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ESELx - Dissertações de Mestrado

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  • Estudo comparativo sobre as representações maternas e paternas acerca da gravidez, parto e pós-parto
    Publication . Aguiar, Tatiana Filipa Jesus; Fuertes, Marina
    As mães dos bebés com uma vinculação segura apresentam representações mais positivas da gravidez, parto, pós-parto e futuro. Com efeito, a maioria das mães lembra-se vividamente destas experiências. Estes dados indicam que os períodos pré, peri e pós-natal tem um impacto profundo na construção da parentalidade e da relação mãe-filho (é a origem). Contudo, sabemos pouco sobre esta experiência para os pais (homens). Como perspetivam os pais estes primeiros três períodos na paternidade (pré, peri e pós-natal)? Neste âmbito, o presente estudo teve como objetivo descrever e comparar as representações maternas e paternas. Para o efeito, foi realizada uma entrevista semiestruturada nas primeiras 72 horas após o nascimento dos bebés. A amostra é composta por 184 participantes (92 mães e 92 pais de bebés de termo). A entrevista incluía os seguintes temas: gravidez, parto, nascimento, maternidade, temperamento e futuro desenvolvimento do bebé. Os resultados indicaram que os pais e as mães apresentam semelhanças e diferenças relativamente às suas representações acerca da gravidez, parto e pós-parto. Relativamente à gravidez, mães e pais exprimiram o desejo pela gravidez, planearam-na e sentiram-se apoiados neste percurso. Os pais ao longo da gravidez estiveram mais tranquilos do que as mães, em relação à saúde do bebé. Relativamente às emoções e sentimentos pelo/ filho/a, as mães identificam amor pelo bebé mais cedo e ambos consideram que o seu bebé tem um temperamento calmo. Os pais mais do que as mães acham que vai correr bem cuidar dos seus filhos após a alta. Os pais foram mais otimistas em relação às suas competências. O presente estudo reforça a importância do papel paterno e a necessidade de envolver pai e mãe no processo da gravidez, parto e pós-parto conjuntamente e apoiá-los de acordo com as suas singularidades.
  • Entre dimensões: integração dos conceitos de bidimensionalidade e tridimensionalidade em artes visuais
    Publication . Correia, Tânia Maria Varejão; Regatão, José Pedro
    O presente estudo realizado no âmbito do Mestrado em Educação Artística da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, corresponde à apresentação de duas oficinas de trabalho focadas na dialética entre a bidimensionalidade e a tridimensionalidade através das Artes Visuais, em contexto educativo formal e partiram da exploração das obras artísticas de Lourdes Castro e Alexander Calder. Os alunos produziram trabalhos bidimensionais a partir de formas tridimensionais, com recurso à sombra, fazendo também o movimento inverso, ou seja, criaram objetos tridimensionais através de formas bidimensionais. No jogo entre estes dois conceitos, houve espaço para aprofundarem conhecimentos sobre o contexto biográfico, artístico e cultural dos dois artistas, para desenvolver novas técnicas de trabalho, com recurso a diferentes materiais, através de metodologias centradas no ensino de educação artística. O estudo foi conduzido com recurso à metodologia de Investigação-Ação.
  • O impacto da gamificação na motivação para as aulas de matemática em estudantes do 2.º CEB
    Publication . Ferreira, Sónia Cristina Santos Viegas; Caseiro, Ana
    O presente relatório final insere-se na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e do 2.º CEB de Matemática e Ciências Naturais, dividindo-se em duas partes. Na primeira, são descritas duas práticas pedagógicas realizadas em contextos públicos, sendo um dos contextos uma turma do 4.º ano de 1.º CEB e o outro contexto duas turmas do 5.º ano de 2.º CEB. Na segunda parte, aborda-se a problemática “Como podemos motivar os estudantes nas aulas de matemática?”, explorando o impacto da gamificação na motivação dos alunos através de um jogo didático centrado em ângulos e triângulos do 5.º ano. O estudo procura responder a três questões principais: i) Qual o impacto da introdução de um jogo didático na motivação dos estudantes na disciplina de Matemática?; (ii) Que alterações nas atitudes dos estudantes relacionadas com a motivação surgem com a aplicação de jogos didáticos?; (iii) Qual a perceção dos estudantes relativamente à utilização do jogo didático como potencializador de capacidades e conhecimentos matemáticos?. Para tal, implementou-se como estratégia a gamificação, com recolha de dados por notas de campo e dois questionários em duas fases distintas na investigação: no início, para identificar os níveis de motivação dos alunos e as suas perceções iniciais relativamente ao jogo; no final, para avaliar mudanças na motivação, nas atitudes e nas perceções dos estudantes. Os resultados obtidos indicam que a evolução da motivação dos estudantes foi pontual, com um ligeiro desenvolvimento da motivação intrínseca e uma estabilização da motivação extrínseca. Apesar de não se ter observado um aumento substancial da motivação, os progressos em atitudes como entusiasmo, persistência e colaboração representam avanços promissores para futuros progressos na motivação. Adicionalmente, as perceções dos estudantes passaram de algumas opiniões negativas ou pouco claras para uma maioria de respostas positivas sobre as potencialidades da gamificação e do jogo aplicado, acompanhadas por justificações mais detalhadas.
