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ESD - Dissertações de Mestrado

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  • A articulação entre a técnica de dança clássica e o repertório clássico tendo o port de bras como elemento comum e potenciador técnico e artístico com o 5º ano B da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional
    Publication . Silva, Érica; Nascimento, Vanda
    O presente documento é o relato fiel do Estágio do Mestrado em Ensino de Dança, implementado nas aulas de Técnica de Dança Clássica e Repertório Clássico, da turma de raparigas do 5º/9º B da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional, durante o ano letivo de 2024/25. O Estágio tinha como objetivos gerais potenciar o progresso técnico das alunas, através da aplicação de diferentes qualidades de movimento do port de bras e da sua coordenação com os membros inferiores e potenciar o progresso artístico, através da associação da qualidade do port de bras a repertório específico, tendo como referência o método Vaganova. A praxis desenvolveu-se tendo por base as premissas da investigação-ação e foi devidamente documentada através de diários de bordo, grelhas de observação, captação de imagens e realização de inquéritos. Após a análise dos dados recolhidos, concluímos que fomos eficazes na concretização daquilo a que nos propusemos, alinhando a nossa prática pedagógica ao trabalho desenvolvido pelas professoras titulares de Técnica de Dança Clássica e Repertório Clássico e viabilizando, dessa forma, o progresso técnico e refinamento artístico das alunas.
  • Polish character dance: integration with classical dance technique - interdisciplinary and transdisciplinary approaches in the technical and artistic development of 4th and 5th-year students at the Ana Mangericão Dance Conservatory
    Publication . Mantovani, Denise; Amorim, Vera
    Este relatório de estágio, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Dança da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa, investiga a integração da Dança de Caráter na Técnica de Dança Clássica, no contexto da Educação Artística Especializada em Portugal. O estágio teve lugar no Conservatório de Dança Ana Mangericão, com foco nos alunos do 4.º e 5.º anos do programa de Ensino Artístico Especializado. O estudo analisa as implicações pedagógicas, técnicas e artísticas desta integração, com o objetivo de potenciar a proficiência técnica, a expressividade e a versatilidade artística dos alunos. A metodologia de investigação adotada foi a investigação-ação, e envolveu uma intervenção pedagógica estruturada em quatro fases: observação sistemática das aulas, ensino partilhado, lecionação autónoma e participação em atividades pedagógicas complementares. Esta intervenção seguiu princípios interdisciplinares e transdisciplinares, visando o desenvolvimento de uma compreensão holística do movimento e da expressão artística. A recolha de dados foi feita por meio de observações diretas, questionários, registo vídeo e fotográficos, bem como análise documental. Os resultados deste estudo indicam que a integração da Dança de Caráter na Técnica Clássica contribui significativamente para uma formação artística mais completa, ao ampliar as capacidades narrativas dos alunos e reforçar as suas competências técnicas, promovendo, assim, uma compreensão mais abrangente do movimento e da articulação artística. Para além disso, este relatório apresenta uma proposta curricular para a inclusão desta metodologia integrada nas instituições de ensino artístico, salientando a relevância de abordagens interdisciplinares e transdisciplinares no ensino da dança.
  • O port de bras sob uma perspectiva holística na técnica de dança clássica e no repertório clássico para o desenvolvimento da qualidade técnica e artística dos alunos do 5º/9º ano da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional
    Publication . Dias, Teresa Beirão da Veiga da Silva; Rijmer, Sylvia
    Quando se fala em port de bras na Técnica de Dança Clássica (TDC), fala-se de um movimento que é executado pelo corpo como um todo, e não apenas por partes deste. Com o estudo do port de bras, o(a) estudante pode compreender que a TDC é um sistema de treino em Dança que permite, através da experiência, aprimorar a consciência sensorial individual e desenvolver o conhecimento do(a)s intérpretes relativamente à relação que existe entre o sentimento e o movimento corporal. Este relatório apresenta a intervenção pedagógica que foi realizada pela estagiária no estágio profissional de ensino em Dança, na Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional (EADCN), durante o ano letivo de 2023/2024. Este estágio foi implementado a alunos do 5º ano do curso básico de Dança da EADCN,correspondente ao 9º ano de escolaridade. Para a presente investigação foi definido o seguinte objetivo geral: Promover o desenvolvimento da qualidade técnica, da expressividade artística, da identidade artística e do autoconhecimento pessoal e físico-motor dos estudantes do 5º ano de ensino artístico especializado da EADCN, utilizando como estímulo e meio pedagógico o trabalho do port de bras e a aprendizagem da variação da entrada de Nikiya do bailado La Bayadère. Como metodologia de intervenção, foi adotada a abordagem de Investigação-Ação, e, tendo em conta os objetivos de investigação que inicialmente foram definidos, optou-se pela utilização dos seguintes instrumentos de recolha de dados: diário de bordo pessoal e dos estudantes, registo audiovisual, entrevistas e grelhas de observação. Conclui-se que a intervenção pedagógica foi eficaz e respondeu aos objetivos da investigação, uma vez que permitiu criar espaço de aprendizagem e desenvolver as estudantes nas componentes técnica, artística e pessoal, e culminou numa formação integral, isto é, onde foi valorizada de forma equitativa o desenvolvimento técnico, o autoconhecimento corporal, a expressividade emocional e a individualidade criativa.
  • A barra no chão como ferramenta de treino do developpé nas aulas de barra no chão e de técnica de dança clássica do 3ºano da Dance Spot - Conservatório de Dança
    Publication . Dias, Raquel Filipa Alves; Amorim, Vera
    Elaborado no contexto do Curso de Mestrado em Ensino de Dança, dirigido pela Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa, o presente Relatório de Estágio intitula-se “A Barra no Chão como ferramenta de treino do Developpé nas aulas de Barra no Chão e de Técnica de Dança Clássica do 3º Ano da Dance Spot - Conservatório de Dança”. O estágio, realizado durante o Ano Letivo de 2023/2024 com as alunas do 3º Ano da Escola Dance Spot-Conservatório de Dança, teve como foco o lecionar da técnica de dança clássica, com ênfase nas aulas de Barra no Chão, salientando a relevância da preparação física para a prática da Dança. Definiu-se como objetivo geral a promoção da consciência corporal, além do desenvolvimento da flexibilidade e da força muscular, com ênfase nos membros inferiores e na região abdominal (core). Neste sentido, foram utilizados alguns métodos de preparação física, com foco no método de Barra no Chão de Boris Kniaseff. Assim, foi possível identificar os objetivos específicos que contribuiriam para a melhoria do movimento Developpé. Após a revisão da literatura existente, a análise de diferentes perspetivas dos respetivos autores de referência e um processo de comunicação ativa entre a estagiária e os docentes envolvidos, bem como a aplicação de grelhas de observação, procedeu-se à recolha de dados. Com base na metodologia da investigação-ação, concluiu-se que a inclusão de momentos de Barra no Chão no início das aulas de Técnica de Dança Clássica para o 3º Ano da Dance Spot - Conservatório de Dança, estruturados de forma a possibilitar o desenvolvimento das competências físicas e psicológicas necessárias à correta execução da técnica, contribuiu para uma maior consciência muscular e esquelética dos alunos. Além disso, esta abordagem permitiu avaliar a evolução dos estudantes e detetar antecipadamente lesões que poderiam comprometer o crescimento saudável dos alunos, bem como o seu desenvolvimento técnico e artístico.
