ESELx - Dissertações de Mestrado
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Browsing ESELx - Dissertações de Mestrado by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
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- A assembleia de turma como espaço de vida democrática: um estudo no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Castro, Maria Anjos de Melo e; Tomás, CatarinaNo âmbito do mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, o presente relatório descreve a experiência vivenciada na Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), realizada em duas escolas: uma privada, no 1.º ciclo do Ensino Básico (CEB) em Lisboa, e outra pública, no 2.º CEB, na Amadora. A primeira parte deste relatório analisa as práticas pedagógicas observadas nos dois contextos, com especial ênfase na organização curricular, na relação pedagógica e nos processos de avaliação. A segunda parte apresenta um estudo de caso sobre a assembleia de turma no 1.º CEB, investigando a sua implementação e o seu contributo para processos de cidadania democrática em contexto escolar. A abordagem qualitativa adotada neste estudo envolveu a observação e análise dos diários individuais de 19 crianças durante a Assembleia de Turma (AT), com o objetivo de analisar as suas representações e vivências sobre esse processo. A análise dos dados aponta para o reconhecimento por parte das crianças da importância da AT como um espaço propício para o diálogo e para a resolução colaborativa de questões do/no quotidiano escolar. O relatório é concluído com uma reflexão acerca do contributo da PES II para o meu desenvolvimento profissional, identificando os aspetos mais significativos e dimensões a melhorar na minha prática pedagógica futura.
- A autoconsciência e as estratégias de regulação emocional dos pais, ou cuidadores principais e as suas atitudes e reações perante comportamentos de stress dos filhosPublication . Rodrigues, Ana Magda Galvão; Almeida, TiagoA importância das emoções tem sido investigada ao longo do tempo. Em Portugal existem poucos estudos neste sentido. Queremos investigar se os pais têm consciência das suas emoções negativas, se as conseguem regular e se isso afeta a sua resposta aos comportamentos de stress dos filhos. Dividido em cinco partes, o estudo começa com uma revisão da literatura, abordando o conceito de emoção ao longo da história, destacando sua importância para o bem-estar individual. A seguir, discute-se o papel do bem-estar na saúde mental, enfatizando a influência das emoções em todas as dimensões do desenvolvimento humano. O estudo também explora a importância do desenvolvimento emocional na primeira infância, destacando a relação entre as emoções dos pais e o desenvolvimento emocional dos filhos. Criámos um formulário digital, que foi enviado e respondido por 155 indivíduos de Portugal continental e do arquipélago dos Açores. Neste formulário, colocámos três questionários pré-existentes ao estudo em questão (Ders 18, Atitudes Parentais e Reações Parentais). Após criada a base de dados, foi analisada com o software Jamovi, através da análise correlacional de fatores e análise descritiva das médias e desvios padrão. O estudo acrescenta às evidências anteriormente existentes, que a nossa população alvo apresentou respostas coincidentes com os pressupostos da Teoria Motivacional de Coping (Skinner et al., 2005) e que demonstrámos evidências sobre o estado de regulação emocional dos pais. Verificámos também a disponibilidade para lidar com os comportamentos de stress com os filhos.
- A compreensão da multiplicação de números racionais não negativos representados na forma de fração: uma investigação sobre a prática no 6.º ano do ensino básicoPublication . Ferreira, Joana Filipa Bernardo; Brunheira, LinaO presente relatório desenvolve-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Inclui uma descrição e análise das práticas pedagógicas realizadas durante os estágios em 1.º e 2.º CEB, bem como uma investigação desenvolvida durante a prática pedagógica desenvolvida no 2.º CEB. A compreensão do domínio dos números racionais representados em forma de fração, bem como as operações associadas aos mesmos são de difícil compreensão por parte dos alunos. O presente estudo trata-se de uma investigação sobre a prática com foco na compreensão da multiplicação de números racionais não negativos representados na forma de fração por cinco alunos do 6.º ano de uma instituição de ensino público. Trata-se de um trabalho de natureza qualitativa cujos dados foram recolhidos, inicialmente, através de um teste diagnóstico incidente em operações de multiplicação e divisão com números naturais e racionais, representados na forma decimal, e posteriormente através de sete tarefas que mobilizavam uma compreensão evolutiva da multiplicação de frações. Foram ainda valorizadas as conversas informais com os alunos e notas de campo. As produções dos alunos foram analisadas através de categorias de análise definidas para as conceções e estratégias dos alunos. Verificou-se que a utilização de problemas contextualizados, que exigem a justificação da grandeza dos resultados, ajudou-os a compreender que multiplicar frações envolve calcular partes de uma parte. No entanto, alguns alunos ainda demonstraram dificuldade em se distanciar do algoritmo após aprendê-lo. Para superar essas barreiras conceituais, é essencial proporcionar oportunidades para explorar estratégias livremente e enfrentar problemas que estimulem o pensamento crítico, promovendo uma compreensão mais profunda da multiplicação de frações.
