ESD - Dissertações de Mestrado
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- A justification for the inclusion of the strands of the dance medium in dance analysisPublication . Crespo, Fernando; Vallery Preston-DunlopABSTRACT - The analysis of the dancer's movements has been the central concern in dance analysis methodologies. This study proposes to extend dance analysis to the other strands of the dance medium which is understood to be the prime material upon which the dance work is created and given existence. The strands of the dance medium identified in this study are the space,people,sound/music,movements and scenic elements. The study starts with a discussion of central issues which concern the nature,independence,identity and significance of the strands of the dance medium. In the following chapters, each one dedicated to an individual strand, their significant contribution to the dance work is revealed through the re-lationship they have with the dance performance space,the dancer's body shape and their movements,spatial forms,aural elements and the moving elements of the work. In the beginning of each chapter,several concepts,which enable us to clarify and define the characteristics of the strands,are analysed and others put forward. The study concludes that the individual strands of the dance medium are identified as actual and that their identity and significance is dependent upon their relationship with the other strands and the function or the contribution that they make to the dance work. Furthermore, their significant contribution justifies their necessary inclusion in dance analysis.
- Estudo comparativo de duas metodologias de ensino da dança vocacional no contexto da técnica de dança clássica: nível elementarPublication . Amorim, Vera; Monteiro, Elisabete Alexandra PinheiroÉ Objectivo deste estudo, fundamentar e levar a cabo uma análise comparativa de duas Metodologias do ensino da Dança Clássica, no sentido de contribuir para fornecer pistas, levantar questões, quiçá elementos que possam vir a revelar-se úteis na resposta às questões avançadas, constituindo-se assim numa espécie de instrumento de trabalho para quem dele entender socorrer-se servindo imperativos de utilidade e não de mero estudo desligado da realidade e porventura de menor utilidade. A perspectiva será sempre a de “indicar uma direcção e não um caminho”. (in Robalo Monteiro) Reforce-se a contextualização relativamente às metodologias abordadas; uma foi criada para a Escola Superior de Dança e para a Escola de Dança do Conservatório Nacional, pela professora Barbara Fewster, num contexto claramente Vocacional (de formação de professores de Dança no primeiro caso, e para a profissão de Bailarinos no segundo) e a outra desenvolvida pela Imperial Society of Teachers of Dancing – Imperial Classical Ballet, num âmbito mais alargado, não exclusivamente Vocacional, num plano de implantação internacional.
- O movimento do corpo disciplinadoPublication . Xavier, Madalena; Cruz, Maria TeresaEsta dissertação pretende ser uma reflexão sobre a autonomia das disciplinas artísticas, conscientes que estamos do contexto actual cada vez mais centrado na ideia de ruptura dos limites e fronteiras das várias artes e da consequente perda das suas próprias identidades. Este propósito, assumidamente reactivo a um determinado discurso contemporâneo, nomeadamente no campo das artes performativas e dominado por palavras e conceitos como “hibridação” e “contaminação”, visa procurar a possibilidade de definir as características específicas da dança enquanto prática artística que através da singularidade do seu discurso constrói uma linguagem própria. Nesta perspectiva o conceito de corpo disciplinado torna-se central para a definição da dança enquanto disciplina artística autónoma. Assim, esta dissertação enquadra-se na problemática sobre o estatuto das artes contemporâneas e das suas práticas artísticas, convocando saberes teóricos, mas também o conhecimento prático da área sobre a qual nos debruçamos.
