ESELx - Dissertações de Mestrado
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- O ensino da história e geografia de Portugal na era digital: contributos para a motivação e desenvolvimento de competências histórico-geográficasPublication . Delgado, Mariana Filipa Maltês; Cardoso, Maria Adriana PríncipeO presente relatório final surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, que integra o último semestre de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação de Lisboa. O relatório estrutura-se em duas partes. Numa primeira parte, apresenta uma reflexão crítica sobre as experiências de intervenção pedagógica supervisionada, nos 1.º e 2.º ciclos da escolaridade obrigatória. A segunda parte apresenta uma investigação, realizada na disciplina de História e Geografia de Portugal com alunos do 6.º ano, tendo como problemática, O uso das tecnologias digitais no ensino da História e Geografia de Portugal potencia a motivação dos alunos para a aprendizagem e promove o desenvolvimento de competências histórico-geográficas. Desta problemática emergiram quatro objetivos que orientaram o estudo: (i) Compreender a intencionalidade pedagógico-didática subjacente ao uso de tecnologias digitais no ensino e aprendizagem de HGP; (ii) Analisar as aprendizagens realizadas pelos alunos em HGP a partir de atividades que recorrem a tecnologias digitais; (iii) Analisar as mudanças na motivação dos alunos para a aprendizagem em HGP a partir do uso de tecnologias digitais e, (iv) Compreender os contributos do recurso às tecnologias digitais para o desenvolvimento de competências histórico-geográficas pelos alunos. Metodologicamente, a investigação recorre a uma abordagem mista, com procedimentos de natureza qualitativa e quantitativa, mobilizando a análise documental das planificações das sessões de HGP, a análise de conteúdo da entrevista em grupo focal e das produções escritas dos alunos. Além disso, recorre-se à análise estatística simples aplicada a questionários (iniciais, finais e PMI), resultados dos desafios dos alunos, grelhas de observação e teste de avaliação sumativa. Os resultados permitem reconhecer que, à luz da problemática e objetivos definidos, as crianças demonstraram maior motivação e envolvimento nas aprendizagens em HGP, resultado do uso intencional de tecnologias digitais. Neste processo desenvolveram também as competências histórico-geográficas: A) Utilizar diferentes fontes de informação com diversas linguagens; C) Localizar fenómenos no espaço e no 6 tempo; E) Conhecer lugares e regiões nas suas dinâmicas espaciotemporais; e G) Mobilizar vocabulário histórico e geográfico.
- Desafios e potencialidades de contextos multiculturais na educação pré-escolar: o olhar de uma equipa educativaPublication . Mendonça, Maria Teresa Santos; Rodrigues, Carina Miguel Figueiredo da Cruz RosaO presente relatório, elaborado no âmbito do curso de Mestrado em Educação PréEscolar da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx-IPL), tem como principal objetivo apresentar, de forma sistemática e fundamentada, uma análise reflexiva sobre a Prática Profissional Supervisionada II (PPS II) realizada numa sala de jardim de infância (JI), entre 30 de setembro de 2024 e 24 de janeiro de 2025, com um grupo de 22 criançascom idades compreendidas entre os três e os cinco anos. A localização da Organização Socioeducativa (OS) na freguesia mais multicultural de Portugal, na qual se inserem 80 nacionalidades, motivou a seguinte temática de investigação: “Desafios e potencialidades de contextos multiculturais na Educação Pré-Escolar: o olhar de uma equipa educativa”, que teve como principais objetivos: i) Caracterizar as representações da equipa educativa acerca da diversidade cultural no jardim de infância; ii) Identificar as principais potencialidades e os constrangimentos ou desafios decorrentes dessa diversidade; iii) Aferir as estratégias promotoras da inclusão (multi)cultural das famílias e das crianças do grupo. A investigação, delimitada por uma abordagem qualitativa, teve por base um estudo de caso que previu a utilização de diferentes fontes de recolha de dados, tais como a observação direta participante (através do recurso a notas de campo e registos fotográficos) e um inquérito por entrevista à equipa de sala. Desta forma, e em face da diversidade (e consequente barreira) linguística observada na sala/no grupo de crianças, os resultados, desde logo, apontam para diversas formas de linguagem aplicadas de forma a tentar chegar a todas as crianças. Além disso, a diferença é entendida a partir do conceito de criança, reconhecida como ser único, defendendo a igualdade de oportunidades de aprendizagem para todas. Como estratégia de promoção da multiculturalidade, é também sugerida a inserção de objetos visuais de diversas culturas, com vista a promover a integração e o conforto das crianças.
