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The aim of this Scientific Repository is to disseminate the scientific production produced by the Instituto Politécnico de Lisboa academic community, to increase the visibility and the investigation impact, to ensure the storage of the intellectual memory and to promote the open access to the information.

Recent Submissions

O perfil do coreógrafo e a construção de uma identidade coreográfica: um ensaio sobre Victor Hugo Pontes
Publication . Fernandes, João; Xavier, Madalena
Neste artigo, pretendemos explorar a diversidade e a pluralidade da dança teatral em Portugal no século XXI, destacando a transformação das linguagens coreográficas que acompanham o desenvolvimento da dança contemporânea. Neste sentido, identificamos três linhas orientadoras para definir a linguagem coreográfica de um criador: o perfil biográ-fico e os recursos coreográficos; as características dos intérpretes e as configurações coreográficas; e o universo temá-tico e as ideias conceptuais. Através de uma breve análise do percurso do coreógrafo Victor Hugo Pontes, estabelece-se a possibilidade de construção de uma identidade coreográfica distinta, característica das suas obras, contribuindo para o património imaterial da dança em Portugal. O perfil biográfico de Victor Hugo Pontes é determinado pela sua formação multidisciplinar em artes plásticas e teatro, complementada por uma posterior formação em dança. As suas obras coreográficas, caracterizadas pela combinação de recursos da dança, teatro e música, utilizam cenografias complexas, movimentos expressivos e textos adaptados de obras literárias, criando uma linguagem própria, que se afirma como singular e distintiva no panorama da dança contemporânea portuguesa. O intérprete contemporâneo assume um papel central na materialização da coreografia, selecionado pelas suas características e competências, sendo um contributo essencial para o desenvolvimento dos processos criativos. Victor Hugo Pontes elege intérpretes que contribuem para a realidade e os ideais temáticos das suas peças, utilizando grandes grupos heterogéneos e linguagens de movimento distintas. Esta abordagem valoriza a singularidade de cada corpo e a interação entre eles, procurando uma comunicação significativa com o público.
Desenvolvimento de competências socioemocionais, na disciplina de técnica de dança contemporânea, com alunas do 6º, 7º e 8º anos do ensino artístico especializado, na Escola de Dança da Companhia de Dança de Almada
Publication . Portelas, Hélder Inácio Sumares; Marques, Ana
O relatório de estágio, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa, foi realizado durante o ano letivo de 2023/2024 na Escola de Dança da Companhia de Dança de Almada. Este estágio focou-se numa turma de alunas do 6.º, 7.º e 8.º anos do ensino artístico especializado, e foi implementado na disciplina de Técnica de Dança Contemporânea (TDCont.). O principal objetivo deste estudo foi promover o desenvolvimento das competências socioemocionais das alunas através da prática da dança contemporânea. Pretendeu-se estabelecer uma ligação entre as necessidades pedagógicas da disciplina e o desenvolvimento das competências socioemocionais delineadas no manual Saúde Mental em Saúde Escolar, publicado pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Assim, propôs-se uma correlação entre as competências cognitivas e técnicas trabalhadas na prática da dança contemporânea e as competências socioemocionais mencionadas no manual. Estas incluem aspetos como a compreensão da identidade, a comunicação eficaz, a gestão de emoções, a autonomia, a habilidade de lidar com situações de proteção e violência, a tomada de decisões, a superação de desafios, a aplicação de valores, a interação social e o sentido de pertença. Além disso, foi desenvolvido um processo de composição coreográfica utilizando exercícios especificamente elaborados para o desenvolvimento das competências socioemocionais, tendo em consideração o movimento trabalhado ao longo das aulas e integrando tanto a componente técnica quanto a interpretativa, em consonância com a área disciplinar e a temática abordada. A metodologia adotada foi a investigação-ação, que permitiu a aplicação de uma variedade de instrumentos e estratégias, como diários de bordo, técnicas de observação estruturada, questionários, e registos áudio e vídeo/fotográficos, para uma observação contínua do processo de investigação. Em suma, as competências socioemocionais das alunas podem ser desenvolvidas em correspondência com o ensino da Técnica de Dança Contemporânea, demonstrando a capacidade desta disciplina de proporcionar experiências que promovem tal desenvolvimento.
