ESD - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
News
ESD - Dissertações de Mestrado
Browse
Recent Submissions
- O port de bras sob uma perspectiva holística na técnica de dança clássica e no repertório clássico para o desenvolvimento da qualidade técnica e artística dos alunos do 5º/9º ano da Escola Artística de Dança do Conservatório NacionalPublication . Dias, Teresa Beirão da Veiga da Silva; Rijmer, SylviaQuando se fala em port de bras na Técnica de Dança Clássica (TDC), fala-se de um movimento que é executado pelo corpo como um todo, e não apenas por partes deste. Com o estudo do port de bras, o(a) estudante pode compreender que a TDC é um sistema de treino em Dança que permite, através da experiência, aprimorar a consciência sensorial individual e desenvolver o conhecimento do(a)s intérpretes relativamente à relação que existe entre o sentimento e o movimento corporal. Este relatório apresenta a intervenção pedagógica que foi realizada pela estagiária no estágio profissional de ensino em Dança, na Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional (EADCN), durante o ano letivo de 2023/2024. Este estágio foi implementado a alunos do 5º ano do curso básico de Dança da EADCN,correspondente ao 9º ano de escolaridade. Para a presente investigação foi definido o seguinte objetivo geral: Promover o desenvolvimento da qualidade técnica, da expressividade artística, da identidade artística e do autoconhecimento pessoal e físico-motor dos estudantes do 5º ano de ensino artístico especializado da EADCN, utilizando como estímulo e meio pedagógico o trabalho do port de bras e a aprendizagem da variação da entrada de Nikiya do bailado La Bayadère. Como metodologia de intervenção, foi adotada a abordagem de Investigação-Ação, e, tendo em conta os objetivos de investigação que inicialmente foram definidos, optou-se pela utilização dos seguintes instrumentos de recolha de dados: diário de bordo pessoal e dos estudantes, registo audiovisual, entrevistas e grelhas de observação. Conclui-se que a intervenção pedagógica foi eficaz e respondeu aos objetivos da investigação, uma vez que permitiu criar espaço de aprendizagem e desenvolver as estudantes nas componentes técnica, artística e pessoal, e culminou numa formação integral, isto é, onde foi valorizada de forma equitativa o desenvolvimento técnico, o autoconhecimento corporal, a expressividade emocional e a individualidade criativa.
- A barra no chão como ferramenta de treino do developpé nas aulas de barra no chão e de técnica de dança clássica do 3ºano da Dance Spot - Conservatório de DançaPublication . Dias, Raquel Filipa Alves; Amorim, VeraElaborado no contexto do Curso de Mestrado em Ensino de Dança, dirigido pela Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa, o presente Relatório de Estágio intitula-se “A Barra no Chão como ferramenta de treino do Developpé nas aulas de Barra no Chão e de Técnica de Dança Clássica do 3º Ano da Dance Spot - Conservatório de Dança”. O estágio, realizado durante o Ano Letivo de 2023/2024 com as alunas do 3º Ano da Escola Dance Spot-Conservatório de Dança, teve como foco o lecionar da técnica de dança clássica, com ênfase nas aulas de Barra no Chão, salientando a relevância da preparação física para a prática da Dança. Definiu-se como objetivo geral a promoção da consciência corporal, além do desenvolvimento da flexibilidade e da força muscular, com ênfase nos membros inferiores e na região abdominal (core). Neste sentido, foram utilizados alguns métodos de preparação física, com foco no método de Barra no Chão de Boris Kniaseff. Assim, foi possível identificar os objetivos específicos que contribuiriam para a melhoria do movimento Developpé. Após a revisão da literatura existente, a análise de diferentes perspetivas dos respetivos autores de referência e um processo de comunicação ativa entre a estagiária e os docentes envolvidos, bem como a aplicação de grelhas de observação, procedeu-se à recolha de dados. Com base na metodologia da investigação-ação, concluiu-se que a inclusão de momentos de Barra no Chão no início das aulas de Técnica de Dança Clássica para o 3º Ano da Dance Spot - Conservatório de Dança, estruturados de forma a possibilitar o desenvolvimento das competências físicas e psicológicas necessárias à correta execução da técnica, contribuiu para uma maior consciência muscular e esquelética dos alunos. Além disso, esta abordagem permitiu avaliar a evolução dos estudantes e detetar antecipadamente lesões que poderiam comprometer o crescimento saudável dos alunos, bem como o seu desenvolvimento técnico e artístico.