- O ensino explícito da compreensão leitora em enunciados de problemas de matemática: um estudo sobre a prática realizado no 5.º ano do 2.º ciclo do ensino básicoPublication . Vieira, Maria Teresa Gaspar; Sousa, Otília da Encarnação da Costa eO sucesso na resolução de problemas verbais depende, em grande parte, da compreensão leitora do respetivo enunciado. No entanto, esta competência é frequentemente desvalorizada, não sendo, na maioria das vezes, ensinada explicitamente. No presente estudo investiga-se, numa abordagem design-based-research, o ensino explícito da compreensão leitora em enunciados de problemas de matemática. Pretende-se (i) Refletir sobre o ensino explícito da compreensão leitora e o seu papel na resolução de problemas matemáticos, (ii) Identificar as dificuldades dos alunos na resolução de problemas em matemática (iii) Analisar tipologicamente os problemas presentes no manual e (iv) Desenvolver estratégias de ensino para a resolução de problemas e analisar a sua eficácia. Durante sete semanas, numa turma de 5.º ano do 2.º CEB, foram aplicados dez problemas, cuja exploração teve em conta estratégias de modelização, aprendizagem sistemática guiada pelo professor, aprendizagem em cooperação e trabalho sobre metacognição. Os resultados sugerem que as maiores dificuldades dos estudantes residiam na identificação na parte essencial do problema e na paráfrase do objetivo do mesmo. Verificou-se ainda que o manual utilizado apresenta pouca diversidade de tipos de problemas, o que pode limitar as respostas às necessidades de aprendizagem dos alunos. Além disso, observou-se que as estratégias mobilizadas, sistematicamente, para a o ensino explícito dos enunciados dos problemas matemáticos tiveram um impacto positivo na resolução de problemas matemáticos. Conclui-se que é relevante utilizar o ensino explícito da compreensão leitora para a resolução de problemas.
- O ensino e a aprendizagem da história: problematização do presente e desenvolvimento de competências para uma cultura da democracia no 2.º ciclo do ensino básicoPublication . Santos, Maria Teresa Formigão e; Dias, Alfredo GomesO presente relatório final decorre no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português e História e Geografia de Portugal (HGP) no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Lisboa. A elaboração deste estudo de caráter investigativo decorre de uma intervenção educativa realizada no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo, no presente relatório, tem como problemática: A abordagem de um ensino e aprendizagem da História, direcionado para a relação entre Presente e Passado, contribui para o desenvolvimento de Competências para uma Cultura da Democracia. Foram definidos os seguintes objetivos: (i) Analisar o impacto da relação presente/passado na abordagem ao ensino da História de Portugal, no 2.º CEB; (ii) Analisar o desenvolvimento das Competências para uma Cultura da Democracia (CCD) na implementação do currículo de HGP, no 2.º CEB; (iii) Refletir sobre as metodologias de ensino da História que melhor contribuem para a sua finalidade de construção de uma cidadania democrática. A metodologia utilizada foi de natureza mista, uma vez que, foram utilizadas a recolha de dados estatísticos e uma análise de estatística simples, tendo sido recolhidos dados através de pesquisa documental, produções dos alunos e observação direta. Os resultados obtidos permitiram-nos compreender que a problematização do presente contribui para um ensino e uma aprendizagem da História mais significativa para os alunos, revelando potencialidades no desenvolvimento de Competências para uma Cultura da Democracia e deste modo a formação de cidadãos críticos e participativos na sociedade.
- O papel dos organizadores gráficos na produção textual de textos narrativosPublication . Carvalho, Maria João Utra Machado Archer; Estrela, Antónia PimentelO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal (HGP) no 2.º Ciclo do Ensino Básico. No relatório, é apresentada uma descrição sintética das práticas de ensino supervisionadas desenvolvidas no 1.º e 2.º ciclos e o estudo desenvolvido durante a prática do 1.º ciclo do ensino básico (CEB), relacionado com a compreensão do papel dos organizadores gráficos na produção textual de textos narrativos. A questão problemática pretende compreender as vantagens dos organizadores gráficos no ensino da escrita, mais precisamente no que diz respeito ao seu papel na melhoria da qualidade das produções textuais de textos narrativos. O estudo regeu-se por uma metodologia mista, essencialmente qualitativa com a categorização e redução dos dados. Participaram no estudo 19 alunos de uma turma do 3.º ano de escolaridade. Foram analisadas e avaliadas as produções textuais dos alunos, antes e depois da intervenção que consistiu no desenvolvimento de atividades com recurso a organizadores gráficos. O estudo teve como finalidade comparar e analisar a evolução dos alunos em relação à qualidade dos seus textos narrativos ao longo do período de intervenção. Os resultados apontam para uma evolução positiva e um crescimento notório perante a maior parte dos indicadores avaliados, mais especificamente no que se refere à coesão textual, à organização das ideias e à maior perceção da narrativa, o que parece evidenciar a relevância da utilização dos organizadores gráficos no trabalho de escrita.