- A criança e o jogo simbólico: a representação do mundo do imaginárioPublication . Costa, Ana Filipa Almeida; Dias, JoanaO presente relatório tem como finalidade apresentar de modo reflexivo todo o percurso realizado no decorrer da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), concretizada em contexto de Jardim de Infância (JI) situado na Área Metropolitana de Lisboa. Neste sentido, são apresentados diversos tópicos que refletem todo o processo de intervenção, com um grupo de vinte crianças com três anos de idade, aquando da realização da investigação. Inicialmente é concretizada a caracterização do contexto, sendo este o ponto de partida para a definição das intenções para a ação educativa. Seguidamente, procedeu-se à reflexão e avaliação dessas intenções e de todo o processo de intervenção. Finalmente, surge o tópico referente à investigação desenvolvida no presente contexto de intervenção, cuja problemática é – A criança e o jogo simbólico: a representação do mundo do imaginário. A investigação insere-se numa perspetiva de metodologia de estudo de caso de natureza qualitativa, cujo tema é definido a partir das observações efetuadas no decorrer da prática, nas quais foi possível verificar o envolvimento e entusiasmo das crianças ao se envolverem em situações de Jogo Simbólico. Através da revisão literária e da consequente análise das evidências registadas e da entrevista realizada à educadora cooperante é possível compreender que a prática do Jogo Simbólico tem verdadeiramente impacto no desenvolvimento holístico das crianças e permite que estas aprendam em conjunto e potenciem a descoberta do mundo entre si. Além disso, foi possível concluir que o adulto pode ampliar as experiências e descobertas da criança no decorrer deste momento, mas devendo manter uma postura maioritariamente observadora, respeitando o que é delineado pela criança. Por último, é apresentada a construção da profissionalidade docente, que conta com uma reflexão sobre os valores que estiveram na base da ação pedagógica em contexto de PPS e que contribuem para a construção da minha identidade enquanto futura profissional.
- A Educação Artística e as representações sociais nos filmes de animação: análise a partir de um programa televisivo de Vasco GranjaPublication . Vicente, Catarina D´Oliveira Confraria; Pereira, TeresaEste estudo incide sobre a programação infantil da RTP relativamente aos filmes de animação, em dois momentos - antes de 1974 e de 1974 a 1976 - com a transmissão do programa Cinema de Animação e apresentado por Vasco Granja. Sabendo que através do Cinema de Animação foram transmitidos filmes de animação provenientes de vários países, foram constituídas duas amostras: uma amostra relativa aos filmes de animação anteriores ao Cinema de Animação e outra com filmes transmitidos com o Cinema de Animação. Através deste estudo pretende-se compreender de uma forma alargada as relações entre a linguagem visual veiculada pelo cinema de animação, construções sociais, Educação Artística e Literacia visual. Para tal, analisaram-se os filmes de forma a detetar níveis de representações visuais, culturais e sociais distintos por forma a caracterizar as suas múltiplas dimensões. Em relação à programação exibida entre 1974 e 1976, identificaram-se as mudanças de paradigmas visuais, narrativos e sociais assim como os contributos desta programação para um alargamento da literacia e cultura visuais e, consequentemente para um espaço amplo da Educação Artística num contexto informal. Recorrendo a uma metodologia qualitativa, desenvolveu-se uma pesquisa documental. Esta pesquisa abrangeu tanto documentos textuais, como visuais e audiovisuais. Para além de documentação científica, e de suportes visuais disponíveis na internet, analisou-se a documentação integrante do espólio de Vasco Granja, o qual foi doado pela família à Biblioteca da Faculdade de Letras de Lisboa. A análise documental permitiu identificar que, o programa Cinema de Animação, promoveu a mudança nos paradigmas sociais representados, e que este permitiu o acesso a diferentes linguagens visuais, o que terá contribuído para o desenvolvimento de um referencial visual ampliado no âmbito da literacia visual e cultural – campos essenciais na área da Educação Artística.
