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ESD - Dissertações de Mestrado

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ESD - Dissertações de Mestrado

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  • Desenvolvimento de competências socioemocionais, na disciplina de técnica de dança contemporânea, com alunas do 6º, 7º e 8º anos do ensino artístico especializado, na Escola de Dança da Companhia de Dança de Almada
    Publication . Portelas, Hélder Inácio Sumares; Marques, Ana
    O relatório de estágio, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa, foi realizado durante o ano letivo de 2023/2024 na Escola de Dança da Companhia de Dança de Almada. Este estágio focou-se numa turma de alunas do 6.º, 7.º e 8.º anos do ensino artístico especializado, e foi implementado na disciplina de Técnica de Dança Contemporânea (TDCont.). O principal objetivo deste estudo foi promover o desenvolvimento das competências socioemocionais das alunas através da prática da dança contemporânea. Pretendeu-se estabelecer uma ligação entre as necessidades pedagógicas da disciplina e o desenvolvimento das competências socioemocionais delineadas no manual Saúde Mental em Saúde Escolar, publicado pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Assim, propôs-se uma correlação entre as competências cognitivas e técnicas trabalhadas na prática da dança contemporânea e as competências socioemocionais mencionadas no manual. Estas incluem aspetos como a compreensão da identidade, a comunicação eficaz, a gestão de emoções, a autonomia, a habilidade de lidar com situações de proteção e violência, a tomada de decisões, a superação de desafios, a aplicação de valores, a interação social e o sentido de pertença. Além disso, foi desenvolvido um processo de composição coreográfica utilizando exercícios especificamente elaborados para o desenvolvimento das competências socioemocionais, tendo em consideração o movimento trabalhado ao longo das aulas e integrando tanto a componente técnica quanto a interpretativa, em consonância com a área disciplinar e a temática abordada. A metodologia adotada foi a investigação-ação, que permitiu a aplicação de uma variedade de instrumentos e estratégias, como diários de bordo, técnicas de observação estruturada, questionários, e registos áudio e vídeo/fotográficos, para uma observação contínua do processo de investigação. Em suma, as competências socioemocionais das alunas podem ser desenvolvidas em correspondência com o ensino da Técnica de Dança Contemporânea, demonstrando a capacidade desta disciplina de proporcionar experiências que promovem tal desenvolvimento.
  • Dinâmicas de cocriação e colaboração na peça TAKE
    Publication . Teixeira, António Manuel Cabrita; Cabrita, António; Fernandes, João
    Este relatório de projeto na especialidade em coreografia, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais, tem como objetivo apresentar e analisar o processo de criação da obra coreográfica TAKE de São Castro e António M Cabrita. A obra integra dimensões artísticas, técnicas e teóricas, refletindo uma prática profissional multidisciplinar. A singularidade do discurso dos coreógrafos contemporâneos reside na interconexão de várias competências, este relatório articula fundamentos teóricos com a experiência profissional do autor enquanto coreógrafo. O processo de criação de TAKE decorreu de 28 de agosto a 20 de outubro de 2023, culminando na sua estreia a 21 de outubro de 2023, no Teatro Municipal de Ourém. A criação envolveu a colaboração com outros criativos, incluindo a compositora, a designer de luz e a figurinista, embora as principais decisões criativas tenham sido tomadas pelos coautores. A metodologia incluiu fases de transmissão de movimento, improvisação estruturada e a integração das singularidades artísticas e individuais dos intérpretes-bailarinos. Este relatório detalha as dinâmicas colaborativas e cocriativas, as competências técnicas e interpretativas dos intérpretes-bailarinos e as abordagens teóricas e práticas utilizadas na criação de TAKE.
