Browsing by Issue Date, starting with "2024-12-18"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- O impacto da gamificação na motivação para as aulas de matemática em estudantes do 2.º CEBPublication . Ferreira, Sónia Cristina Santos Viegas; Caseiro, AnaO presente relatório final insere-se na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e do 2.º CEB de Matemática e Ciências Naturais, dividindo-se em duas partes. Na primeira, são descritas duas práticas pedagógicas realizadas em contextos públicos, sendo um dos contextos uma turma do 4.º ano de 1.º CEB e o outro contexto duas turmas do 5.º ano de 2.º CEB. Na segunda parte, aborda-se a problemática “Como podemos motivar os estudantes nas aulas de matemática?”, explorando o impacto da gamificação na motivação dos alunos através de um jogo didático centrado em ângulos e triângulos do 5.º ano. O estudo procura responder a três questões principais: i) Qual o impacto da introdução de um jogo didático na motivação dos estudantes na disciplina de Matemática?; (ii) Que alterações nas atitudes dos estudantes relacionadas com a motivação surgem com a aplicação de jogos didáticos?; (iii) Qual a perceção dos estudantes relativamente à utilização do jogo didático como potencializador de capacidades e conhecimentos matemáticos?. Para tal, implementou-se como estratégia a gamificação, com recolha de dados por notas de campo e dois questionários em duas fases distintas na investigação: no início, para identificar os níveis de motivação dos alunos e as suas perceções iniciais relativamente ao jogo; no final, para avaliar mudanças na motivação, nas atitudes e nas perceções dos estudantes. Os resultados obtidos indicam que a evolução da motivação dos estudantes foi pontual, com um ligeiro desenvolvimento da motivação intrínseca e uma estabilização da motivação extrínseca. Apesar de não se ter observado um aumento substancial da motivação, os progressos em atitudes como entusiasmo, persistência e colaboração representam avanços promissores para futuros progressos na motivação. Adicionalmente, as perceções dos estudantes passaram de algumas opiniões negativas ou pouco claras para uma maioria de respostas positivas sobre as potencialidades da gamificação e do jogo aplicado, acompanhadas por justificações mais detalhadas.
- Lançamento de uma linha de produtos dedicada a cuidados de pele: o caso Pore CarePublication . Batista, Matilde Mendes Rodrigues Gonzalez; Rodrigues, Carla; Gonçalves, RuiTorna-se cada vez mais imperativo que as marcas se mantenham em evolução, nomeadamente no mercado cosmético, sobretudo devido ao rápido avanço tecnológico e à expansão do digital. A reinvenção e adaptação consoante necessidades do consumidor e tendências atuais, tornaram-se fundamentais para que as marcas se mantenham relevantes, num mercado em permanente competitividade e transformação. Outro fator chave para se diferenciarem é a inovação dos produtos. Este relatório vem responder à necessidade de desenvolver um plano de marketing eficaz para introduzir uma nova linha de produtos de skincare no mercado, explorando com detalhe as estratégias de marketing utilizadas no inovador lançamento da gama de produtos dedicada à pele e aos poros-The Porefessional da Benefit Cosmetics. O lançamento de produtos cosméticos é um tema muito pertinente no cenário de Publicidade e Marketing, especialmente na indústria de beleza, uma área onde que se tem vindo a observar um grande crescimento. Estima-se que o setor alcance uma receita de aproximadamente 191 mil milhões de euros até 2028 (Statista, 2024f). A metodologia implementada nesta investigação foi de observação direta, oferecendo insights fundamentais, nomeadamente acerca do consumidor em ações com o caso do evento de lançamento. Além disso, procedeu-se à análise de dados, estudos de mercado, concorrência, etc., através de plataformas como a Nielsen e Yumi. O plano de marketing realizado acrescenta valor para a marca, na medida em que oferece estratégias e táticas eficazes, assim como resultados muito positivos.
- Avaliação da composição e bioatividade de algas comestíveis comercializadas em PortugalPublication . Marçalo, Ana Rita Duarte; Semedo, Magda Sofia Nobre Soares de Carvalho Cardoso Nobre; Reboredo, Fernando Henrique da SilvaAs macroalgas são importantes recursos marinhos utilizadas na produção de alimentos e fármacos devido aos seus nutrientes e compostos com propriedades benéficas para a saúde, incluindo atividades anti-oxidante, anti-inflamatória, antibacteriana, anticoagulante e antitumoral. Contudo, esses organismos possuem capacidade de biorremediação por processos de bioabsorção e bioacumulação, retendo nas suas células compostos tóxicos presentes no meio de cultura, que representam um risco para a saúde do consumidor, invalidando os benefícios previamente identificados. Neste estudo foram selecionadas cinco algas comestíveis adquiridas em locais de venda ao público de bens alimentares em Portugal: Undaria pinnatifida (wakame da China e do Japão), Laminaria spp. (kombu da Coreia do Sul e do Japão), e Porphyra spp. (nori da China). A composição elementar foi avaliada por fluorescência de raios X de energia dispersiva obtendose teores de K, S, Cl, Ca, Fe, Zn, Br, As, Sr, Cu, P, Si, I e Ni. Os compostos bioativos foram extraídos por três métodos: autoclave (água, 121 ºC, 30 minutos), multi-etapas (água fria, água em ebulição, condições alcalinas e ácidas) e micro-ondas (água, KOH, 120 ºC, 30 minutos). Foram quantificados lípidos, carbohidratos, proteínas, compostos fenólicos, flavonoides e pigmentos através de espectroscopia UV-Vis. A atividade anti-oxidante, antibacteriana e o efeito citotóxico dos extratos foram avaliados através de ensaios in vitro e e a identificação e caracterização parcial dos compostos presentes foram efetuadas por FTIR. Este trabalho revelou a presença de macro e micronutrientes essenciais, bem como de elementos tóxicos (Sr, Br e As), comprometendo a qualidade e segurança destes alimentos. Contudo, os extratos exibiram atividades antioxidante, antibacteriana e baixa citotoxicidade, demonstrando potencial como alimentos funcionais e aplicação nas indústrias alimentar e biofarmacêutica, desde que desenvolvidas em condições controladas. Assim, para as macroalgas serem resposta às necessidades de soluções sustentáveis e inovadoras para a saúde humana, estas exigem estudos aprofundados da sua composição e propriedades.
