ESELx - Dissertações de Mestrado
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Browsing ESELx - Dissertações de Mestrado by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Ciências da Educação"
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- A assembleia de turma como espaço de vida democrática: um estudo no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Castro, Maria Anjos de Melo e; Tomás, CatarinaNo âmbito do mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, o presente relatório descreve a experiência vivenciada na Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), realizada em duas escolas: uma privada, no 1.º ciclo do Ensino Básico (CEB) em Lisboa, e outra pública, no 2.º CEB, na Amadora. A primeira parte deste relatório analisa as práticas pedagógicas observadas nos dois contextos, com especial ênfase na organização curricular, na relação pedagógica e nos processos de avaliação. A segunda parte apresenta um estudo de caso sobre a assembleia de turma no 1.º CEB, investigando a sua implementação e o seu contributo para processos de cidadania democrática em contexto escolar. A abordagem qualitativa adotada neste estudo envolveu a observação e análise dos diários individuais de 19 crianças durante a Assembleia de Turma (AT), com o objetivo de analisar as suas representações e vivências sobre esse processo. A análise dos dados aponta para o reconhecimento por parte das crianças da importância da AT como um espaço propício para o diálogo e para a resolução colaborativa de questões do/no quotidiano escolar. O relatório é concluído com uma reflexão acerca do contributo da PES II para o meu desenvolvimento profissional, identificando os aspetos mais significativos e dimensões a melhorar na minha prática pedagógica futura.
- A criança e o jogo simbólico: a representação do mundo do imaginárioPublication . Costa, Ana Filipa Almeida; Dias, JoanaO presente relatório tem como finalidade apresentar de modo reflexivo todo o percurso realizado no decorrer da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), concretizada em contexto de Jardim de Infância (JI) situado na Área Metropolitana de Lisboa. Neste sentido, são apresentados diversos tópicos que refletem todo o processo de intervenção, com um grupo de vinte crianças com três anos de idade, aquando da realização da investigação. Inicialmente é concretizada a caracterização do contexto, sendo este o ponto de partida para a definição das intenções para a ação educativa. Seguidamente, procedeu-se à reflexão e avaliação dessas intenções e de todo o processo de intervenção. Finalmente, surge o tópico referente à investigação desenvolvida no presente contexto de intervenção, cuja problemática é – A criança e o jogo simbólico: a representação do mundo do imaginário. A investigação insere-se numa perspetiva de metodologia de estudo de caso de natureza qualitativa, cujo tema é definido a partir das observações efetuadas no decorrer da prática, nas quais foi possível verificar o envolvimento e entusiasmo das crianças ao se envolverem em situações de Jogo Simbólico. Através da revisão literária e da consequente análise das evidências registadas e da entrevista realizada à educadora cooperante é possível compreender que a prática do Jogo Simbólico tem verdadeiramente impacto no desenvolvimento holístico das crianças e permite que estas aprendam em conjunto e potenciem a descoberta do mundo entre si. Além disso, foi possível concluir que o adulto pode ampliar as experiências e descobertas da criança no decorrer deste momento, mas devendo manter uma postura maioritariamente observadora, respeitando o que é delineado pela criança. Por último, é apresentada a construção da profissionalidade docente, que conta com uma reflexão sobre os valores que estiveram na base da ação pedagógica em contexto de PPS e que contribuem para a construção da minha identidade enquanto futura profissional.
- A Educação Artística e as representações sociais nos filmes de animação: análise a partir de um programa televisivo de Vasco GranjaPublication . Vicente, Catarina D´Oliveira Confraria; Pereira, TeresaEste estudo incide sobre a programação infantil da RTP relativamente aos filmes de animação, em dois momentos - antes de 1974 e de 1974 a 1976 - com a transmissão do programa Cinema de Animação e apresentado por Vasco Granja. Sabendo que através do Cinema de Animação foram transmitidos filmes de animação provenientes de vários países, foram constituídas duas amostras: uma amostra relativa aos filmes de animação anteriores ao Cinema de Animação e outra com filmes transmitidos com o Cinema de Animação. Através deste estudo pretende-se compreender de uma forma alargada as relações entre a linguagem visual veiculada pelo cinema de animação, construções sociais, Educação Artística e Literacia visual. Para tal, analisaram-se os filmes de forma a detetar níveis de representações visuais, culturais e sociais distintos por forma a caracterizar as suas múltiplas dimensões. Em relação à programação exibida entre 1974 e 1976, identificaram-se as mudanças de paradigmas visuais, narrativos e sociais assim como os contributos desta programação para um alargamento da literacia e cultura visuais e, consequentemente para um espaço amplo da Educação Artística num contexto informal. Recorrendo a uma metodologia qualitativa, desenvolveu-se uma pesquisa documental. Esta pesquisa abrangeu tanto documentos textuais, como visuais e audiovisuais. Para além de documentação científica, e de suportes visuais disponíveis na internet, analisou-se a documentação integrante do espólio de Vasco Granja, o qual foi doado pela família à Biblioteca da Faculdade de Letras de Lisboa. A análise documental permitiu identificar que, o programa Cinema de Animação, promoveu a mudança nos paradigmas sociais representados, e que este permitiu o acesso a diferentes linguagens visuais, o que terá contribuído para o desenvolvimento de um referencial visual ampliado no âmbito da literacia visual e cultural – campos essenciais na área da Educação Artística.
