Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A utilização de tecnologias digitais como ferramenta para a aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MadalenaMendes_Relatório_vf.pdf5.7 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico (CEB) e de Português e História e Geografia de Portugal (HGP) no 2º CEB. Na primeira parte do relatório, é feita uma breve descrição da prática pedagógica desenvolvida em contexto de estágio, em 1.º e 2.º CEB, seguindo-se uma análise comparativa entre as duas intervenções. Na segunda parte, apresenta-se o estudo empírico desenvolvido durante a intervenção num contexto de 1.º CEB, intitulado A utilização de tecnologias digitais como ferramenta para a aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico. Este estudo contou com a participação de 22 alunos de uma turma do 4.º ano, com idades compreendidas entre os nove e os dez anos de idade, tendo como finalidade compreender em que medida a utilização das tecnologias digitais é favorável à aprendizagem no 1.º CEB. Para tal, foram definidos os seguintes objetivos específicos: (i) analisar o efeito da utilização do RED “Leopoldino, o explorador” na produção escrita de sequências descritivas; (ii) analisar a perceção dos alunos relativamente à utilização do RED “Leopoldino, o explorador”. O trabalho desenvolvido recorreu a uma abordagem qualitativa, com recurso a dados quantitativos. Estes foram recolhidos por meio de um questionário e através da análise das produções dos alunos, antes e após a intervenção. Os resultados da investigação evidenciam que a utilização de tecnologias digitais, nomeadamente, dos Recursos Educativos Digitais (RED) é uma mais-valia na aprendizagem e aquisição de conhecimentos. Além disso, foi possível verificar que as atividades desenvolvidas mostraram alguma eficácia e que houve uma evolução dos alunos ao longo de toda a prática.
ABSTRACT This report is part of the Supervised Teaching Practice II (PES II) curricular unit of the Masters Degree in Primary Education and Portuguese, Portuguese History and Geography subjects in the 2nd cycle of Basic Education. In the first part of the report, a brief description is given of the pedagogical practice developed in the context of the internship, in 1st and 2nd CEB, followed by a comparative analysis between the two interventions. The second part presents the empirical study carried out during the intervention in a primary school context, entitled The use of digital technologies as a tool for learning in primary school. This study involved 22 students from a year 4 class, aged nine and ten, with the aim of understanding the extent to which the use of digital technologies is favourable to learning in primary school. To this end, the following specific objectives were defined: (i) to analyse the effect of using the Digital Educational Resources (DER) “Leopoldino, o explorador” on the development of writing descriptive sequences; (ii) to analyse the students’ perception of the use of DER “Leopoldino, o explorador”. The work carried out used a qualitative approach, using quantitative data which was collected by means of a survey and by analysing the students’ work before and after the intervention. The results of the research show that the use of digital technologies, in particular DER, is an asset in learning and acquiring knowledge. In addition, it was possible to verify that the activities developed showed some effectiveness and that there was an evolution of the students throughout the practice.

Description

Relatório de Prática de Ensino Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Keywords

Tecnologias digitais Recursos educativos digitais Sequência descritiva Digital technologies Digital educational resources Descriptive sequence

Citation

Mendes, M. L. P. (2024). A utilização de tecnologias digitais como ferramenta para a aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa]. Repositório Institucional do Politécnico de Lisboa http://hdl.handle.net/10400.21/21416

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa