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A autoconsciência e as estratégias de regulação emocional dos pais, ou cuidadores principais e as suas atitudes e reações perante comportamentos de stress dos filhos

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Abstract(s)

A importância das emoções tem sido investigada ao longo do tempo. Em Portugal existem poucos estudos neste sentido. Queremos investigar se os pais têm consciência das suas emoções negativas, se as conseguem regular e se isso afeta a sua resposta aos comportamentos de stress dos filhos. Dividido em cinco partes, o estudo começa com uma revisão da literatura, abordando o conceito de emoção ao longo da história, destacando sua importância para o bem-estar individual. A seguir, discute-se o papel do bem-estar na saúde mental, enfatizando a influência das emoções em todas as dimensões do desenvolvimento humano. O estudo também explora a importância do desenvolvimento emocional na primeira infância, destacando a relação entre as emoções dos pais e o desenvolvimento emocional dos filhos. Criámos um formulário digital, que foi enviado e respondido por 155 indivíduos de Portugal continental e do arquipélago dos Açores. Neste formulário, colocámos três questionários pré-existentes ao estudo em questão (Ders 18, Atitudes Parentais e Reações Parentais). Após criada a base de dados, foi analisada com o software Jamovi, através da análise correlacional de fatores e análise descritiva das médias e desvios padrão. O estudo acrescenta às evidências anteriormente existentes, que a nossa população alvo apresentou respostas coincidentes com os pressupostos da Teoria Motivacional de Coping (Skinner et al., 2005) e que demonstrámos evidências sobre o estado de regulação emocional dos pais. Verificámos também a disponibilidade para lidar com os comportamentos de stress com os filhos.
The importance of emotions has been investigated over time. In Portugal, there are few studies in this regard. We want to investigate whether parents are aware of their negative emotions, if they can regulate them, and how this affects their response to their children's stress behaviors. Divided into five parts, the study begins with a literature review, addressing the concept of emotion throughout history, stressing its importance for individual well-being. Next, the role of well-being in mental health is discussed, emphasizing the influence of emotions on all dimensions of human development. The study also explores the importance of emotional development in early childhood, stressing the relationship between parents' emotions and their children's emotional development. We created a digital form, which was sent and answered by 155 individuals from mainland Portugal and the Azores archipelago. In this form, we included three pre-existing questionnaires for the study in question (Ders 18, Parental Attitudes, and Parental Reactions). After creating the database, it was analyzed using the Jamovi software, through factor correlational analysis and descriptive analysis of means and standard deviations. The study adds to the previously existing evidence that our target population presented responses consistent with the assumptions of the Coping Motivational Theory (Skinner et al., 2005) and that we demonstrated evidence regarding the emotional regulation state of parents. We also verified the stressing to deal with their children’s stress behavior.

Description

Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do grau de Mestre em Intervenção Precoce

Keywords

Emoções Regulação emocional Pais Filhos Atitudes e reações Stress Desenvolvimento Bem-estar Emotions Emotional regulation Parents Children Attitudes and reactions Stress Development Well-being

Citation

Rodrigues, A. M. G. (2024). A autoconsciência e as estratégias de regulação emocional dos pais, ou cuidadores principais e as suas atitudes e reações perante comportamentos de stress dos filhos (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/21345

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Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa