Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A articulação curricular entre o sistema cardiovascular e primeiros socorros, baseada em metodologias ativas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório Final de Estágio_Madalena_Adro.pdf2.79 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório final encontra-se integrado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, inserida no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino (CEB) Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Ao longo deste relatório, são descritas as práticas pedagógicas desenvolvidas em dois contextos distintos: (i) no 1.º CEB, tendo este sido realizado numa instituição de ensino público, localizado em Lisboa, numa turma de 1.º ano; e (ii) no 2.º CEB, numa instituição de ensino público, no distrito de Setúbal, numa turma mista de 5.º ano e 6.º ano. O presente trabalho, integra uma investigação educativa realizada no âmbito do 2º ciclo, que procura responder às seguintes questões de investigação: (i) Que dificuldades manifestam os alunos sobre o sistema cardiovascular e os primeiros socorros? (ii) Que influência têm estratégias de ensino ativas (ex: dissecação, realidade virtual, simulação SBV) na participação e compreensão dos alunos? (iii) Que relações conceptuais e processuais podem ser estabelecidas entre os conteúdos de primeiros socorros e o sistema cardiovascular? Para tal, desenvolveu-se uma investigação qualitativa, ancorada na investigação sobre a própria prática, utilizando métodos como a observação e as notas de campo. A análise dos dados obtidos permite concluir que a articulação entre os primeiros socorros e o sistema cardiovascular, em conjunto com estratégias de ensino ativas, favorece aprendizagens significativas e integradas, promovendo uma compreensão mais profunda e contextualizada de um conteúdo abstrato e complexo.
This final report is part of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice II, inserted in the Master's Degree in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CEB) and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd CEB. Throughout this report, the pedagogical practices developed in two distinct contexts are described: (i) in the 1st CEB, which was carried out in a public education institution, located in Lisbon, in a 1st year class; and (ii) in the 2nd CEB, in a public education institution, in the district of Setúbal, in a mixed class of 5th and 6th grade. The present work is part of an educational research carried out within the scope of the 2nd cycle, which seeks to answer the following research questions: (i) What difficulties do students manifest about the cardiovascular system and first aid? (ii) What influence do active teaching strategies (like dissection, virtual reality, BLS simulation) have on student participation and understanding? (iii) What conceptual and procedural relationships can be established between first aid content and the cardiovascular system? To this end, a qualitative study was conducted, grounded in self-study research, employing methods such as direct observation and documenting through field notes. The analysis of the data obtained allows us to conclude that the articulation between first aid and the cardiovascular system, together with active teaching strategies, favors meaningful and integrated learning, promoting a deeper and contextualized understanding of an abstract and complex content.

Description

Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Keywords

Articulação curricular Metodologias ativas Sistema cardiovascular Primeiros socorros Curricular articulation Active methodologies Cardiovascular system First aid

Pedagogical Context

Citation

Adro, M. S. (2025). A articulação curricular entre o sistema cardiovascular e primeiros socorros, baseada em metodologias ativas [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa]. Repositório Institucional do Politécnico de Lisboa http://hdl.handle.net/10400.21/22229

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue