Browsing by Issue Date, starting with "2024-09-18"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Um mundo de cor e imaginação: o desenho infantil como atividade criativaPublication . Mendonça, Catarina Silva; Dias, JoanaA presente investigação incide no universo do desenho infantil, explorando como a atividade é entendida e praticada enquanto expressão criativa, e qual o papel dos adultos/as nesse processo. O estudo foi realizado numa sala de Jardim de Infância, inserida numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) no centro de Lisboa, com crianças entre os quatro e os seis anos de idade, manifestando as mesmas uma grande preferência por atividades de desenho, ocupando essas atividades a maior parte do tempo no planeamento diário. A metodologia do estudo contou com uma abordagem qualitativa, utilizando o método de estudo de caso, através da observação participante, análise documental e entrevistas, de modo a recolher as perceções e práticas de adultos e crianças. É possível constatar que tanto adultos como crianças reconhecem o desenho como uma forma de comunicação e expressão, associando-o à criatividade. No entanto, as conceções acerca da criatividade variam, sendo estas influenciadas pelas práticas e conceções dos adultos de referência. Ao analisar os desenhos e entrevistas das crianças, observamos uma diversidade de temas e abordagens, revelando a presença de criatividade nas suas produções. As conclusões destacam a importância do desenho infantil no desenvolvimento holístico das crianças e a necessidade de uma abordagem equilibrada por parte dos adultos para promover a expressão criativa. Esta pesquisa oferece importantes insights para práticas pedagógicas que valorizam a autonomia e a imaginação/criatividade das crianças, contribuindo para uma compreensão mais profunda do desenho infantil como uma atividade criativa.
- As representações das crianças sobre a diversidade cultural no meio que habitamPublication . Planche, Sara Marina Fraga Jorge; Lino, DalilaO presente relatório insere-se na Unidade Curricular Prática Profissional Supervisionada (PPSII) e tem como principal objetivo apresentar, de forma reflexiva e fundamentada, a minha intervenção educativa, ao longo da PPSII, num contexto de jardim de infância caracterizado pela diversidade cultural, com um grupo de crianças entre os três e os cinco anos de idade. Este relatório encontra-se estruturado em seis capítulos que englobam, após uma breve introdução, a caracterização do estabelecimento socioeducativo, da equipa educativa, do grupo de crianças e das suas famílias; as intencionalidades que guiaram a minha prática educativa; o projeto de investigação segundo a Metodologia de Trabalho por Projeto; a investigação acerca da problemática que emergiu no decorrer da PPSII; uma reflexão sobre a construção da minha profissionalidade e algumas considerações finais. A problemática investigada consiste na representação das crianças sobre a diversidade cultural no meio que habitam com o objetivo de compreender as representações das crianças relativamente à sua identidade cultural e à identidade cultural dos seus pares, nomeadamente, naturalidade, língua e tradições vivenciadas. O presente estudo aponta as características físicas, principalmente o cabelo e o tom de pele e as atividades ou ações realizadas como as principais representações das crianças sobre a diversidade cultural no meio que habitam, assumindo, predominantemente, uma postura egocêntrica.
- Freeze-in as a complementary process to freeza-outPublication . Capucha, Rodrigo; Elyaouti, Karim; Mühlleitner, Margarete; Plotnikov, Johann; Santos, RuiThere are many extensions of the Standard Model with a dark matter (DM) candidate obtained via the freeze-out mechanism. It can happen that after all experimental and theoretical constraints are taken into account, all parameter points have a relic density below the experimentally measured value. This means that the models solve only partially the DM problem, and at least one more candidate is needed. In this work we show that it is possible to further extend the model with a DM candidate obtained via the freeze-in mechanism to be in agreement with the relic density experimental measurement. Once the relic density problem is solved with this addition, new questions are raised. This new model with at least two DM candidates could have a freeze-out undetectable DM particle both in direct and indirect detection. This could happen if the freeze-out DM particle would have a very low density. Hence, a collider DM hint via excess in the missing energy with no correspondence in direct and indirect detection experiments, could signal the existence of a Feebly Interacting Massive Particle (FIMP). Conversely, if a DM particle is found and a particular model can explain all observables except the correct relic density, an extension with an extra FIMP would solve the problem. The freeze-in DM candidate, due to the small portal couplings, will not change the remaining phenomenology.
- As representações das crianças sobre a diversidade cultural no meio que habitamPublication . Sara Marina Fraga Jorge Planche; Maria Brito da Cunha Lino, DalilaO presente relatório insere-se na Unidade Curricular Prática Profissional Supervisionada (PPSII) e tem como principal objetivo apresentar, de forma reflexiva e fundamentada, a minha intervenção educativa, ao longo da PPSII, num contexto de jardim de infância caracterizado pela diversidade cultural, com um grupo de crianças entre os três e os cinco anos de idade. Este relatório encontra-se estruturado em seis capítulos que englobam, após uma breve introdução, a caracterização do estabelecimento socioeducativo, da equipa educativa, do grupo de crianças e das suas famílias; as intencionalidades que guiaram a minha prática educativa; o projeto de investigação segundo a Metodologia de Trabalho por Projeto; a investigação acerca da problemática que emergiu no decorrer da PPSII; uma reflexão sobre a construção da minha profissionalidade e algumas considerações finais. A problemática investigada consiste na representação das crianças sobre a diversidade cultural no meio que habitam com o objetivo de compreender as representações das crianças relativamente à sua identidade cultural e à identidade cultural dos seus pares, nomeadamente, naturalidade, língua e tradições vivenciadas. O presente estudo aponta as características físicas, principalmente o cabelo e o tom de pele e as atividades ou ações realizadas como as principais representações das crianças sobre a diversidade cultural no meio que habitam, assumindo, predominantemente, uma postura egocêntrica.
