RCIPL
Repositório Institucional do Politécnico de Lisboa
Entradas recentes
Otimização de uma instalação frigorífica a NH3 / CO2, para a indústria alimentar
Publication . Barroso, Gonçalo Velhinho; Garcia, João Nuno Pinto Miranda
A refrigeração tem uma função crucial a nível mundial, sem ela a segurança alimentar ficaria comprometida. No entanto com os desafios ambientais e com os novos regulamentos, os sistemas tradicionais que utilizam fluidos com elevado potencial de aquecimento global (GWP) e com impacto na camada de ozono (ODP) tornam-se cada vez mais obsoletos. Nesse contexto, a utilização de fluidos frigorigéneos que não apresentem esses problemas, tais como o amoníaco e o dióxido de carbono, pode
aparecer como uma solução mais sustentável e eficiente. Este trabalho teve como objetivo desenvolver uma proposta de otimização de uma instalação frigorífica já existente, passando de um fluido fluorado, R404A, para fluidos naturais, mais especificamente o dióxido de carbono (R744) e o amoníaco (R717), com o objetivo de melhorar a eficiência energética e reduzir os impactos ambientais. A proposta de otimização consistiu na centralização dos sistemas de refrigeração, que anteriormente eram independentes e integrando-os num sistema em cascata, com o fluido R744 na baixa temperatura, e o R717 na alta temperatura, utilizando os pontos positivos de cada fluido, para tentar maximizar o desempenho energético. Realizou-se o dimensionamento da instalação com os novos fluidos naturais. Os resultados demonstram ganhos expressivos: a potência elétrica absorvida foi reduzida em 35,2%, enquanto o COP registou um aumento de 2,11 para 3,26, correspondendo a uma melhoria de 54,4%. No âmbito ambiental, foi registada uma redução de 39,5% nas emissões anuais de CO₂ e uma diminuição de 40,5% no Índice de TEWI, o que corresponde a uma redução de 4,3 milhões de kgCO₂ ao longo da vida útil. Em termos económicos, os custos anuais de eletricidade baixaram cerca de 39,6%, resultando numa poupança na vida útil da instalação superior a 370 mil euros. O presente trabalho visou reforçar a viabilidade técnica e ambiental da transição para fluidos naturais em instalações industriais e propôs medidas futuras como a integração de fontes de energia renovável, bem como a aplicação de sistemas de controlo avançado, de modo a reforçar mais a eficiência global e o impacto ambiental.
A música como complemento na leitura de histórias
Publication . Rodrigues, Rita Tavares Correia dos Reis; Almeida, Tiago Alexandre Fernandes
O presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de PPS II, do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este documento tem como objetivo refletir e ilustrar o percurso de imersão na prática pedagógica, bem como as experiências vividas e analisadas numa sala de pré-escolar, com um grupo de 22 crianças com idade compreendidas entre os 3 e os 5 anos, durante o período de 30 de setembro de 2024 a 24 de janeiro de 2025. Para além da descrição prática, o relatório integra uma reflexão crítica sobre os contributos deste percurso formativo e profissional na construção da identidade docente, destacando os desafios enfrentados e as aprendizagens decorrentes desse processo de desenvolvimento pessoal e profissional. No âmbito da PPS II, foi desenvolvida uma investigação, cuja problemática emergiu das observações, interações e reflexões realizadas ao longo da prática - “A Música como complemento na Leitura de Histórias”. Este estudo teve como objetivos: (i) identificar a importância da leitura de histórias e (ii) conhecer a conceção da educadora sobre a importância de ler histórias com o auxílio da música. Para responder a estes objetivos, recorreu-se a uma abordagem qualitativa sustentada na metodologia de estudo de caso. A recolha de dados envolveu a observação participante e não participante, notas de campo e uma entrevista semidiretiva à educadora cooperante. Os dados obtidos foram analisados com recurso à técnica de análise de conteúdo. As quais evidenciaram que a integração da música na leitura de histórias potencia o interesse, a atenção e o envolvimento das crianças proporcionando assim um momento mais proveitoso. Os resultados demonstram, assim, a relevância da associação entre a música e a literatura infantil no contexto da educação pré-escolar, evidenciando estratégias pedagógicas replicáveis que podem ser integradas na dinamização da leitura de histórias.
