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- A cobertura noticiosa da música nacional na SIC: estudo sobre o Primeiro Jornal, Jornal da Noite e do site da SIC NotíciasPublication . Alexandre, Maria João Rodrigues; Mata, Maria José; Lucas, IsabelO presente relatório foi realizado no âmbito de um estágio curricular do mestrado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social na SIC (Sociedade Independente de Comunicação), entre janeiro e julho de 2024. Neste estágio, realizado, numa primeira fase no site da SIC Notícias, e posteriormente na Editoria de cultura da SIC investigou-se o destaque da cultura nacional dentro da editoria, com especial foco na música. Através da observação participante e de uma análise de conteúdo realizada às notícias de cultura publicadas no site e transmitidas no Primeiro Jornal e no Jornal da Noite entre os meses de fevereiro e junho, conclui-se que as notícias de música nacional predominam na televisão em relação ao online, sendo que a maioria das notícias de música estão relacionadas com concertos e festivais. Conclui-se ainda que, no caso da televisão, o género jornalístico predominante nas peças de cultura são as reportagens, que estas peças tendem a aparecer na segunda-parte dos alinhamentos de ambos os programas e que a maioria destas peças não carecem de promoção durante o decorrer dos programas. Por fim, entendeu-se que não existe análise nem crítica musical, dois subgéneros bastante característicos do jornalismo musical. Além dos dois métodos de investigação mencionados, realizou-se ainda uma revisão da literatura sobre jornalismo cultural e entrevistas exploratórias a jornalistas da SIC.
- Promoção de competências pessoais e sociais em alunos com perturbação do espetro do autismo e perturbação do desenvolvimento intelectualPublication . Ferreira, Sílvia Alexandra Mateus; Nunes, ClarisseO presente estudo pretendeu compreender em que medida a adaptação de atividades baseadas na metodologia Ubuntu promove a participação e o desenvolvimento de competências pessoais e sociais em alunos com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) e Perturbação do Desenvolvimento Intelectual (PDI), assim como reconhecer a importância das estratégias implementadas pela docente de Educação Especial (DEE) neste processo. Este projeto de intervenção foi desenvolvido numa Unidade de Apoio Especializado (UAE) integrada num Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA), situado numa Escola Básica do distrito de Lisboa e contou com a participação de seis alunos que apresentam PEA e PDI, com idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos. A concretização do projeto teve por base a metodologia de investigação-ação e desenvolveu-se em três fases: a primeira fase correspondeu ao planeamento, preparação do estudo, recolha de dados empíricos, elaboração dos materiais e dos instrumentos de recolha de dados; a segunda fase destinou-se à implementação do projeto, em duas séries distintas (correspondendo a dois ciclos de investigação), baseadas na metodologia Ubuntu – Academia de Líderes Ubuntu (ALU), de acordo com as competências pessoais e sociais a desenvolver e que se consideraram prioritárias; a terceira fase consistiu na compilação, apresentação, análise e discussão dos resultados. Durante o estudo foram utilizadas várias técnicas e instrumentos de recolha dos dados, entre os quais se destacam: a pesquisa documental, a análise de redes sociais (com recurso a testes sociométricos), a observação participante (com recurso a grelhas de observação, a notas de campo e a meios audiovisuais) e a entrevista semiestruturada. Os dados recolhidos foram estudados através da análise de conteúdo. Os resultados do projeto evidenciam o desenvolvimento de algumas das competências pessoais e sociais, baseadas nos programas de aprendizagem socioemocional (SEL) e na metodologia Ubuntu, destacando-se o autoconhecimento, a autoconfiança e a resiliência, através da tomada de consciência de si próprio e do controlo das emoções; de comunicação, através da partilha de expressões e do uso mais eficaz da comunicação não verbal; da empatia, ao nível da relação com os pares e do respeito pelos outros; transversais, onde imperou o trabalho de equipa, a flexibilidade e a adaptação à mudança, assim como a criatividade e motivação para o sucesso, perspetivando-se o desenvolvimento integral dos participantes, associadas ao serviço e à tomada de decisões responsáveis.
- Impact of centrosome amplification in the malignant transformation of Barrett’s esophagusPublication . Silveira, Bárbara Nunes de Amaral da Silva; Calado, Cecília Ribeiro da Cruz; Lopes, Carla Alexandra MendesAbstract Barrett's esophagus (BE) is a multistep premalignant condition, progressing from metaplasia, dysplasia, to, ultimately, esophageal adenocarcinoma (EAC).BE early detection, as well as stratifying its risk of progression, is becoming a growing concern. Centrosome amplification (CA) is observed in metaplastic BE cells and increases throughout progression, significantly increasing from metaplasia to dysplasia. Because CA has been described in many human cancers and may contribute to the development of malignancy, we hypothesized that CA may contribute to BE malignant progression by impacting the migration and invasion potentials of BE dysplastic cells. If this hypothesis is correct, a decrease of CA in dysplasia would be sufficient to reduce malignant properties such as invasiveness potential. Indeed, by depleting molecules of centriolar biogenesis to reduce the level of CA, we observed a reduced migratory and invasive potential of dysplastic cells. As epithelial-mesenchymal transition (EMT) is often linked to malignancy and invasion capacity, we investigated whether the reduction of extra centrosomes could result in an EMT reversal, increasing epithelial cellular traits and lessening mesenchymal features responsible for the migratory and invasive potential of the cells. Although the reduction of CA in dysplasia cells was not accompanied by significant changes in their EMT signature, there was a cytosolic accumulation of a component of the extracellular matrix. Notably, this was accompanied by reduced levels of this component in the extracellular space. In summary, our results indicate that CA contributes to the invasive potential in dysplasia and provides important clues into their mechanisms. This study provides new insights regarding the contribution of supernumerary centrosomes to the invasive potential in dysplasia, highlighting the importance of CA in the malignant progression of BE. These findings may contribute to the development of new biomarkers of progression and personalizing therapy.
