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- A relação escola-família: um estudo numa turma de 1.º CicloPublication . Martins, Beatriz Agostinho; Gama, AnaO presente relatório encontra-se organizado em duas partes. Na primeira parte descrevemos a prática pedagógica realizada durante os dois estágios, um realizado no 1.º ciclo e o outro no 2.º ciclo do Ensino Básico nas disciplinas de Português e História e Geografia de Portugal. Na segunda parte apresentamos o trabalho de investigação que foi realizado no âmbito do estágio do 1.º Ciclo. A investigação foi desenvolvida numa turma de 4.º ano de um Colégio e focou-se na relação escola-família. Tendo como questão de partida : Como é a relação entre as famílias e a escola/professora de uma turma de 4.º ano?, foram definidos os seguintes objetivos: i) caracterizar a comunicação (formas, canais e conteúdo) da professora titular de turma com as famílias; ii) descrever o envolvimento das famílias nas atividades escolares; iii) identificar os desafios/constrangimentos da participação da família nas atividades da escola; iv) analisar as perspetivas dos vários atores (famílias, crianças e professora titular) sobre a sua participação na atividade “Histórias em casa, um mundo de imaginação”. No estudo seguimos uma abordagem qualitativa e quantitativa, tendo utilizado para a recolha de dados as seguintes técnicas: a análise documental; a entrevista semiestruturada, que foi realizada à professora; a observação participante das atividades desenvolvidas; os questionários, os quais foram aplicados aos P/M e EE. Para a análise dos dados fizemos a análise de conteúdo dos dados qualitativos e a análise estatística descritiva dos dados quantitativos. A partir da análise realizada é possível evidenciar: que a comunicação entre a escola e as famílias precisa ser melhorada para atender às necessidades dos P/M e EE. A maioria dos P/M e EE quer participar nas atividades escolares, mas nem sempre conseguem conciliar com o trabalho. É fundamental que a escola e as famílias trabalhem juntas para garantir o sucesso escolar dos alunos.
- U_realities : um projeto de fusão de danças de rua, urbanas, contemporâneas, tecnologias e emoçõesPublication . Martins, Ana Rita Berto; Xavier, MadalenaA criação coreográfica tem múltiplas e infinitas abordagens no que diz respeito aos métodos e processos. Cada coreógrafo revela preferências na escolha dos mesmos, seja por opções pessoais, profissionais, de organização ou simplesmente pelas visões da dança que contempla e que foi alterando ao longo do seu percurso, através da interacção com a sua ferramenta de trabalho – o bailarino e/ou interprete. O projecto U_REALITIES, surge ao realizar uma candidatura ao Festival Ou.Kupa. Um festival ligado às danças de rua, urbanas e clubbing dances. Aproveitando esta oportunidade, surgiu a proposta criativa para o projecto a desenvolver no contexto do curso de Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais da Escola Superior de Dança. A peça estreou em junho de 2023 no Teatro TBA em Lisboa e teve como objectivo a criação de uma obra coreográfica focada em primeiro grau na cultura de dança de rua e clubbing. Tendo em conta o meu percurso profissional, decidi que a peça teria o foco nesta cultura mas expandia para outras direcções, como a fusão com a dança contemporânea, tecnologias e outras sementes que possivelmente seriam exploradas. U_REALITIES acabou por explorar um caminho de emoções, diversas técnicas ou estilos de dança, personagens, frequências sonoras, filosofias, teorias quânticas, caminhos abstratos ou desconhecidos, imagens e textos que desafiam as nossas reflexões e questionam a nossa forma de criar, ver e analisar a vida do dia-a-dia. A ideia surgiu sob a forte influência de outras peças anteriormente criadas por mim, principalmente após o espectáculo imersivo de dança VORTEXXX e a descoberta do um texto referido numa conferência disponível online de Abraham Esther Hicks. Foram tomadas decisões que foram influenciando o processo, como o uso de uma tecnologia específica que cria conteúdos mais orgânicos de motion graphics, foi usado um objecto luminoso como adereço e todo o espectáculo foi devidamente estruturado e coreografado, mantendo muito espaço para a improvisação ou freestyle.
- Study and characterization of specimens obtained through additive manufacturing technologies with thermoplastic matrix and carbon fibrePublication . Silva, Miguel Filipe Lola da; Leite, Afonso Manuel da Costa Sousa; Portal, Ricardo José Fontes; Novo, Paulo Jorge da Costa ParenteAbstract The use of thermoplastic matrix in continuous fibres composites is relatively recent with the number of potential applications steadily growing. However, the use of thermoplastics as a matrix comes with several challenges since thermoplastic polymers present much higher viscosity than thermosets, resulting in much more difficult and complex reinforcement impregnation and consequent consolidation tasks. This research focuses on the study and characterization of specimens produced through two additive manufacturing (AM) technologies: Fused Filament Fabrication (FFF) and Automated Fibre Placement (AFP). Both techniques employ a polyamide thermoplastic matrix reinforced with continuous carbon fibre, and mechanical behaviour will be evaluated by analysing their tensile, flexural and interlaminar shear strength properties. To characterize the materials and specimens, several techniques were used, such as SEM, DSC, TGA, FTIR calcination or Micro-CT. For the production of FFF specimens a commercially available 3D printer capable of printing continuous fibre filaments was used, and to produce the AFP specimens, a functional prototype was first developed and then the tapes produced. With all the necessary conditions reached, the specimens were produced. To analyse the AFP specimens a Design of Experiments was implemented, with the influence of the most pertinent process variables also being analysed. Finally, the specimens produced by the different additive manufacturing techniques were evaluated and compared in terms of their mechanical properties and pose.
