ESD - Dissertações de Mestrado
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- Técnicas de dança contemporânea e corpo horizontal: a construção de estratégias para potencializar a versatilidade e a naturalidade do bailarino em contexto de transição do ambiente acadêmico para a vida profissional em alunos do 6º, 7º e 8º anos do Dance Spot Conservatório de DançaPublication . Pereira, Carla; Neto, ÂngeloO presente relatório de estágio, desenvolvido no ano letivo 2024/2025 no Dance Spot Conservatório de Dança, em Lisboa, analisa de que modo a formação oferecida pelas Escolas de Ensino Artístico Especializado em Dança responde às exigências contemporâneas do setor profissional. A investigação centrou-se em turmas de alunos dos 6º, 7º e 8º anos, tendo como temática a transição entre o meio académico e o tecido profissional. O objetivo principal consistiu na criação de ferramentas que tornassem essa transição mais fluida e integradora, promovendo naturalidade, versatilidade e o desenvolvimento de vertentes criativas essenciais à formação de intérpretes-criadores. A fundamentação teórica baseou-se em bibliografia especializada e em entrevistas a professores, coreógrafos e diretores de companhias portuguesas de dança contemporânea, que, uma vez contrastadas com inquéritos aos alunos, evidenciaram divergências quanto ao entendimento do ‗fazer artístico‘ e às competências valorizadas no mercado. Aplicou-se a metodologia de investigação-ação, recorrendo a instrumentos de recolha de dados como diário de bordo, grelhas de observação, grupo de discussão, gravações audiovisuais, inquéritos aos alunos e as entrevistas acima mencionados. A intervenção pedagógica integrou princípios somáticos — como o grounding do Tai Chi Chuan, o primary control da Técnica de Alexander e abordagens do Movement — articulados com técnicas contemporâneas vanguardistas (Flying Low e Fighting Monkey) e o uso da improvisação e composição coreográfica. Estas estratégias visaram reconfigurar a verticalidade tradicional do corpo treinado, favorecendo maior naturalidade e estimulando a construção de identidades artísticas singulares. Os resultados revelaram uma lacuna persistente entre a formação oferecida e as demandas do mercado, bem como a necessidade de currículos mais diversificados e atualizados. Verificou-se ainda a subvalorização de técnicas contemporâneas recentes e das práticas de improvisação e composição, frequentemente introduzidas tardiamente no currículo. Contudo, a intervenção produziu avanços significativos: aumento da segurança e da consciência corporal relatados pelos alunos, progressão na qualidade de movimento e adesão positiva à inclusão de práticas criativas nas aulas técnicas. Conclui-se pela necessidade de alinhamento curricular com as transformações do setor artístico e de investimento contínuo na atualização docente, promovendo formações que respondam de forma efetiva ao perfil profissional do intérprete-criador contemporâneo. Palavras-Chave: dança contemporânea, bailarino versátil, corpo naturalizado, corpo horizontal.