- A educação para todos e com todos: direito à participação numa sala de Jardim de Infância em contexto de MEMPublication . Cardoso, Inês dos Santos; Fuertes, MarinaO relatório de estágio apresentado surge no ambiento da Prática Profissional Supervisionada II e tem como propósito descrever de forma reflexiva e fundamentada a minha prática enquanto educadora estagiária, ao longo dos quatro meses de intervenção pedagógica numa Instituição Particular de Solidariedade Social, na valência de pré-escolar. Este trabalho foi realizado com um grupo de vinte e cinco crianças, com idades compreendidas entre os três e os seis anos. Apresenta-se caracterização detalhada do contexto sobre a qual emergiu a ação, fundamentada em intenções educativas e pedagógicas que delineei para com os diversos intervenientes no processo educativo, estabelecendo as bases da minha ação educativa no contexto. Este relatório inclui um capítulo dedicado à investigação que surgiu das minhas observações ao longo da PPS II. Por esse motivo, realizei uma investigação de natureza quantitativa/interpretativa, focada no estudo da perspetiva da educadora acerca da participação das crianças numa sala de Jardim de Infância em contexto do MEM, cujos objetivos são: i) a conceção de participação dos atores envolvidos na OS: educadora cooperante, ii) instrumentos de pilotagem do MEM como promotores da participação ativa das crianças e iii) o papel da educadora numa sala em que as crianças são o centro da ação. A recolha de dados envolveu a utilização de diversas técnicas e instrumentos, incluído a observação direta, registadas através das notas de campo. Além disso, foi realizada uma entrevista estruturada à educadora cooperante e um autoentrevista, conduzidas com base num guião específico elaborado para esta investigação. Para analisar os dados obtidos das diversas técnicas de recolha de dados, recorreu-se à técnica de análise de conteúdo. Neste sentido esta investigação contribuiu para esclarecer diversos conceitos, nomeadamente o conceito de participação. Além disso, permitiu-me analisar os instrumentos de pilotagem do MEM e os momentos da rotina diária das crianças que promovem a participação ativa das crianças. Por último, é realizada uma análise reflexiva sobre o meu percurso académico e experiência profissional, realçando os contributos e influencias na construção da minha identidade profissional e no meu desenvolvimento tanto pessoal como social. Por fim, são apresentadas as considerações finais desta investigação, sintetizando as principais aprendizagens e conclusões retiradas de todo este longo percurso.
- A importância dos limites na vida em grupo e no desenvolvimento socioemocional da criançaPublication . Sousa, Sofia Luiz Gomes Andrade e; Dias, JoanaO desenvolvimento socioemocional é central no bem-estar do indivíduo, consigo próprio e com os outros, ao longo da sua vida. Para esse desenvolvimento contribui a transmissão e integração de limites contentores, que adequem o sujeito ao mundo exterior. Sendo os primeiros anos de vida cruciais nesse desenvolvimento, salienta-se o papel do pré-escolar no mesmo. O presente relatório constitui-se como um estudo de caso, de natureza qualitativa e de carácter exploratório no domínio dos limites em educação pré-escolar, no qual participaram onze pais/mães, uma educadora de infância, uma auxiliar de ação educativa e vinte crianças entre os três e os seis anos. No contexto da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), é explorada com os vários agentes educativos a importância dos limites e a sua relação com o desenvolvimento socioemocional da criança e a gestão de grupo, através de inquéritos por questionário (famílias), entrevistas semiestruturadas (equipa de sala) e focus groups (crianças). Os resultados são analisados qualitativamente, através de análise de conteúdo, fazendo-se um cruzamento com a fundamentação teórica, bem como com notas de campo realizadas ao longo da PPS II. Ressalta-se a conclusão da importância dos limites, e que esta é percebida pelos diferentes grupos do estudo, indo ao encontro da revisão de literatura apresentada. Concluiu-se, assim, a importância da definição de uma forma assertiva de limites que promovam na criança segurança para se movimentar no grupo, e que, paralelamente, permitam ao profissional de educação gerir o grupo de uma forma positiva.
- A influência da compreensão leitora e das estratégias matemáticas aplicadas na resolução de problemas realistasPublication . Pereira, Inês Filipa Pereira Rodrigues; Brunheira, Lina; Estrela, AntóniaO presente relatório é elaborado, no âmbito da unidade curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Na primeira parte do documento, é descrita e analisada, de forma comparativa, a prática pedagógica realizada nos dois ciclos de ensino. Posteriormente, na segunda parte, apresenta-se o estudo empírico aplicado a um dos contextos educativos examinados. A investigação desenvolvida, intitulada A influência da compreensão leitora e das estratégias matemáticas na resolução de problemas realistas, foi realizada numa turma do 4.º ano do 1.º CEB e teve como questões de investigação: (i) A que estratégias recorrem os alunos na resolução de um problema realista?; (ii) Que dificuldades apresentam os alunos na resolução de problemas?; (iii) Como é que a compreensão leitora influencia a resolução de problemas realistas?. Este estudo de índole qualitativa adota uma abordagem metodológica de investigação-ação. As técnicas de recolha de dados aplicadas incluem a entrevista semiestruturada aplicada a três pares de alunos, a observação participante e a análise documental. Para o tratamento e análise desses dados, recorreu-se, sobretudo, à análise de conteúdo. A investigação revelou que os alunos, ao resolverem problemas realistas, utilizaram diversas estratégias, desde abordagens simples como a contagem até estratégias mais estruturadas, como operações aritméticas e representações gráficas. A capacidade de adaptação foi essencial, sendo evidente em alunos que ajustaram as suas estratégias, conforme a complexidade dos problemas. No entanto, alguns discentes enfrentaram dificuldades na interpretação dos enunciados, na compreensão das situações envolvidas, na organização dos dados e na aplicação de estratégias adequadas. Embora a compreensão leitora dos enunciados tenha sido relevante, o sucesso também exigiu a escolha e adaptação de estratégias, mostrando a necessidade de reforçar as competências interpretativas como o domínio de estratégias de resolução.