- A importância dos limites na vida em grupo e no desenvolvimento socioemocional da criançaPublication . Sousa, Sofia Luiz Gomes Andrade e; Dias, JoanaO desenvolvimento socioemocional é central no bem-estar do indivíduo, consigo próprio e com os outros, ao longo da sua vida. Para esse desenvolvimento contribui a transmissão e integração de limites contentores, que adequem o sujeito ao mundo exterior. Sendo os primeiros anos de vida cruciais nesse desenvolvimento, salienta-se o papel do pré-escolar no mesmo. O presente relatório constitui-se como um estudo de caso, de natureza qualitativa e de carácter exploratório no domínio dos limites em educação pré-escolar, no qual participaram onze pais/mães, uma educadora de infância, uma auxiliar de ação educativa e vinte crianças entre os três e os seis anos. No contexto da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), é explorada com os vários agentes educativos a importância dos limites e a sua relação com o desenvolvimento socioemocional da criança e a gestão de grupo, através de inquéritos por questionário (famílias), entrevistas semiestruturadas (equipa de sala) e focus groups (crianças). Os resultados são analisados qualitativamente, através de análise de conteúdo, fazendo-se um cruzamento com a fundamentação teórica, bem como com notas de campo realizadas ao longo da PPS II. Ressalta-se a conclusão da importância dos limites, e que esta é percebida pelos diferentes grupos do estudo, indo ao encontro da revisão de literatura apresentada. Concluiu-se, assim, a importância da definição de uma forma assertiva de limites que promovam na criança segurança para se movimentar no grupo, e que, paralelamente, permitam ao profissional de educação gerir o grupo de uma forma positiva.
- A interdisciplinaridade entre as artes visuais e a matemática: um estudo numa turma de 2.º ano do 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Henriques, Ana Catarina Figueiredo; Brunheira, LinaO presente relatório encontra-se inserido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Lisboa. A primeira parte deste documento procede à caracterização dos contextos de ambos os ciclos em que decorreu a prática pedagógica, identificando as questões-problema e os objetivos gerais de intervenção. Estas foram estabelecidas com base numa análise das potencialidades e fragilidades observadas nas turmas em questão. Na segunda parte do relatório é apresentada a investigação. O tema emergiu do interesse pessoal da investigadora, alinhando-se com as necessidades dos alunos. Neste sentido, pretendeu-se compreender o potencial do trabalho interdisciplinar das Artes Visuais e a Matemática para o desenvolvimento de capacidades de visualização espacial e da representação das vistas de objetos. Este estudo contou com a participação de quatro alunos, com idades compreendidas entre os 7 e os 8 anos, pertencentes a uma turma do 2.º ano de escolaridade, onde teve lugar a PES II. No que concerne ao trabalho realizado, foi desenvolvida e implementada uma sequência de atividades com vista ao alcance do objetivo delineado para a investigação. Estas atividades, concebidas para promover aprendizagens significativas nos alunos, envolveram trabalho individual e de pequeno e grande grupo. Relativamente às conclusões do estudo, verificou-se que os alunos desenvolveram aprendizagens tanto na área da Matemática como das Artes Visuais. Assim, tornou-se evidente o contributo do trabalho interdisciplinar entre as duas áreas para promover para o desenvolvimento da representação das perspetivas dos objetivos e da visualização espacial.