- Estratégias de ensino da técnica de dança contemporânea em meio aquático com alunas do 3º e 4º anos do Curso Básico de Dança da Escola Vocacional de Dança das Caldas da RainhaPublication . Faria, Beatriz; Marques, AnaEste estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Dança e teve como objetivo enriquecer o processo de ensino-aprendizagem da técnica de dança contemporânea,integrando o meio aquático na prática pedagógica. A intervenção centrou-se na compreensão dos efeitos da realização de elementos técnicos da dança contemporânea em meio aquático, procurando identificar possíveis diferenças na aquisição de conhecimentos e na perceção do movimento pelas alunas do 3.º e 4.º anos do Curso Básico de Dança da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha, no ano letivo 2024/2025. Pretendeu-se explorar o potencial pedagógico do meio aquático como contexto complementar ao estúdio, promovendo o alargamento da perceção corporal, sensorial e técnica das alunas, através da diversificação de estímulos e da transferência de aprendizagens entre os dois ambientes. A recolha de dados foi realizada através de um Diário de Bordo, Planos de Aula, Gravações em Vídeo, um Fórum de Discussão com a turma do 4.º ano, uma entrevista com a professora titular da turma do 3.º ano e questionários aplicados às alunas do 3.º ano, permitindo recolher dados qualitativos sobre o impacto de cada contexto no processo de aprendizagem. Os resultados obtidos indicam que o meio aquático foi reconhecido, por parte do público-alvo implicado no estágio, como uma estratégia de pedagogia da dança eficaz para o desenvolvimento técnico da dança contemporânea, favorecendo uma consciência corporal mais ampla e contribuindo para uma prática artística mais sensível, adaptável e integrada
- A construção da conexão e confiança no Pas de Deux: estratégias para o desenvolvimento técnico e artístico na aula de técnica de dança clássica – com os alunos do 6.º ano da Escola Artística de Dança do Conservatório NacionalPublication . Neves da Silva, Carlos; Amorim, VeraEste relatório final de estágio tem como intuito a lecionação, no ano letivo 2024/2025, da disciplina de Pas de Deux, na Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional. Este estágio direcionou-se para estudantes do 6º ano do ensino integrado, isto é 10º ano do ensino regular, com idades compreendidas entre os 14-15 anos. O intuito desta investigação é o melhorar da execução técnica e artística dos estudantes, através do desenvolvimento e melhoria dos elementos de dança em contexto de aula, a partir de exercícios complementares. A ideia é a de envolver todos os saberes inerentes à interdisciplinaridade que neste caso específico engloba ter adquirido e integrar saberes de outras disciplinas tão necessárias para que o bailarino clássico tenha um desempenho artístico adequado. Para valorizar a formação e a performance do bailarino deve integrar na sua prática musicalidade, dramatismo e conhecimento anatómico do seu corpo tal como dos seus pares. A inserção de exercícios complementares visa não apenas fortalecer aspetos físicos, mas também promover valores como confiança, respeito e integração entre pares. A importância do reforço da condição física, será também um foco no contexto deste estágio devido à importância da estrutura musculoesquelética na prevenção de lesões, na manutenção e controlo da forma e estética, bem como a do respetivo par. Este reforço na condição física resultará a curto, médio e longo prazo numa melhor postura, autoconfiança, capacidade técnica e estabilidade principalmente ao nível das articulações. Deste, modo pretende-se que o bailarino reforce as suas capacidades físicas e entenda que pode de uma forma mais abrangente e holística, reforçar todas as vertentes que compõem um excelente desempenho. Também através da transdisciplinaridade se pretende que o bailarino entenda que deve integrar modos e metodologia transversais a outras áreas, utilizando-os na componente do movimento com conhecimentos e expressividade que vão para além de cada disciplina. A metodologia aplicada foi a de investigação-ação, recorrendo-se a diários de bordo com tabelas de observação e vídeo como instrumentos de recolha de dados. Após o período de trabalho de campo no estágio, irão ser apresentados os resultados adquiridos e as consequentes reflexões e conclusões do mesmo.
- Somatic approach - functional training and authentic Pilates Method as enhancers for availability and physical conditioning in dance composition classes, resorting to contemporary dance technique, for the 3rd year students of the Curso Profissional de Intérprete de Dança Contemporânea, at Escola Secundária Tomás CabreiraPublication . Carvalho, Eliana; Garcia, VítorABSTRACT - This internship report bases its investigation on data collected according to the rules and regulations of the Regulamento do Estágio, within the framework of the Master of Dance Education, administered by the Escola Superior de Dança (ESD) and the Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), in Portugal. The internship was implemented at the Curso Profissional de Intérprete de Dança Contemporânea (CPIDC), Portugal, with the 3rd year students of the final year within the Portuguese secondary level academic education in dance at Escola Secundária Tomás Cabreira (ESTC). The objectives of the pedagogical intervention concerned the enhancement of physical and mental conditioning of the students, resorting to basic level Mat exercises from Authentic Pilates Method (APM) and Functional Training (FT) and to contemporary dance technique (CDtechn). The aim is also to promote physical longevity and limit injuries, by employing movement efficacy and efficiency within dance conditioning and dance classes. Another goal is to understand the concept of ‘availability’ and how to enhance it in relation to the integrative body and mind awareness of the dance student. Using an Artistic research methodology, the practice led research method to collect investigative data, it was achieved to progressively adapt and transform the teaching strategies and pedagogical methodologies to suit the needs of the research work, as well as the reality of the pre-professional dance finalists within a vocational dance structure. The data collection instruments provided both academic and human insights into the acceptance of the teaching practice and methodology. The final analysis and reflective thoughts based upon this practical teaching intervention at CPIDC demonstrated that the students of the 3rd year at ESTC, verbally and physically, presented a positive transformation of interdisciplinary thinking and doing within their performativity of the contemporary dance technique. We conclude that the interdisciplinary and integrative methodology is a relevant teaching strategy that reflects contemporary dance, influenced by technical and artistic propagations, and the process of adaptation and transformations within the nature of dance evolution itself.