- Desenvolvimento de atuadores macios para um dispositivo vestível de fisioterapiaPublication . Correia, Ana Rita Loureiro; Mendes, Mário José Gonçalves Cavaco; Azevedo, Tiago Gorjão Clara Charters deA perda total ou parcial da capacidade funcional da mão interfere com o desempenho de atividades diárias. Estas podem derivar de acidentes traumáticos, doenças neurológicas, doenças músculo-esqueléticas e doenças vasculares, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC). O uso de tecnologia vestível tem vindo a apresentar resultados eficazes em terapias de reabilitação assistida, proporcionando uma melhoria rápida, facilitando a reabilitação. Este Trabalho Final de Mestrado (TFM) pretende estudar e desenvolver um protótipo de um dispositivo vestível para a fisioterapia e reabilitação da mão humana, projetando e otimizando atuadores macios, reproduzíveis por moldes e impressos em 3D. Neste estudo utilizou-se o software Solidworks® na fase de modelação dos atuadores e moldes, e o Ansys® na análise dos elementos finitos na simulação do deslocamento (flexão) versus deformação dos atuadores durante a sua pressurização. Por fim, utilizou-se o software UltiMaker Cura 5.5.0® para fatiar os modelos 3D dos atuadores a imprimir na impressora Hello Bee Prusa®. Para o controlo da pressão nas câmaras internas dos atuadores foi implementado um controlador que permite variar a pressão de entrada, num intervalo de 0 a 1,5 bar. No caso do atuador em silicone DragonSkin Fast 10® (2.6 mm de espessura), obteve-se como valor de pressão máxima: 0,3 bar, Posteriormente, foi efetuado os ensaios experimentais de pressão versus deslocamento, com recurso ao software Kinovea®, para uma análise de movimentos, e pressão versus força, com auxílio do sensor de força, permitiram concluir que os atuadores em Dragon Skin Fast 10® (2.6 mm de espessura), no modelo Yap, obtiveram melhores resultados, com uma flexão máxima de 162º a uma pressão mínima de 0,2 bar, e uma força máxima de 61,31 N. Obteve-se no final deste TFM um protótipo de exosqueleto funcional para fisioterapia da mão.
- Palavra-corpo: a linguagem do abismoPublication . Carvalho, Flávia Rodrigues de Carvalho; Neto, Ângelo Cid; Escola Superior de Dança, Instituto Politécnico de LisboaQual a relação que corpo e palavra podem criar? Esta dissertação foi escrita no contexto do mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais, na Escola Superior de Dança. Por meio de trabalhos escritos, aulas realizadas e obras assistidas, os dois anos de estudo no mestrado me fizeram questionar as relações entre a palavra e o corpo. Através da escrita desta dissertação, pretende-se explorar o abismo que é a palavra e o corpo, embarcando em uma aventura ao desconhecido e explorando as camadas que as relações entre palavra e corpo nos proporcionam. Dessa forma, é preciso conhecer a palavra e o texto, não só como experiências visuais, mas sonoras e, principalmente, experiências do corpo. Palavra e corpo não são campos distantes entre si, mas dialogam e, no momento do encontro em cena, são capazes de proporcionar uma experiência daquilo que chamarei de palavra-corpo. Através das experiências que provocaram o interesse na investigação, nota-se como parte da metodologia de pesquisa a autoetnografia, além da art-based research como forma de desenvolver uma investigação em arte através da arte. Esta dissertação pretende ampliar a percepção do que é palavra, o que compõe um texto, e quais as relações que se criam com o corpo em uma criação coreográfica. Para isso, foram discutidas três obras artísticas que possuem o texto e a palavra como parte de sua composição, procurando entender as possíveis relações que podemos observar em cena. As obras são: Cão sem plumas de Deborah Colker; Body and Soul de Crystal Pite; Text Rain de Camille Utterback. As obras me foram apresentadas em diferentes momentos da escrita da dissertação, mas que auxiliaram a criar ainda mais perguntas e mudar o olhar sobre o que seria a palavra e o corpo em relação. Dessa forma, a dissertação tem como objetivo investigar e refletir sobre as possibilidades da palavra e do texto nos processos de criação coreográfica em dança na contemporaneidade.