- A participação do Conselho Nacional de Educação na construção de políticas de educação dos 0 aos 3 anosPublication . Oliveira, Rita Baldaque Vilamariz Santos; Pires, CarlosA infância enquanto categoria social está em profunda transformação. Apresenta idiossincrasias demográficas, sociais, educativas, culturais e legislativas. Em Portugal, a faixa etária dos 0 aos 3 anos não está incluída do Sistema Educativo e as instituições de acolhimento à Primeira Infância não são tuteladas pelo Ministério da Educação o que origina discrepâncias com a Educação Pré-Escolar. A invisibilidade desta faixa etária tem repercussões na comunidade educativa e nas instituições de acolhimento à infância. Com este estudo pretende-se compreender a problemática que afeta a educação das crianças dos 0 aos 3 anos, pela perspetiva do Conselho Nacional de Educação (CNE) e como a sua ação tem contribuído para a produção de conhecimento e construção de políticas educativas para este grupo etário. Partindo da contextualização socio histórica e legislativa da Educação de Infância, em Portugal com o intuito de conhecimento da realidade, estudou-se o processo de fabricação de políticas educativas, os atores e a produção de conhecimento que lhe está intrinsecamente associada, com a perspetiva de compreensão da ação política do ator em estudo- o CNE. Quanto às dimensões de análise do estudo optou-se por fazer: a caracterização da ação do CNE; a tipologia do corpus documental; a análise dos conceitos-chave, realizada com base em categorias definidas a priori: estabelecimentos educativos, direitos da criança, intencionalidade educativa, profissionais de educação e necessidades sociais; e por último a análise dos atos jurídicos do CNE mais significativos para a educação dos 0 aos 3 anos. As opções metodológicas incidiram num estudo de caso e na análise documental de 71 documentos com referências à educação dos 0 aos 3 anos produzidos pelo CNE. Pode verificar-se a dimensão de produção de conhecimento e de que forma o CNE, enquanto ator político, favorece a reflexão e reunião de consensos que tendem a influenciar a ação política e as políticas educativas. O CNE participa na problematização da Educação dos 0 aos 3 anos, trazendo-a para a arena política e contribui para a preconização de políticas sugerindo medidas que sirvam o Sistema Educativo e os portugueses.
- A relação pedagógica no 1º CEB: perceções de alunos e professoresPublication . Martins, Rita Isabel Ribeiro; Isabel MadureiraProfessor e alunos influenciam-se mutuamente e a relação pedagógica estabelecida entre ambos é uma parte fundamental do processo de ensino-aprendizagem. Desenvolvido no âmbito do curso de Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico, o presente Relatório de Prática de Ensino Supervisionada II, surgiu da análise e reflexão sobre a nossa experiência enquanto estudante e da observação da relação pedagógica estabelecida entre uma professora e os seus respetivos alunos de uma turma do 3º ano do 1º Ciclo. O presente relatório está dividido em duas partes: uma primeira, em que se faz uma reflexão crítica sobre a prática pedagógica desenvolvida nos contextos de 1º e 2º Ciclo; uma segunda, que engloba o estudo realizado, subordinada ao tema: “A relação pedagógica como dimensão fundamental do processo de ensino/aprendizagem”, no qual se procurou dar resposta à seguinte questão: “Qual a perceção que alunos e professora têm sobre a relação pedagógica estabelecida na sala de aula e sobre a sua influência no processo de aprendizagem dos alunos?”. Em termos de metodologia, este estudo enquadra-se num paradigma qualitativo, nomeadamente o Estudo de Caso. Em relação às técnicas e instrumentos de recolha de dados, optou-se pela realização de uma entrevista semiestruturada à professora titular de turma e pela aplicação de um inquérito por questionário aos alunos. De acordo com os resultados obtidos, é possível verificar que a relação pedagógica desenvolvida dentro da sala de aula é considerada fundamental no processo de ensinoaprendizagem. Os alunos valorizam quer as competências científico-pedagógicas, quer as competências relacionais da professora. Por sua vez, a professora apresenta uma visão crítica sobre o seu papel enquanto dinamizadora da relação pedagógica, pois apesar de dar mais enfâse aos fatores facilitadores da relação, não deixa de indicar aqueles que a poderão dificultar.
- A utilização de tecnologias digitais como ferramenta para a aprendizagem no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Mendes, Madalena Lima Pacheco de Oliveira; Cardoso, AdrianaO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico (CEB) e de Português e História e Geografia de Portugal (HGP) no 2º CEB. Na primeira parte do relatório, é feita uma breve descrição da prática pedagógica desenvolvida em contexto de estágio, em 1.º e 2.º CEB, seguindo-se uma análise comparativa entre as duas intervenções. Na segunda parte, apresenta-se o estudo empírico desenvolvido durante a intervenção num contexto de 1.º CEB, intitulado A utilização de tecnologias digitais como ferramenta para a aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico. Este estudo contou com a participação de 22 alunos de uma turma do 4.º ano, com idades compreendidas entre os nove e os dez anos de idade, tendo como finalidade compreender em que medida a utilização das tecnologias digitais é favorável à aprendizagem no 1.º CEB. Para tal, foram definidos os seguintes objetivos específicos: (i) analisar o efeito da utilização do RED “Leopoldino, o explorador” na produção escrita de sequências descritivas; (ii) analisar a perceção dos alunos relativamente à utilização do RED “Leopoldino, o explorador”. O trabalho desenvolvido recorreu a uma abordagem qualitativa, com recurso a dados quantitativos. Estes foram recolhidos por meio de um questionário e através da análise das produções dos alunos, antes e após a intervenção. Os resultados da investigação evidenciam que a utilização de tecnologias digitais, nomeadamente, dos Recursos Educativos Digitais (RED) é uma mais-valia na aprendizagem e aquisição de conhecimentos. Além disso, foi possível verificar que as atividades desenvolvidas mostraram alguma eficácia e que houve uma evolução dos alunos ao longo de toda a prática.