- Katábasis: o corpo de experiências no processo criativoPublication . Fernandes, Valter Renato Ferreira; Bentes, Amélia; Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de DançaA pesquisa realizada detém-se sobre o corpo de experiências como meio de expressão artística, explorando aspetos biológicos, emocionais e criativos através de uma investigação que busca uma compreensão holística do corpo do intérprete em dança a partir de seu conhecimento empírico. Procurou-se tanto na pesquisa, como no objeto artístico, investigar um corpo que se alterna entre espaço interior e exterior, abordando conceitos como alterabilidade, relação entre matérias, solipsismo e autoconhecimento, bem como sobre o papel da memória em moldar e desconstruir padrões, numa reflexão sobre técnicas e hábitos do corpo a partir de uma abordagem coreográfica. O desenho geral deste relatório foi estruturado de forma a promover a inter-relação entre teoria e prática, encontrando-se dividido em cinco matérias. O capítulo I explora o papel do criador/intérprete como investigador, analisando a relação entre pesquisa e prática artística, e como isso valoriza o objeto artístico. No capítulo II aborda a improvisação em dança, contextualizando-a historicamente e justificando sua escolha como ferramenta coreográfica, destacando como essas tasks podem promover o autoconhecimento, superar padrões e expandir possibilidades expressivas. O capítulo III, foca-se no corpo de experiências, investigado sua dimensão biológica, social e cultural, ressaltando sua complexidade e relação com o mundo, para que no capítulo IV se debruce sobre a memória, perceção e transformação do corpo. Finalmente, no capítulo V, o processo criativo é detalhado, evidenciando como os conceitos e práticas discutidos influenciaram a criação e a escrita crítica do relatório. O objetivo final é integrar teoria e prática, desenvolvendo tasks de improvisação para contextos distintos.
- Cobertura mediática do massacre de “Monte Txota”Publication . Carvalho, Aidê Santa Maria Freire Barreto de; Moura, PauloNa madrugada do dia 25 de abril de 2016, Manuel António Ribeiro, mais conhecido por “Antany”, assassinou, à tiro, oito colegas militares e três civis, no destacamento militar de “Monte Txota”, em Rui Vaz, concelho de São Domingos, na ilha de Santiago. Um acontecimento sem precedentes na história de Cabo Verde, que chocou o país e modificou a rotina dos jornalistas. A presente dissertação analisa a cobertura mediática do “Massacre de Monte Txota”, com base nas notícias publicadas nos Jornais Online e na Televisão de Cabo Verde (TCV), desde a descoberta da tragédia 26 de abril até a 03 de novembro do mesmo ano, por altura da leitura da sentença do julgamento do autor confesso do crime, que se auto-identifica por “sniper” (atirador). Buscou-se compreender de que forma os jornalistas reportaram esse caso inédito no país, debruçando-se sobre o papel dos media, os critérios de noticiabilidade adotados, as questões éticas e responsabilidades jornalísticas no tratamento desta tragédia. Constatamos que o imediatismo da Internet induziu a falhas jornalísticas, sobretudo, nas primeiras horas da cobertura, e que depois foram corrigidas com uma cobertura mais responsável. Nesta era digital, o desafiante papel dos jornalistas revelou-se muito importante na construção da realidade deste tema sensível, tendo em conta a sua influência sobre a sociedade. Entretanto, as limitações do acesso às fontes de informação e a autocensura têm sido os grandes entraves ao jornalismo de investigação em Cabo Verde, como é o caso do Monte Txota. Não houve um tratamento aprofundado das matérias desta tragédia que teve implicações éticas, políticas e sociais. Recorremos a algumas técnicas de pesquisa, como bibliográficas para o propósito da fundamentação teórica, análise de conteúdo, segundo o modelo mencionado pela autora BARDIN (2009-2011). Também adotamos a metodologia de análise televisual proposta por Beatriz Becker (2016) e ainda recorremos a algumas entrevistas dos jornalistas e responsáveis dos órgãos da comunicação social.
- A utilização da Inteligência Artificial como ferramenta de democratização do design gráfico e social: projeto de cartaz de sensibilização sobre a problemática da endometriosePublication . Martins, Márcia Carvalho; Abreu, João Gomes deVivem-se tempos de mudança, tempos onde os avanços tecnológicos são velozes e sofisticados, principalmente, com o desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA). Em contrapartida, destacam-se os contrastes a nível económico, social e ambiental. Estes fatores fazem questionar como será o futuro com os avanços tecnológicos e de que forma é que a IA poderá ser um progresso para a Humanidade. No contexto do Mestrado em Audiovisual e Multimedia, pensou-se num projeto cuja pergunta de partida questiona se “a Inteligência Artificial pode ser uma ferramenta de democratização do design?”. Para responder a esta questão optou-se pelo desenvolvimento de um cartaz para uma campanha de sensibilização realizado por alguém não especialista em design. Ao longo do desenvolvimento deste cartaz procurou-se assim avaliar se um individuo não especialista/profissional em design é capaz de produzir um projeto nesta vertente, através da utilização de ferramentas de IA.