- A interdisciplinaridade entre as artes visuais e a matemática: um estudo numa turma de 2.º ano do 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Henriques, Ana Catarina Figueiredo; Brunheira, LinaO presente relatório encontra-se inserido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Lisboa. A primeira parte deste documento procede à caracterização dos contextos de ambos os ciclos em que decorreu a prática pedagógica, identificando as questões-problema e os objetivos gerais de intervenção. Estas foram estabelecidas com base numa análise das potencialidades e fragilidades observadas nas turmas em questão. Na segunda parte do relatório é apresentada a investigação. O tema emergiu do interesse pessoal da investigadora, alinhando-se com as necessidades dos alunos. Neste sentido, pretendeu-se compreender o potencial do trabalho interdisciplinar das Artes Visuais e a Matemática para o desenvolvimento de capacidades de visualização espacial e da representação das vistas de objetos. Este estudo contou com a participação de quatro alunos, com idades compreendidas entre os 7 e os 8 anos, pertencentes a uma turma do 2.º ano de escolaridade, onde teve lugar a PES II. No que concerne ao trabalho realizado, foi desenvolvida e implementada uma sequência de atividades com vista ao alcance do objetivo delineado para a investigação. Estas atividades, concebidas para promover aprendizagens significativas nos alunos, envolveram trabalho individual e de pequeno e grande grupo. Relativamente às conclusões do estudo, verificou-se que os alunos desenvolveram aprendizagens tanto na área da Matemática como das Artes Visuais. Assim, tornou-se evidente o contributo do trabalho interdisciplinar entre as duas áreas para promover para o desenvolvimento da representação das perspetivas dos objetivos e da visualização espacial.
- A participação do Conselho Nacional de Educação na construção de políticas de educação dos 0 aos 3 anosPublication . Oliveira, Rita Baldaque Vilamariz Santos; Pires, CarlosA infância enquanto categoria social está em profunda transformação. Apresenta idiossincrasias demográficas, sociais, educativas, culturais e legislativas. Em Portugal, a faixa etária dos 0 aos 3 anos não está incluída do Sistema Educativo e as instituições de acolhimento à Primeira Infância não são tuteladas pelo Ministério da Educação o que origina discrepâncias com a Educação Pré-Escolar. A invisibilidade desta faixa etária tem repercussões na comunidade educativa e nas instituições de acolhimento à infância. Com este estudo pretende-se compreender a problemática que afeta a educação das crianças dos 0 aos 3 anos, pela perspetiva do Conselho Nacional de Educação (CNE) e como a sua ação tem contribuído para a produção de conhecimento e construção de políticas educativas para este grupo etário. Partindo da contextualização socio histórica e legislativa da Educação de Infância, em Portugal com o intuito de conhecimento da realidade, estudou-se o processo de fabricação de políticas educativas, os atores e a produção de conhecimento que lhe está intrinsecamente associada, com a perspetiva de compreensão da ação política do ator em estudo- o CNE. Quanto às dimensões de análise do estudo optou-se por fazer: a caracterização da ação do CNE; a tipologia do corpus documental; a análise dos conceitos-chave, realizada com base em categorias definidas a priori: estabelecimentos educativos, direitos da criança, intencionalidade educativa, profissionais de educação e necessidades sociais; e por último a análise dos atos jurídicos do CNE mais significativos para a educação dos 0 aos 3 anos. As opções metodológicas incidiram num estudo de caso e na análise documental de 71 documentos com referências à educação dos 0 aos 3 anos produzidos pelo CNE. Pode verificar-se a dimensão de produção de conhecimento e de que forma o CNE, enquanto ator político, favorece a reflexão e reunião de consensos que tendem a influenciar a ação política e as políticas educativas. O CNE participa na problematização da Educação dos 0 aos 3 anos, trazendo-a para a arena política e contribui para a preconização de políticas sugerindo medidas que sirvam o Sistema Educativo e os portugueses.