- O impacto das medidas de suporte à aprendizagem, na aula de técnica de dança clássica, com alunas com perturbação de hiperatividade e défice de atenção - 4º ano turma B da Academia de Música de Vilar do ParaísoPublication . Pinto, Daniela; Marques, AnaO presente Relatório insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa, e visa a conclusão deste ciclo de estudos. O estágio decorreu na Academia de Música de Vilar do Paraíso, com uma turma do 8º ano de escolaridade do Ensino Básico, correspondente ao 4º ano no contexto do Ensino Artístico Especializado, no ano letivo de 2024/2025. O projeto consistiu na aplicação de medidas universais e seletivas de suporte à aprendizagem, no contexto da Técnica de Dança Clássica, com o objetivo de promover melhorias técnicas e performativas em alunas com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, fomentando práticas pedagógicas inclusivas, sensíveis a diversidade do grupo. O plano de ação foi desenvolvido entre janeiro e maio, com base na metodologia de investigação-ação, contemplando as fases de observação, lecionação acompanhada e lecionação autónoma. A recolha de dados foi realizada através de observação direta, registo em diário de bordo, inquérito por questionário com respostas abertas, focus group e registos audiovisuais. A turma era composta por nove alunas, das quais duas apresentavam diagnóstico de Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção , o que implicou um planeamento didático ajustado às suas necessidades. A implementação das estratégias diferenciadas contribuiu para a melhoria do desempenho técnico, da expressividade e do envolvimento das aulas nas atividades propostas. Os resultados evidenciam a importância de uma prática pedagógica inclusiva, com docentes informados e responsivos no contexto do ensino artístico especializado.
- Iniciação ao trabalho de pontas na técnica de dança clássica: uma proposta para alunas do 1º ano da Escola da Companhia de Dança de AlmadaPublication . Vengerko, Anastácia; Nascimento, VandaO presente Relatório de Estágio, realizado no âmbito do curso Mestrado em Ensino da Dança ministrado pela Escola Superior de Dança, Instituto Politécnico de Lisboa, desenvolveu-se no ano letivo 2024/2025 na Escola da Companhia de Dança de Almada, com alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico, 1.º ano do Ensino Artístico Especializado em Dança. O Estágio incidiu na disciplina de Técnica de Dança Clássica, tendo como foco a iniciação ao trabalho de pontas. O percurso de Estágio foi organizado em quatro fases distintas: observação estruturada, lecionação acompanhada, lecionação autónoma e momentos de colaboração em outras atividades pedagógicas realizadas na escola cooperante. No âmbito da lecionação autónoma, integraram-se também os testes de diagnóstico, concebidos para avaliar a prontidão física e técnica das alunas para iniciar o trabalho de pontas. Todo o processo foi orientado pela metodologia de investigação-ação, que permitiu articular, de forma contínua, a prática pedagógica com a reflexão crítica. Neste processo, recorreu-se a diferentes instrumentos de recolha de dados, como a observação direta, o registo em diário de bordo, a aplicação de grelhas de observação. A análise comparativa de resultados, promovendo uma abordagem sistemática e reflexiva ao desenvolvimento das alunas e meu percurso enquanto