- A preparação física como complemento ao treino técnico na consolidação do Grand Allegro na disciplina de técnica de dança clássica, aplicado a alunos do 4º ano do ensino artístico especializado, da Escola Artística de Dança do Conservatório NacionalPublication . Batista, Paula Cristina Mafra; Amorim, VeraO estágio insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. Decorreu na Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional (Ensino Artístico Especializado), na disciplina de técnica de dança clássica, com uma turma constituída por 8 alunas do 4º ano de dança, no ano letivo 2023/2024. O objetivo principal do estágio foi desenvolver a qualidade técnica e artística na preparação e consolidação do grand allegro. Para esta abordagem foram implementados componentes do treino em preparação física que vão ao encontro da temática anteriormente referida, para assim, e em conjunto com a prática dos elementos técnico- artísticos entendidos como fatores que contribuem para o aperfeiçoamento da preparação e consolidação do allegro, haja um alcance dos objetivos pretendidos. Neste contexto, e com o propósito de otimizar o desempenho dos alunos, foram implementados exercícios de fortalecimento muscular; de consciencialização do alinhamento das várias estruturas articulares do membro inferior; do contacto integral da faixa plantar com o solo e da qualidade contínua e fluída nas sequências dos salos. Considera-se a temática do estudo pertinente, na medida em que aborda e trabalha com maior profundidade dois conceitos (o da preparação física e o treino técnico) em articulação com a técnica de dança clássica, de um conjunto mais alargado inerente à formação de um bailarino, o que aporta maior consistência no desenvolvimento e progressão de bases sólidas muito relevantes para a formação de excelência de um estudante de dança. Com o propósito de assegurar consistência científica e metodológica ao estudo foi feita uma revisão bibliográfica que se debruçou essencialmente nos conceitos que fazem referência ao conceito de treino físico e treino técnico. A metodologia aplicada foi a de investigação-ação utilizando uma avaliação qualitativa e utilizar os diários de bordo, as tabelas de observação e o registo de vídeo como instrumentos para a recolha de dados.
- U_realities : um projeto de fusão de danças de rua, urbanas, contemporâneas, tecnologias e emoçõesPublication . Martins, Ana Rita Berto; Xavier, MadalenaA criação coreográfica tem múltiplas e infinitas abordagens no que diz respeito aos métodos e processos. Cada coreógrafo revela preferências na escolha dos mesmos, seja por opções pessoais, profissionais, de organização ou simplesmente pelas visões da dança que contempla e que foi alterando ao longo do seu percurso, através da interacção com a sua ferramenta de trabalho – o bailarino e/ou interprete. O projecto U_REALITIES, surge ao realizar uma candidatura ao Festival Ou.Kupa. Um festival ligado às danças de rua, urbanas e clubbing dances. Aproveitando esta oportunidade, surgiu a proposta criativa para o projecto a desenvolver no contexto do curso de Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais da Escola Superior de Dança. A peça estreou em junho de 2023 no Teatro TBA em Lisboa e teve como objectivo a criação de uma obra coreográfica focada em primeiro grau na cultura de dança de rua e clubbing. Tendo em conta o meu percurso profissional, decidi que a peça teria o foco nesta cultura mas expandia para outras direcções, como a fusão com a dança contemporânea, tecnologias e outras sementes que possivelmente seriam exploradas. U_REALITIES acabou por explorar um caminho de emoções, diversas técnicas ou estilos de dança, personagens, frequências sonoras, filosofias, teorias quânticas, caminhos abstratos ou desconhecidos, imagens e textos que desafiam as nossas reflexões e questionam a nossa forma de criar, ver e analisar a vida do dia-a-dia. A ideia surgiu sob a forte influência de outras peças anteriormente criadas por mim, principalmente após o espectáculo imersivo de dança VORTEXXX e a descoberta do um texto referido numa conferência disponível online de Abraham Esther Hicks. Foram tomadas decisões que foram influenciando o processo, como o uso de uma tecnologia específica que cria conteúdos mais orgânicos de motion graphics, foi usado um objecto luminoso como adereço e todo o espectáculo foi devidamente estruturado e coreografado, mantendo muito espaço para a improvisação ou freestyle.
