Repository logo
 

ESELx - Dissertações de Mestrado

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 1534
  • O papel do educador na promoção da autorregulação comportamental da criança: um estudo de caso numa sala de jardim de infância
    Publication . Dias, Mafalda de Oliveira Claudio; Rodrigues, Carina Miguel Figueiredo da Cruz Rosa
    O presente relatório, desenvolvido no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa, reflete a minha experiência de estágio em Jardim de Infância, com um grupo de 25 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos. Descrevendo e refletindo, de forma sistemática e fundamentada, os processos vivenciados ao longo de 15 semanas, o trabalho reflete duas dimensões fundamentais articuladas: a prática pedagógica e a prática investigativa. Organizado em seis capítulos principais, o relatório oferece, nos dois primeiros, a Caracterização da Ação Contextualizada e a Análise Reflexiva da Intervenção em Jardim de Infância, respetivamente. O quarto capítulo centra-se na Investigação em Jardim de Infância, apresentando a problemática, a revisão da literatura sobre a temática estudada, o roteiro metodológico e ético, e a análise dos dados. Incidindo sobre O papel do educador na promoção da autorregulação comportamental da criança: um estudo de caso numa sala de jardim de infância, a investigação visou compreender as conceções e práticas da educadora cooperante relativamente à autorregulação comportamental das crianças do grupo, bem como conhecer as representações destas últimas acerca das regras da sala e das estratégias da educadora para a sua (auto-)regulação. O estudo de caso previu diferentes fontes de recolha dos dados (i.e., a observação participante e respetivas notas de campo; e a realização de inquéritos por entrevistas), tratados com recurso à análise de conteúdo/categorial. Os resultados evidenciam o papel do educador como corregulador dos processos de autorregulação comportamental das crianças, promovendo-a através de uma organização cooperada com as crianças do ambiente educativo, incluindo a definição de regras e de consequências para o seu cumprimento/incumprimento. As conclusões contribuíram, também, para a Construção da [minha] Profissionalidade Docente como educadora de infância, dimensão aprofundada no penúltimo capítulo do relatório, a anteceder as Considerações Finais.
  • Benefícios da educação inclusiva na promoção da relação interpares em jardim de infância: conceções e práticas de uma equipa educativa
    Publication . Sérgio, Madalena Tavares; Rodrigues, Carina Miguel Figueiredo da Cruz Rosa
    O presente relatório resulta de um processo de análise crítica e fundamentada da intervenção desenvolvida durante a Prática Profissional Supervisionada II, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. A prática, realizada entre 30 de setembro de 2024 e 24 de janeiro de 2025, decorreu num Jardim de Infância da rede pública, com um grupo heterogéneo de dezanove crianças entre os 2 e os 6 anos. O documento apresenta também uma investigação realizada no mesmo contexto prático e incidente sobre o modo como as conceções e práticas da equipa educativa relativamente à Educação Inclusiva influenciam as relações interpessoais das crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Com este objetivo, foi desenvolvido um estudo de caso de natureza qualitativa, cujas técnicas de recolha de dados previram a observação direta participante, a observação indireta, o inquérito por entrevista, a consulta documental e conversas informais. A análise dos dados permitiu identificar representações, estratégias de mediação e práticas quotidianas da equipa educativa, revelando o impacto da intencionalidade pedagógica na promoção de relações interpares mais equitativas. Os resultados sugerem que práticas inclusivas bem estruturadas, aliadas a um olhar atento e responsivo por parte dos adultos, promovem relações de maior empatia, respeito e cooperação entre as crianças. Conclui-se que o papel do adulto enquanto mediador das relações sociais é determinante na construção de um ambiente verdadeiramente inclusivo. Neste sentido, a formação contínua dos profissionais de Educação e respetiva articulação revelam-se essenciais para o desenvolvimento de uma cultura educativa centrada nos direitos da criança e na valorização da diversidade.
  • A articulação curricular entre o sistema cardiovascular e primeiros socorros, baseada em metodologias ativas
    Publication . Adro, Madalena Santos; Valente, Bianor Antónia da Cruz
    O presente relatório final encontra-se integrado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, inserida no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino (CEB) Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Ao longo deste relatório, são descritas as práticas pedagógicas desenvolvidas em dois contextos distintos: (i) no 1.º CEB, tendo este sido realizado numa instituição de ensino público, localizado em Lisboa, numa turma de 1.º ano; e (ii) no 2.º CEB, numa instituição de ensino público, no distrito de Setúbal, numa turma mista de 5.º ano e 6.º ano. O presente trabalho, integra uma investigação educativa realizada no âmbito do 2º ciclo, que procura responder às seguintes questões de investigação: (i) Que dificuldades manifestam os alunos sobre o sistema cardiovascular e os primeiros socorros? (ii) Que influência têm estratégias de ensino ativas (ex: dissecação, realidade virtual, simulação SBV) na participação e compreensão dos alunos? (iii) Que relações conceptuais e processuais podem ser estabelecidas entre os conteúdos de primeiros socorros e o sistema cardiovascular? Para tal, desenvolveu-se uma investigação qualitativa, ancorada na investigação sobre a própria prática, utilizando métodos como a observação e as notas de campo. A análise dos dados obtidos permite concluir que a articulação entre os primeiros socorros e o sistema cardiovascular, em conjunto com estratégias de ensino ativas, favorece aprendizagens significativas e integradas, promovendo uma compreensão mais profunda e contextualizada de um conteúdo abstrato e complexo.
  • Pequenos, grandes projetos...A implementação da metodologia de trabalho de projeto em contexto de jardim de infância
    Publication . Barros, Madalena Ribeiro dos Santos; Lino, Dalila Maria Brito da Cunha
    O presente relatório, foi realizado no decorrer da unidade curricular Prática Profissional Supervisionada em Jardim de Infância, enquadrado no último ano de Mestrado em Educação Pré-escolar. Esta investigação teve como objetivo ilustrar e fundamentar, a partir de uma análise crítica e reflexiva o processo vivenciado ao longo da componente de estágio, tendo como foco a temática escolhida para exploração e análise. Para que tal fosse possível, defini as minhas intencionalidades para com as (i) crianças; (ii) famílias; (iii) equipa educativa, tendo em conta as suas especificidades, interesses e curiosidades. Assim, procurei colocá-las em prática ao longo da rotina diária e das dinâmicas propostas. No que concerne à temática do relatório, esta incidiu na implementação da Metodologia de Trabalho de Projeto, em contexto de Jardim de Infância, nomeadamente com o grupo de idades entre os 3 e os 4 anos, com quem estagiei. Desta forma, procurei entender os contributos, benefícios e desafios de trabalhar esta componente metodológica; bem como perceber a perspetiva das crianças; famílias e da própria educadora cooperante, à cerca da mesma. Trata-se de uma investigação qualitativa e descritiva, denominando-se por isso, um estudo de caso, no qual integrei diversos recursos e instrumentos de análise de dados, entre eles: a observação direta participante, permitindo adquirir um conjunto de registos escritos essenciais para expor a veracidade do observado; análise documental; inquérito às famílias e entrevista semiestruturada às crianças e à educadora cooperante. Após a análise dos dados, pude aferir que a implementação da Metodologia de Trabalho de Projeto, em contexto de Jardim de Infância, proporciona (i) voz ativa às crianças, permitindo-lhes participar e colaborar na medida em que se sentem mais confortáveis, face às suas necessidades e interesses; (ii) a aquisição de diversas competências, permitindo e contribuindo para o desenvolvimento holístico da criança; (iii) promover uma prática de envolvimento; cooperação; entreajuda e contributo entre todos os agentes educativos envolvidos.