  • A preparação física como complemento ao treino técnico na consolidação do Grand Allegro na disciplina de técnica de dança clássica, aplicado a alunos do 4º ano do ensino artístico especializado, da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional
    Publication . Batista, Paula Cristina Mafra; Amorim, Vera
    O estágio insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. Decorreu na Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional (Ensino Artístico Especializado), na disciplina de técnica de dança clássica, com uma turma constituída por 8 alunas do 4º ano de dança, no ano letivo 2023/2024. O objetivo principal do estágio foi desenvolver a qualidade técnica e artística na preparação e consolidação do grand allegro. Para esta abordagem foram implementados componentes do treino em preparação física que vão ao encontro da temática anteriormente referida, para assim, e em conjunto com a prática dos elementos técnico- artísticos entendidos como fatores que contribuem para o aperfeiçoamento da preparação e consolidação do allegro, haja um alcance dos objetivos pretendidos. Neste contexto, e com o propósito de otimizar o desempenho dos alunos, foram implementados exercícios de fortalecimento muscular; de consciencialização do alinhamento das várias estruturas articulares do membro inferior; do contacto integral da faixa plantar com o solo e da qualidade contínua e fluída nas sequências dos salos. Considera-se a temática do estudo pertinente, na medida em que aborda e trabalha com maior profundidade dois conceitos (o da preparação física e o treino técnico) em articulação com a técnica de dança clássica, de um conjunto mais alargado inerente à formação de um bailarino, o que aporta maior consistência no desenvolvimento e progressão de bases sólidas muito relevantes para a formação de excelência de um estudante de dança. Com o propósito de assegurar consistência científica e metodológica ao estudo foi feita uma revisão bibliográfica que se debruçou essencialmente nos conceitos que fazem referência ao conceito de treino físico e treino técnico. A metodologia aplicada foi a de investigação-ação utilizando uma avaliação qualitativa e utilizar os diários de bordo, as tabelas de observação e o registo de vídeo como instrumentos para a recolha de dados.
  • U_realities : um projeto de fusão de danças de rua, urbanas, contemporâneas, tecnologias e emoções
    Publication . Martins, Ana Rita Berto; Xavier, Madalena
    A criação coreográfica tem múltiplas e infinitas abordagens no que diz respeito aos métodos e processos. Cada coreógrafo revela preferências na escolha dos mesmos, seja por opções pessoais, profissionais, de organização ou simplesmente pelas visões da dança que contempla e que foi alterando ao longo do seu percurso, através da interacção com a sua ferramenta de trabalho – o bailarino e/ou interprete. O projecto U_REALITIES, surge ao realizar uma candidatura ao Festival Ou.Kupa. Um festival ligado às danças de rua, urbanas e clubbing dances. Aproveitando esta oportunidade, surgiu a proposta criativa para o projecto a desenvolver no contexto do curso de Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais da Escola Superior de Dança. A peça estreou em junho de 2023 no Teatro TBA em Lisboa e teve como objectivo a criação de uma obra coreográfica focada em primeiro grau na cultura de dança de rua e clubbing. Tendo em conta o meu percurso profissional, decidi que a peça teria o foco nesta cultura mas expandia para outras direcções, como a fusão com a dança contemporânea, tecnologias e outras sementes que possivelmente seriam exploradas. U_REALITIES acabou por explorar um caminho de emoções, diversas técnicas ou estilos de dança, personagens, frequências sonoras, filosofias, teorias quânticas, caminhos abstratos ou desconhecidos, imagens e textos que desafiam as nossas reflexões e questionam a nossa forma de criar, ver e analisar a vida do dia-a-dia. A ideia surgiu sob a forte influência de outras peças anteriormente criadas por mim, principalmente após o espectáculo imersivo de dança VORTEXXX e a descoberta do um texto referido numa conferência disponível online de Abraham Esther Hicks. Foram tomadas decisões que foram influenciando o processo, como o uso de uma tecnologia específica que cria conteúdos mais orgânicos de motion graphics, foi usado um objecto luminoso como adereço e todo o espectáculo foi devidamente estruturado e coreografado, mantendo muito espaço para a improvisação ou freestyle.
