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ESELx - Dissertações de Mestrado

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  • “Se eu te pintar as unhas, você vai ser uma mulher. ‘Cê quer ser uma mulher?” – Masculinidades e feminilidades pelas vozes das crianças de um jardim de infância
    Publication . Gaudêncio, Vitória Teixeira; Tomás, Catarina
    O presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática Profissional Supervisionada II, realizada na sala três de um jardim de infância (JI) da rede pública, na Área Metropolitana de Lisboa. Neste documento, é analisado o percurso realizado durante os quatro meses, entre 2 de outubro de 2023 e 31 de janeiro de 2024, de intervenção pedagógica, o desenvolvimento de uma atitude investigativa e construção da identidade profissional de uma educadora de infância em formação. A investigação de natureza qualitativa baseia-se num estudo de caso e recorre a um conjunto de técnicas de recolha de dados – observação participante, entrevista semiestruturada, entrevistas focalizadas de grupo e inquéritos por questionário – para analisar as Masculinidades e Feminilidades hegemónicas em Educação de Infância a partir das conceções de crianças de uma sala de um JI, das suas famílias e da educadora de infância. A análise e discussão dos dados recolhidos revelou a influência que a sociedade (família e jardim de infância) tem no processo de fazer género. Ademais, evidenciou a presença das questões de género nas relações entre pares, quer nas brincadeiras quer nos discursos entre crianças. Este relatório retrata um período em que fui, simultaneamente, estudante, estagiária e investigadora, papéis que estiveram em constante articulação e, por vezes, em confronto, e que, em colaboração com as crianças, famílias e equipas educativas, influenciaram a construção da minha identidade profissional, que se encontrará, para sempre, em (re)construção.
  • Gestão de conflitos em jardim de infância: um olhar sobre o papel do educador
    Publication . Valente, Vanessa Alexandra Rosa; Rodrigues, Carina
    A importância que as emoções e a capacidade de as gerir têm no desenvolvimento da criança em idade pré-escolar fez-me centrar o meu olhar nos conflitos observados entre as crianças que acompanhei, com um olhar mais analítico, no sentido de procurar, em conjunto com as mesmas, estratégias que lhes permitissem ultrapassar estes desafios sociais. Ballenato (2008) refere a importância do educador em saber resolver problemas, para conseguir exemplificar à criança diferentes formas de reagir às situações de conflito ao longo da nossa vida. Assim sendo, o presente relatório, inserido na Prática Profissional Supervisionada II, resulta de uma análise de todo o percurso desenvolvido ao longo da prática em simultâneo com uma investigação centrada na Gestão de Conflitos em contexto de Jardim de Infância e no papel do Educador na sua promoção, tendo em conta a dificuldade das crianças desta faixa etária em resolver autonomamente os seus problemas. A investigação assentou numa abordagem qualitativa interpretativa, recorrendo à metodologia de investigação sobre a própria prática tendo em conta os limites temporais da pesquisa, utilizando técnicas de recolha de dados, tais como a observação direta, entrevistas semiestruturadas à educadora e às crianças, e a consulta documental, devidamente analisadas através da análise de conteúdo categorial. Partindo da problemática do estudo apresentada e dos dados recolhidos ao longo da prática procurei centrar-me na análise de três dimensões, sendo estas: (i) o conceito de conflito e a sua importância; (ii) a influência da autorregulação da criança no seu comportamento; (iii) o papel do educador como mediador na resolução dos conflitos da criança. Na discussão e análises de dados é destacada a importância dos conflitos no desenvolvimento da criança, tal como os benefícios do diálogo na resolução dos mesmos, permitindo-lhe, ser cada vez mais autónoma no que respeita à capacidade de autoregulação.