- Atopos: se abríssemos pessoas encontraríamos paisagensPublication . Santos, Miguel Ramos; Bentes, AméliaEste projeto nasceu com a vontade de dois criativos, dois amigos responderem a algumas questões e de colocarem ainda mais questões em cima da mesa. Existe uma urgência em voltar a conectar e a valorizar o corpo, como mais que um meio de executar tarefas, assim como olhar para o papel da sexualidade na sociedade. Atopos, foi o nome escolhido para a criação coreográfica que surgiu deste desafio. Dito por Roland Barthes, é a figura que o ser apaixonado faz do ser que ama, é, portanto, falar em amar e ainda assim fazer do outro algo que não é exatamente. Ninguém está livre do lugar que para si é criado. No entanto, este relatório pretende ser uma reflexão dos primeiros passos, quase como um ritual, da minha prática criativa, ou daquilo que poderá ser uma metodologia de trabalho, onde me disponho a perceber o lugar das minhas motivações e se elas poderão ser um método de rastrear conceitos pertinentes para serem um objeto artístico, bem como o que defendo e está por detrás das decisões que tomo para o meu processo criativo. Na elaboração destas questões, desde o trabalho de mesa, à criação e estreia, é traçado um fio condutor, onde há apenas inícios de uma formalização de um pensamento, sem que concretizações factuais fechadas sejam feitas.
- Palavra-corpo: a linguagem do abismoPublication . Carvalho, Flávia Rodrigues de Carvalho; Neto, Ângelo Cid; Escola Superior de Dança, Instituto Politécnico de LisboaQual a relação que corpo e palavra podem criar? Esta dissertação foi escrita no contexto do mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais, na Escola Superior de Dança. Por meio de trabalhos escritos, aulas realizadas e obras assistidas, os dois anos de estudo no mestrado me fizeram questionar as relações entre a palavra e o corpo. Através da escrita desta dissertação, pretende-se explorar o abismo que é a palavra e o corpo, embarcando em uma aventura ao desconhecido e explorando as camadas que as relações entre palavra e corpo nos proporcionam. Dessa forma, é preciso conhecer a palavra e o texto, não só como experiências visuais, mas sonoras e, principalmente, experiências do corpo. Palavra e corpo não são campos distantes entre si, mas dialogam e, no momento do encontro em cena, são capazes de proporcionar uma experiência daquilo que chamarei de palavra-corpo. Através das experiências que provocaram o interesse na investigação, nota-se como parte da metodologia de pesquisa a autoetnografia, além da art-based research como forma de desenvolver uma investigação em arte através da arte. Esta dissertação pretende ampliar a percepção do que é palavra, o que compõe um texto, e quais as relações que se criam com o corpo em uma criação coreográfica. Para isso, foram discutidas três obras artísticas que possuem o texto e a palavra como parte de sua composição, procurando entender as possíveis relações que podemos observar em cena. As obras são: Cão sem plumas de Deborah Colker; Body and Soul de Crystal Pite; Text Rain de Camille Utterback. As obras me foram apresentadas em diferentes momentos da escrita da dissertação, mas que auxiliaram a criar ainda mais perguntas e mudar o olhar sobre o que seria a palavra e o corpo em relação. Dessa forma, a dissertação tem como objetivo investigar e refletir sobre as possibilidades da palavra e do texto nos processos de criação coreográfica em dança na contemporaneidade.