- Conceções alternativas sobre o sistema cardiovascular em alunos do 2.° ciclo: estratégias de desconstrução recorrendo ao pensamento críticoPublication . Leal, Maria Carolina dos Santos; Almeida, António José CorreiaO presente relatório está integrado na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O relatório integra a descrição de duas intervenções, uma no 1.º Ciclo do Ensino Básico e outra no 2.º Ciclo, contando também com a apresentação do estudo Conceções alternativas sobre o sistema cardiovascular em alunos do 2.° ciclo: estratégias de desconstrução recorrendo ao pensamento crítico. Esta investigação tem como objetivos gerais: (i) identificar as Conceções alternativas dos alunos do 2.º CEB sobre o sistema cardiovascular humano; (ii) avaliar o papel de estratégias recorrendo ao pensamento crítico na desconstrução de Conceções alternativas; (iii) verificar se as Conceções alternativas foram desconstruídas de forma duradoura. Para dar resposta aos objetivos definidos, realizou-se um estudo de caso, com recurso a métodos quantitativos e qualitativos e com características de uma investigação-ação, contando com 17 participantes de uma turma de 2.º Ciclo do Ensino Básico. Como processos de recolha de dados, recorreu-se à administração de um inquérito por questionário aos discentes em três momentos distintos, antes de iniciar a lecionação do conteúdo, no final e cerca de dois meses após findada a abordagem ao sistema cardiovascular, como também à observação direta e participante em sala de aula com registo de notas de campo. Os resultados deste estudo permitiram identificar as principais Conceções alternativas dos discentes sobre o sistema cardiovascular humano e mostraram que a utilização de estratégias que recorrem a algumas capacidades de pensamento crítico apoiou a desconstrução de Conceções alternativas dos alunos. De acordo com os estilos e ritmos de aprendizagem individuais, os efeitos da intervenção foram mais duradouros em alguns alunos.
- "Só lhe chamei chorão. Não lhe bati": resolução de conflitos entre crianças de 5 anosPublication . Silveira, Maria Beatriz Gião Marques Pereira da; Nunes, Maria Clarisse AlexandrinoO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II, no terceiro semestre do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa, com o objetivo de apresentar todo o processo de intervenção desenvolvido no período de quatro meses num contexto de Jardim de Infância. Além disso, ainda apresenta uma investigação cujo tema central são os conflitos entre pares. Os conflitos são situações de incompatibilidade e/ou divergência entre indivíduos, que são naturais à vida humana e frequentes nas primeiras interações entre crianças. Por esses motivos, é importante que o adulto auxilie a criança a encontrar estratégias para lidar com os mesmos. Nesse sentido, o estudo realizado pretendeu: (i) mapear as situações de conflito entre pares mais comuns no quotidiano das crianças de 5 anos de idade em contexto educativo; (ii) identificar as estratégias que as crianças de 5 anos utilizam para resolver as situações de conflitos entre pares que vivenciam no contexto educativo; (iii) analisar o papel do adulto na resolução de conflitos entre crianças de 5 anos de idade no contexto educativo; (iv) identificar as estratégias usadas pelos adultos na resolução de conflitos que surgem entre as crianças de 5 anos; e (v) identificar fatores que contribuem para o desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas em crianças com 5 anos de idade. Com vista a encontrar respostas aos objetivos traçados, procedeu-se à realização de uma investigação de natureza qualitativa, nomeadamente um estudo de caso. As técnicas de recolha de dados mobilizadas para a sua concretização foram a entrevista à educadora cooperante e a observação direta participante, materializadas nos instrumentos como são exemplo as notas de campo, os registos fotográficos e o guião da entrevista. A realização deste estudo permitiu compreender quais os motivos pelos quais ocorrem conflitos entre as crianças, as estratégias adotadas para a sua resolução e os fatores que contribuem para as capacidades das crianças os resolverem de forma autónoma. Além disso, analisaram-se as estratégias que o adulto mobilizou nesses momentos e compreenderam-se quais as estratégias que o adulto deverá adotar.
