Browsing by Issue Date, starting with "2024-12-17"
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- Sustentabilidade no jornalismo em Portugal: o modelo de negócio do Expresso nos formatos digital e impressoPublication . Jerónimo, Mariana Rodrigues Camarão; Proença, BrunoO presente relatório de estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) de Lisboa, com a finalidade da obtenção do Grau de Mestre em Jornalismo. O trabalho apresentado é o resultado de um estágio de três meses no Expresso, entre 8 de janeiro e 7 abril de 2024. O exercício do jornalismo deixou de depender única e exclusivamente da existência de bons profissionais e está cada vez mais dependente do modelo de negócio adotado pelos média. Perante esta realidade é fundamental conhecer e analisar o funcionamento de um modelo de negócio. Sendo um dos jornais mais antigos, prestigiados e respeitados do país, o Expresso apresenta dois principais modelos de negócio: o modelo de negócio tradicional referente às edições em papel e o modelo de negócio referente ao digital. O objetivo principal deste relatório é analisar cada modelo de negócio quanto à sua natureza, estrutura e evolução, compará-los ao nível de diferenças e semelhanças e explorar a forma como ambos se complementam.
- Aprendizagem baseada na resolução de problemas como forma de desenvolver o pensamento críticoPublication . Santos, Rita Batista Gonçalves dos; Silva, Maria JoãoO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Na primeira parte, é apresentada uma descrição sintética da Prática Pedagógica desenvolvida no 1.º e no 2.º CEB e uma análise crítica da Prática ocorrida em ambos os ciclos. Na segunda parte, é apresentado um estudo investigativo, de natureza qualitativa e com características de investigação – ação e de estudo de caso. Os objetivos gerais do estudo são: Investigar se há um desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos, ao aplicar atividades de Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas nas aulas de Ciências Naturais; verificar quais as competências associadas ao pensamento crítico, que são desenvolvidas pelos alunos, aquando da aplicação de atividades de Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas. O estudo foi realizado com duas turmas do 6.º ano de escolaridade, na disciplina de Ciências Naturais e uma turma de 1.º ano de escolaridade, em Estudo do Meio. Os resultados indicam que, durante as atividades ABRP, na turma do 1.º ano de escolaridade, os alunos apresentaram melhorias em algumas capacidades da Classificação Elementar da Taxonomia de Ennis. No 6.º ano de escolaridade, os resultados não permitiram conclusões gerais, uma vez que as atividades ABRP realizadas foram em pequeno número e o período de aplicação das mesmas foi também muito reduzido. No entanto é possível explicitar quais as capacidades e disposições da Taxonomia de Ennis usadas: nas turmas de 6.º ano de escolaridade foram desenvolvidas cinco capacidades pertencentes à Classificação Elementar, uma capacidade de Inferência, uma capacidade de Classificação Elaborada e duas disposições. No 1.º ano de escolaridade verificou-se alguma aplicação de cinco capacidades pertencentes à Classificação Elementar, de uma capacidade de Classificação Elaborada e de duas disposições.
- Aristides de Sousa Mendes: jornalismo, história e memóriaPublication . Martins, Inês Sousa; Rezola, Maria InáciaSetenta anos após a morte de Aristides de Sousa Mendes - o qual conduziu, nas palavras do historiador Yehuda Bauer, “talvez a maior ação de salvamento feita por uma só pessoa durante o Holocausto” -, a sua figura é cada vez mais evocada e mais presente num regime agora democrático, ou não tivesse sido ele lesado e esquecido pelo próprio regime autoritário antecedente por ter desobedecido às suas instruções. Esta dissertação pretende analisar como o jornalismo, através da imprensa escrita portuguesa, recolheu, investigou e transmitiu informação sobre o cônsul, procurando desempenhar um papel relevante na construção da memória desta figura outrora apagada e ausente na cobertura jornalística por ter desafiado as ordens de António de Oliveira Salazar. Realizou-se um levantamento de artigos sobre Aristides de Sousa Mendes em jornais e revistas de maior tiragem, publicadas em Portugal Continental no período compreendido entre a sua morte e o ano de 2021, no qual decorreu a Cerimónia de Concessão de Honras de Panteão Nacional do diplomata. A premissa para este estudo é a relação entre História, Memória e Jornalismo, cada um desempenhando o seu papel, mas complementando-se entre si e visando um objetivo comum: o reconhecimento deste Justo entre as Nações.
