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Institutional Repository of the Lisbon Polytechnic

 

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The aim of this Scientific Repository is to disseminate the scientific production produced by the Instituto Politécnico de Lisboa academic community, to increase the visibility and the investigation impact, to ensure the storage of the intellectual memory and to promote the open access to the information.

Recent Submissions

Desenvolvimento socioemocional em crianças de 3 anos
Publication . Veiga, Beatriz Margarida Gonçalves; Nunes, Maria Clarice Alexandrino
O presente relatório elaborado no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II, pertencente ao plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar, surge com o principal intuito de narrar, de forma crítica e reflexiva, as vivências e aprendizagens que contribuíram para a construção da identidade pessoal e profissional. Tem também como objetivo a apresentação da investigação realizada em contexto de jardim de infância durante um período de quatro meses, intitulada “Desenvolvimento socioemocional em crianças de 3 anos”. A investigação surge da importância da formação pessoal e social para o processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança enquanto indivíduo competente e pertencente à sociedade. Para tal, segue uma abordagem qualitativa através do método de estudo de caso que envolve um grupo constituído por 26 participantes. O principal objetivo consiste em cartografar as competências socioemocionais evidenciadas por crianças com 3 anos de idade no contexto de jardim de infância, assim como compreender o papel do adulto na promoção do desenvolvimento das competências socioemocionais. Para tal, recorri a um conjunto de técnicas e instrumentos tendo por base o modelo Social and Emotional Learning (SEL) apresentado no Manual para a Promoção de Competências Socioemocionais em Meio Escolar, desenvolvido pela Direção-Geral da Saúde em parceria com a Direção-Geral da Educação. As metodologias aplicadas permitiram alcançar um conjunto de dados que foram descritos, analisados e interpretados do ponto de vista do investigador. Os resultados obtidos apontam para a importância da promoção do desenvolvimento das competências socioemocionais enquanto ferramentas que contribuem para o bem-estar pessoal e relacional da criança.
O tempo presente: recurso para compreender O tempo passado em história e geografia de Portugal
Publication . Vieira, Beatriz Fernandes; Antunes, Maria João de Oliveira
O presente relatório resulta da Prática de Ensino Supervisionada no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo. A investigação realizada tem como problemática central: A compreensão do passado a partir de situações do presente recorrendo a estratégias ativas de aprendizagem contribui para o desenvolvimento de competências de comunicação e pensamento crítico em História. Para dar uma resposta à problemática definida, formularam-se os objetivos: (i) Compreender de que modo os problemas sociais do presente permitem construir conhecimento sobre o passado; (ii) Caracterizar as estratégias de ensino e aprendizagem que permitem a realização de aprendizagens ativas; (iii) Analisar as competências de comunicação em História desenvolvidas pelos alunos; (iv) Analisar as competências de pensamento crítico desenvolvidas pelos alunos. Metodologicamente, o estudo integra procedimentos de natureza qualitativa, recorrendo predominantemente a análise de conteúdo através de diferentes fontes, que incluíram planificações de aulas, produções escritas e orais dos alunos e atividades realizadas em sala de aula. Os resultados obtidos permitem reconhecer as estratégias utilizadas, pelas melhorias na participação, na expressão oral e escrita e na capacidade crítica dos alunos. Confirma-se também que o recurso a situações do presente para abordar conteúdos do passado favorece a construção de aprendizagens com sentido, aproximando os alunos dos temas históricos e promovendo uma relação mais ativa e reflexiva com o conhecimento. O estudo evidencia, ainda, o papel essencial da intencionalidade pedagógica e da investigação na formação de professores e na construção de práticas mais conscientes e eficazes.
Quais as perspectivas das crianças, da família e da equipa educativa face à escola da floresta?
Publication . Braz, Beatriz Dias; Alexandre Fernandes Almeida, Tiago
O presente relatório pretende expor, por um lado a minha jornada ao longo do período de estágio numa sala de jardim de infância, na qual fui recebida por um grupo de 21 crianças entre os 3 e os 5 anos. E por outro lado, um estudo, que se integrou inteiramente no meu estágio e que visou responder à questão “Quais as perspectivas das crianças, da família e da equipa educativa face á escola da floresta?”. Com este estudo procurou-se (i) Averiguar como é vivida a experiência de idas à floresta pelas crianças; (ii) Compreender como as famílias veem as idas à floresta e (iii) Entender qual a visão da equipa educativa acerca da escola floresta. Sendo que o estudo se realizou integrado no estágio que ocorreu numa IPSS com equipamento de creche e jardim de infância de um bairro de Lisboa. Durante a minha prática consegui definir as minhas intenções para ação baseadas no respeito e na participação dos vários agentes educativos. Para responder aos objetivos do estudo recorri a uma abordagem mista, recolhendo os dados através de observações diretas, entrevistas à equipa educativa e questionários às famílias. Pude concluir que a Escola da Floresta é uma excelente iniciativa que conecta as crianças à natureza, onde acontece um desenvolvimento holístico com experiências arriscadas que promovem um comportamento pró-ativo. Para além de ter tido a oportunidade de constatar no final do estudo que as crianças elas vivem com muito entusiasmo as sessões de escola da floresta e que tanto as famílias como a equipa educativa tem consciente as vantagens e o significado da Escola da Floresta para o desenvolvimento das crianças. Pois “trabalhar com crianças em jardim de infância é puderes ser um mediador entre criança e o mundo, apoiares neste contato” (E.V). Após o término de todo o processo foi importante refletir acerca da construção da minha futura profissionalidade como base para continuar o meu crescimento enquanto educadora de infância, pois durante as duas PPS I e II houve um grande processo de crescimento através da partilha de experiências, desafios e reflexões.
