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ESELx - Dissertações de Mestrado

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  • De que modo uma intervenção focada nas emoções pode alterar os comportamentos de autorregulação emocional
    Publication . Azevedo, Ana Rita Coelho; Fuertes, Marina
    O presente relatório de estágio insere-se no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II e tem como objetivo documentar, de forma fundamentada e reflexiva, a minha prática educativa enquanto educadora-estagiária. O estágio decorreu ao longo de quinze semanas num estabelecimento educativo da rede privada, na resposta socioeducativa de Educação Pré-Escolar. A caracterização do contexto socioeducativo revelou a existência de desafios no domínio da expressão e regulação emocional das crianças, justificando assim, a necessidade de uma intervenção pedagógica direcionada para esta área. Neste sentido, foram delineadas três intencionalidades educativas fundamentais: promover a identificação e expressão emocional, fomentar a empatia e a resiliência e fortalecer o envolvimento das famílias no processo educativo. A partir desta análise, emergiu a problemática da investigação: de que modo uma intervenção focada nas emoções pode alterar os comportamentos de autorregulação emocional? Com o intuito de responder a esta questão, foi desenvolvida uma investigação de natureza mista, integrando abordagens qualitativas e quantitativas, com um grupo de vinte e uma crianças com idades compreendidas entre os cinco e os seis anos. A implementação da estratégia pedagógica “Torre das Emoções” revelou uma evolução significativa na identificação e expressão emocional das crianças, promovendo competências de autorregulação emocional. A triangulação dos dados permitiu concluir que uma abordagem estruturada à educação emocional contribui para o desenvolvimento da resiliência emocional e favorece a adaptação das crianças a diferentes situações do quotidiano. Adicionalmente, constatou-se que o envolvimento das famílias e a mediação intencional do educador, desempenham um papel essencial na consolidação destas aprendizagens. A reflexão sobre este percurso evidenciou o impacto da educação emocional na prática pedagógica e na construção da identidade profissional docente, destacando-se a importância de uma atuação educativa intencional, sustentada na observação, reflexão crítica e intervenção pedagógica fundamentada. Palavras-
  • Como incluir crianças com NE em contexto pré-escolar com a metodologia Forest School?
    Publication . Silva, Ana Filipa Figueirinha da; Fuertes, Marina
    Este relatório apresenta uma investigação sobre a inclusão de crianças com Necessidades Especificas (NE) em contexto Pré-Escolar através da metodologia Forest School. O estudo foi realizado no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e teve como objetivo analisar de que forma o contacto com a natureza pode promover a inclusão de crianças com NE. A metodologia adotada baseou-se num estudo de caracter qualitativo, envolvendo observação direta, entrevistas semiestruturadas e análise documental. Foram analisadas as estratégias utilizadas para adaptar o ambiente e as atividades às necessidades individuais, bem como o impacto das sessões de Forest School no seu desenvolvimento social, emocional e cognitivo. Os resultados indicam que a experiência ao ar livre proporciona um ambiente de aprendizagem inclusivo, estimulando a autonomia, a interação social e o bem-estar das crianças com NE. Além disso, evidenciam a importância da colaboração entre educadores, famílias e Forest Leaders para garantir a eficácia da abordagem inclusiva. O estudo reforça a relevância da metodologia Forest School na promoção da inclusão e do desenvolvimento das crianças, destacando a necessidade de formação continua dos profissionais de educação para uma implementação eficaz deste modelo pedagógico.
  • O contributo das metodologias ativas na motivação dos alunos para a aprendizagem em português e história e geografia de Portugal no 2.° Ciclo do Ensino Básico: um estudo em duas turmas de 6.° ano
    Publication . Costa, Daniela Alexandra Gomes da; Gama, Ana
    O presente relatório é realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, inserida no último semestre do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Lisboa. A prática desta Unidade Curricular concretiza-se com a realização de dois estágios, sendo um destes no 1.º Ciclo e outro no 2.º Ciclo do Ensino Básico, e com a realização de um trabalho de investigação sobre uma problemática que emerge a partir das práticas desenvolvidas. A investigação foi realizada no 2.º CEB e tem como ponto de partida a seguinte problemática: Qual o contributo das metodologias ativas na motivação dos alunos para a aprendizagem de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB?. A partir desta, foram definidos três objetivos de investigação: (i) Compreender o contributo das metodologias ativas mobilizadas nas disciplinas de Português e História e Geografia de Portugal para a motivação intrínseca e extrínseca dos alunos; (ii) Analisar a relação entre as metodologias ativas adotadas e a evolução da motivação dos alunos; (iii) Conhecer as perceções dos alunos sobre o papel das metodologias ativas na sua motivação para a aprendizagem. Este estudo segue uma abordagem qualitativa e quantitativa (mista), tendo sido aplicados questionários aos alunos (inicial e final), realizada a observação participante das sessões, focus group aos alunos e entrevistas semiestruturadas aos professores cooperantes. Para analisar os dados qualitativos foi utilizada a análise de conteúdo categorial e para os dados quantitativos a análise estatística. Os resultados permitem concluir que as metodologias ativas: contribuíram para um desenvolvimento significativo da motivação intrínseca e um aumento menos significativo da motivação extrínseca; permitiram uma evolução progressiva da motivação para a aprendizagem nas disciplinas de Português e História e Geografia de Portugal; e tiveram influência na forma como os alunos percecionaram a aprendizagem, atribuindo-lhe um maior significado, com mais autonomia e um maior sentimento de pertença ao grupo.