Estagiária. Os principais objetivos passaram por compreender as condições técnicas necessárias à iniciação do trabalho de pontas, planear e aplicar exercícios de fortalecimento e correção postural, e avaliar a evolução dos alunos ao longo do processo. A investigação revelou fragilidades técnicas individuais, como a instabilidade do core, colapso do arco plantar e dificuldades de alinhamento, mas também progressos significativos no controlo postural, na resistência e na autonomia em contexto de aula. A colaboração com a Escola estendeu-se para além das aulas, incluindo a participação em ensaios e atividades externas, o que permitiu observar a dinâmica institucional e reforçar a integração pedagógica. A análise dos resultados demonstrou que a introdução progressiva e consciente da técnica de pontas, sustentada por exercícios preparatórios e acompanhamento contínuo, contribui para uma aprendizagem mais segura e eficaz, possibilitou não apenas a consolidação de competências técnicas, mas também a reflexão crítica sobre metodologias de avaliação e ensino, salientando a necessidade de uma prática docente em constante atualização e aprofundamento.
- O trabalho de dueto na disciplina de técnica de dança contemporânea: impacto no desenvolvimento técnico, pessoal e relacional da turma 3.º C e Secundário do Pallcº no ano letivo 2024/2025Publication . Matos, Mariana; Cid Neto, ÂngeloO presente Relatório de Estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa, no ano letivo de 2024/2025. O estudo partiu de um interesse pessoal no potencial pedagógico do trabalho de dueto contemporâneo, aliado à perceção da abordagem desta prática no contexto do Ensino Artístico Especializado. A intervenção decorreu na disciplina de Técnica de Dança Contemporânea, na escola cooperante PALLCº - Performing Arts School & Conservatory, com uma turma mista do 3.º ciclo e Ensino Secundário. Tendo como foco o trabalho de dueto, procurou-se potenciar o desenvolvimento técnico, pessoal e relacional dos alunos, através de uma abordagem que integrasse consciência corporal, escuta ativa, contacto físico e atenção partilhada. O Estágio adotou uma metodologia de Investigação-Ação, assente numa abordagem de investigação qualitativa, com recolha de dados através de questionários, registos escritos pelos alunos, focus group, diário de bordo e registos audiovisuais. Os resultados evidenciaram progressos na qualidade do movimento, na consciência corporal e na comunicação interpessoal, refletindo-se numa crescente capacidade de negociação de peso e intenções, bem como de diálogo e adaptação mútua no contexto do dueto. O trabalho de dueto revelou-se uma estratégia eficaz para promover a articulação entre técnica, expressividade e relação, e demonstrou que o dueto contemporâneo, quando explorado com consistência e intencionalidade, constitui uma ferramenta pedagógica com impacto real no desenvolvimento técnico e relacional dos alunos. A articulação entre tarefas de improvisação e exercícios estruturados revelou-se especialmente eficaz na promoção de aprendizagens significativas e integradas. A consistência dos efeitos observados reforça a pertinência de aprofundar este tipo de trabalho em contextos similares, quer através da sua integração no programa da disciplina de Técnica de Dança Contemporânea, quer como no campo de investigação em pedagogia da dança.