- Abordagem STEAM: um projeto com turma de 1º CicloPublication . Espada, Rita Alexandra de Sousa; Pereira, Teresa Matos; Almeida, AntónioO seguinte relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, inserido no Mestrado de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como contexto de investigação uma turma do 3.º ano do 1.º CEB. O documento organiza- se em duas partes. A primeira parte descreve as práticas pedagógicas, analisando o seu impacto no desenvolvimento das competências dos alunos. A segunda parte do relatório apresenta o estudo sobre a criação de uma curta-metragem em StopMotion, centrada no ecossistema dos recifes de coral, integrando a abordagem STEAM. Este projeto intentou em despertar o interesse dos alunos por temas ambientais e desenvolver competências interdisciplinares, avaliando o impacto da criação artística colaborativa no seu envolvimento e compreensão dos conteúdos ambientais. A investigação adotou uma abordagem qualitativa, guiada pela Pesquisa Educacional Baseada em Arte (PEBA), que valoriza os processos criativos como centrais na investigação. Contudo, incorporou também características da investigação-ação, na qual foram feitos ajustes durante o processo para responder às necessidades dos alunos. O estudo envolveu 22 alunos ao longo de 11 sessões, sendo utilizadas grelhas de observação direta e notas de campo para monitorizar o progresso dos participantes. Os resultados sugerem que o projeto promoveu o desenvolvimento de competências interdisciplinares e aumentou o conhecimento sobre as espécies do ecossistema dos recifes de coral, tendo sido uma experiência enriquecedora. Os alunos relataram compreender melhor as espécies marinhas do recife, demonstrando uma evolução no seu conhecimento científico. Além disso, foi notada uma progressão nas competências criativas e colaborativas, com destaque para a capacidade de cooperar na procura de soluções criativas. Apesar dos desafios relacionados com o tempo limitado e a competitividade entre grupos, o projeto evidenciou a capacidade dos alunos para superarem obstáculos, reforçando o empenho e a motivação.
- Aprendizagem baseada na resolução de problemas como forma de desenvolver o pensamento críticoPublication . Santos, Rita Batista Gonçalves dos; Silva, Maria JoãoO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Na primeira parte, é apresentada uma descrição sintética da Prática Pedagógica desenvolvida no 1.º e no 2.º CEB e uma análise crítica da Prática ocorrida em ambos os ciclos. Na segunda parte, é apresentado um estudo investigativo, de natureza qualitativa e com características de investigação – ação e de estudo de caso. Os objetivos gerais do estudo são: Investigar se há um desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos, ao aplicar atividades de Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas nas aulas de Ciências Naturais; verificar quais as competências associadas ao pensamento crítico, que são desenvolvidas pelos alunos, aquando da aplicação de atividades de Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas. O estudo foi realizado com duas turmas do 6.º ano de escolaridade, na disciplina de Ciências Naturais e uma turma de 1.º ano de escolaridade, em Estudo do Meio. Os resultados indicam que, durante as atividades ABRP, na turma do 1.º ano de escolaridade, os alunos apresentaram melhorias em algumas capacidades da Classificação Elementar da Taxonomia de Ennis. No 6.º ano de escolaridade, os resultados não permitiram conclusões gerais, uma vez que as atividades ABRP realizadas foram em pequeno número e o período de aplicação das mesmas foi também muito reduzido. No entanto é possível explicitar quais as capacidades e disposições da Taxonomia de Ennis usadas: nas turmas de 6.º ano de escolaridade foram desenvolvidas cinco capacidades pertencentes à Classificação Elementar, uma capacidade de Inferência, uma capacidade de Classificação Elaborada e duas disposições. No 1.º ano de escolaridade verificou-se alguma aplicação de cinco capacidades pertencentes à Classificação Elementar, de uma capacidade de Classificação Elaborada e de duas disposições.