório foram associados a diferentes tipos de pontos de bordado, criando paralelismo entre esta técnica artesanal e a narrativa do projeto.
- Análise e otimização de processos segundo a metodologia LeanPublication . Santos, Sara Isabel Benedito; Eiras, Margarida; Leal, GonçaloIntrodução: Este trabalho de conclusão de curso (TFM) tem como objetivo principal investigar e validar os processos de atendimento ao cliente no setor de imagiologia médica, com foco na melhoria da eficiência, produtividade e qualidade dos serviços prestados. Utilizando a metodologia Lean, serão analisados os processos de check-in, realização de exames, check-out e entrega de resultados, buscando identificar pontos de ineficiência e oportunidades de otimização. A pesquisa será realizada nas unidades de saúde do grupo Luz Saúde, visando não apenas melhorar o atendimento ao cliente, mas também estabelecer padrões de desempenho que possam ser replicados em outras unidades. Objetivos: Investigar os processos de atendimento ao cliente no setor de imagiologia médica, identificando pontos de ineficiência e oportunidades de melhoria. Aplicar os princípios da metodologia Lean para otimizar os processos de check-in, realização de exames, check-out e entrega de resultados. Avaliar os resultados das melhorias implementadas em termos de eficiência operacional, satisfação do cliente e conformidade com as normas internacionais. Desenvolver um benchmark interno com base nos resultados obtidos, estabelecendo padrões de desempenho para os processos de imagiologia médica dentro do grupo Luz Saúde. Propor recomendações para a replicação e escalabilidade das melhorias realizadas em outras unidades do grupo Luz Saúde, visando garantir a consistência e qualidade dos serviços em toda a organização. Resultados: Ao longo de 1 ano e 1 mês, a unidade de imagiologia realizou um total de 522.731 exames, com um tempo médio de entrega de 4,2 dias úteis. Durante o período analisado, os prazos de entrega variaram ligeiramente de mês para mês. Em janeiro de 2023, a média foi de 4,18 dias, subindo para 4,20 dias em fevereiro. Março apresentou um aumento significativo, com prazos de até 4,75 dias, seguido de uma leve redução para 4,13 dias em abril. Em maio, os prazos subiram para 4,39 dias, estabilizando-se em junho com 4,02 dias. Em julho, a média baixou para 3,96 dias, refletindo uma melhoria gradual na eficiência de entrega dos exames. Conclusões: Esta dissertação aplicou a metodologia Lean para melhorar a eficiência e qualidade dos serviços de imagem médica no grupo Luz Saúde. A otimização dos processos de check-in, realização de exames e entrega de resultados, aliada à automação de tarefas e priorização por urgência, reduziu o tempo médio de entrega para 4,2 dias úteis. As melhorias eliminaram ineficiências e promoveram o envolvimento dos colaboradores, criando um benchmark interno para replicar os ganhos em outras unidades e assegurar uma gestão mais eficiente e sustentável.
- Fabrico de scaffolds para substituição óssea utilizando pós de titânio e agentes poragéneosPublication . Ekoh, Elisabeth; Baptista, Ricardo Miguel Gomes Simões; Guedes, Ana Mafalda SaldanhaO desenvolvimento de soluções alternativas ao enxerto ósseo é fundamental para o sucesso da engenharia de tecido ósseos, baseada na utilização de scaffolds como alternativa para a substituição e regeneração óssea. Um scaffold é fabricado utilizando materiais biocompatíveis de origem metálica, cerâmica ou polimérica. Os materiais poliméricos possuem propriedades mecânicas adequadas, mas baixa bioatividade; os cerâmicos embora estruturalmente semelhantes ao osso, resultam habitualmente em scaffolds com baixa resistência mecânica. As espumas metálicas surgiram na literatura como uma alternativa viável. Neste contexto, neste trabalho testa-se o fabrico de corpos porosos a partir de pós metálicos de titânio e de diferentes agentes poragéneos. O objetivo é obter uma boa relação entre comportamento mecânico, propriedades físico-químicas e bioatividade do scaffold, o mais semelhantes possível às do osso trabecular humano. O procedimento de fabrico consistiu na mistura e homogeneização de titânio na forma pó com um agente poragéneo. Para este fim testou-se cloreto de sódio (NaCl) e amido de batata, com diferentes relações mássicas metal/poragéneo - 30/70, 50/50, 70/30. As foram compactadas, seguindo-se a eliminação do agente poragéneo por dissolução em água destilada para o sal ou por calcinação, respetivamente no caso do cloreto de sódio e do amido. A última etapa de processamento foi a sinterização dos corpos verdes, testando-se as temperaturas de 800ºC, 900ºC e 1000ºC. Para a compactação das amostras foi necessário projetar e fabricar um molde metálico. Após o fabrico dos scaffolds, caracterizaram-se as respetivas propriedades físicas, químicas, mecânicas e de biocompatibilidade de microscopia eletrónica de varrimento, ensaio mecânico de compressão, testes de citotoxicidade. Os melhores resultados foram obtidos para scaffolds com 30 % em massa de amido de batata, que apresentaram propriedades mecânicas semelhantes às do osso trabecular, nomeadamente módulo de Young de 0.82 GPa e tensão de carga máxima de 115.18 MPa. Estes scaffolds apontam para um efeito de crescimento de células animais. No entanto, a partir de 50 % de amido de batata as amostras perderam integridade estrutural o que inviabilizou o seu fabrico. A utilização de 30 %, 50 % e 70 % em massa de cloreto de sódio como agente poragéneo resultou em scaffolds com integridade estrutural. Os melhores resultados obtiveram-se para 70 % de cloreto de sódio, resultando em poros de grande dimensão, com diâmetro até 3 mm. Os scaffolds com 30 % de cloreto de sódio apresentaram módulo de 0.56 GPa e tensão de carga máxima de 18.86 MPa. Todos scaffolds sinterizados apresentaram uma camada exterior de óxido de titânio e porosidade.
- A sala da floresta: o medo do futuro na construção de mundos cinematográficosPublication . Deuchande, Sérgio; Henriques, FranciscoEste projeto pretende refletir sobre a temática do medo do futuro no cinema distópico através da concretização prática das cenas iniciais da curta-metragem de ficção A Sala da Floresta. O objeto prático é fruto de uma reflexão sobre a relação do cinema com o os filmes de desastre natural ou climático no seu viés antropocêntrico, bem como da análise prática do conceito de worldbuilding e o seu papel no desenvolvimento cinematográfico contemporâneo. Analisam-se as etapas do desenvolvimento de uma forma comparativa entre a produção abrangida pelo contexto académico e o resultado proposto. O mesmo conta com as primeiras cenas de um filme onde uma jovem resiste sozinha a uma atmosfera tóxica, sobrevivendo de máscara respiratória numa cidade-fantasma, e que parte à procura de moradias subterrâneas que encontra anunciadas num folheto imobiliário. Propõe-se assim a exploração do processo conceptual e prático, refletindo sobre a construção unívoca de uma só intenção narrativa. Na possibilidade de atualização da ficção científica como ponte para o momento presente, aplica-se a abordagem cinematográfica pós-apocalíptica como meio artístico para o questionamento da sustentabilidade perante a separação do sujeito humano da Natureza.