  • Uma abordagem exploratória à Improvisação na aula de dança contemporânea com os alunos do 11º ano da Escola Profissional do Balleteatro
    Publication . Ribeiro, Ana Ester Pereira; Duarte, Isabel; Rijmer, Sylvia
    Este relatório, escrito no âmbito do Mestrado em Ensino de Dança, seguiu as normas e regulamentos deste mesmo Curso definidos pela Escola Superior de Dança e pelo Instituto Politécnico de Lisboa. O estágio foi implementado na Escola Profissional do Balleteatro, no Porto, aos alunos do 11º ano do Curso Profissional de Intérprete de Dança Contemporânea, durante o ano letivo de 2022/2023. A ação pedagógica desenvolveu-se a partir de diversas estratégias e ideias da Dança Contemporânea especificamente sobre a Improvisação, tendo como base a revisão da literatura sobre o tema. Aprofundou-se a intervenção, na aula de Dança, na aplicação do formato de Improvisação Continuous Feed In referido pelas autoras Lynne Anne Blom e L. Tarin Chaplin, e numa prática de Co-ensino com músicos que proporcionaram uma experiência pedagógica com recurso à Música ao vivo. A metodologia de Investigação-Ação orientou a nossa abordagem teórico-prática permitindo-nos, através da recolha de dados, adaptar, melhorar e transformar a nossa intervenção pedagógica tendo em vista o progresso da nossa investigação e as necessidades artísticas, criativas e técnicas dos alunos do 11º ano. Os dados recolhidos através do diário de bordo, das gravações audiovisuais e dos questionários, serviram para amplificar a nossa perceção sobre as metodologias e as estratégias utilizadas em aula e o seu impacto para com os alunos. Com a análise e a reflexão final percebemos que a estrutura da nossa aula e as metodologias e ferramentas aplicadas podem ser replicáveis em outros contextos e nas nossas futuras práticas pedagógicas. Concluímos constatando resultados positivos na aprendizagem dos alunos em Dança Contemporânea, nomeadamente no desenvolvimento de uma relação mais investigativa e criativa com a Improvisação de movimento, e de uma relação mais consciente e profunda com a Música e a Música ao vivo. Propomos ainda, brevemente, um pensar curricular sobre o Referencial de Formação do Curso Profissional de Intérprete de Dança Contemporânea, no que toca à inserção de uma nova Unidade de Formação de Curta Duração (UFCD) de Música.
  • Atopos [impulso tornado em nuvens]
    Publication . Silva, Beatriz Marques Aparício Mira da; Mira, Beatriz; Neto, Ângelo Cid
    Este texto configura o Relatório Final de Projeto sobre o processo criativo da peça de dança Atopos, co-criada e co-interpretada com Miguel Santos, no contexto do Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais da Escola Superior de Dança. Com este documento pretende-se estabelecer, através da escrita, um vetor investigativo que dialoga e se acrescenta ao processo desenvolvido em estúdio, aproximando-se do processo criativo cronologicamente, expressivamente, sensorialmente para formar novas camadas da sua compreensão. Partindo do potencial temático do conceito de atopos, pela lente de Roland Barthes no livro Fragmentos de um Discurso Amoroso, os conceitos de sinistro, paisagem e poesia, foram basilares na perspetivação da expressão artística da obra coreográfica. As principais ferramentas desenvolvidas em estúdio para a geração, seleção e composição de movimento foram a improvisação livre e estruturada, a exaltação da expressividade das ações comuns, o mapeamento temporal e espacial de propostas coreográficas e a utilização da palavra como mote para o movimento. Das experiências e desenvolvimento dos métodos que possibilitaram a criação coreográfica, formaram-se reflexões internas relativas ao impacto da pluralidade nos processos criativos partilhados e à relação que o intérprete e o movimento estabelecem com os elementos cénicos. Estas observações, desenvolvidas em diálogo com outros autores e artistas, paralelamente com os interesses temáticos iniciais, impactaram o processo criativo e informaram pensamentos sobre a dramaturgia da peça. O conceito das nuvens, que se inspira na proposta de José Gil de serem o devir do movimento visível da dança, que se traduz sempre denso, desfocado e efémero, permite pensar o modo de expressão da peça como um artifício que não se revela inteiramente, e por isso atrai, mas que se desfaz a si próprio, e por isso aproxima. A proposta de Atopos, associada ao potencial das nuvens para fazer correr o impulso, através do desejo, modo da agenciação do impulso, é além de peça coreográfica, uma investigação do potencial expressivo, social, ético e político da dança.