  • Ler e falar, falar e ler: conceções e práticas da importância da leitura para o desenvolvimento da fala
    Publication . Almeida, Ana Carolina Dinis; Sousa, Carla Maria Pereira de
    O presente relatório surge na consequência da realização de estágio em contexto de pré-escolar, no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPSII) onde o objetivo é demonstrar de forma sistemática e fundamentada as experiências vivenciadas ao longo dos meses da prática. A realização ocorreu numa organização na zona de Lisboa, em contexto de pré-escolar, numa sala com crianças com quatro anos de idade. O relatório para além de caracterizar o grupo de crianças, a organização, o ambiente educativo, as famílias das crianças e a equipa educativa, permite ainda evidenciar a investigação realizada acerca do tema “Ler e falar, falar e ler: Conceções e práticas da importância da leitura para o desenvolvimento da fala. Neste sentido, defini alguns objetivos, para que fosse mais fácil a organização do relatório, bem como a resposta com o maior sucesso possível à questão problemática inicial. Os objetivos definem-se por: (1) Caracterizar o papel da educadora na promoção da leitura e no desenvolvimento da fala das crianças; (2) Identificar os benefícios do processo de promoção da leitura face ao desenvolvimento da fala; (3) Caracterizar o papel dos pais relativamente aos hábitos de leitura das crianças em casa. Partindo destes objetivos, optei por realizar uma investigação de natureza qualitativa, recorrendo ao método de estudo de caso, apoiando-me ainda de métodos de recolha de dados, tais como registos escritos (notas de campo), registos fotográficos, uma entrevista à educadora cooperante, duas entrevistas a terapeutas da fala, um questionário às famílias das crianças e por fim a fundamentação teórica.
  • Estudo comparativo sobre as representações maternas e paternas acerca da gravidez, parto e pós-parto
    Publication . Aguiar, Tatiana Filipa Jesus; Fuertes, Marina
    As mães dos bebés com uma vinculação segura apresentam representações mais positivas da gravidez, parto, pós-parto e futuro. Com efeito, a maioria das mães lembra-se vividamente destas experiências. Estes dados indicam que os períodos pré, peri e pós-natal tem um impacto profundo na construção da parentalidade e da relação mãe-filho (é a origem). Contudo, sabemos pouco sobre esta experiência para os pais (homens). Como perspetivam os pais estes primeiros três períodos na paternidade (pré, peri e pós-natal)? Neste âmbito, o presente estudo teve como objetivo descrever e comparar as representações maternas e paternas. Para o efeito, foi realizada uma entrevista semiestruturada nas primeiras 72 horas após o nascimento dos bebés. A amostra é composta por 184 participantes (92 mães e 92 pais de bebés de termo). A entrevista incluía os seguintes temas: gravidez, parto, nascimento, maternidade, temperamento e futuro desenvolvimento do bebé. Os resultados indicaram que os pais e as mães apresentam semelhanças e diferenças relativamente às suas representações acerca da gravidez, parto e pós-parto. Relativamente à gravidez, mães e pais exprimiram o desejo pela gravidez, planearam-na e sentiram-se apoiados neste percurso. Os pais ao longo da gravidez estiveram mais tranquilos do que as mães, em relação à saúde do bebé. Relativamente às emoções e sentimentos pelo/ filho/a, as mães identificam amor pelo bebé mais cedo e ambos consideram que o seu bebé tem um temperamento calmo. Os pais mais do que as mães acham que vai correr bem cuidar dos seus filhos após a alta. Os pais foram mais otimistas em relação às suas competências. O presente estudo reforça a importância do papel paterno e a necessidade de envolver pai e mãe no processo da gravidez, parto e pós-parto conjuntamente e apoiá-los de acordo com as suas singularidades.