- As Pupilas: os métodos de investigação utilizados numa investigação jornalística sobre os abusos na igreja católica portuguesa, da Grande Reportagem da SICPublication . Rodrigues, Sara Catarina Ferreira Rodrigues; Moura, PauloO presente trabalho, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa, visa a obtenção do grau de mestre e resulta de um estágio curricular de seis meses, entre 15 de janeiro e 15 de julho de 2024, na estação televisiva SIC. O estudo de caso analisa o acompanhamento de uma investigação orientada pela equipa da Grande Reportagem sobre os abusos sexuais na Igreja Católica Portuguesa, explorando as estratégias dos jornalistas até chegaram à informação. O objetivo desta investigação é compreender o processo jornalístico, desde a escolha do tema até à decisão de investigação, os métodos de investigação utilizados pelos jornalistas, bem como os desafios e constrangimentos enfrentados numa investigação jornalística televisiva. Este relatório de estágio também tem como objetivo compreender os diferentes conceitos e características do jornalismo de investigação, traçar o perfil do jornalista de investigação e perceber as especificidades do jornalismo de investigação televisivo na época atual. Assim, através de uma pesquisa bibliográfica (revisão da literatura sobre jornalismo de investigação e os seus métodos) e não documental (entrevistas exploratórias aos profissionais responsáveis pela investigação da SIC e observação participante), pretende-se compreender como é realizada uma investigação no canal televisivo privado, contribuindo para um melhor entendimento dos métodos de investigação utilizados numa reportagem.
- O comentário no feminino nos espaços informativos da televisão pública: o caso do Telejornal da RTP1 e do Jornal 2 da RTP2Publication . Sajin, Victoria; Subtil, Filipa Mónica de Brito GonçalvesO objetivo desta dissertação é traçar o perfil sociográfico das mulheres que, entre 1 de fevereiro e 30 de abril de 2024, fizeram comentário nos espaços informativos da RTP (Telejornal e Jornal 2). É uma investigação que se insere no âmbito dos estudos de comunicação política. As investigações até agora desenvolvidas no contexto da academia portuguesa centraram-se sobretudo em análises de pendor diacrónico, procurando perceber as transformações dos espaços de comentário nas últimas décadas, bem como o perfil sociográfico dos comentadores nos mais variados formatos dos media (Figueiras, 2005; 2008; 2011; 2019). Sobre a presença das mulheres nos espaços de comentário, os estudos são ainda escassos ou praticamente inexistentes, lacuna que esta dissertação procura de algum modo colmatar. A estratégia metodológica adotada é de pendor fundamentalmente qualitativo, recorrendo a técnicas documentais de recolha de informação: pesquisa, leitura e análise crítica da literatura académica desenvolvida neste domínio e pesquisa e análise de documentação nos respetivos canais, fundamental para a construção da grelha de análise que permitiu traçar o perfil sociográficos dos(as) comentadores(as), bem como o papel que ocupam nos espaços informativos em análise. Os resultados obtidos nesta investigação mostram que os protagonistas dos espaços de comentário do Telejornal (RTP1) e do Jornal 2 (RTP2), ao contrário do que se poderia esperar de um canal público, são maioritariamente homens.
- A barra no chão como ferramenta de treino do developpé nas aulas de barra no chão e de técnica de dança clássica do 3ºano da Dance Spot - Conservatório de DançaPublication . Dias, Raquel Filipa Alves; Amorim, VeraElaborado no contexto do Curso de Mestrado em Ensino de Dança, dirigido pela Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa, o presente Relatório de Estágio intitula-se “A Barra no Chão como ferramenta de treino do Developpé nas aulas de Barra no Chão e de Técnica de Dança Clássica do 3º Ano da Dance Spot - Conservatório de Dança”. O estágio, realizado durante o Ano Letivo de 2023/2024 com as alunas do 3º Ano da Escola Dance Spot-Conservatório de Dança, teve como foco o lecionar da técnica de dança clássica, com ênfase nas aulas de Barra no Chão, salientando a relevância da preparação física para a prática da Dança. Definiu-se como objetivo geral a promoção da consciência corporal, além do desenvolvimento da flexibilidade e da força muscular, com ênfase nos membros inferiores e na região abdominal (core). Neste sentido, foram utilizados alguns métodos de preparação física, com foco no método de Barra no Chão de Boris Kniaseff. Assim, foi possível identificar os objetivos específicos que contribuiriam para a melhoria do movimento Developpé. Após a revisão da literatura existente, a análise de diferentes perspetivas dos respetivos autores de referência e um processo de comunicação ativa entre a estagiária e os docentes envolvidos, bem como a aplicação de grelhas de observação, procedeu-se à recolha de dados. Com base na metodologia da investigação-ação, concluiu-se que a inclusão de momentos de Barra no Chão no início das aulas de Técnica de Dança Clássica para o 3º Ano da Dance Spot - Conservatório de Dança, estruturados de forma a possibilitar o desenvolvimento das competências físicas e psicológicas necessárias à correta execução da técnica, contribuiu para uma maior consciência muscular e esquelética dos alunos. Além disso, esta abordagem permitiu avaliar a evolução dos estudantes e detetar antecipadamente lesões que poderiam comprometer o crescimento saudável dos alunos, bem como o seu desenvolvimento técnico e artístico.