Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Abordagem STEAM: um projeto com turma de 1ยบ Ciclo

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O seguinte relatรณrio foi elaborado no รขmbito da Unidade Curricular de Prรกtica de Ensino Supervisionada II, inserido no Mestrado de Ensino do 1.ยบ Ciclo do Ensino Bรกsico e de Matemรกtica e Ciรชncias Naturais no 2.ยบ Ciclo do Ensino Bรกsico, tendo como contexto de investigaรงรฃo uma turma do 3.ยบ ano do 1.ยบ CEB. O documento organiza- se em duas partes. A primeira parte descreve as prรกticas pedagรณgicas, analisando o seu impacto no desenvolvimento das competรชncias dos alunos. A segunda parte do relatรณrio apresenta o estudo sobre a criaรงรฃo de uma curta-metragem em StopMotion, centrada no ecossistema dos recifes de coral, integrando a abordagem STEAM. Este projeto intentou em despertar o interesse dos alunos por temas ambientais e desenvolver competรชncias interdisciplinares, avaliando o impacto da criaรงรฃo artรญstica colaborativa no seu envolvimento e compreensรฃo dos conteรบdos ambientais. A investigaรงรฃo adotou uma abordagem qualitativa, guiada pela Pesquisa Educacional Baseada em Arte (PEBA), que valoriza os processos criativos como centrais na investigaรงรฃo. Contudo, incorporou tambรฉm caracterรญsticas da investigaรงรฃo-aรงรฃo, na qual foram feitos ajustes durante o processo para responder ร s necessidades dos alunos. O estudo envolveu 22 alunos ao longo de 11 sessรตes, sendo utilizadas grelhas de observaรงรฃo direta e notas de campo para monitorizar o progresso dos participantes. Os resultados sugerem que o projeto promoveu o desenvolvimento de competรชncias interdisciplinares e aumentou o conhecimento sobre as espรฉcies do ecossistema dos recifes de coral, tendo sido uma experiรชncia enriquecedora. Os alunos relataram compreender melhor as espรฉcies marinhas do recife, demonstrando uma evoluรงรฃo no seu conhecimento cientรญfico. Alรฉm disso, foi notada uma progressรฃo nas competรชncias criativas e colaborativas, com destaque para a capacidade de cooperar na procura de soluรงรตes criativas. Apesar dos desafios relacionados com o tempo limitado e a competitividade entre grupos, o projeto evidenciou a capacidade dos alunos para superarem obstรกculos, reforรงando o empenho e a motivaรงรฃo.
ABSTRACT The following report was prepared as part of the Supervised Teaching Practice II curricular unit, within the Master's Degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education, with a 3rd year class in the 1st CBE as the research context. The document is organized into two parts. The first part describes the teaching practices and analyzes their impact on the development of students' skills. The second part of the report presents a study on the creation of a short film in StopMotion centered on the coral reef ecosystem, integrating the STEAM approach. This project aimed to arouse students' interest in environmental issues and develop interdisciplinary skills, assessing the impact of collaborative artistic creation on their engagement and understanding of environmental content. The research adopted a qualitative approach, guided by Art-Based Educational Research (ABER), which values creative processes as central to research. However, it also incorporated characteristics of action research, in which adjustments were made during the process to respond to the needs of the students and improve teaching practice. The study involved 22 students over 11 sessions, and direct observation grids and field notes were used to monitor the participants' progress. The results indicate that the project facilitated the development of interdisciplinary skills and enhanced knowledge about the species within the coral reef ecosystem, providing an enriching experience. The students reported an enhanced comprehension of the reef's marine species, indicative of a progression in their scientific knowledge. Furthermore, an advancement in creative and collaborative abilities was discernible, with a particular emphasis on the capacity to collaborate in the pursuit of innovative solutions. Despite the challenges associated with limited time and intergroup competition, the project illuminated the students' capacity to surmount obstacles, thereby reinforcing their dedication and motivation.

Description

Relatรณrio de Prรกtica de Ensino Supervisionada apresentado ร  Escola Superior de Educaรงรฃo de Lisboa para obtenรงรฃo de grau de mestre em Ensino do 1.ยบ Ciclo do Ensino Bรกsico e de Matemรกtica e Ciรชncias Naturais no 2.ยบ Ciclo do Ensino Bรกsico

Keywords

STEAM recifes de coral StopMotion criatividade PEBA Project Based Learning coral reefs StopMotion creativity ABER Project Based Learning

Citation

Espada, R. A. S. (2024). Abordagem STEAM: um projeto com turma de 1ยบ Ciclo [Dissertaรงรฃo de mestrado, Escola Superior de Educaรงรฃo de Lisboa, Instituto Politรฉcnico de Lisboa]. Repositรณrio Institucional do Politรฉcnico de Lisboa http://hdl.handle.net/10400.21/215338

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politรฉcnico de Lisboa, Escola Superior de Educaรงรฃo de Lisboa