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- “Eu quero fazer um desenho com a I.P. e vou fazer flocos de neve” (M.R.): representações sobre a voz da criança na pedagogia-em-participaçãoPublication . Morgado, Mariana Martins; Rodrigues, CarinaNo âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II, foi realizado o presente relatório, que descreve o trabalho desenvolvido ao longo de quatro meses de estágio, numa sala de Educação Pré-Escolar, com vinte e cinco crianças, entre os dois e os seis anos de idade. A Organização Socioeducativa adota como abordagem pedagógica a Pedagogia-em-Participação, que, tal como o nome indica, possui um grande cuidado com a participação e inclusão das crianças no seu processo de desenvolvimento e aprendizagem. Deste modo, o relatório aborda, por um lado, a caracterização do contexto socioeducativo, mais concretamente, do meio, do grupo de crianças, das suas famílias, da equipa pedagógica e do ambiente educativo, bem como a análise reflexiva da intervenção de estágio, nomeadamente as minhas intenções para a ação com as crianças, famílias e equipa, e o processo de intervenção da prática. Por outro lado, também inclui uma investigação centrada na voz da criança na Pedagogia-em-Participação, que permitiu refletir sobre as Pedagogias Transmissivas vs. Pedagogias Participativas, conhecer a Pedagogia-em-Participação, nomeadamente os seus princípios e fundamentos, a importância do ambiente educativo, as crianças como centro da ação, a planificação como dimensão promotora da escolha livre das crianças e, por último, analisar o perfil do educador e da equipa educativa na referida abordagem pedagógica. Os objetivos do estudo conduziram a um estudo de caso que permitiu refletir sobre o valor das pedagogias participativas, em concreto a Pedagogia-em-Participação, na promoção da autonomia das crianças em idade pré-escolar, bem como a uma análise do perfil do educador e da equipa educativa na valorização da voz das crianças, e à compreensão das representações das crianças sobre o valor das suas escolhas na organização da sua ação diária.
- A importância dos limites na vida em grupo e no desenvolvimento socioemocional da criançaPublication . Sousa, Sofia Luiz Gomes Andrade e; Dias, JoanaO desenvolvimento socioemocional é central no bem-estar do indivíduo, consigo próprio e com os outros, ao longo da sua vida. Para esse desenvolvimento contribui a transmissão e integração de limites contentores, que adequem o sujeito ao mundo exterior. Sendo os primeiros anos de vida cruciais nesse desenvolvimento, salienta-se o papel do pré-escolar no mesmo. O presente relatório constitui-se como um estudo de caso, de natureza qualitativa e de carácter exploratório no domínio dos limites em educação pré-escolar, no qual participaram onze pais/mães, uma educadora de infância, uma auxiliar de ação educativa e vinte crianças entre os três e os seis anos. No contexto da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), é explorada com os vários agentes educativos a importância dos limites e a sua relação com o desenvolvimento socioemocional da criança e a gestão de grupo, através de inquéritos por questionário (famílias), entrevistas semiestruturadas (equipa de sala) e focus groups (crianças). Os resultados são analisados qualitativamente, através de análise de conteúdo, fazendo-se um cruzamento com a fundamentação teórica, bem como com notas de campo realizadas ao longo da PPS II. Ressalta-se a conclusão da importância dos limites, e que esta é percebida pelos diferentes grupos do estudo, indo ao encontro da revisão de literatura apresentada. Concluiu-se, assim, a importância da definição de uma forma assertiva de limites que promovam na criança segurança para se movimentar no grupo, e que, paralelamente, permitam ao profissional de educação gerir o grupo de uma forma positiva.