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- Um mundo de cor e imaginação: o desenho infantil como atividade criativaPublication . Mendonça, Catarina Silva; Dias, JoanaA presente investigação incide no universo do desenho infantil, explorando como a atividade é entendida e praticada enquanto expressão criativa, e qual o papel dos adultos/as nesse processo. O estudo foi realizado numa sala de Jardim de Infância, inserida numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) no centro de Lisboa, com crianças entre os quatro e os seis anos de idade, manifestando as mesmas uma grande preferência por atividades de desenho, ocupando essas atividades a maior parte do tempo no planeamento diário. A metodologia do estudo contou com uma abordagem qualitativa, utilizando o método de estudo de caso, através da observação participante, análise documental e entrevistas, de modo a recolher as perceções e práticas de adultos e crianças. É possível constatar que tanto adultos como crianças reconhecem o desenho como uma forma de comunicação e expressão, associando-o à criatividade. No entanto, as conceções acerca da criatividade variam, sendo estas influenciadas pelas práticas e conceções dos adultos de referência. Ao analisar os desenhos e entrevistas das crianças, observamos uma diversidade de temas e abordagens, revelando a presença de criatividade nas suas produções. As conclusões destacam a importância do desenho infantil no desenvolvimento holístico das crianças e a necessidade de uma abordagem equilibrada por parte dos adultos para promover a expressão criativa. Esta pesquisa oferece importantes insights para práticas pedagógicas que valorizam a autonomia e a imaginação/criatividade das crianças, contribuindo para uma compreensão mais profunda do desenho infantil como uma atividade criativa.
- As representações das crianças sobre a diversidade cultural no meio que habitamPublication . Planche, Sara Marina Fraga Jorge; Lino, DalilaO presente relatório insere-se na Unidade Curricular Prática Profissional Supervisionada (PPSII) e tem como principal objetivo apresentar, de forma reflexiva e fundamentada, a minha intervenção educativa, ao longo da PPSII, num contexto de jardim de infância caracterizado pela diversidade cultural, com um grupo de crianças entre os três e os cinco anos de idade. Este relatório encontra-se estruturado em seis capítulos que englobam, após uma breve introdução, a caracterização do estabelecimento socioeducativo, da equipa educativa, do grupo de crianças e das suas famílias; as intencionalidades que guiaram a minha prática educativa; o projeto de investigação segundo a Metodologia de Trabalho por Projeto; a investigação acerca da problemática que emergiu no decorrer da PPSII; uma reflexão sobre a construção da minha profissionalidade e algumas considerações finais. A problemática investigada consiste na representação das crianças sobre a diversidade cultural no meio que habitam com o objetivo de compreender as representações das crianças relativamente à sua identidade cultural e à identidade cultural dos seus pares, nomeadamente, naturalidade, língua e tradições vivenciadas. O presente estudo aponta as características físicas, principalmente o cabelo e o tom de pele e as atividades ou ações realizadas como as principais representações das crianças sobre a diversidade cultural no meio que habitam, assumindo, predominantemente, uma postura egocêntrica.