- Como desenvolver a versatilidade do bailarino/interprete/criador de dança, através da disciplina de composição coreográfica? com alunos do 8º ano do Ginasiano Escola de DançaPublication . Queiroz, E. J. S. de (2024). Como desenvolver a versatilidade do bailarino/interprete/criador de dança, através da disciplina de composição coreográfica? com alunos do 8º ano do Ginasiano Escola de Dança.[Dissertação de Mestrado,Escola Superior de Dança]. Repositório do Instituto Politécnico de Lisboa; Bentes, AméliaO presente Relatório de Estágio, desenvolve-se no âmbito do curso de Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa. Tendo como foco o trabalho desenvolvido no Ginasiano Escola de Dança, na disciplina de Composição, com a turma do 8º ano do Ensino Artístico Especializado em Dança, ao longo do ano letivo 2022/2023. O objetivo geral desta pesquisa, centrou-se na questão: Como desenvolver a versatilidade do bailarino/intérprete/criador de dança, através da disciplina de Composição Coreográfica? O papel do bailarino tem vindo a mudar ao longo dos tempos. Hoje em dia os coreógrafos procuram um bailarino/intérprete/criador que reproduza o material proposto de uma maneira individual e singular, demonstrando o seu caráter, ao integrar o seu próprio movimento, à formação técnica recebida. Assim, com a intenção de ir ao encontro do mercado de trabalho na Dança, este trabalho teve como foco, encorajar o desenvolvimento da autonomia nos alunos e ao mesmo tempo guiá-los na exploração do seu máximo potencial, demonstrando-o através da versatilidade, em resposta às diferentes demandas. Utilizando como metodologia a investigação-ação, o processo de trabalho dividiu-se em: • Fase 1 - os alunos foram incentivados a buscar os seus próprios movimentos através de exercícios de improvisação orientada e a visualização em vídeo dos trabalhos de diferentes coreógrafos; • Fase 2 - foram discutidos e apresentados três elementos possíveis de ser integrados numa composição em dança, como a música, a literatura e as artes plásticas; • Fase 3 - foram propostos três trabalhos de composição coreográfica na segunda fase. Como instrumentos de recolha dos dados, foram utilizados os seguintes recursos: o registo audiovisual, as discussões no final das tarefas, as grelhas de avaliação dos trabalhos. Os resultados observados permitem defender que a utilização de diferentes estímulos na composição coreográfica contribui positivamente para o desenvolvimento e adaptabilidade dos alunos de dança.
- Potenciar a execução de movimentos tourner, com o 8º ano de rapazes da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional fomentando a interação entre a técnica de dança clássica e o repertório clássicoPublication . Lopes, Rui Alexandre Reis Coelho; Nascimento, VandaElaborado no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança, ministrado pela Escola Superior de Dança, Instituto Politécnico de Lisboa, o presente Relatório de Estágio tem como título Potenciar a execução de movimentos tourner, com o 8º ano/ rapazes da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional, fomentando a interação entre a Técnica de Dança Clássica e o Repertório Clássico. O Estágio foi desenvolvido no ano letivo de 2023/24, na área de lecionação da Técnica de Dança Clássica e de Repertório de Dança Clássica. A interação entre a Técnica de Dança Clássica e o Repertório Clássico foi a nossa estratégia de intervenção para este Estágio. Partindo dos princípios básicos do treino técnico em Dança Clássica, como o alinhamento, a colocação, o equilíbrio, a força e a coordenação, propôs-se como estratégia pedagógica a elaboração de exercícios com conteúdos específicos de forma a conseguir potenciar o conteúdo técnico tourner. Como o público-alvo é do sexo masculino, optamos pelos movimentos de rotação, designadamente, a pirouette en dehors e os tour lent, por serem elementos técnicos de grande importância e relevância no Repertório masculino. Recorrendo à Metodologia de Investigação-Ação e com base numa fundamentação teórica, foi possível estabelecer os objetivos gerais e específicos para este Estágio. Para dar resposta à nossa pergunta de Investigação, recorreu-se à utilização de vários instrumentos de recolha de dados, como as tabelas de observação, os diários de bordo e a recolha de imagens e vídeo, de forma a aferir os resultados nas diferentes fases do processo e decidir se as estratégias pedagógicas serão as mais adequadas para dar continuidade ao plano de ação. A reflexão analítica dos resultados obtidos permitiu concluir que a estratégia delineada se traduziu numa melhoria significativa na execução dos movimentos de rotação por parte dos elementos da turma e, sobretudo a melhoria técnica e artística das Variações Clássicas apresentadas no seu exame final. Foi possível, igualmente, aferir como positivo, que a criação de um ambiente técnico e artístico e emocional por parte do professor de Técnica de Dança Clássica potenciou a execução dos movimentos tourner e a sua aplicação prática no Repertório Clássico.