- A relação pedagógica no 1º CEB: perceções de alunos e professoresPublication . Martins, Rita Isabel Ribeiro; Isabel MadureiraProfessor e alunos influenciam-se mutuamente e a relação pedagógica estabelecida entre ambos é uma parte fundamental do processo de ensino-aprendizagem. Desenvolvido no âmbito do curso de Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico, o presente Relatório de Prática de Ensino Supervisionada II, surgiu da análise e reflexão sobre a nossa experiência enquanto estudante e da observação da relação pedagógica estabelecida entre uma professora e os seus respetivos alunos de uma turma do 3º ano do 1º Ciclo. O presente relatório está dividido em duas partes: uma primeira, em que se faz uma reflexão crítica sobre a prática pedagógica desenvolvida nos contextos de 1º e 2º Ciclo; uma segunda, que engloba o estudo realizado, subordinada ao tema: “A relação pedagógica como dimensão fundamental do processo de ensino/aprendizagem”, no qual se procurou dar resposta à seguinte questão: “Qual a perceção que alunos e professora têm sobre a relação pedagógica estabelecida na sala de aula e sobre a sua influência no processo de aprendizagem dos alunos?”. Em termos de metodologia, este estudo enquadra-se num paradigma qualitativo, nomeadamente o Estudo de Caso. Em relação às técnicas e instrumentos de recolha de dados, optou-se pela realização de uma entrevista semiestruturada à professora titular de turma e pela aplicação de um inquérito por questionário aos alunos. De acordo com os resultados obtidos, é possível verificar que a relação pedagógica desenvolvida dentro da sala de aula é considerada fundamental no processo de ensinoaprendizagem. Os alunos valorizam quer as competências científico-pedagógicas, quer as competências relacionais da professora. Por sua vez, a professora apresenta uma visão crítica sobre o seu papel enquanto dinamizadora da relação pedagógica, pois apesar de dar mais enfâse aos fatores facilitadores da relação, não deixa de indicar aqueles que a poderão dificultar.
- Impacto da embalagem na relação do consumidor com marcas tradicionais: o caso da marca MimosaPublication . Saleiro, Inês do Carmo Monteiro Parrinha; Machado, Ana Teresa; Santos, ZéliaEste trabalho investiga o impacto das mudanças de embalagem na perceção dos consumidores em relação a marcas tradicionais, com foco na marca Mimosa. Dada a importância da continuidade visual e do design de embalagens para a construção da imagem da marca, a pesquisa analisa a forma como eventuais alterações no design podem influenciar a perceção de herança da marca, a intenção de compra e o brand attachment por parte do consumidor. A revisão da literatura destaca conceitos como o perfil característico das marcas tradicionais e o papel emocional que as mesmas desempenham na vida dos consumidores. A metodologia adotada consiste num estudo quantitativo, com a aplicação de um questionário online a 303 participantes, permitindo a análise de variáveis como a continuidade do design, confusão, herança de marca, brand attachment e intenção de compra. Os resultados revelam que, embora a continuidade no design de embalagem não tenha um efeito significativo na perceção de herança, ela reduz a confusão do consumidor e aumenta a intenção de compra por meio do apego à marca. As implicações práticas e teóricas deste estudo são discutidas, assim como as limitações e sugestões para futuras investigações.