Práticas de colaboração: importância do trabalho pedagógico articulado entre o educador e o auxiliar de ação educativa
Publication . Gossieaux, Beatriz de Abreu; Filipa da Mota Dias, Joana
O presente relatório tem como finalidade apresentar de modo reflexivo todo o percurso realizado no decorrer da Prática Profissional Supervisionada II, concretizada em contexto de Pré-escolar, numa sala com 16 crianças, de 3 anos de idade. Neste sentido, são apresentados diversos tópicos que refletem todo o processo investigativo, sobre a colaboração entre a educadora e a auxiliar de ação educativa. Primeiramente, é apresentada a caracterização do contexto que determinou as minhas intenções para a ação educativa e, de seguida, as intenções são apresentadas, de forma reflexiva e avaliativa. Por fim, elucida-se o tema da investigação realizada do decorrer da minha Prática Profissional Supervisionada II, intitulada de “Práticas de colaboração: importância do trabalho pedagógico articulado entre o educador e o auxiliar de ação educativa”, e cujos objetivos são: (i) conhecer as conceções da equipa educativa sobre trabalho colaborativo e (ii) identificar os benefícios do trabalho colaborativo para o grupo de crianças e para a equipa; (iii) conhecer estratégias para um trabalho em equipa colaborativo. A investigação realizada trata de um estudo de caso, de natureza qualitativa, cujo tema foi definido a partir das observações realizadas no contexto de sala. A vivência de um trabalho conjunto e articulado entre a educadora e a auxiliar despertaram o meu interesse em querer aprofundar o meu conhecimento nesta dinâmica de trabalho de sala. Neste sentido, realizei uma revisão de literatura sobre o foco de investigação, recorrendo a diversos autores, bem como à aplicação de entrevistas semiestruturadas à educadora cooperante e à auxiliar de ação educativa e, posteriormente, submetidas a uma análise categorial. Após a revisão literária procedi à análise das evidências registadas e das entrevistas realizadas à educadora cooperante e à auxiliar de ação educativa, apresentando e discutindo os resultados. Os resultados apontam para a visão de um trabalho colaborativo enquanto fator importante para a prática educativa destas profissionais, levando-as a implementar diversas estratégias no sentido da sua promoção, no trabalho desenvolvido em conjunto e também na sua organização socioeducativa, e que aporta benefícios a nível profissional, afetos ao ambiente de trabalho, bem como ao nível do desenvolvimento profissional e pessoal, na construção de conhecimento coletivo e individual.
Vamos explorar o mundo lá fora! – O lugar educativo das saídas ao exterior das crianças do Jardim de Infância
Publication . Ferreira, Bárbara Martins; Almeida Tomás, Catarina
O presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II (PPS II) e retrata o percurso vivido em contexto de jardim de infância, entre os dias 30 de setembro de 2024 e 24 de janeiro de 2025. A PPS II decorreu numa organização socioeducativa pública, com um grupo de 20 crianças dos 4 aos 6 anos e uma equipa educativa constituída por uma educadora de infância e uma assistente operacional. Inspirada pelas experiências vividas com o grupo e pela convicção educativa e pedagógica de que a aprendizagem não deve estar confinada às quatro paredes da sala ou ao recreio, delineei como uma das intenções pedagógicas “promover o contacto das crianças com o exterior, reconhecendo o espaço público como um lugar educativo”. Neste sentido, o presente relatório integra não só uma descrição e reflexão crítica sobre o percurso formativo e as práticas pedagógicas desenvolvidas, como também apresenta uma investigação centrada nas saídas ao exterior. Através do olhar das crianças, expresso nas suas palavras, gestos e escolhas, procura-se compreender como vivenciam essas experiências, como constroem sentidos de pertença à comunidade e como, nesses encontros com o mundo, mobilizam e ampliam saberes sociais, ambientais, culturais, cognitivos e corporais. A investigação, de natureza qualitativa e desenvolvida com base num estudo de caso, procurou compreender os significados atribuídos às saídas ao exterior tanto pelas crianças como pela equipa educativa. Através de entrevistas, semiestruturadas e focalizadas e da observação participante, foi possível aceder a múltiplas perspetivas e escutar as vozes das crianças sobre os lugares que habitam, os percursos que percorrem e as descobertas que fazem fora do espaço da sala. Este percurso formativo, vivido entre a ação, a reflexão e a investigação, foi sendo moldado por essas narrativas infantis, que desafiaram olhares instituídos e alimentaram uma visão da educação de infância como espaço em relação com a cidade, a natureza e a comunidade — onde as crianças são reconhecidas como sujeitos que atribuem sentidos ao mundo e intervêm ativamente na sua construção.