Dinâmicas de cocriação e colaboração na peça TAKE
Publication . Teixeira, António Manuel Cabrita; Cabrita, António; Fernandes, João
Este relatório de projeto na especialidade em coreografia, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais, tem como objetivo apresentar e analisar o processo de criação da obra coreográfica TAKE de São Castro e António M Cabrita. A obra integra dimensões artísticas, técnicas e teóricas, refletindo uma prática profissional multidisciplinar. A singularidade do discurso dos coreógrafos contemporâneos reside na interconexão de várias competências, este relatório articula fundamentos teóricos com a experiência profissional do autor enquanto coreógrafo. O processo de criação de TAKE decorreu de 28 de agosto a 20 de outubro de 2023, culminando na sua estreia a 21 de outubro de 2023, no Teatro Municipal de Ourém. A criação envolveu a colaboração com outros criativos, incluindo a compositora, a designer de luz e a figurinista, embora as principais decisões criativas tenham sido tomadas pelos coautores. A metodologia incluiu fases de transmissão de movimento, improvisação estruturada e a integração das singularidades artísticas e individuais dos intérpretes-bailarinos. Este relatório detalha as dinâmicas colaborativas e cocriativas, as competências técnicas e interpretativas dos intérpretes-bailarinos e as abordagens teóricas e práticas utilizadas na criação de TAKE.
“Se eu te pintar as unhas, você vai ser uma mulher. ‘Cê quer ser uma mulher?” – Masculinidades e feminilidades pelas vozes das crianças de um jardim de infância
Publication . Gaudêncio, Vitória Teixeira; Tomás, Catarina
O presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática Profissional Supervisionada II, realizada na sala três de um jardim de infância (JI) da rede pública, na Área Metropolitana de Lisboa. Neste documento, é analisado o percurso realizado durante os quatro meses, entre 2 de outubro de 2023 e 31 de janeiro de 2024, de intervenção pedagógica, o desenvolvimento de uma atitude investigativa e construção da identidade profissional de uma educadora de infância em formação. A investigação de natureza qualitativa baseia-se num estudo de caso e recorre a um conjunto de técnicas de recolha de dados – observação participante, entrevista semiestruturada, entrevistas focalizadas de grupo e inquéritos por questionário – para analisar as Masculinidades e Feminilidades hegemónicas em Educação de Infância a partir das conceções de crianças de uma sala de um JI, das suas famílias e da educadora de infância. A análise e discussão dos dados recolhidos revelou a influência que a sociedade (família e jardim de infância) tem no processo de fazer género. Ademais, evidenciou a presença das questões de género nas relações entre pares, quer nas brincadeiras quer nos discursos entre crianças. Este relatório retrata um período em que fui, simultaneamente, estudante, estagiária e investigadora, papéis que estiveram em constante articulação e, por vezes, em confronto, e que, em colaboração com as crianças, famílias e equipas educativas, influenciaram a construção da minha identidade profissional, que se encontrará, para sempre, em (re)construção.
Gestão de conflitos em jardim de infância: um olhar sobre o papel do educador
Publication . Valente, Vanessa Alexandra Rosa; Rodrigues, Carina
A importância que as emoções e a capacidade de as gerir têm no desenvolvimento da criança em idade pré-escolar fez-me centrar o meu olhar nos conflitos observados entre as crianças que acompanhei, com um olhar mais analítico, no sentido de procurar, em conjunto com as mesmas, estratégias que lhes permitissem ultrapassar estes desafios sociais. Ballenato (2008) refere a importância do educador em saber resolver problemas, para conseguir exemplificar à criança diferentes formas de reagir às situações de conflito ao longo da nossa vida. Assim sendo, o presente relatório, inserido na Prática Profissional Supervisionada II, resulta de uma análise de todo o percurso desenvolvido ao longo da prática em simultâneo com uma investigação centrada na Gestão de Conflitos em contexto de Jardim de Infância e no papel do Educador na sua promoção, tendo em conta a dificuldade das crianças desta faixa etária em resolver autonomamente os seus problemas. A investigação assentou numa abordagem qualitativa interpretativa, recorrendo à metodologia de investigação sobre a própria prática tendo em conta os limites temporais da pesquisa, utilizando técnicas de recolha de dados, tais como a observação direta, entrevistas semiestruturadas à educadora e às crianças, e a consulta documental, devidamente analisadas através da análise de conteúdo categorial. Partindo da problemática do estudo apresentada e dos dados recolhidos ao longo da prática procurei centrar-me na análise de três dimensões, sendo estas: (i) o conceito de conflito e a sua importância; (ii) a influência da autorregulação da criança no seu comportamento; (iii) o papel do educador como mediador na resolução dos conflitos da criança. Na discussão e análises de dados é destacada a importância dos conflitos no desenvolvimento da criança, tal como os benefícios do diálogo na resolução dos mesmos, permitindo-lhe, ser cada vez mais autónoma no que respeita à capacidade de autoregulação.