  • Compreensão da leitura numa turma de 3.º ano do 1.º CEB
    Publication . Salgado, Madalena Loureiro; Cardoso, Maria Adriana Principe
    A presente investigação insere-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico e centra-se no desenvolvimento da compreensão da leitura, competência essencial no percurso escolar e na formação integral dos alunos. O estudo tem como objetivo analisar o impacto de uma intervenção pedagógica implementada numa turma do 3.º ano de escolaridade, que envolveu a aplicação de recursos educativos desenvolvidos pelo Plano Nacional de Leitura (LOSA II). Pretendeu-se compreender de que modo estes recursos contribuem para a melhoria das competências de leitura dos alunos, promovendo a mobilização de conhecimentos prévios, a inferência, a interpretação crítica e a construção de sentidos. A investigação seguiu uma metodologia de natureza qualitativa, com recurso a gravações de aula, aplicação de dois testes (antes e depois da intervenção) e entrevista semiestruturada à professora cooperante e a um grupo de alunos. Os resultados revelaram uma evolução positiva no desempenho global da turma ao nível da compreensão da leitura. As perceções dos alunos e da professora cooperante relativamente aos recursos aplicados evidenciaram uma valorização das atividades propostas, destacando-se o papel das pistas, do trabalho em grupo e da clareza das instruções como facilitadores da compreensão leitora. Conclui-se que as atividades de pré-leitura, leitura e pós-leitura, quando articuladas e adaptadas ao perfil dos alunos, potenciam a compreensão da leitura e promovem aprendizagens mais significativas e autónomas. O estudo confirma, ainda, a importância de práticas de ensino reflexivas, diferenciadas e mediadas, que respeitem o desenvolvimento dos alunos e valorizem o prazer de ler como motor da aprendizagem.
  • “Ele disse uma coisa tão feia que partiu o meu coração”: estratégias e práticas para o desenvolvimento de competências socioemocionais na resolução de conflitos
    Publication . Machado, Madalena Filipa Santos; Dias, Joana Filipa da Mota
    O presente relatório decorre no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), do Mestrado em Educação Pré-escolar (MEPE), da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx). A PPS II foi realizada em Jardim de Infância com um grupo heterogéneo em termos de idade, cujo principal objetivo consistiu em descrever, de forma reflexiva e fundamentada, todo o percurso ao longo da prática. Assim, serão apresentadas a caracterização da ação educativa, as intenções que orientaram a minha intervenção e a construção da profissionalidade enquanto futura educadora de infância. Além disso, este relatório contempla uma componente investigativa referente ao papel do adulto no desenvolvimento de competências socioemocionais na resolução de conflitos. A problemática surgiu de uma dificuldade observada relativamente à autorregulação emocional das crianças perante momentos de maior frustração, pelo que foram definidos os seguintes objetivos: (i) Compreender o papel do adulto na gestão das emoções em situações de conflito; (ii) Identificar estratégias e/ou práticas pedagógicas utilizadas pela equipa educativa na promoção da regulação emocional das crianças em idade pré-escolar; (iii) Reconhecer as conceções das crianças sobre os conflitos sociais e as formas de manifestação e regulação das suas emoções. Do ponto de vista metodológico, esta investigação caracteriza-se como um estudo de caso, de natureza qualitativa. Os dados foram recolhidos a partir dos registos elaborados nas notas de campo, das entrevistas semiestruturadas realizadas à equipa educativa de sala, do grupo de discussão efetuado com sete crianças e da bibliografia de referência consultada. Os resultados revelaram que a regulação emocional apresenta um forte impacto na forma como as crianças se relacionam socialmente com os outros. A ação do adulto será crucial neste processo, pois o seu papel passará por ser mediador e fornecer estratégias/ferramentas para que, gradualmente, a criança consiga gerir as suas emoções e, por conseguinte, resolver os conflitos interpessoais.