  • A importância dos limites na vida em grupo e no desenvolvimento socioemocional da criança
    Publication . Sousa, Sofia Luiz Gomes Andrade e; Dias, Joana
    O desenvolvimento socioemocional é central no bem-estar do indivíduo, consigo próprio e com os outros, ao longo da sua vida. Para esse desenvolvimento contribui a transmissão e integração de limites contentores, que adequem o sujeito ao mundo exterior. Sendo os primeiros anos de vida cruciais nesse desenvolvimento, salienta-se o papel do pré-escolar no mesmo. O presente relatório constitui-se como um estudo de caso, de natureza qualitativa e de carácter exploratório no domínio dos limites em educação pré-escolar, no qual participaram onze pais/mães, uma educadora de infância, uma auxiliar de ação educativa e vinte crianças entre os três e os seis anos. No contexto da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), é explorada com os vários agentes educativos a importância dos limites e a sua relação com o desenvolvimento socioemocional da criança e a gestão de grupo, através de inquéritos por questionário (famílias), entrevistas semiestruturadas (equipa de sala) e focus groups (crianças). Os resultados são analisados qualitativamente, através de análise de conteúdo, fazendo-se um cruzamento com a fundamentação teórica, bem como com notas de campo realizadas ao longo da PPS II. Ressalta-se a conclusão da importância dos limites, e que esta é percebida pelos diferentes grupos do estudo, indo ao encontro da revisão de literatura apresentada. Concluiu-se, assim, a importância da definição de uma forma assertiva de limites que promovam na criança segurança para se movimentar no grupo, e que, paralelamente, permitam ao profissional de educação gerir o grupo de uma forma positiva.
  • Promoção de competências pessoais e sociais em alunos com perturbação do espetro do autismo e perturbação do desenvolvimento intelectual
    Publication . Ferreira, Sílvia Alexandra Mateus; Nunes, Clarisse
    O presente estudo pretendeu compreender em que medida a adaptação de atividades baseadas na metodologia Ubuntu promove a participação e o desenvolvimento de competências pessoais e sociais em alunos com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) e Perturbação do Desenvolvimento Intelectual (PDI), assim como reconhecer a importância das estratégias implementadas pela docente de Educação Especial (DEE) neste processo. Este projeto de intervenção foi desenvolvido numa Unidade de Apoio Especializado (UAE) integrada num Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA), situado numa Escola Básica do distrito de Lisboa e contou com a participação de seis alunos que apresentam PEA e PDI, com idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos. A concretização do projeto teve por base a metodologia de investigação-ação e desenvolveu-se em três fases: a primeira fase correspondeu ao planeamento, preparação do estudo, recolha de dados empíricos, elaboração dos materiais e dos instrumentos de recolha de dados; a segunda fase destinou-se à implementação do projeto, em duas séries distintas (correspondendo a dois ciclos de investigação), baseadas na metodologia Ubuntu – Academia de Líderes Ubuntu (ALU), de acordo com as competências pessoais e sociais a desenvolver e que se consideraram prioritárias; a terceira fase consistiu na compilação, apresentação, análise e discussão dos resultados. Durante o estudo foram utilizadas várias técnicas e instrumentos de recolha dos dados, entre os quais se destacam: a pesquisa documental, a análise de redes sociais (com recurso a testes sociométricos), a observação participante (com recurso a grelhas de observação, a notas de campo e a meios audiovisuais) e a entrevista semiestruturada. Os dados recolhidos foram estudados através da análise de conteúdo. Os resultados do projeto evidenciam o desenvolvimento de algumas das competências pessoais e sociais, baseadas nos programas de aprendizagem socioemocional (SEL) e na metodologia Ubuntu, destacando-se o autoconhecimento, a autoconfiança e a resiliência, através da tomada de consciência de si próprio e do controlo das emoções; de comunicação, através da partilha de expressões e do uso mais eficaz da comunicação não verbal; da empatia, ao nível da relação com os pares e do respeito pelos outros; transversais, onde imperou o trabalho de equipa, a flexibilidade e a adaptação à mudança, assim como a criatividade e motivação para o sucesso, perspetivando-se o desenvolvimento integral dos participantes, associadas ao serviço e à tomada de decisões responsáveis.