- O desenvolvimento da resistência cardiorrespiratória nas aulas de técnica de dança contemporânea em alunos do 5º ano de dança do ensino artístico especializado do Conservatório Regional Silva MarquesPublication . Abreu, Lia Vitória Nunes; Ângelo Cid NetoO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa, no decorrer do ano letivo de 2023/2024. A proposta elaborada foi aplicada no contexto das aulas de Técnica de Dança Contemporânea do 9º ano ou 5º ano do Curso Básico de Dança do Ensino Artístico Especializado no Conservatório Regional Silva Marques. O trabalho, cujo tema foi o desenvolvimento da resistência cardiorrespiratória no contexto das aulas de Técnica de Dança Contemporânea, estruturou-se em conceitos provenientes do treino em dança e no desenvolvimento da capacidade cardiorrespiratória. Assim, foram trabalhados conceitos relacionados com princípios do treino em dança, articulados com princípios de movimento da Técnica de Flying Low no âmbito da Dança Contemporânea. Deste modo, foi possível refletir e complementar a prática pedagógica e o processo de ensino-aprendizagem no contexto do estágio. O plano de ação teve como objetivo principal a promoção e o estudo do desenvolvimento do volume máximo de oxigénio nas alunas uma vez que a dança é considerada uma atividade aeróbica. Deste modo, foram desenvolvidos exercícios de aula com diferentes intensidades e cargas, explorando o repouso ativo para gerir a fadiga das alunas, a integração da corrida em alguns exercícios, uma particularidade do treino aeróbio. O estágio foi desenvolvido com base na metodologia de pesquisa de investigação-ação, identificando e analisando os dados recolhidos a partir dos instrumentos de recolha como as grelhas de observação, questionário, diário de bordo e a aplicação de dois testes: Dance Aerobic Fitness Test e o Yo-Yo Intermittent Recovery Test. Os resultados obtidos demonstram que é possível promover, o desenvolvimento cardiorrespiratório em todas as alunas, com adaptações e estratégias metodológicas adequadas ao perfil da turma.
- Uma proposta metodológica somática para o conhecimento incorporado a partir das técnicas de dança contemporânea para os estudantes do 5º e 6º grau do ensino artístico especializado da dança da Escola Luís António VerneyPublication . Pinto, Maria Borges da Gama Cortez; Rijmer, SylviaO Relatório de Estágio apresenta a intervenção pedagógica desenvolvida no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança (MED) da Escola Superior de Dança de Lisboa (ESD). O Estágio realizado com os estudantes do 5.º e 6.º ano do Ensino Artístico Especializado da Dança (EAED), da Escola Básica e Secundária Luís António Verney (EBSLAV), em Lisboa, no ano letivo de 2023/2024, teve como objetivo desenvolver as competências técnicas e criativas dos estudantes, integrando uma abordagem somática em técnicas de Dança Contemporânea para promover o conhecimento incorporado. A metodologia de investigação, de caráter qualitativo e baseada na investigação ação, foi estruturada em três fases: observação, participação acompanhada e lecionação autónoma. As atividades seguiram três etapas principais: introdução e exploração dos conceitos somáticos e técnicos, adaptação às necessidades pedagógicas da escola, e uma fase final focada na experimentação e singularidade dos estudantes, envolvendo a exploração subjetiva, o desenvolvimento técnico e a reflexão crítica. A recolha de dados incluiu o diário de bordo, as reflexões escritas dos estudantes, questionários e gravações em vídeo, permitindo uma avaliação contínua ao longo do processo. Os resultados mostraram uma melhoria significativa na consciência corporal dos estudantes, com avanços no alinhamento dinâmico e funcional, no uso eficiente da gravidade e na perceção sensorial. O reconhecimento anatómico aprimorou a organização do corpo dançante, favorecendo a execução técnica mais precisa e expressiva. Pelo incentivo à exploração de novas formas de movimento e expressão autónoma, a interação corpo-mente mostrou-se fundamental para o progresso criativo dos processos de aprendizagem dos estudantes. Apesar da implementação breve, os estudantes demonstraram um acesso cada vez mais consciente à integração corpo-mente, o que revelou o seu potencial criativo. Esta abordagem ampliou a capacidade de escuta e resposta corporal dos estudantes, potencializando, simultaneamente, a sua versatilidade técnica e criativa na Dança. Conclui-se que o Estágio demonstrou a eficácia das metodologias somáticas no desenvolvimento técnico e criativo dos estudantes, promovendo a sua autonomia enquanto futuros agentes da Dança e fortalecendo a confiança no processo criativo. Esta abordagem revelou-se valiosa para uma aprendizagem aberta a práticas reflexivas, preparando os estudantes para enfrentar os desafios da Dança Contemporânea com maiores esclarecimentos, versatilidade e sensibilidade artística