  • Entre dimensões: integração dos conceitos de bidimensionalidade e tridimensionalidade em artes visuais
    Publication . Correia, Tânia Maria Varejão; Regatão, José Pedro
    O presente estudo realizado no âmbito do Mestrado em Educação Artística da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, corresponde à apresentação de duas oficinas de trabalho focadas na dialética entre a bidimensionalidade e a tridimensionalidade através das Artes Visuais, em contexto educativo formal e partiram da exploração das obras artísticas de Lourdes Castro e Alexander Calder. Os alunos produziram trabalhos bidimensionais a partir de formas tridimensionais, com recurso à sombra, fazendo também o movimento inverso, ou seja, criaram objetos tridimensionais através de formas bidimensionais. No jogo entre estes dois conceitos, houve espaço para aprofundarem conhecimentos sobre o contexto biográfico, artístico e cultural dos dois artistas, para desenvolver novas técnicas de trabalho, com recurso a diferentes materiais, através de metodologias centradas no ensino de educação artística. O estudo foi conduzido com recurso à metodologia de Investigação-Ação.
  • O impacto da gamificação na motivação para as aulas de matemática em estudantes do 2.º CEB
    Publication . Ferreira, Sónia Cristina Santos Viegas; Caseiro, Ana
    O presente relatório final insere-se na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e do 2.º CEB de Matemática e Ciências Naturais, dividindo-se em duas partes. Na primeira, são descritas duas práticas pedagógicas realizadas em contextos públicos, sendo um dos contextos uma turma do 4.º ano de 1.º CEB e o outro contexto duas turmas do 5.º ano de 2.º CEB. Na segunda parte, aborda-se a problemática “Como podemos motivar os estudantes nas aulas de matemática?”, explorando o impacto da gamificação na motivação dos alunos através de um jogo didático centrado em ângulos e triângulos do 5.º ano. O estudo procura responder a três questões principais: i) Qual o impacto da introdução de um jogo didático na motivação dos estudantes na disciplina de Matemática?; (ii) Que alterações nas atitudes dos estudantes relacionadas com a motivação surgem com a aplicação de jogos didáticos?; (iii) Qual a perceção dos estudantes relativamente à utilização do jogo didático como potencializador de capacidades e conhecimentos matemáticos?. Para tal, implementou-se como estratégia a gamificação, com recolha de dados por notas de campo e dois questionários em duas fases distintas na investigação: no início, para identificar os níveis de motivação dos alunos e as suas perceções iniciais relativamente ao jogo; no final, para avaliar mudanças na motivação, nas atitudes e nas perceções dos estudantes. Os resultados obtidos indicam que a evolução da motivação dos estudantes foi pontual, com um ligeiro desenvolvimento da motivação intrínseca e uma estabilização da motivação extrínseca. Apesar de não se ter observado um aumento substancial da motivação, os progressos em atitudes como entusiasmo, persistência e colaboração representam avanços promissores para futuros progressos na motivação. Adicionalmente, as perceções dos estudantes passaram de algumas opiniões negativas ou pouco claras para uma maioria de respostas positivas sobre as potencialidades da gamificação e do jogo aplicado, acompanhadas por justificações mais detalhadas.
  • A importância dos limites na vida em grupo e no desenvolvimento socioemocional da criança
    Publication . Sousa, Sofia Luiz Gomes Andrade e; Dias, Joana
    O desenvolvimento socioemocional é central no bem-estar do indivíduo, consigo próprio e com os outros, ao longo da sua vida. Para esse desenvolvimento contribui a transmissão e integração de limites contentores, que adequem o sujeito ao mundo exterior. Sendo os primeiros anos de vida cruciais nesse desenvolvimento, salienta-se o papel do pré-escolar no mesmo. O presente relatório constitui-se como um estudo de caso, de natureza qualitativa e de carácter exploratório no domínio dos limites em educação pré-escolar, no qual participaram onze pais/mães, uma educadora de infância, uma auxiliar de ação educativa e vinte crianças entre os três e os seis anos. No contexto da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), é explorada com os vários agentes educativos a importância dos limites e a sua relação com o desenvolvimento socioemocional da criança e a gestão de grupo, através de inquéritos por questionário (famílias), entrevistas semiestruturadas (equipa de sala) e focus groups (crianças). Os resultados são analisados qualitativamente, através de análise de conteúdo, fazendo-se um cruzamento com a fundamentação teórica, bem como com notas de campo realizadas ao longo da PPS II. Ressalta-se a conclusão da importância dos limites, e que esta é percebida pelos diferentes grupos do estudo, indo ao encontro da revisão de literatura apresentada. Concluiu-se, assim, a importância da definição de uma forma assertiva de limites que promovam na criança segurança para se movimentar no grupo, e que, paralelamente, permitam ao profissional de educação gerir o grupo de uma forma positiva.
  • Promoção de competências pessoais e sociais em alunos com perturbação do espetro do autismo e perturbação do desenvolvimento intelectual
    Publication . Ferreira, Sílvia Alexandra Mateus; Nunes, Clarisse
    O presente estudo pretendeu compreender em que medida a adaptação de atividades baseadas na metodologia Ubuntu promove a participação e o desenvolvimento de competências pessoais e sociais em alunos com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) e Perturbação do Desenvolvimento Intelectual (PDI), assim como reconhecer a importância das estratégias implementadas pela docente de Educação Especial (DEE) neste processo. Este projeto de intervenção foi desenvolvido numa Unidade de Apoio Especializado (UAE) integrada num Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA), situado numa Escola Básica do distrito de Lisboa e contou com a participação de seis alunos que apresentam PEA e PDI, com idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos. A concretização do projeto teve por base a metodologia de investigação-ação e desenvolveu-se em três fases: a primeira fase correspondeu ao planeamento, preparação do estudo, recolha de dados empíricos, elaboração dos materiais e dos instrumentos de recolha de dados; a segunda fase destinou-se à implementação do projeto, em duas séries distintas (correspondendo a dois ciclos de investigação), baseadas na metodologia Ubuntu – Academia de Líderes Ubuntu (ALU), de acordo com as competências pessoais e sociais a desenvolver e que se consideraram prioritárias; a terceira fase consistiu na compilação, apresentação, análise e discussão dos resultados. Durante o estudo foram utilizadas várias técnicas e instrumentos de recolha dos dados, entre os quais se destacam: a pesquisa documental, a análise de redes sociais (com recurso a testes sociométricos), a observação participante (com recurso a grelhas de observação, a notas de campo e a meios audiovisuais) e a entrevista semiestruturada. Os dados recolhidos foram estudados através da análise de conteúdo. Os resultados do projeto evidenciam o desenvolvimento de algumas das competências pessoais e sociais, baseadas nos programas de aprendizagem socioemocional (SEL) e na metodologia Ubuntu, destacando-se o autoconhecimento, a autoconfiança e a resiliência, através da tomada de consciência de si próprio e do controlo das emoções; de comunicação, através da partilha de expressões e do uso mais eficaz da comunicação não verbal; da empatia, ao nível da relação com os pares e do respeito pelos outros; transversais, onde imperou o trabalho de equipa, a flexibilidade e a adaptação à mudança, assim como a criatividade e motivação para o sucesso, perspetivando-se o desenvolvimento integral dos participantes, associadas ao serviço e à tomada de decisões responsáveis.
  • As representações das crianças sobre a diversidade cultural no meio que habitam
    Publication . Planche, Sara Marina Fraga Jorge; Lino, Dalila
    O presente relatório insere-se na Unidade Curricular Prática Profissional Supervisionada (PPSII) e tem como principal objetivo apresentar, de forma reflexiva e fundamentada, a minha intervenção educativa, ao longo da PPSII, num contexto de jardim de infância caracterizado pela diversidade cultural, com um grupo de crianças entre os três e os cinco anos de idade. Este relatório encontra-se estruturado em seis capítulos que englobam, após uma breve introdução, a caracterização do estabelecimento socioeducativo, da equipa educativa, do grupo de crianças e das suas famílias; as intencionalidades que guiaram a minha prática educativa; o projeto de investigação segundo a Metodologia de Trabalho por Projeto; a investigação acerca da problemática que emergiu no decorrer da PPSII; uma reflexão sobre a construção da minha profissionalidade e algumas considerações finais. A problemática investigada consiste na representação das crianças sobre a diversidade cultural no meio que habitam com o objetivo de compreender as representações das crianças relativamente à sua identidade cultural e à identidade cultural dos seus pares, nomeadamente, naturalidade, língua e tradições vivenciadas. O presente estudo aponta as características físicas, principalmente o cabelo e o tom de pele e as atividades ou ações realizadas como as principais representações das crianças sobre a diversidade cultural no meio que habitam, assumindo, predominantemente, uma postura egocêntrica.