Entre línguas – o contributo da interação entre pares para a iniciação da leitura e escrita em alunos PLNM
Publication . Fernandes, Rita Lopes Branco Tomás; Estrela, Antónia Pimentel
O presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do Mestrado em Ensino 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. O objetivo da primeira parte deste relatório final é descrever e analisar, de maneira reflexiva, o período de observação, intervenção e avaliação realizado na PES II, nos contextos do 1.º e do 2.º CEB. No 1.º CEB, a prática de ensino supervisionada decorreu numa turma de 2.º ano de escolaridade de uma instituição de ensino público, em Odivelas e, no 2.º CEB, decorreu numa turma mista de 5.º ano e 6º ano, de uma instituição de ensino público do concelho de Sesimbra. Seguidamente, o presente relatório apresenta, na segunda parte, um estudo realizado no contexto da PES II, com o intuito de investigar o contributo da interação entre pares, entre alunos nativos e PLNM, para o desenvolvimento de competências de iniciação à leitura e escrita em alunos PLNM. Identificaram-se como objetivos específicos do estudo: i) identificar que estratégias são utilizadas pelos alunos portugueses aquando da realização de tarefas de leitura e escrita em colaboração com os alunos PLNM; ii) averiguar as perceções dos alunos portugueses e PLNM relativamente às estratégias realizadas. iii) caracterizar a relação/interação entre pares desenvolvida ao longo das tarefas; iv) identificar que estratégias foram utilizadas pelos alunos PLNM na realização de tarefas individuais de leitura e escrita. Em conformidade com os objetivos supramencionados, realizou-se um estudo de caso, privilegiando-se a observação participante (com captação de áudio e imagem aquando da realização de uma sequência de atividades) e as notas de campo como técnicas de recolha de dados. O tratamento de dados foi realizado com recurso à análise dos testemunhos das crianças e análise das suas produções. O estudo desenvolvido evidenciou que a interação entre pares de alunos portugueses e PLNM constitui um recurso pedagógico potenciador de desenvolvimento de competências de leitura e escrita dos alunos PLNM. As práticas de tutoria e mediação linguística entre pares observadas promoveram a superação de dificuldades, reforçaram a motivação e facilitaram a apropriação de estratégias utilizadas inicialmente pelos colegas portugueses. Verificou-se, ainda, que estas estratégias foram posteriormente mobilizadas de forma autónoma pelos alunos PLNM em tarefas individuais, demonstrando progressos linguísticos e cognitivos e sugerindo o potencial da aprendizagem colaborativa enquanto prática inclusiva e promotora do sucesso educativo em alunos PLNM.
A imagética como recurso pedagógico para a expressividade artística: uma investigação técnico-artística com estudantes do 5.º ano do Conservatório Regional Silva Marques através do excerto coreográfico Pas de Petits Cygnes de O Lago dos Cisnes de 1895
Publication . Giro, Sofia; Rijmer, Sylvia
O presente Relatório de Estágio, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa, centra-se na aplicação da imagética como ferramenta metodológica no ensino da Técnica de Dança Clássica e na interpretação artística de um excerto de Repertório Clássico de 1895. O estágio foi realizado no ano letivo 2024/2025, com a turma do 5.º ano do Ensino Artístico Especializado do Conservatório Regional Silva Marques, em Alhandra, Portugal.
O principal objetivo desta intervenção pedagógica consistiu na estimulação da expressividade artística nos(as) discentes, com recurso à imagética como um instrumento de auxílio do processo de ensino-aprendizagem. Considerando a importância desta ferramenta no contexto da dança, estudou-se o papel da metáfora e da imagem mental na interiorização da técnica, na expressividade e na conexão entre intenção e movimento.