  • As representações das crianças sobre a diversidade cultural no meio que habitam
    Publication . Planche, Sara Marina Fraga Jorge; Lino, Dalila
    O presente relatório insere-se na Unidade Curricular Prática Profissional Supervisionada (PPSII) e tem como principal objetivo apresentar, de forma reflexiva e fundamentada, a minha intervenção educativa, ao longo da PPSII, num contexto de jardim de infância caracterizado pela diversidade cultural, com um grupo de crianças entre os três e os cinco anos de idade. Este relatório encontra-se estruturado em seis capítulos que englobam, após uma breve introdução, a caracterização do estabelecimento socioeducativo, da equipa educativa, do grupo de crianças e das suas famílias; as intencionalidades que guiaram a minha prática educativa; o projeto de investigação segundo a Metodologia de Trabalho por Projeto; a investigação acerca da problemática que emergiu no decorrer da PPSII; uma reflexão sobre a construção da minha profissionalidade e algumas considerações finais. A problemática investigada consiste na representação das crianças sobre a diversidade cultural no meio que habitam com o objetivo de compreender as representações das crianças relativamente à sua identidade cultural e à identidade cultural dos seus pares, nomeadamente, naturalidade, língua e tradições vivenciadas. O presente estudo aponta as características físicas, principalmente o cabelo e o tom de pele e as atividades ou ações realizadas como as principais representações das crianças sobre a diversidade cultural no meio que habitam, assumindo, predominantemente, uma postura egocêntrica.
  • Os peritos externos no programa TEIP3: a intervenção de quatro peritos
    Publication . Capelo, Sandra Isabel Baptista; Gama, Ana
    O programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) surge em Portugal a partir de 1996, inspirado em outros programas similares implementados a nível internacional. Esta medida política educativa foi criada pelo Despacho n.º 147-B/ME/96, de 1 de agosto, com o objetivo de promover a igualdade do acesso e do sucesso educativo da população escolar, no ensino básico. Este programa, desenvolvido inicialmente nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto, foi alargado a todo o território nacional na segunda geração do programa (a partir de 2008). É nesta geração que surge um novo ator – o perito externo – que passa a integrar a equipa multidisciplinar dos Agrupamentos de Escolas (AE) TEIP com o objetivo de apoiar a implementação do projeto educativo e de acompanhar a avaliação. A convocação deste ator mantém-se na terceira geração do programa. A realização desta dissertação tem como objeto de estudo a ação dos peritos externos no programa TEIP3 e tem por objetivo compreender o papel dos peritos externos neste programa, num dos concelhos da Área Metropolitana de Lisboa. Metodologicamente optámos por um paradigma interpretativo, utilizando uma metodologia qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas a quatro peritos externos, por considerarmos a mais adequada ao nosso objeto de estudo. Os resultados da investigação permitem concluir que: são os AE TEIP que recrutam, de forma direta ou indireta, os peritos externos que os acompanham; a designação eleita pelos peritos externos para a sua ação é a de consultor, por se associarem ao papel de mediador e conselheiro, apesar de se considerarem figuras externas ao AE TEIP; os peritos externos desenvolvem um trabalho de partilha e colaboração com os diferentes elementos e equipas do AE TEIP; a relação de proximidade com a Direção-Geral de Educação, entidade que coordena o programa TEIP3, é considerada pelos peritos externos quase inexistente.
  • A relação pedagógica no 1º CEB: perceções de alunos e professores
    Publication . Martins, Rita Isabel Ribeiro; Isabel Madureira
    Professor e alunos influenciam-se mutuamente e a relação pedagógica estabelecida entre ambos é uma parte fundamental do processo de ensino-aprendizagem. Desenvolvido no âmbito do curso de Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico, o presente Relatório de Prática de Ensino Supervisionada II, surgiu da análise e reflexão sobre a nossa experiência enquanto estudante e da observação da relação pedagógica estabelecida entre uma professora e os seus respetivos alunos de uma turma do 3º ano do 1º Ciclo. O presente relatório está dividido em duas partes: uma primeira, em que se faz uma reflexão crítica sobre a prática pedagógica desenvolvida nos contextos de 1º e 2º Ciclo; uma segunda, que engloba o estudo realizado, subordinada ao tema: “A relação pedagógica como dimensão fundamental do processo de ensino/aprendizagem”, no qual se procurou dar resposta à seguinte questão: “Qual a perceção que alunos e professora têm sobre a relação pedagógica estabelecida na sala de aula e sobre a sua influência no processo de aprendizagem dos alunos?”. Em termos de metodologia, este estudo enquadra-se num paradigma qualitativo, nomeadamente o Estudo de Caso. Em relação às técnicas e instrumentos de recolha de dados, optou-se pela realização de uma entrevista semiestruturada à professora titular de turma e pela aplicação de um inquérito por questionário aos alunos. De acordo com os resultados obtidos, é possível verificar que a relação pedagógica desenvolvida dentro da sala de aula é considerada fundamental no processo de ensinoaprendizagem. Os alunos valorizam quer as competências científico-pedagógicas, quer as competências relacionais da professora. Por sua vez, a professora apresenta uma visão crítica sobre o seu papel enquanto dinamizadora da relação pedagógica, pois apesar de dar mais enfâse aos fatores facilitadores da relação, não deixa de indicar aqueles que a poderão dificultar.