  • O recurso ao laboratório gramatical como metodologia para o desenvolvimento do conhecimento explícito da língua: o desenvolvimento da competência ortográfica
    Publication . Lopes, Tiago de Almeida Simões; Estrela, Antónia
    O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. O relatório encontra-se dividido em duas partes, nomeadamente, (i) descrição da prática pedagógica realizada no 1.º e no 2.º CEB e, posteriormente, análise crítica da prática ocorrida em ambos os ciclos; (ii) apresentação e desenvolvimento do estudo realizado com uma turma de 2.º ano do 1.º CEB. A investigação tem como tema O uso do Laboratório Gramatical no desenvolvimento da ortografia, tendo sido definido a partir de uma fragilidade identificada na turma. Desta forma, o principal objetivo do estudo consiste em verificar qual o contributo do Laboratório Gramatical para o desenvolvimento da competência ortográfica dos alunos através da descoberta de regras ortográficas de base fonológica. Uma das dificuldades associadas ao processo de ensino e aprendizagem da ortografia consiste na utilização de metodologias de caráter dedutivo e transmissivo, pouco adequadas para desenvolver a ortografia. Justifica-se assim a pertinência do estudo, que se caracteriza como sendo uma investigação-ação, de caráter maioritariamente qualitativo, apesar de se recorrer também a uma metodologia quantitativa. Desta forma, recorreu-se à observação direta e participante, à entrevista semiestruturada e à realização de um pré e pós-teste para a recolha de dados. Para a concretização da presente investigação, foi realizado um Plano de Ação, tendo-se numa primeira fase realizado uma avaliação diagnóstica dos alunos e depois recorrido ao Laboratório Gramatical, de modo a fazer face aos desvios ortográficos mais frequentes dos alunos, desenvolvendo a sua consciência linguística através da descoberta de regras ortográficas de base fonológica. Por fim, voltou-se a avaliar os alunos de forma a perceber o impacto da realização dos Laboratórios Gramaticais. Os resultados mostram que esta metodologia pode contribuir para um trabalho efetivo que ajuda a ultrapassar as dificuldades nesta área uma vez que os alunos mostram um melhor desempenho após terem realizado os Laboratórios Gramaticais.
  • “Posso fazer um desenho?” (MG): a importância do desenho no desenvolvimento da criança em idade pré-escolar
    Publication . Penedo, Tatiana Sofia Ferreira; Rodrigues, Carina
    O presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II, integrado no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa, resultando numa análise e reflexão, sistemática e fundamentada, das experiências e aprendizagens realizadas ao longo da minha intervenção contextualizada na valência de Jardim de Infância. A referida PPS II decorreu num estabelecimento da rede privada, junto de um grupo de vinte e uma crianças com idades compreendidas entre os três e os cinco anos, durante quinze semanas. Neste documento será, ainda, apresentada uma investigação sobre a importância do desenho infantil no desenvolvimento da criança em idade pré-escolar, tendo como principais objetivos: (i) Compreender a importância do desenho infantil para o desenvolvimento da criança; (ii) Conhecer as conceções de educadores de infância sobre a importância do desenho infantil; (iii) Conhecer as intenções e motivações das crianças ao desenhar; e (iv) Perceber a importância dada ao desenho pelas famílias. Metodologicamente, a investigação centra-se numa investigação de natureza mista, assente num de estudo de caso que teve por base diferentes técnicas e instrumentos de recolha de dados, tais como: a observação participante, duas entrevistas semiestruturadas a ambas as educadoras de infância a exercer na valência de pré-escolar e a dez crianças do grupo que acompanhei durante a PPS II, respetivamente, e, ainda, um inquérito por questionário às famílias dessas mesmas crianças. Para além destes instrumentos, consideraram-se também os desenhos elaborados por cada criança contemplada no estudo, ao longo de duas semanas. Os dados recolhidos e, posteriormente, analisados e interpretados a partir da sua análise de conteúdo/categorial e subsequente triangulação, evidenciam, genérica e respetivamente, as conceções das educadoras e das famílias a respeito da importância do desenho, bem como as motivações e os interesses das crianças quando desenham. Os resultados desta investigação, potenciando o esclarecimento de fundamentos em torno da problemática geral, contribuíram, ainda, para o meu crescimento profissional e pessoal, bem como para sensibilizar outros educadores para o papel e a importância que o desenho da criança em idade pré-escolar desempenha no seu desenvolvimento.