- O vídeo como ferramenta de feedback para a consolidação da aprendizagem da pirouette na Técnica de Dança Clássica - 4º ano A da Escola Artística de Dança do Conservatório NacionalPublication . Couto da Silva, Isabel; Amorim, VeraEste relatório de estágio, elaborado no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança, ministrado pela Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa, propõe verificar, através de instrumentos e técnicas da investigação-ação, o impacto da utilização de registos de vídeo como ferramenta de feedback na consolidação da aprendizagem da pirouette nos estudantes do sexo feminino do 4º ano A, da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional, como forma de potenciar o seu interesse pela autoanálise e autorreflexão na disciplina de Técnica de Dança Clássica, a sua autonomia e o seu desenvolvimento pessoal. A revisão da literatura e as entrevistas realizadas permitiram um enquadramento da problemática associada ao feedback por vídeo e um apoio essencial no registo e na apresentação dos dados obtidos. Através do método de Investigação-Ação, foi desenvolvido um plano dividido em observação estruturada, lecionação partilhada, lecionação autónoma e participação em outras atividades da Escola Cooperante, ao longo do qual foram recolhidos dados através de instrumentos como grelhas de observação, diário de bordo, registos audiovisuais e questionários. Com a análise dos dados recolhidos foi possível constatar que os estudantes, de uma forma geral, reagiram muito positivamente ao vídeo como estratégia de feedback, demonstrando melhoria da sua prática, da sua autonomia e capacidade de autoanálise e autorreflexão nas aulas de Técnica de Dança Clássica.
- A articulação entre a técnica de dança clássica e o repertório clássico tendo o port de bras como elemento comum e potenciador técnico e artístico com o 5º ano B da Escola Artística de Dança do Conservatório NacionalPublication . Silva, Érica; Nascimento, VandaO presente documento é o relato fiel do Estágio do Mestrado em Ensino de Dança, implementado nas aulas de Técnica de Dança Clássica e Repertório Clássico, da turma de raparigas do 5º/9º B da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional, durante o ano letivo de 2024/25. O Estágio tinha como objetivos gerais potenciar o progresso técnico das alunas, através da aplicação de diferentes qualidades de movimento do port de bras e da sua coordenação com os membros inferiores e potenciar o progresso artístico, através da associação da qualidade do port de bras a repertório específico, tendo como referência o método Vaganova. A praxis desenvolveu-se tendo por base as premissas da investigação-ação e foi devidamente documentada através de diários de bordo, grelhas de observação, captação de imagens e realização de inquéritos. Após a análise dos dados recolhidos, concluímos que fomos eficazes na concretização daquilo a que nos propusemos, alinhando a nossa prática pedagógica ao trabalho desenvolvido pelas professoras titulares de Técnica de Dança Clássica e Repertório Clássico e viabilizando, dessa forma, o progresso técnico e refinamento artístico das alunas.
- Polish character dance: integration with classical dance technique - interdisciplinary and transdisciplinary approaches in the technical and artistic development of 4th and 5th-year students at the Ana Mangericão Dance ConservatoryPublication . Mantovani, Denise; Amorim, VeraEste relatório de estágio, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Dança da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa, investiga a integração da Dança de Caráter na Técnica de Dança Clássica, no contexto da Educação Artística Especializada em Portugal. O estágio teve lugar no Conservatório de Dança Ana Mangericão, com foco nos alunos do 4.º e 5.º anos do programa de Ensino Artístico Especializado. O estudo analisa as implicações pedagógicas, técnicas e artísticas desta integração, com o objetivo de potenciar a proficiência técnica, a expressividade e a versatilidade artística dos alunos. A metodologia de investigação adotada foi a investigação-ação, e envolveu uma intervenção pedagógica estruturada em quatro fases: observação sistemática das aulas, ensino partilhado, lecionação autónoma e participação em atividades pedagógicas complementares. Esta intervenção seguiu princípios interdisciplinares e transdisciplinares, visando o desenvolvimento de uma compreensão holística do movimento e da expressão artística. A recolha de dados foi feita por meio de observações diretas, questionários, registo vídeo e fotográficos, bem como análise documental. Os resultados deste estudo indicam que a integração da Dança de Caráter na Técnica Clássica contribui significativamente para uma formação artística mais completa, ao ampliar as capacidades narrativas dos alunos e reforçar as suas competências técnicas, promovendo, assim, uma compreensão mais abrangente do movimento e da articulação artística. Para além disso, este relatório apresenta uma proposta curricular para a inclusão desta metodologia integrada nas instituições de ensino artístico, salientando a relevância de abordagens interdisciplinares e transdisciplinares no ensino da dança.