- Avaliação do potencial de redução da pegada de carbono da Câmara Municipal de Sesimbra através da instalação de sistemas fotovoltaicos em locais urbanosPublication . Pereira, Bruna Luzia da Silva; Melo, Ana Maria Garcia Henriques Barreiros Joanaz de; Camus, Cristina InêsA presente dissertação de mestrado avalia o papel dos sistemas fotovoltaicos na redução das emissões de carbono e sua contribuição para a neutralidade carbónica em ambientes urbanos, com foco nos acordos internacionais, como o Acordo de Paris, e nos planos estratégicos de Portugal para promover a sustentabilidade energética. Foram analisados os consumos energéticos da rede e dimensionados sistemas fotovoltaicos para infraestruturas localizadas em áreas urbanas da Câmara Municipal de Sesimbra, sendo estes locais o Parque Operacional da Fonte de Sesimbra, o Mercado Municipal da Quinta do Conde e o Parque de Campismo do Forte do Cavalo, com o objetivo de estimar e avaliar o potencial de redução da pegada de carbono ao substituir a energia proveniente da rede elétrica, onde parte é proveniente de combustíveis fósseis, por energia renovável. Adicionalmente, foram estudados os impactos ambientais, tanto positivos quanto negativos, associados a centrais solares em zonas rurais, tendo sido comparados com os impactos da descentralização energética através da instalação de sistemas fotovoltaicos em áreas urbanas. Os resultados do estudo indicam que a descentralização energética é uma estratégia promissora para o futuro da sustentabilidade energética. Esta abordagem reduz a pegada carbónica em 12,67% para o Parque Operacional da Fonte de Sesimbra, 10,32% para o Mercado Municipal da Quinta do Conde e 9,96% para o Parque de Campismo do Forte do Cavalo com um potencial de produção energética anual de 21MWh, 20MWh e 15MWh respetivamente para cada local. Além do mais, a utilização das infraestruturas urbanas para instalação de sistemas fotovoltaicos apresenta também significativamente menos impactos ambientais negativos quando comparada às centrais solares em áreas rurais tais como a perda de biodiversidade, destruição do solo e da sua geomorfologia e degradação da qualidade do ar durante as fases de construção necessária à construção das centrais. Estes resultados alinham-se com os objetivos de Portugal para alcançar a neutralidade carbónica e uma transição energética sustentável.
- Marketing colaborativo e a voz do cliente na concepção e desenvolvimento de novos produtos ou serviçosPublication . Freire, Ricardo Hugo Pereira de Albuquerque; Dias, Ana Sofia Martins da EiraAtualmente o fenómeno da globalização implica a existência de uma envolvente social rodeada de diversas tecnologias que afetam o quotidiano e o estilo de vida dos indivíduos. As tecnologias modernas, designadamente as tecnologias de informação, afetaram a forma como as organizações lidam com seus consumidores, resultando na alteração da tomada de decisão dos mesmos, dada a quantidade de informação existente em todas as fases de aquisição de um bem ou serviço. Neste sentido, o marketing colaborativo surgiu como uma forma de aproveitar estes dois fatores e melhorar o processo de criação e desenvolvimento de novos produtos ou serviços nas organizações. Esta forma de inovação, acontece quando os stakeholders que não fazem parte da organização, tais como clientes, fornecedores e colaboradores, se associam com a empresa ou produto/serviço como forma de agregar valor através da inovação e distinção face às empresas concorrentes, através do seu desempenho e da sua forma de gestão do marketing. Este contexto potencia benefícios na contribuição dos vários stakeholders integrantes do negócio - empresa, cadeia logística e mercado, onde esta se encontre inserida - sejam eles através do acesso a produtos/serviços customizados, ou da promoção das suas ideias. O principal objetivo deste trabalho é analisar como o marketing colaborativo e a voz do cliente podem ser integrados no desenvolvimento de novos produtos, através de um modelo conceptual. Este modelo interliga a colaboração de stakeholders externos (como clientes e fornecedores) com a empresa, permitindo a recolha de feedback contínuo. O modelo foi aplicado a um estudo de caso na Nestlé, no sector alimentar, focando-se no desenvolvimento do Nescafé Galão. A aplicação demonstrou ser uma mais-valia, ao facilitar iterações rápidas com os consumidores, resultando em produtos mais ajustados às suas preferências. As principais conclusões mostram que a integração dos consumidores no processo de inovação aumenta a probabilidade de sucesso no mercado e reforça a competitividade da empresa.