  • Os processos de regulação e autorregulação das aprendizagens no trabalho em parcerias durante o tempo de estudo autónomo, numa turma de 3º ano de escolaridade
    Publication . Alegria, Susana Filipa Vidinha; Mestre, Luís
    O presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e em Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB. Este integra a descrição, análise e reflexão da prática pedagógica de ensino supervisionada vivenciada em 1.º e em 2.º CEB, bem como a investigação realizada com uma turma de 3.º ano do 1.º CEB, no contexto de um estabelecimento de ensino privado na região de Lisboa. A presente investigação teve como principal objetivo compreender os processos realizados pelos alunos face à regulação e autorregulação das aprendizagens no trabalho realizado em parcerias, durante o Tempo de Estudo Autónomo. Neste sentido, delinearam-se os seguintes objetivos específicos: i) Caracterizar as perceções dos alunos face a uma parceria eficaz, no âmbito do Tempo de Estudo Autónomo; ii) Caracterizar as perceções dos alunos face à seleção do colega a apoiar ou a ser apoiado; iii) Caracterizar as perceções dos alunos face à seleção dos conteúdos e competências curriculares a serem trabalhadas nas parcerias desenvolvidas; iv) Caracterizar as perceções dos alunos face às estratégias de trabalho utilizadas no decorrer das parcerias; v) Caracterizar as perceções dos alunos quanto às aprendizagens realizadas durante o trabalho de parcerias; vi) Caracterizar as perceções dos alunos quanto à avaliação das parcerias; e vii) Identificar que mudanças podem ocorrer na regulação e autorregulação das aprendizagens no trabalho em parcerias, decorrente das estratégias implementadas. De acordo com os objetivos do estudo, a metodologia utilizada é de natureza qualitativa, com procedimentos próximos da metodologia de investigação-ação, tendo sido utilizadas diversas técnicas de recolha de dados, tais como a aplicação de questionários, a análise documental e a observação participante. O tratamento de dados foi efetuado com recurso à análise de conteúdo. Os resultados do estudo revelaram que os alunos demonstraram uma melhoria na regulação e autorregulação das aprendizagens no trabalho em parcerias. As estratégias e instrumentos implementados, como as Listas de Verificação Intermédias, as apresentações e as conversas informais, contribuíram para que os alunos trabalhassem com maior responsabilidade, autonomia e intencionalidade, bem como escolhessem os colegas mais indicados para as parcerias; também para que as avaliassem de forma mais detalhada e reflexiva, tivessem maior consciência das aprendizagens adquiridas durante esse tempo, além das dificuldades que persistiram, e se responsabilizassem mais pelo sucesso das parcerias.
  • Contributos do teatro para a leitura em voz alta no 1.º ano de escolaridade
    Publication . Guerra, Sónia Patrícia Vieira; Falcão, Miguel
    O Relatório Final surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Foi subdividido em três partes: descrição sintética das intervenções e análise crítica das práticas pedagógicas dinamizadas em 1.º e 2.º CEB; estudo empírico; e reflexão final de todo o trabalho desenvolvido. O estudo teve como foco a turma do 1.º ano em que foi realizada a PES II e a problemática incide nos contributos do Teatro para o desenvolvimento de competências de leitura em voz alta. No sentido de atender às necessidades do grupo, foram dinamizadas atividades com o intuito de alcançar os seguintes objetivos específicos: (i) reconhecer processos de preparação e de apresentação da leitura; (ii) explorar diferentes possibilidades da voz enquanto recurso para a leitura em voz alta e para situações dramáticas; (iii) identificar, experimentando, aspetos – articulação, prosódia e projeção – da leitura em voz alta. Para o efeito, neste estudo do tipo investigação-ação, recorreu-se à implementação dos seguintes instrumentos de recolha de dados: focus group pré e pós-intervenção aos alunos, entrevista à professora cooperante e registos em notas de campo. No que concerne ao tratamento de dados, procedeu-se à análise de conteúdo destes dados e à apresentação sistemática dos resultados obtidos, através da expressão quantitativa em gráficos. Os resultados mostraram que houve melhorias na leitura em voz alta quando as técnicas ao nível da prosódia, da articulação e da projeção vocal passaram a ser mais exploradas através da prática de Teatro, seguidas de uma reflexão e elucidação sobre a sua pertinência e intencionalidade, fomentando assim aprendizagens significativas para os alunos.
  • De que forma a compreensão leitora, com enfoque nas redes lexicais e semânticas, potencia as aprendizagens de conceitos em História e Geografia de Portugal no 1.º CEB?
    Publication . Patrício, Sofia Silva; Ferreira, Patrícia; Dias, Alfredo
    O presente relatório de estágio desenvolve-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, que integra o Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.ºCEB, da Escola Superior de Educação de Lisboa pertencente ao Instituto Politécnico de Lisboa. O documento encontra-se estruturado, em duas grandes partes que se relacionam, nomeadamente, (i) caraterização, análise e reflexão das práticas pedagógicas desenvolvidas no 1.º e 2.ºCEB; e (ii) implementação de um estudo empírico, aplicado no 1.º Ciclo. O presente estudo surgiu da necessidade de compreender De que forma a compreensão leitora, com enfoque nas redes lexicais e semânticas, potencia as aprendizagens de conceitos em História e Geografia de Portugal?. Partindo desta problemática, foram definidos três objetivos investigativos: (i) Aferir o inter-relacionamento entre a compreensão leitora e a construção de redes lexicais e semânticas entre palavras na leitura e na escrita; (ii) Compreender o papel do conhecimento lexical e semântico desenvolvido em situações de leitura e escrita na compreensão e aplicação de conceitos histórico-geográficos; e (iii), Verificar a influência de uma sequência didática centrada no enriquecimento lexical e semântico na compreensão e explicitação de conceitos histórico-geográficos. Recorrendo a uma metodologia de natureza predominantemente qualitativa, seguindo princípios de Investigação-Ação, foi possível aferir que a compreensão leitora e o desenvolvimento das relações lexicais e semânticas contribuem para a definição de conceitos em História e Geografia de Portugal.
  • O papel do adulto na gestão emocional da vida em grupo: conceções dos adultos e crianças da sala azul
    Publication . Gabriel, Sofia Alexandra da Silva; Dias, Joana
    O presente relatório surge no âmbito da unidade curricular Prática Profissional Supervisionada II (PPSII), do Mestrado em Educação Pré-Escolar (MEPE), da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx). Considerado um documento reflexivo, caracteriza a prática pedagógica vivenciada ao longo de quatro meses, numa sala de jardim de infância, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os três e os cinco anos. Deste modo, pretendo descrever, fundamentar, analisar e avaliar a prática desenvolvida neste contexto educativo, especificamente, a caracterização do contexto educativo e dos respetivos intervenientes, as intenções definidas para a prática, a investigação desenvolvida e, consequentemente, a construção da minha profissionalidade enquanto futura educadora de infância. No decorrer da PPS II, surgiu o interesse em realizar uma investigação sobre o papel do adulto na gestão emocional da vida em grupo, com os seguintes objetivos de investigação: (i) Compreender as conceções dos participantes sobre os conceitos de empatia e entreajuda; (ii) Compreender as conceções da equipa educativa sobre o papel das suas ações, especificamente as atitudes de cuidado e empatia, na vida do grupo de crianças; (iii) Identificar situações de empatia e entreajuda no grupo de crianças. No sentido de encontrar respostas para os objetivos definidos, foi realizada uma investigação de natureza qualitativa, cujas técnicas de recolha de dados foram a observação direta participante, a entrevista semiestruturada e o grupo de discussão, materializadas em instrumentos como notas de campo e os guiões das entrevistas e do grupo de discussão. Os resultados do estudo revelam atitudes empáticas e de entreajuda entre as crianças, assim como, diferentes conceções sobre os conceitos de empatia e entreajuda, por parte dos adultos participantes. Os resultados revelam ainda estratégias utilizadas pelos adultos para o desenvolvimento socioemocional das crianças e para a gestão emocional do grupo.
  • Há relação entre a habilidade de fluência na leitura e a habilidade da ortografia, centrada na escrita de palavras?
    Publication . Vilares, Sílvia Carla Moreno Garrido; Sousa, Otília
    Este relatório final integra-se na unidade curricular realizada no âmbito de Prática Supervisionada II do 2º ano do mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico e é composto por duas partes. A primeira parte diz respeito à prática pedagógica realizada e à reflexão no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico e a segunda parte alude ao estudo empírico desenvolvido no contexto de estágio do 1.º Ciclo. Motivado pelas dificuldades de escrita de palavras apresentadas pelos alunos do 1.º Ciclo, o estudo “há relação entre habilidade de fluência na leitura com a habilidade da ortografia centrada na escrita de palavras?” resulta de um processo de investigação e de procedimentos de intervenção centrado em três grandes objetivos, desenvolver a fluência na leitura, melhorar as competências ortográficas, compreender se os alunos que têm maior habilidade de fluência na leitura são também aqueles que apresentam maior proficiência na competência de escrita de palavras, e perceber o impacto que teve o ensino explícito na competência ortográfica. O estudo envolveu uma turma do 4.º ano de escolaridade e definiram-se, como linhas orientadoras da intervenção, o ensino explícito das regras ortográficas de algumas palavras, a escrita criativa e compreensão da escrita de palavras, com recurso à leitura e à escrita. Os procedimentos metodológicos de investigação do estudo versam sobre uma abordagem qualitativa. As técnicas e instrumentos de recolha de dados com recurso a notas de campo, a análise de documentos e a entrevista, foram complementados na observação direta e participante. Por último fez-se uma análise aos dados recolhidos que possibilitaram chegar à conclusão que os alunos desenvolveram a fluência leitora, mas os resultados estão muito longe de ser os adequados para os alunos que estão a terminar o 4.º ano de escolaridade, pois os testes aplicados são direcionados para os alunos de 2.º ano do 1º CEB. Em relação à habilidade de ortografia centrada na escrita de palavras, o estudo mostrou que os alunos passaram escrever melhor as palavras destacando-se a importância do ensino implementado durante a intervenção. O estudo revelou que os alunos que tinham boa fluência na leitura nem sempre eram os que tinham mais habilidade na escrita de palavras.
  • O meio local como recurso educativo: sua potencialidade na aprendizagem em alunos do 1.º ciclo
    Publication . Lúcio, Sheila Daniela Rocha d´Oliveira; Almeida, António
    O atual relatório enquadra-se na unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos de História e Geografia de Portugal e Português, da Escola Superior de Educação de Lisboa, e apresenta-se dividido em duas partes. Na primeira parte encontra-se uma descrição sintética e análise crítica do período de intervenção nos contextos de estágio do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Na segunda apresenta-se o estudo empírico, respetiva fundamentação teórica, metodologia utilizada e os resultados de todo processo de pesquisa. Este estudo pretende examinar a prática pedagógica desenvolvida em contexto de estágio numa turma do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, onde foi realizado um processo de investigação que recai sobre “O Meio Local como Recurso Educativo: Sua potencialidade na aprendizagem em alunos do 1.º Ciclo”. Parte da questão-problema “De que forma o meio local pode contribuir para melhor estruturar as aprendizagens dos alunos e foram definidos os seguintes objetivos gerais: (i) Identificar fragilidades relativas ao conhecimento do meio, (ii) Caracterizar as perceções iniciais e finais sobre o conceito de bairro local e as potencialidades do recurso ao mesmo, (iii) Promover experiências de aprendizagem ativas e significativas, (iv) Identificar os efeitos das atividades implementadas no desenvolvimento das aprendizagens dos alunos. Para se implementar este estudo, seguiu-se uma metodologia de natureza mista, tendo sido usados: um questionário (Pré e Pós Teste), registos de campo, grelhas de observação e as produções dos alunos. Os resultados demonstraram que os alunos, efetivamente, beneficiam significativamente do contacto com o meio local envolvente, evidenciando algumas potencialidades para a sua aprendizagem dos alunos. Posteriormente à implementação do plano de intervenção (PI), considera-se que diversas aprendizagens ficaram melhor estruturadas, com base nas atividades realizadas, desenvolvendo nos alunos competências sociais como participação ativa, pensamento crítico e criativo, curiosidade e responsabilidade.