  • O recurso a estratégias de trabalho colaborativo em História e Geografia de Portugal e o desenvolvimento de competências Histórico-Geográficas e de cidadania
    Publication . Couquinha, Lígia Raquel Mata; Hortas, Maria João de Oliveira Antunes Barroso
    O presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Com base na experiência realizada numa turma de 5.º ano, foi desenvolvida uma investigação centrada na seguinte problemática: O recurso ao trabalho colaborativo como estratégia, nas aulas de História e Geografia de Portugal, potencia o desenvolvimento de competências histórico-geográficas e de cidadania. A partir desta problemática emergiram três objetivos orientadores: (i) caracterizar as atividades de trabalho colaborativo desenvolvidas na disciplina de História e Geografia de Portugal; (ii) analisar as competências histórico-geográficas desenvolvidas pelos alunos em situações de trabalho colaborativo e, (iii) analisar as competências de cidadania desenvolvidas pelos alunos em situações de trabalho colaborativo. A investigação adotou uma metodologia mista, articulando abordagens qualitativas e quantitativas, com o objetivo de compreender em profundidade um fenómeno educativo contextualizado. A recolha de dados mobilizou diversas técnicas, permitindo observar e registar a evolução dos alunos em diferentes dimensões, dos conteúdos e capacidades em História e Geografia de Portugal e das competências sociais. A análise integrou procedimentos de análise de conteúdo e de estatística descritiva simples, possibilitando uma leitura abrangente e rigorosa dos efeitos do trabalho colaborativo no desenvolvimento de competências histórico-geográficas e de competências de cidadania. Os resultados obtidos sugerem que o trabalho colaborativo se revela uma estratégia eficaz para o desenvolvimento de competências específicas da disciplina de História e Geografia de Portugal, bem como de valores e atitudes associados à cidadania, como o respeito e a autonomia. Este processo permitiu contribuir para a promoção de aprendizagens fundamentais à formação de alunos mais conscientes.
  • As crianças não procuram a área da biblioteca: como podemos dinamizá-la de modo a ficar mais atrativa para um grupo de crianças do pré-escolar
    Publication . Correia, Joana Nabeiro Garroa Pinto; de Sousa, Carla Maria Pereira
    O presente relatório tem como principal objetivo a obtenção de grau de mestre em educação Pré-Escolar e abordar, de forma reflexiva e detalhada, o meu percurso na Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), realizada em Pré-Escolar. No relatório, são apresentados todos os aspetos da ação educativa efetuados ao longo deste percurso, abordando as etapas de observação, planificação, ação e reflexão. Esta etapa da prática profissional foi fundamental para o desenvolvimento de ações que resultaram no crescimento do meu conhecimento e da minha experiência profissional e pessoal. Cada interação e atividade realizada contribuíram significativamente para a aprendizagem das necessidades e comportamentos nesta faixa etária, bem como para a aplicação de estratégias pedagógicas adequadas. A problemática que dá nome ao relatório “As crianças não procuram a área da Biblioteca” - Como podemos dinamizá-la, de modo a ficar mais atrativa para um grupo de crianças do Pré-Escolar” emergiu da observação da necessidade de uma modificação da área da Biblioteca. Neste sentido, foi modificada e dinamizada esta área, através de um projeto de intervenção com as crianças. Toda esta investigação desenvolvida ao longo da prática foi caraterizada por aprendizagens significativas que foram essenciais para a construção da minha identidade profissional. Através da reflexão das minhas ações, pude identificar os pontos fortes e os pontos a melhorar da minha prática. Para concluir, o relatório reflete um crescimento e desenvolvimento profissional, demonstrando a importância da prática profissional supervisionada na formação de educadoras competentes e envolvidas com o desenvolvimento integral das crianças.