- O feedback colaborativo como promotor de competências de oralidade numa turma do 4º anoPublication . Garcia, Margarida Silvestre; Tempera, Tiago Bruno CorreiaO presente relatório desenvolve-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho visa descrever e analisar de forma reflexiva a prática pedagógica desenvolvida com uma turma do 4.º ano do 1.º CEB e com duas turmas do 5.º ano do 2.º CEB. Apresenta-se, igualmente, a investigação realizada durante a intervenção na turma de 4.º ano de escolaridade. Considerando o impacto e importância que a forma como nos expressamos pode ter na vida atual e futura das crianças e a relevância de refletirmos sobre o trabalho que desenvolvemos, foi desenvolvida uma investigação cuja problemática orientadora foi a seguinte: De que forma o feedback dado pelo professor ou entre pares pode contribuir para uma autorregulação das apresentações orais dos alunos? No âmbito da investigação, foram criadas rubricas de avaliação que tinham como objetivo ajudar os alunos na autorregulação dos momentos de apresentações orais e, por conseguinte, contribuir para o desenvolvimento de competências de expressão oral. Face ao objeto de estudo, optou-se por um estudo exploratório, de natureza qualitativa, com recurso à observação participante, observação indireta e análise estatística das rubricas aplicadas. Os resultados do estudo permitem confirmar que o feedback dado pelo professor e pelos colegas, através das rubricas, foi fundamental para melhorar a autorregulação e as competências de expressão oral dos alunos. O acesso a critérios claros ajudou-os a estruturar e orientar as suas apresentações. As ações concretas indicadas nas rubricas mostraram aos alunos o que precisavam dominar para alcançar os objetivos. Isso contribuiu significativamente para o seu desenvolvimento.
- Fontes iconográficas: um recurso para uma prática integrada no ensino da história e geografia de Portugal no 2.º ciclo do ensino básicoPublication . Canas, Margarida Rodrigues; Dias, Alfredo GomesO presente Relatório de Prática de Ensino Supervisionada integra-se no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho teve como finalidade principal articular investigação, reflexão crítica e intervenção pedagógica em contextos educativos diversificados, procurando compreender de que forma práticas diferenciadas podem potenciar aprendizagens mais significativas. A intervenção decorreu em dois ciclos de ensino distintos, sendo o 2.º ciclo marcado por grande diversidade cultural e desafios pedagógicos que exigiram estratégias inovadoras e centradas na participação ativa dos alunos. Paralelamente, foi desenvolvido um estudo investigativo subordinado à problemática: “De que forma podem as fontes iconográficas constituir-se como recursos didáticos promotores de aprendizagens significativas e integradas em História e Geografia de Portugal, no 2.º Ciclo do Ensino Básico?”. Este estudo teve como objetivos: analisar de que modo as fontes iconográficas promovem o ensino articulado da História e Geografia de Portugal; compreender o seu papel no desenvolvimento de competências histórico-geográficas; e refletir sobre a mobilização destes recursos no âmbito de uma prática integrada e crítica. A investigação, de natureza mista, recorreu à observação participante, análise documental, aplicação de grelhas e recolha de produções dos alunos. Os resultados evidenciam que a utilização sistemática de fontes visuais se revelou um recurso didático promotor da motivação, da autonomia e do desenvolvimento do pensamento crítico, contribuindo para uma aprendizagem mais contextualizada e interdisciplinar. Esta experiência reforçou a importância de uma prática docente intencional, reflexiva e sensível à diversidade, capaz de articular investigação e intervenção para promover o sucesso educativo e a formação integral dos alunos.
- Estudar o passado a partir de questões sociais relevantes do presente: uma experiência didática em história e geografia de Portugal no 2.º CEBPublication . Désirat, Mafalda Salvaterra; Hortas, Maria João de Oliveira Antunes BarrosoO presente relatório, é realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, inserida no último ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo de Ensino Básico, ministrado pela Escola Superior de Educação de Lisboa. O documento organiza-se em duas partes fundamentais, sendo que a primeira contempla a descrição e análise crítica da prática pedagógica supervisionada desenvolvida no 1.º e no 2.º ciclo do Ensino Básico. A segunda parte, integra o estudo de carácter investigativo, desenvolvido na disciplina de HGP com alunos de 6.º ano, a partir da problemática: A compreensão do passado a partir de Questões Socais Relevantes do presente contribui para o desenvolvimento da consciência e da imaginação histórica. São três os objetivos que orientam a investigação: (i) refletir sobre o recurso às QSR do presente como estratégia para compreender o passado; (ii) compreender de que modo os alunos mobilizam os conhecimentos do presente para analisarem o passado e para desenvolverem a consciência histórica, (iii) analisar os contributos do estudo do passado a partir de situações do presente para a formação da imaginação histórica. Metodologicamente o estudo recorre a procedimentos de natureza essencialmente qualitativa, mobilizando para a análise as planificações da sequência letiva, as produções e os questionários aplicados aos alunos. Os resultados alcançados permitem validar a abordagem pedagógico-didática de QSR como um desafio que transporta os alunos para a reflexão constante sobre o passado, estabelecendo pontes com o presente e perspetivando o futuro. Esta abordagem de ensino e aprendizagem, contribuiu para: (i) a formação de uma consciência histórica da temporalidade, pela análise e perceção das mudanças e das continuidades entre passado-presente;(ii) a formação da imaginação histórica, por conduzir os alunos na compreensão do passado mobilizando a empatia, do pensamento crítico e criativo; (iii) a construção da cidadania, com uma perspetiva democrática e transformadora.