  • Atopos: se abríssemos pessoas encontraríamos paisagens
    Publication . Santos, Miguel Ramos; Bentes, Amélia
    Este projeto nasceu com a vontade de dois criativos, dois amigos responderem a algumas questões e de colocarem ainda mais questões em cima da mesa. Existe uma urgência em voltar a conectar e a valorizar o corpo, como mais que um meio de executar tarefas, assim como olhar para o papel da sexualidade na sociedade. Atopos, foi o nome escolhido para a criação coreográfica que surgiu deste desafio. Dito por Roland Barthes, é a figura que o ser apaixonado faz do ser que ama, é, portanto, falar em amar e ainda assim fazer do outro algo que não é exatamente. Ninguém está livre do lugar que para si é criado. No entanto, este relatório pretende ser uma reflexão dos primeiros passos, quase como um ritual, da minha prática criativa, ou daquilo que poderá ser uma metodologia de trabalho, onde me disponho a perceber o lugar das minhas motivações e se elas poderão ser um método de rastrear conceitos pertinentes para serem um objeto artístico, bem como o que defendo e está por detrás das decisões que tomo para o meu processo criativo. Na elaboração destas questões, desde o trabalho de mesa, à criação e estreia, é traçado um fio condutor, onde há apenas inícios de uma formalização de um pensamento, sem que concretizações factuais fechadas sejam feitas.
  • Palavra-corpo: a linguagem do abismo
    Publication . Carvalho, Flávia Rodrigues de Carvalho; Neto, Ângelo Cid; Escola Superior de Dança, Instituto Politécnico de Lisboa
    Qual a relação que corpo e palavra podem criar? Esta dissertação foi escrita no contexto do mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais, na Escola Superior de Dança. Por meio de trabalhos escritos, aulas realizadas e obras assistidas, os dois anos de estudo no mestrado me fizeram questionar as relações entre a palavra e o corpo. Através da escrita desta dissertação, pretende-se explorar o abismo que é a palavra e o corpo, embarcando em uma aventura ao desconhecido e explorando as camadas que as relações entre palavra e corpo nos proporcionam. Dessa forma, é preciso conhecer a palavra e o texto, não só como experiências visuais, mas sonoras e, principalmente, experiências do corpo. Palavra e corpo não são campos distantes entre si, mas dialogam e, no momento do encontro em cena, são capazes de proporcionar uma experiência daquilo que chamarei de palavra-corpo. Através das experiências que provocaram o interesse na investigação, nota-se como parte da metodologia de pesquisa a autoetnografia, além da art-based research como forma de desenvolver uma investigação em arte através da arte. Esta dissertação pretende ampliar a percepção do que é palavra, o que compõe um texto, e quais as relações que se criam com o corpo em uma criação coreográfica. Para isso, foram discutidas três obras artísticas que possuem o texto e a palavra como parte de sua composição, procurando entender as possíveis relações que podemos observar em cena. As obras são: Cão sem plumas de Deborah Colker; Body and Soul de Crystal Pite; Text Rain de Camille Utterback. As obras me foram apresentadas em diferentes momentos da escrita da dissertação, mas que auxiliaram a criar ainda mais perguntas e mudar o olhar sobre o que seria a palavra e o corpo em relação. Dessa forma, a dissertação tem como objetivo investigar e refletir sobre as possibilidades da palavra e do texto nos processos de criação coreográfica em dança na contemporaneidade.
