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- Protection against direct atmospheric discharges and overvoltages in photovoltaic installationsPublication . Coelho, Gonçalo; Barata, Filipe; Elvas, Luís; Viveiros, CarlaThe increasing global energy demand has led to the expansion of photovoltaic (PV) power plants, particularly in response to climate goals like the European Union's "Fit for 55" initiative to reduce CO2 emissions by 55% by 2030. However, as PV installations grow, their vulnerability to atmospheric discharges, such as lightning, also increases. This study investigates the design and dimensioning of lightning protection systems for PV plants, focusing on two methods: traditional protection per IEC 62305 standards and ionizing devices based on NP 4426 standards. Both methods were analyzed for technical feasibility and cost-effectiveness. A case study of the PV installations at the Lisbon Engineering School (ISEL) was conducted, and a risk analysis determined that Level III protection was required. The study demonstrated that both methods provide effective protection, but ionizing devices offer a more cost-efficient solution, with lower material and labor costs. Consequently, the study showed that ionizing method is around 35% affordable than traditional rods for protecting PV plants in urban environment against atmospheric discharges.
- A participação do Conselho Nacional de Educação na construção de políticas de educação dos 0 aos 3 anosPublication . Oliveira, Rita Baldaque Vilamariz Santos; Pires, CarlosA infância enquanto categoria social está em profunda transformação. Apresenta idiossincrasias demográficas, sociais, educativas, culturais e legislativas. Em Portugal, a faixa etária dos 0 aos 3 anos não está incluída do Sistema Educativo e as instituições de acolhimento à Primeira Infância não são tuteladas pelo Ministério da Educação o que origina discrepâncias com a Educação Pré-Escolar. A invisibilidade desta faixa etária tem repercussões na comunidade educativa e nas instituições de acolhimento à infância. Com este estudo pretende-se compreender a problemática que afeta a educação das crianças dos 0 aos 3 anos, pela perspetiva do Conselho Nacional de Educação (CNE) e como a sua ação tem contribuído para a produção de conhecimento e construção de políticas educativas para este grupo etário. Partindo da contextualização socio histórica e legislativa da Educação de Infância, em Portugal com o intuito de conhecimento da realidade, estudou-se o processo de fabricação de políticas educativas, os atores e a produção de conhecimento que lhe está intrinsecamente associada, com a perspetiva de compreensão da ação política do ator em estudo- o CNE. Quanto às dimensões de análise do estudo optou-se por fazer: a caracterização da ação do CNE; a tipologia do corpus documental; a análise dos conceitos-chave, realizada com base em categorias definidas a priori: estabelecimentos educativos, direitos da criança, intencionalidade educativa, profissionais de educação e necessidades sociais; e por último a análise dos atos jurídicos do CNE mais significativos para a educação dos 0 aos 3 anos. As opções metodológicas incidiram num estudo de caso e na análise documental de 71 documentos com referências à educação dos 0 aos 3 anos produzidos pelo CNE. Pode verificar-se a dimensão de produção de conhecimento e de que forma o CNE, enquanto ator político, favorece a reflexão e reunião de consensos que tendem a influenciar a ação política e as políticas educativas. O CNE participa na problematização da Educação dos 0 aos 3 anos, trazendo-a para a arena política e contribui para a preconização de políticas sugerindo medidas que sirvam o Sistema Educativo e os portugueses.