- O movimento associativo estudantil do IIL ao ISELPublication . Instituto Superior de Engenharia de LisboaA história do movimento estudantil no IIL/ISEL, e, muito especialmente, a história da ADAIIL e da AEISEL no pós-25 de Abril, é a história de várias gerações – de facto, encontram-se em 2024 os 50 anos da conversão do IIL em ISEL e os 90 anos da criação da ADAIIL – que nunca baixaram os braços perante as (hoje quase inimagináveis) adversidades que enfrentavam e foram ativos e abnegados na luta pela reforma do ensino e pela promoção da democracia, da justiça e da igualdade. Participaram nesta luta de igual para igual ao lado dos seus colegas universitários e com isso ajudaram também a afirmar o então IIL como uma instituição de ensino superior de pleno direito. Aquando da sua criação, a ADAIIL espelhava o espírito do Estado Novo relativamente ao ensino e tinha por isso como função promover atividades desportivas e culturais entre os estudantes. No entanto, viria com o tempo a suplantar largamente o seu âmbito de atuação. Entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025 realizou-se no ISEL uma exposição dedicada ao movimento associativo estudantil, desde 1934, ano em que foi criada a Associação Desportiva dos Alunos de Instituto Industrial de Lisboa (ADAIIL), até 1977. A exposição é o agradecimento devido a todos aqueles que, cada um à sua maneira, participaram na luta estudantil e têm por isso o direito a chamar suas as fundamentais conquistas que dela resultaram. Assinalar o compromisso altruísta e generoso de várias gerações da nossa comunidade para com a escola é também lembrar o quão longe conseguimos chegar quando nos unimos a bem da nossa Instituição. Com esta celebração, pretendemos também inspirar a nossa comunidade e nela reforçar este comprometimento, porque dele depende, hoje como sempre, o futuro do ISEL.
- O port de bras sob uma perspectiva holística na técnica de dança clássica e no repertório clássico para o desenvolvimento da qualidade técnica e artística dos alunos do 5º/9º ano da Escola Artística de Dança do Conservatório NacionalPublication . Dias, Teresa Beirão da Veiga da Silva; Rijmer, SylviaQuando se fala em port de bras na Técnica de Dança Clássica (TDC), fala-se de um movimento que é executado pelo corpo como um todo, e não apenas por partes deste. Com o estudo do port de bras, o(a) estudante pode compreender que a TDC é um sistema de treino em Dança que permite, através da experiência, aprimorar a consciência sensorial individual e desenvolver o conhecimento do(a)s intérpretes relativamente à relação que existe entre o sentimento e o movimento corporal. Este relatório apresenta a intervenção pedagógica que foi realizada pela estagiária no estágio profissional de ensino em Dança, na Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional (EADCN), durante o ano letivo de 2023/2024. Este estágio foi implementado a alunos do 5º ano do curso básico de Dança da EADCN,correspondente ao 9º ano de escolaridade. Para a presente investigação foi definido o seguinte objetivo geral: Promover o desenvolvimento da qualidade técnica, da expressividade artística, da identidade artística e do autoconhecimento pessoal e físico-motor dos estudantes do 5º ano de ensino artístico especializado da EADCN, utilizando como estímulo e meio pedagógico o trabalho do port de bras e a aprendizagem da variação da entrada de Nikiya do bailado La Bayadère. Como metodologia de intervenção, foi adotada a abordagem de Investigação-Ação, e, tendo em conta os objetivos de investigação que inicialmente foram definidos, optou-se pela utilização dos seguintes instrumentos de recolha de dados: diário de bordo pessoal e dos estudantes, registo audiovisual, entrevistas e grelhas de observação. Conclui-se que a intervenção pedagógica foi eficaz e respondeu aos objetivos da investigação, uma vez que permitiu criar espaço de aprendizagem e desenvolver as estudantes nas componentes técnica, artística e pessoal, e culminou numa formação integral, isto é, onde foi valorizada de forma equitativa o desenvolvimento técnico, o autoconhecimento corporal, a expressividade emocional e a individualidade criativa.
- Entre dimensões: integração dos conceitos de bidimensionalidade e tridimensionalidade em artes visuaisPublication . Correia, Tânia Maria Varejão; Regatão, José PedroO presente estudo realizado no âmbito do Mestrado em Educação Artística da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, corresponde à apresentação de duas oficinas de trabalho focadas na dialética entre a bidimensionalidade e a tridimensionalidade através das Artes Visuais, em contexto educativo formal e partiram da exploração das obras artísticas de Lourdes Castro e Alexander Calder. Os alunos produziram trabalhos bidimensionais a partir de formas tridimensionais, com recurso à sombra, fazendo também o movimento inverso, ou seja, criaram objetos tridimensionais através de formas bidimensionais. No jogo entre estes dois conceitos, houve espaço para aprofundarem conhecimentos sobre o contexto biográfico, artístico e cultural dos dois artistas, para desenvolver novas técnicas de trabalho, com recurso a diferentes materiais, através de metodologias centradas no ensino de educação artística. O estudo foi conduzido com recurso à metodologia de Investigação-Ação.