  • Como desenvolver a versatilidade do bailarino/interprete/criador de dança, através da disciplina de composição coreográfica? com alunos do 8º ano do Ginasiano Escola de Dança
    Publication . Queiroz, E. J. S. de (2024). Como desenvolver a versatilidade do bailarino/interprete/criador de dança, através da disciplina de composição coreográfica? com alunos do 8º ano do Ginasiano Escola de Dança.[Dissertação de Mestrado,Escola Superior de Dança]. Repositório do Instituto Politécnico de Lisboa; Bentes, Amélia
    O presente Relatório de Estágio, desenvolve-se no âmbito do curso de Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa. Tendo como foco o trabalho desenvolvido no Ginasiano Escola de Dança, na disciplina de Composição, com a turma do 8º ano do Ensino Artístico Especializado em Dança, ao longo do ano letivo 2022/2023. O objetivo geral desta pesquisa, centrou-se na questão: Como desenvolver a versatilidade do bailarino/intérprete/criador de dança, através da disciplina de Composição Coreográfica? O papel do bailarino tem vindo a mudar ao longo dos tempos. Hoje em dia os coreógrafos procuram um bailarino/intérprete/criador que reproduza o material proposto de uma maneira individual e singular, demonstrando o seu caráter, ao integrar o seu próprio movimento, à formação técnica recebida. Assim, com a intenção de ir ao encontro do mercado de trabalho na Dança, este trabalho teve como foco, encorajar o desenvolvimento da autonomia nos alunos e ao mesmo tempo guiá-los na exploração do seu máximo potencial, demonstrando-o através da versatilidade, em resposta às diferentes demandas. Utilizando como metodologia a investigação-ação, o processo de trabalho dividiu-se em: • Fase 1 - os alunos foram incentivados a buscar os seus próprios movimentos através de exercícios de improvisação orientada e a visualização em vídeo dos trabalhos de diferentes coreógrafos; • Fase 2 - foram discutidos e apresentados três elementos possíveis de ser integrados numa composição em dança, como a música, a literatura e as artes plásticas; • Fase 3 - foram propostos três trabalhos de composição coreográfica na segunda fase. Como instrumentos de recolha dos dados, foram utilizados os seguintes recursos: o registo audiovisual, as discussões no final das tarefas, as grelhas de avaliação dos trabalhos. Os resultados observados permitem defender que a utilização de diferentes estímulos na composição coreográfica contribui positivamente para o desenvolvimento e adaptabilidade dos alunos de dança.
  • Potenciar a execução de movimentos tourner, com o 8º ano de rapazes da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional fomentando a interação entre a técnica de dança clássica e o repertório clássico
    Publication . Lopes, Rui Alexandre Reis Coelho; Nascimento, Vanda
    Elaborado no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança, ministrado pela Escola Superior de Dança, Instituto Politécnico de Lisboa, o presente Relatório de Estágio tem como título Potenciar a execução de movimentos tourner, com o 8º ano/ rapazes da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional, fomentando a interação entre a Técnica de Dança Clássica e o Repertório Clássico. O Estágio foi desenvolvido no ano letivo de 2023/24, na área de lecionação da Técnica de Dança Clássica e de Repertório de Dança Clássica. A interação entre a Técnica de Dança Clássica e o Repertório Clássico foi a nossa estratégia de intervenção para este Estágio. Partindo dos princípios básicos do treino técnico em Dança Clássica, como o alinhamento, a colocação, o equilíbrio, a força e a coordenação, propôs-se como estratégia pedagógica a elaboração de exercícios com conteúdos específicos de forma a conseguir potenciar o conteúdo técnico tourner. Como o público-alvo é do sexo masculino, optamos pelos movimentos de rotação, designadamente, a pirouette en dehors e os tour lent, por serem elementos técnicos de grande importância e relevância no Repertório masculino. Recorrendo à Metodologia de Investigação-Ação e com base numa fundamentação teórica, foi possível estabelecer os objetivos gerais e específicos para este Estágio. Para dar resposta à nossa pergunta de Investigação, recorreu-se à utilização de vários instrumentos de recolha de dados, como as tabelas de observação, os diários de bordo e a recolha de imagens e vídeo, de forma a aferir os resultados nas diferentes fases do processo e decidir se as estratégias pedagógicas serão as mais adequadas para dar continuidade ao plano de ação. A reflexão analítica dos resultados obtidos permitiu concluir que a estratégia delineada se traduziu numa melhoria significativa na execução dos movimentos de rotação por parte dos elementos da turma e, sobretudo a melhoria técnica e artística das Variações Clássicas apresentadas no seu exame final. Foi possível, igualmente, aferir como positivo, que a criação de um ambiente técnico e artístico e emocional por parte do professor de Técnica de Dança Clássica potenciou a execução dos movimentos tourner e a sua aplicação prática no Repertório Clássico.