Repository logo

RCIPL

Institutional Repository of the Lisbon Polytechnic

 

About

The aim of this Scientific Repository is to disseminate the scientific production produced by the Instituto Politécnico de Lisboa academic community, to increase the visibility and the investigation impact, to ensure the storage of the intellectual memory and to promote the open access to the information.

Recent Submissions

Despertar a curiosidade e o pensamento crítico: o papel do educador na formação de mentes questionadoras
Publication . Robalo, Mónica Sofia Ferreira; Dias, Joana Filipa da Mota
O presente relatório surge no âmbito da unidade curricular Prática Profissional Supervisionada II (PPSII), do Mestrado em Educação Pré-Escolar (MEPE), da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx). Considerado um documento reflexivo, caracteriza a minha prática pedagógica, vivenciada ao longo de quatro meses, numa sala de jardim de infância, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os três e os cinco anos. Deste modo pretendo descrever, fundamentar e analisar a prática desenvolvida neste contexto educativo, especificamente, a caracterização do contexto educativo e dos respetivos intervenientes, crianças, equipa educativa e famílias, as intenções definidas para a prática, a investigação desenvolvida com a problemática intitulada de: “Despertar a Curiosidade e o Pensamento Crítico: O Papel do Educador na Formação de Mentes Questionadoras” e, consequentemente, a construção da minha profissionalidade enquanto futura educadora de infância. No decorrer da PPS II, surgiu o interesse em realizar uma investigação sobre o papel do educador de infância na promoção do pensamento crítico e da curiosidade natural da criança, apresentando-se três objetivos de investigação: (i) Explorar de que forma o educador promove a curiosidade e o pensamento crítico nas crianças; (ii) Analisar o papel do educador como facilitador destas competências; (iii) Identificar práticas pedagógicas que incentivam o questionamento e a reflexão. No sentido de encontrar respostas para os objetivos definidos, defini uma investigação de natureza qualitativa, cujas técnicas de recolha de dados foram observação direta participante e não participante, entrevistas semiestruturadas, materializadas em instrumentos como notas de campo e os guiões das entrevistas. A análise dos dados foi conduzida através da técnica de análise de conteúdo, permitindo identificar padrões e práticas educativas relacionadas com a promoção do pensamento crítico e da curiosidade. Os resultados evidenciaram a relevância da intencionalidade pedagógica na promoção do pensamento crítico e da curiosidade infantil. O educador de infância, através de estratégias como a escuta ativa, o questionamento reflexivo e a criação de um ambiente estimulante, desempenha um papel essencial na formação de crianças questionadoras e autónomas. Verificou-se, ainda, que práticas inspiradas no Movimento da Escola Moderna e na abordagem de Reggio Emilia contribuem significativamente para a construção de um contexto educativo que favorece a autonomia e a participação ativa das crianças no seu processo de aprendizagem.
A biblioteca de turma: papel do adulto no planeamento e desenvolvimento de um projeto de promoção da leitura.
Publication . Mendes, Clarinda Gonçalves Mendonça; Dias, Joana Filipa da Mota
O presente relatório surge no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPSII), do Mestrado em Educação Pré-Escolar (MEPE), da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) e tem como objetivo apresentar, de forma analítica, fundamentada e reflexiva, o percurso realizado em contexto de pré-escolar, durante quatro meses, com um grupo de 24 crianças, com idades compreendidas entre os três e os quatro anos. Pretendo caracterizar o contexto educativo e os respetivos intervenientes, as intenções definidas para a minha prática profissional, a investigação desenvolvida e, consequentemente, a construção da minha profissionalidade, enquanto futura educadora de infância. No decorrer da PPS II, surgiu o interesse em realizar uma investigação, intitulada “A Biblioteca de Turma: papel do adulto no planeamento e desenvolvimento de um projeto de promoção da leitura”, com os seguintes objetivos: i) Compreender as conceções das educadoras de infância sobre a promoção de leitura na educação pré-escolar; ii) Conhecer a intencionalidade e visão das educadoras de infância no desenvolvimento do projeto e; iii) Identificar vantagens/desvantagens, assim como eixos de melhoria do projeto de promoção da leitura, fomentando a participação ativa dos vários intervenientes. Considerando os objetivos delineados, optou-se por uma abordagem metodológica de natureza qualitativa. A recolha de dados passou pela observação direta, por meio de registo de notas de campo, e pela realização de uma entrevista com perguntas abertas às educadoras de infância. Para o tratamento dos dados resultantes das diferentes fontes recorreu-se a análise de conteúdo. Os resultados da investigação sugerem que o projeto da Biblioteca de Turma promove o gosto pela leitura, o interesse e respeito pelos livros e potencia o desenvolvimento da linguagem oral, assim como fomenta uma interação positiva entre adulto e criança, em contexto de sala de atividades onde o educador tem um papel de modelo de leitor e também em contexto familiar, nos momentos de leitura de um livro, incentivando a criação de hábitos de leitura.
O texto literário como modelo de escrita: um estudo de caso numa turma de 3.º ano do 1.º CEB
Publication . Jesus, Andreia Claudia Morgado Amaral de; Sousa, Otília da Encarnação da Costa
Este relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, da Escola Superior de Educação de Lisboa, com o objetivo geral de analisar a influência do texto literário como input linguístico na qualidade textual de alunos do 3.º ano do 1.º CEB. A investigação é um estudo de caso, com princípios de investigação-ação e natureza essencialmente qualitativa. Foram recolhidas produções escritas de alunos de uma turma de 3.º ano de escolaridade, bem como as suas respostas a um questionário aplicado sobre hábitos de leitura, para a caracterização da amostra e identificação de fragilidades no domínio da escrita. Durante a intervenção, apostou-se num ensino sistemático e explícito da escrita, tendo como modelo uma seleção de textos literários de qualidade e adequados aos interesses e necessidades do grupo-turma. Posteriormente, foram recolhidas as produções escritas finais, nas mesmas condições da primeira recolha, com vista à análise da evolução da qualidade textual, no que diz respeito à coesão, coerência, vocabulário e estrutura narrativa. Os resultados da investigação evidenciaram uma evolução positiva nas produções escritas dos alunos, com destaque para uma maior complexidade sintática, uma expansão do grupo nominal e uso mais frequente de grupos preposicionais e adjetivais. Verificou-se um melhor desenvolvimento das personagens e uma progressiva apropriação das convenções do texto narrativo, sustentado por relações causais e temporais. Conclui-se, assim, que a utilização intencional de textos literários como modelos no ensino da escrita teve um impacto positivo na melhoria da qualidade textual dos alunos.
O papel do educador na estimulação do desenvolvimento da comunicação oral
Publication . Granadeiro, Andrea Filipa Anjos Oliveira; Dias, Joana Filipa da Mota
O presente relatório, elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), incluída no currículo do Mestrado em Educação Pré-Escolar (MEPE), da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), tem como principal objetivo apresentar, de uma forma crítica e reflexiva, os processos de intervenção educativa e de investigação desenvolvidos em contexto de jardim de infância, ao longo de aproximadamente quatro meses, com um grupo de vinte e uma crianças com idades compreendidas entre os três e os cinco anos. Apresenta uma análise reflexiva sobre o processo de construção profissional resultante do percurso formativo vivenciado, designadamente no decurso das Práticas Profissionais Supervisionadas. No decorrer da PPSII, foi-me possível observar a existência de dificuldade na comunicação oral, por grande parte do grupo. Tendo como título de investigação “O papel do educador na estimulação do desenvolvimento da comunicação oral”, o estudo teve como objetivos: i) Compreender o papel das interações no desenvolvimento da linguagem; ii) Compreender o papel do educador na promoção da comunicação oral; iii) Identificar estratégias que estimulem a comunicação oral. Considerando os objetivos de estudo delineados, optou-se por uma abordagem metodológica de natureza qualitativa. A recolha de dados passou pela observação direta participante e não participante, através do registo de notas de campo. Os dados recolhidos e analisados revelam que a comunicação oral desempenha um papel central no desenvolvimento infantil, influenciando não apenas a aprendizagem, mas também o comportamento e a inclusão social das crianças. O educador de infância tem um papel essencial na criação de um contexto propício à comunicação, possibilitando um ambiente de aprendizagem onde todas as crianças se sintam encorajadas a expressar-se e a desenvolver as suas competências linguísticas.
As crianças precisam de tédio: a descoberta das potencialidades dos materiais de fim aberto em contexto de pré-escolar
Publication . Oliveira, André Filipe Azevedo; Dias, Joana Filipa da Mota
O presente relatório final emerge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II, inserida no último semestre do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa. Considerado um documento reflexivo, caracterizador da prática pedagógica desenvolvida, numa sala de jardim de infância de 30 setembro de 2024 a 24 de janeiro de 2025, pretendo descrever, fundamentar, e analisar a minha prática desenvolvida neste contexto educativo, especificamente, a caracterização do contexto educativo e dos respetivos intervenientes, as intenções definidas para a prática, a investigação desenvolvida e, consequentemente, a construção da minha profissionalidade enquanto futura educadora de infância. O contacto das crianças com materiais com um único prepósito, como é o caso dos brinquedos, mostra-se muito presente no dia a dia das crianças. A utilização de materiais de fim aberto é considerada, por muitos, uma potencial alternativa para este uso, por vezes excessivo. O presente estudo procura (i) compreender as conceções dos adultos acerca dos materiais de fim aberto, da sua importância, das suas potencialidades e fragilidades; (ii) identificar as diferentes formas de exploração e manipulação de materiais de fim aberto, nas brincadeiras das crianças; (iii) compreender o impacto dos materiais de fim aberto no desenvolvimento da criatividade da criança. Para dar resposta aos objetivos definidos, realizou-se um estudo de natureza qualitativa, especificamente um estudo de caso num grupo de pré-escolar com idades compreendidas entre os quatro e os seis anos. Como técnicas e processos de recolha de dados, recorreu-se à entrevista semiestruturada à educadora e à auxiliar de ação educativa, à entrevista em grupo focal (focus grupo) e à observação direta do grupo de crianças, retratada através de notas de campo e grelhas de observação. Após a análise dos dados, compreendeu-se que a utilização de materiais de fim aberto contribui de forma significativa para o desenvolvimento holístico da criança, destacando-se a capacidade criativa, contrariando os efeitos prejudiciais dos materiais com um propósito único. Enquanto principais intervenientes no dia-a-dia de cada criança, o adulto apresenta um papel único na criação de ambientes propícios à manipulação, por parte das crianças, de materiais de fim aberto.