  • A autonomia das crianças em projetos de grupo: desafios e potencialidades na educação pré-escolar
    Publication . Pérez, Joana Maria Correia; Rodrigues, Carina Miguel Figueiredo da Cruz Rosa
    O presente documento corresponde ao relatório de estágio que decorreu no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx). A finalidade do mesmo é documentar, de forma fiel, analítica, reflexiva e fundamentada, todo o processo decorrente da prática realizada entre 30 de setembro de 2024 e 24 de janeiro de 2025. Estas ocorrências surgiram numa organização socioeducativa (OS) de cariz público, nomeadamente numa sala de jardim de infância (JI), da qual faziam parte 20 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, e a respetiva equipa de sala. Assim sendo, o relatório retratará o trabalho desenvolvido neste contexto, refletindo aspetos essenciais ao processo interventivo da PPS II, como é o caso da (i) Caracterização da Ação Educativa Contextualizada, da (ii) Análise Reflexiva da Intervenção, da (iii) Investigação em JI e, ainda, da (iv) Construção da Profissionalidade Docente e, por último, as (v) considerações Finais. A investigação realizada teve por base, tanto a minha experiência de estágio, quanto os meus interesses relacionados com a Autonomia das Crianças, que se manifestaram na seguinte questão orientadora: “De que forma é que a autonomia dada às crianças nos projetos, na escolha dos temas e atividades, potencia a sua motivação e o seu envolvimento nos mesmos em contexto de Educação Pré-Escolar?”. Os objetivos gerais da pesquisa foram: i) conhecer as conceções da Educadora cooperante sobre a participação ativa e a autonomia das crianças em projetos de grupo; ii) compreender de que forma as práticas pedagógicas da educadora podem potenciar o envolvimento e a participação ativa das crianças em projetos de grupo; iii) analisar a relação entre a vontade das crianças, o seu envolvimento nos projetos de grupo e a sua capacidade de participar ativamente nas decisões. Para estudar a temática em questão, realizei um estudo de caso, de natureza qualitativa, para o qual mobilizei diferentes técnicas e instrumentos de recolha de dados favoráveis à sua triangulação o mais fiel e pertinente possível, tais como: a observação direta participante e a observação indireta, os respetivos registos escritos, fotográficos, vídeos e áudio, e eventuais produções das crianças, conversas, formais e informais, com a equipa educativa, inquéritos por entrevista (semiestruturada) e os respetivos guiões, aplicados à Educadora cooperante e a uma amostra de crianças do grupo. Os resultados mostram que a autonomia e o envolvimento das crianças nos projetos podem potenciar significativamente a sua motivação e consequente participação ativa. Todavia, é uma relação que pode ser influenciada por diferentes fatores, tais como, as características do indivíduo, o vínculo afetivo com o adulto ou com outras crianças presentes, ou as próprias condições do ambiente educativo. Conclui-se, de igual forma, que as conceções e práticas pedagógicas intencionais do educador são fulcrais para criar um ambiente promotor da autonomia e da participação ativa das crianças.
  • A definição partilhada de critérios de avaliação da participação como potenciadora do envolvimento dos alunos do 1.º e 2.º Ciclos
    Publication . Gregório, Joana Heitor Ferreira; Tempera, Tiago Bruno Correia
    A presente investigação foi desenvolvida a partir da prática desenvolvida numa turma do 1.º ano e em duas turmas do 6.º ano e teve como objetivo entender de que forma a definição partilhada de critérios de avaliação da participação pode potenciar o envolvimento dos alunos do 1.º e 2.º Ciclos. Na primeira parte do estudo é realizada uma caracterização das práticas pedagógicas desenvolvidas tanto numa turma de 1.º ano do 1.º Ciclo, na qual foi desenvolvido um projeto relacionado com a gestão democrática de conflitos, como em duas turmas de 6.º ano do 2.º Ciclo, nas quais foi desenvolvido um projeto acerca da mobilização de metodologias ativas. Por fim é feita uma análise das mesmas. De seguida, na segunda parte, é apresentada a investigação. Esta foi desenvolvida numa turma de 1.º ano e em duas turmas de 6.º ano, tendo sido contruídas, em conjunto com os alunos, critérios de avaliação do envolvimento em sala de aula. No 1.º Ciclo, os critérios foram definidos para listas de verificação e no 2º. Ciclo para rubricas de avaliação. Para tal, foi realizado um estudo qualitativo e exploratório, enquadrado num paradigma interpretativo. As técnicas de recolha de dados mobilizadas foram a observação participante da investigadora; observação indireta e inquérito por entrevista em grupo focal. Os resultados indicam que a utilização de listas de verificação e rubricas de avaliação melhora a autorregulação e desempenho dos alunos e que a definição partilhada dos critérios contribuiu para o envolvimento dos mesmos na sua própria avaliação. Conclui- se que a definição partilhada de rubricas de avaliação promove o envolvimento dos alunos, ao estimular a autorreflexão, a autorregulação e a consciência crítica sobre a aprendizagem. Apesar de alguns constrangimentos, os resultados demonstram que, quando integradas de forma participativa e contínua, estas ferramentas potenciam a autonomia e a responsabilidade dos alunos, contribuindo para a melhoria do seu desempenho e envolvimento nas atividades letivas.