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Institutional Repository of the Lisbon Polytechnic

 

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The aim of this Scientific Repository is to disseminate the scientific production produced by the Instituto Politécnico de Lisboa academic community, to increase the visibility and the investigation impact, to ensure the storage of the intellectual memory and to promote the open access to the information.

Recent Submissions

Experiências dos estudantes de ciências sociais portugueses e espanhóis sobre literacia da informação e o uso de tecnologias móveis no ensino superior: análise qualitativa pós COVID-19
Publication . Lopes, Carlos; Caballero Mariscal, David; Antunes, Maria Luz; Sanches, Tatiana
Objetivo: Analisar comparativamente as experiências e perceções dos estudantes de Ciências Sociais portugueses e espanhóis sobre a utilização e inclusão das tecnologias móveis nos processos de ensino-aprendizagem e refletir sobre o papel das bibliotecas de ensino superior e dos seus profissionais neste contexto. Método: Metodologia socio-construtiva exploratória de grupos focais, baseada numa amostra de dezoito estudantes finalistas de Psicologia e Educação. Resultados: Os estudantes experimentam lacunas significativas nas suas competências no uso de tecnologias móveis. Percebem limitações atitudinais e tecnológicas nos seus professores. Também existem algumas diferenças de atitudes relativamente à inclusão das tecnologias móveis nos processos de ensino-aprendizagem. Os estudantes espanhóis mostraram melhores competências e os estudantes portugueses um nível mais elevado de autoperceção. Discussão/Conclusões: Decorrente da pandemia destaca-se a necessidade de aproximação estudante-professor e as limitações técnicas de alguns professores, sendo necessária uma mentalidade de abertura a novos dispositivos e ferramentas tecnológicas nos processos de ensino. As instituições académicas, e os bibliotecários em particular, devem esforçar-se por compreender o âmbito e as possibilidades das tecnologias móveis para aumentar a motivação dos estudantes e para adquirir competências de informação. Esta reflexão é uma prioridade na otimização dos processos de ensino-aprendizagem.
Perceções dos investigadores sobre as competências do bibliotecário da saúde: um estudo qualitativo
Publication . Antunes, Maria Luz; Lopes, Carlos; Borges, Maria Manuel; Olivera Zaldua, Maria; Terra, Ana Lúcia; Agustín Lacruz, Carmen
Na área da saúde constata-se o crescimento, a renovação e a adaptação de competências por parte do bibliotecário. Objetivo: Identificar as perceções dos investigadores sobre as competências que o bibliotecário da saúde possui e percecionar como podem estas competências representar um contributo válido em ambiente de investigação. Métodos: Abordagem qualitativa assente numa entrevista semiestruturada para uma amostra seletiva e não-probabilística composta por um conjunto de investigadores que representam o universo multidisciplinar das ciências da saúde. Resultados: Foram identificadas três categorias major: 1) as competências reconhecidas ao bibliotecário (estratégias de pesquisa, seleção de bases de dados, métodos de investigação, gestores de referências, artigos de revisão, revisões sistemáticas e meta-análises, disseminação de resultados, bibliometria, diálogo/comunicação, ética profissional); 2) os critérios de seleção de um bibliotecário (experiência profissional e de investigação, conhecimento/proximidade, avaliação prévia de competências, conhecimentos linguísticos, conhecimento do jargão científico, formação académica); e 3) os pontos fortes da colaboração de um bibliotecário em ambiente de investigação (profissional multidisciplinar e interdisciplinar, diálogo/comunicação, validação da pergunta de investigação, robustez das pesquisas, controlo de vocabulários, escrita científica, disseminação de resultados). Conclusões: A colaboração com os investigadores representa uma oportunidade única para a melhoria das competências do bibliotecário da saúde: estimula a formação académica; motiva a participação noutros projetos, grupos e redes, aumentando e articulando a investigação da ciência da informação com outras ciências.
Desafios e competências para os bibliotecários do Politécnico de Lisboa
Publication . Marques, Luísa Maria Lousã; Antunes, Maria Luz; Teófilo, Rui
Quais são as linhas orientadoras para as Bibliotecas do Ensino Superior do século XXI? Quais são as exigências atuais que se colocam aos Bibliotecários? Como a está a tecnologia a transformar o papel do bibliotecário? Como está a ser incorporada a IA nas Bibliotecas do IPL? IA como ameaça ou aliada? Como prepararmo-nos para este novo cenário? Que competências serão essenciais no futuro? Como garantir que a IA seja inclusiva e ética nas bibliotecas?
Investment in skills: collaboration between librarians and researchers at the Polytechnic University of Lisbon
Publication . Antunes, Maria Luz
The academic library is the space where information is organized, evaluated, and disseminated, so institutions see their libraries as support centres for teaching and learning processes. The Polytechnic Institute of Lisbon, with its eight schools/institutes, has eight libraries with their specific characteristics: technology, arts, accounting, communication, and education sciences. Reflecting the ever-changing needs of their users, these libraries have served two complementary purposes: institutional curricular and research support for teachers and students. Beyond their traditional functions, how have IPL librarians adapted and re-conceptualized their knowledge and skills in the context of the institutional mission? A survey of IPL librarians was conducted to compile the skills and knowledge acquired, or yet to be acquired, to ensure an effective response to the academic community.
An assessment of the stakeholders' participation and view in IPSASB due processes
Publication . Albuquerque, Fábio; Paiva da Penha, Maria Eugênia; Gomes dos Santos, Paula
Despite being an international reference, the majority of countries did not fully adopt international public sector accounting standards (IPSAS). Given the importance of due processes to the IPSAS Board (IPSASB) legitimation, this chapter uses the comment letters sent by different stakeholders within its due processes to assess their level of participation and agreement with the IPSASB position concerning their distinctive characteristics. For this purpose, seven ongoing projects in August 2021 are used as a source of information, and contingency tables and the chi-square test as statistical analysis techniques. The findings show, as matters of constraint to the IPSASB legitimacy, a low level of responses overall, as well as a lower level of agreement by government entities and national standards setters. The study provides inputs to the understanding of the limited implementation of IPSAS, proposing as a future avenue the inclusion of some elements that can be particularly useful to explain stakeholders' engagement and interests in IPSASB public consultation processes.