  • Aprendizagem baseada na resolução de problemas como forma de desenvolver o pensamento crítico
    Publication . Santos, Rita Batista Gonçalves dos; Silva, Maria João
    O presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Na primeira parte, é apresentada uma descrição sintética da Prática Pedagógica desenvolvida no 1.º e no 2.º CEB e uma análise crítica da Prática ocorrida em ambos os ciclos. Na segunda parte, é apresentado um estudo investigativo, de natureza qualitativa e com características de investigação – ação e de estudo de caso. Os objetivos gerais do estudo são: Investigar se há um desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos, ao aplicar atividades de Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas nas aulas de Ciências Naturais; verificar quais as competências associadas ao pensamento crítico, que são desenvolvidas pelos alunos, aquando da aplicação de atividades de Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas. O estudo foi realizado com duas turmas do 6.º ano de escolaridade, na disciplina de Ciências Naturais e uma turma de 1.º ano de escolaridade, em Estudo do Meio. Os resultados indicam que, durante as atividades ABRP, na turma do 1.º ano de escolaridade, os alunos apresentaram melhorias em algumas capacidades da Classificação Elementar da Taxonomia de Ennis. No 6.º ano de escolaridade, os resultados não permitiram conclusões gerais, uma vez que as atividades ABRP realizadas foram em pequeno número e o período de aplicação das mesmas foi também muito reduzido. No entanto é possível explicitar quais as capacidades e disposições da Taxonomia de Ennis usadas: nas turmas de 6.º ano de escolaridade foram desenvolvidas cinco capacidades pertencentes à Classificação Elementar, uma capacidade de Inferência, uma capacidade de Classificação Elaborada e duas disposições. No 1.º ano de escolaridade verificou-se alguma aplicação de cinco capacidades pertencentes à Classificação Elementar, de uma capacidade de Classificação Elaborada e de duas disposições.
  • Abordagem STEAM: um projeto com turma de 1º Ciclo
    Publication . Espada, Rita Alexandra de Sousa; Pereira, Teresa Matos; Almeida, António
    O seguinte relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, inserido no Mestrado de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como contexto de investigação uma turma do 3.º ano do 1.º CEB. O documento organiza- se em duas partes. A primeira parte descreve as práticas pedagógicas, analisando o seu impacto no desenvolvimento das competências dos alunos. A segunda parte do relatório apresenta o estudo sobre a criação de uma curta-metragem em StopMotion, centrada no ecossistema dos recifes de coral, integrando a abordagem STEAM. Este projeto intentou em despertar o interesse dos alunos por temas ambientais e desenvolver competências interdisciplinares, avaliando o impacto da criação artística colaborativa no seu envolvimento e compreensão dos conteúdos ambientais. A investigação adotou uma abordagem qualitativa, guiada pela Pesquisa Educacional Baseada em Arte (PEBA), que valoriza os processos criativos como centrais na investigação. Contudo, incorporou também características da investigação-ação, na qual foram feitos ajustes durante o processo para responder às necessidades dos alunos. O estudo envolveu 22 alunos ao longo de 11 sessões, sendo utilizadas grelhas de observação direta e notas de campo para monitorizar o progresso dos participantes. Os resultados sugerem que o projeto promoveu o desenvolvimento de competências interdisciplinares e aumentou o conhecimento sobre as espécies do ecossistema dos recifes de coral, tendo sido uma experiência enriquecedora. Os alunos relataram compreender melhor as espécies marinhas do recife, demonstrando uma evolução no seu conhecimento científico. Além disso, foi notada uma progressão nas competências criativas e colaborativas, com destaque para a capacidade de cooperar na procura de soluções criativas. Apesar dos desafios relacionados com o tempo limitado e a competitividade entre grupos, o projeto evidenciou a capacidade dos alunos para superarem obstáculos, reforçando o empenho e a motivação.