  • Emoções em movimento: a literatura infantil como estímulo para o desenvolvimento do movimento e da inteligência emocional na disciplina de expressão criativa e técnica de dança contemporânea com alunos do 1º ano da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha no ano letivo de 2023/2024
    Publication . Domingos, Joana Filipa da Costa; Marques, Ana
    O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança de Lisboa com o objetivo de obtenção do grau de mestre. O estágio decorreu na Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha, uma instituição de Ensino Artístico Especializado, durante o ano letivo de 2023/2024. Motivada por um interesse crescente pelas emoções, tanto a nível pessoal como profissional, a aluna estagiária procurou explorar a aplicação da Inteligência Emocional no contexto do ensino da dança. O principal objetivo foi estimular a Inteligência Emocional dos alunos, promovendo a criatividade, a expressão corporal e o aperfeiçoamento da aprendizagem nas disciplinas de Técnica de Dança Contemporânea e Expressão Criativa. A intervenção pedagógica centrou-se no desenvolvimento desta competência das alunas de uma turma do 1º ano do Ensino Artístico Especializado, nas disciplinas de Expressão Criativa e Técnica de Dança Contemporânea. Para tal, utilizou-se a Literatura Infantil como recurso pedagógico, visando explorar e fomentar as competências socioemocionais e analisar o seu impacto no processo de aprendizagem da dança. Partindo da premissa de que a dança é uma forma de expressão emocional, permitindo às crianças comunicar sentimentos através do movimento, e com base na ideia de que o trabalho sobre as emoções pode ser uma ferramenta essencial para o desenvolvimento técnico e artístico, no estágio adotou-se uma abordagem de investigação-ação. Esta incluiu a utilização de tabelas de observação, questionários, registos fotográficos, vídeos e gravações de áudio, com o objetivo de documentar e analisar de forma abrangente as atividades realizadas. Os resultados desta investigação apontam para a importância de uma abordagem integrada no ensino da dança, que considere tanto o desenvolvimento técnico quanto emocional. O objetivo final é oferecer uma base para reflexão sobre o ensino artístico, propondo sugestões construtivas para futuras intervenções educativas.
  • Da materialidade do corpo na interpretação: uma reflexão sobre o papel do intérprete na obra “Dança, onde estás?” de Né Barros e Jorge Gonçalves
    Publication . Branco, Catarina Moreira Abrunhosa; Fernandes, João
    Ao longo das últimas décadas, vários coreógrafos, filósofos e professores têm pensado o lugar do criador, o que nos leva a uma definição mais concreta e consensual sobre o mesmo, contudo o lugar do intérprete está ainda por definir. Tem sido um lugar mais ambíguo, não se sabendo bem onde começa e acaba a interpretação e a criação. Esta indefinição levou alguns autores à reflexão das variáveis que consolidam o papel do intérprete e à tentativa de sistematizar as funções que são da responsabilidade do criador e do intérprete, exemplo disso é o modelo Didático-Democrático de Jo Butterworth. A discussão continua e há até quem debata sobre a denominação e atribuição de funções das equipas nas fichas técnicas. A verdade é que não há forma certa de o fazer e o lado positivo desta inquietação é que gera reflexão e diálogo e isso que nos traz a formalização do conceito de intérprete contemporâneo. O presente relatório tem como proposta pensar sobre o papel do intérprete contemporâneo através da integração na criação Dança, onde estás? da coreógrafa Né Barros e do coreógrafo Jorge Gonçalves, conjugando a parte prática com uma reflexão teórica tendo como base o modelo Didático-Democrático de Jo Butterworth, em cruzamento com o conceito de intérprete contemporâneo e o glossário sobre coreografia desenvolvido por Jonathan Burrows. Contribuirá para esta reflexão abordar os conceitos de dramaturgia do corpo e cartografia do corpo de Né Barros, questionando as identidades pré-estabelecidas dos corpos e se isso poderá ser ou não limitador e provisório ou permanente, de modo a compreender qual o papel do intérprete nesta reflexão. Para esta reflexão importa compreender, não só, o corpo em si, mas o corpo na relação com o outro e quais as camadas políticas, sociais e simbólicas que o corpo e as relações entre corpos carregam. Como se constrói o corpo do intérprete, considerando os contextos social, político e simbólico que situam o indivíduo? Esta reflexão, inserida na componente teórica, apoia a componente prática, através da minha integração, enquanto intérprete, na peça Dança, onde estás?. No enquadramento prático serão sistematizadas as etapas do processo, assim como os métodos e processos abordados ao longo da criação. Na organização e sistematização dos métodos e processos adotados por Né Barros, poderá se compreender melhor o lugar do intérprete no contexto desta criação, permitindo reforçar e afirmar algumas das ideias de alguns autores que são referidas no enquadramento teórico do presente relatório sobre dança contemporânea, criação coreográfica, dramaturgia, narrativa e interpretação.