A observação contínua, a comunicação com os(as) estudantes e o diálogo com as professoras cooperantes, assim como a abordagem metodológica aplicada neste estágio, no caso a metodologia da Royal Academy of Dance, foram essenciais para destacar a relevância de uma perspetiva holística na formação dos/as bailarinos/as. Esta abordagem resultou na aprendizagem do Pas de Petits Cygnes na íntegra, um dos excertos do Repertório Clássico O Lago dos Cisnes na versão de 1895, coreografado por Marius Petipa e Lev Ivanov. A versão do excerto utilizada, dançada pela The Royal Ballet and Opera, é da autoria de Liam Scarlett, inspirado na versão mais conhecida de Lev Ivanov.
A reflexão analítica dos resultados obtidos no estágio, permitiu concluir que a estratégia implementada se traduziu na melhoria da execução dos movimentos de braços e cabeça. Permitiu ainda a solidificação de outros detalhes técnicos e artísticos, o que culminou na aprendizagem do repertório Pas de Petits Cygnes do bailado O Lago dos Cisnes, e respetiva apresentação final.
Este relatório constitui, uma reflexão crítica sobre práticas pedagógicas que valorizam a criatividade no uso da imagética e a expressividade como competências essenciais a desenvolver durante o percurso académico de um(a) jovem bailarino(a).
A música comunitária em Portugal: fundamentos teóricos e perspetivas práticas
Publication . Correia, Rita Apolinário Simões Pinto; Caldas, Matilde Artiaga Vieira
O presente estudo debruça-se sobre a Música Comunitária em Portugal, uma prática artística comunitária que tem ganho visibilidade nacional ao longo dos últimos 45 anos. Apesar do crescimento da sua aplicação prática e da existência de cursos superiores nesta área em Portugal, é percetível a carência de fundamentação e reflexão teóricas mais robustas, que acompanhem o desenvolvimento de projetos no terreno. A presente investigação procura constituir-se como um contributo adicional para a reflexão teórica e conceptual nesta área, articulando a experiência prática de profissionais envolvidos em projetos de Música Comunitária com a literatura existente. Neste sentido, o principal objetivo do estudo consiste em explorar o campo de atuação e as bases que orientam a Música Comunitária, quer a partir da análise das perspetivas práticas quer de orientações teóricas dos profissionais da área. Em termos metodológicos optou-se por uma abordagem qualitativa, que combinou duas vertentes complementares: a análise conceptual e discursiva dos programas curriculares dos dois cursos superiores da área e a realização de entrevistas semiestruturadas, como técnica de recolha de dados. Esta combinação permitiu o cruzamento de perspetivas teóricas e institucionais, e a exploração flexível e aprofundada das experiências e perceções dos entrevistados. Embora seja uma prática complexa e multifacetada, os resultados tornaram percetíveis um conjunto de elementos comuns entre as diferentes abordagens e perspetivas práticas e teóricas, tendo emergido, da análise três temas centrais: i) a Música Comunitária, vista como: um direito humano, ligada ao conceito de democracia cultural; um agente de transformação; uma ramificação da arte comunitária, de natureza flexível e diferenciada de contextos formais rígidos, com base de atuação na educação não formal; e como uma prática de acesso livre a qualquer pessoa interessada; ii) o Músico Comunitário, enquanto o profissional que trabalha na área, equilibrando o seu papel de liderança com a promoção de relações horizontais, valorizando as contribuições do grupo e o trabalho colaborativo com vista à promoção da participação ativa; desenvolvendo competências musicais e relacionais; iii) Desafios à prática da Música Comunitária: a flutuação terminológica, a limitada visibilidade da área, o financiamento instável e a capacidade de ser um profissional polivalente e adaptável. A discussão dos resultados estabeleceu pontes entre a teoria e a prática, evidenciando convergências e divergências nas perspetivas sobre valores, características e funções.