  • Da teoria à prática: aplicação da anatomia funcional na técnica de dança clássica, dirigida aos alunos do 2º ano, do Ginasiano Escola de Dança
    Publication . Nogueira, Maria Francisca Fernandes; Nascimento, Vanda
    O presente Relatório de Estágio, integrado no curso de Mestrado em Ensino de Dança (MED), da Escola Superior de Dança (ESD), descreve e reflete sobre a intervenção pedagógica efetuada no contexto do Ensino Artístico Especializado (EAE). Este Estágio decorreu no ano letivo 2023/2024 no Ginasiano Escola de Dança (GED) e teve como principal objetivo introduzir elementos da anatomia humana na aula de Técnica de Dança Clássica (TDC) como estratégia pedagógica para o desenvolvimento da consciência corporal, numa turma de 2º ano. A Dança, enquanto arte performativa, utiliza o corpo como ferramenta de trabalho. Corpo este que é, diariamente, explorado ao máximo das suas capacidades, na procura insaciável da perfeição técnica. Neste frenesim quotidiano, a escuta do corpo é a chave para que o rendimento e a performance do bailarino sejam mantidos no seu auge. A integração de conhecimentos anatómicos serviu de estímulo à evolução e aprimoramento da consciência corporal, proporcionando aos alunos o contacto direto com a sua estrutura óssea, articular e muscular. Com a realização conjunta de exercícios de propriocepção e controle motor, foi possível fomentar a vigilância, cuidado e entendimento do funcionamento do corpo humano. Através do método de Investigação-Ação, foi desenvolvido um plano de ação dividido em observação estruturada, lecionação acompanhada, lecionação autónoma e participação em outras atividades da Escola Cooperante, ao longo do qual foram recolhidos dados através de instrumentos como grelhas de observação, diário de bordo, registo audiovisual, questionário e entrevista. Verificou-se, através da análise dos dados recolhidos, que a incorporação de elementos da anatomia humana na lecionação de uma aula de TDC promoveu incremento da consciência corporal do público-alvo, que se revelou mais atento e detentor de conhecimento sobre o seu próprio corpo.
  • A dramaturgia de um processo de criação a partir do projeto coreográfico TAKE
    Publication . Silva, Maria da Conceição Castro Ferreira da; Castro, São; Xavier, Madalena
    Este relatório final de projeto, apresenta uma análise teórica do processo de criação da peça TAKE, resultante da colaboração artística entre os coreógrafos São Castro e António M Cabrita, a convite da Companhia Instável. A partir de uma reflexão sobre a dramaturgia na dança, como presença constante e motivadora de encontros com relações de sentido entre o corpo, as ideias e os materiais estéticos envolvidos, este relatório detalha o desenvolvimento de um espaço dramatúrgico que se estabeleceu em todas as etapas do processo criativo, revelando movimentações entre a teoria e a prática. Desde a conceptualização, passando pela experimentação e incorporação de conceitos e ideias, culminando numa estrutura final, testemunhada pelo público, onde todos os materiais estéticos, cénicos e sonoros são integrados, este documento é um registo tangível da visão criativa dos dois coreógrafos e simultaneamente, uma espécie de mapa que revela o caminho percorrido na materialização de conceitos, numa realidade envolvente e esteticamente coesa.
  • A libertação do intérprete
    Publication . Durán, Roberto José Seller; Xavier, Madalena
    Toda a pessoa com vontade de fazer uma formação em qualquer arte, disponibiliza o seu próprio corpo, de forma natural e espontânea, para desenvolver a capacidade de se tornar sensível. Assim como, um bailarino pode conseguir desenvolver a deslumbrante arte da dança, a consequência da insaciável disciplina de disponibilizar-se ao estudo detalhado do seu corpo, para o utilizar como uma eficiente ferramenta de comunicação entre o espectador e o próprio artista, permitindo-lhe evoluir para um estado de completa expressividade e interpretação. Este relatório pretende evidenciar, moldar e refletir, por meio das próprias experiências vivenciadas e os momentos testemunhados, o trabalho desenvolvido em contexto de estágio curricular na GöteborgsOperans Danskompani, que decorreu entre Fevereiro e Abril de 2023, inserido no plano de estudos do Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais da Escola Superior de Dança de Lisboa. Por meio do presente estudo pretende-se analisar a transformação física, social, intelectual e artística dos bailarinos numa companhia de repertório de dança contemporânea e como estes se desdobram na sua estrutura. Esse corpo naturalmente singular, durante as intensas horas de trabalho com os diferentes coreógrafos convidados e num espaço de tempo limitado, desenvolve uma das suas tarefas mais complexas: conhecer-se por meio de um constante estudo particular, pormenorizado e profundo, disponibilizando, em consequência, nos diferentes processos criativos, a sua capacidade máxima de execução e interpretação dançada. A necessidade de sentir empatia com o estilo de movimento do(s) coreografo(s) desafia os próprios bailarinos a que desejem encontrar as melhores ferramentas, por meio duma profunda reflexão, que lhe permitam trabalhar para identificar o seu ser mais genuíno e autêntico durante o desenvolvimento da obra artística em questão. Estimulando, assim, querer conseguir transformar a matriz dessa ‘radiografia’, que se encontra sempre numa constante evolução, num ente singular e único. Os bailarinos florescem através dos constantes estímulos artísticos que surgem durante o próprio processo de criação, sempre que os mesmos conseguem estar completamente disponíveis, permitindo-lhes alcançar a sua máxima transformação artística. Mas, argumenta-se que para compreender se verdadeiramente o bailarino, nos momentos anteriores a apresentação pública da obra artística, consegue alcançar um estado honesto de libertação do próprio processo de criação previamente vivenciado, de forma natural ou forçada, ou se o bailarino simplesmente mantém-se sempre num estado de dependência com a própria obra artística, sem qualquer necessidade de manifestação.
  • Aplicação de um programa de exercícios baseado em duas metodologias de treino em dança para o fortalecimento da pose Arabesque na técnica de dança clássica, com alunas do 2º ano da Escola de Dança Ana Mangericão
    Publication . Bengala, Vanessa; Nascimento, Vanda
    Elaborado no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança, ministrado pela Escola Superior de Dança, Instituto Politécnico de Lisboa, o presente Relatório de Estágio tem como título ‘Aplicação de um programa de exercícios baseado em duas metodologias de treino em dança para o fortalecimento da pose arabesque na Técnica de Dança Clássica, com alunas do 2º ano da Escola de Dança Ana Mangericão’. Este Estágio foi desenvolvido no ano letivo de 2023/24 com as alunas do 2º ano da Escola de Dança Ana Mangericão, na área de lecionação de Técnica de Dança Clássica. Partindo dos princípios de treino em dança, propôs-se a introdução de uma secção na aula de Técnica de Dança Clássica, onde foi implementado um programa de exercícios baseado nas metodologias Boris Kniaseff Floor Barre e Hamrick Method, para o fortalecimento da pose arabesque. Recorrendo à metodologia de Investigação-Ação e através de fundamentação teórica, foi possível estabelecer os objetivos específicos para este Estágio, procurando responder a três questões: Quais os exercícios mais adequados para a promoção e reforço do arabesque? Quais os exercícios a implementar num programa/disciplina de práticas complementares de Técnica de Dança Clássica? Poderá a aplicação de um programa de exercícios baseado nas metodologias de treino em dança Boris Kniaseff Floor Barre e Hamrick Method ser uma abordagem eficaz para promover e reforçar a pose arabesque? A utilização de instrumentos de recolha de dados como tabelas de observação, meios audiovisuais e grupos de discussão, permitiram aferir resultados nas várias fases do processo de implementação do programa de exercícios selecionados, de acordo com o plano de ação estabelecido. Com a aplicação deste programa, foi possível melhorar várias competências físicas e técnicas que estão na base da pose arabesque, tendo por objetivo geral, a promoção do desenvolvimento técnico e artístico dos alunos de Técnica de Dança Clássica. Concomitantemente, foi possível verificar a extrema importância do desenvolvimento de competências socio emocionais no processo ensino-aprendizagem e foi, ainda, possível compreender a necessidade de aplicação de diferenciação pedagógica no ensino da Técnica de Dança Clássica, para garantir a aquisição de conhecimento por parte de todas as alunas, respeitando a sua individualidade.