- Programa de Técnica de Dança Clássica : do pré-primário ao 2ª ciclo de escolaridade do Ensino Não VocacionalPublication . Correia, Cristina Maria Miguel; Amorim, VeraEste projecto surgiu da vontade do investigador em aprofundar conhecimentos sobre o ensino da Técnica de Dança Clássica identificada a lacuna existente no plano de estudos da disciplina em questão na Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha [EVDCR] com o intuito de abranger o ensino pré-primário ao 2º ciclo de escolaridade. Na sequência de investigação sobre vários programas de TDC, foi criado um programa alternativo de ensino não vocacional e específico para os objectivos da EVDCR. O programa incluí conteúdos programáticos para alunos desde as classes mais jovens (4 anos) a alunos do 2º ciclo de escolaridade com referência aos Métodos de ensino de TDC de Cecchetti, Vaganova e Royal Academy of Dance, tendo ainda em consideração o estudo do desenvolvimento cognitivo, social e motor e também a própria experiência do investigador. Em termos práticos, o projecto de carácter qualitativo desenvolveu-se através da leccionação de aulas de Técnica de Dança Clássica e foi aplicado em três turmas da EVDCR com avaliações intermédias e finais. Estas avaliações geraram acertos no programa que no final foi devidamente validado e integrado no plano de estudos da EVDCR desde Outubro de 2010.
- Dança para bebés : ao encontro de estratégias metodológicas na adaptação da dança educativa à primeira infânciaPublication . Silva, Ana Margarida Tito Carvalho Almeida da; Marques, Ana SilvaConsidera-se a primeira infância o período propício a um maior desenvolvimento neurológico, o qual se repercutirá nos vários domínios do desenvolvimento humano. Afirma-se também que o bebé possui uma inteligência baseada na acção, pelo que a estimulação nesse sentido é fundamental. Partindo destas verdades, cada vez mais, os profissionais da educação procuram oferecer aos bebés variadas experiências através de actividades didácticas. Com uma breve pesquisa encontram-se documentos sobre actividades para esta faixa etária em diferentes áreas, porém, poucas são as obras que encaram os bebés como público-alvo da Dança, e as que existem são escassas no que toca a propostas práticas. Surge, deste modo, este estudo, como projecto de investigação-acção que tem como objectivo adaptar a metodologia de dança educativa a bebés a partir dos seis meses em contexto de creche. Para tal colocou-se a seguinte questão como ponto de partida: como levar a dança para a creche, em sessões com educadoras, auxiliares e pais? Como produto final pretende-se a apresentação de estratégias metodológicas no âmbito da dança adaptada à primeira infância. O projecto teve a sua realização prática na Creche Geração Chupeta do Restelo, em Lisboa e na Creche da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais em Tomar. A aplicação prática iniciou em Outubro de 2009 e terminou em Julho de 2010. O trabalho é sustentado por uma revisão bibliográfica nacional e internacional sobre a caracterização das capacidades desta faixa etária, das actividades estimulantes para bebés, sobre o que é a dança educativa e a actividade na creche. No que toca à Metodologia fez-se um reconhecimento da amostra, indicaram-se os instrumentos de avaliação, foram analisados os dados recolhidos e por fim apresentam-se as conclusões.
- Projecto Ano Zero : desenvolvimento de competências técnico-artísticas em jovens adultos através da Técnica de Dança Clássica, com vista ao ingresso no curso de Licenciatura da Escola Superior de DançaPublication . Moreira, Carla Sofia Serrano; Nascimento, Vanda Maria dos SantosO curso de Licenciatura em Dança da Escola Superior de Dança (ESD) apresenta um currículo substancial e intensamente, prático que visa a formação do “artista” completo. Apesar de se pressupor uma maturação nesta área artística, a grande maioria dos candidatos à ESD não apresenta formação anterior sólida em técnicas de dança. Identificada esta problemática, o presente projecto pedagógico propôs a implementação de aulas de Técnica de Dança Clássica (TDC) durante um ano lectivo com vista o desenvolvimento de competências físicas, técnicas e artísticas, com o objectivo de aumentar o grau de preparação e, implicitamente, o nível técnico e artístico de jovens adultos candidatos à ESD, colmatando-se, assim, a referida lacuna. O Projecto Ano Zero foi, então, implementado nas instalações da ESD durante o ano lectivo de 2009/2010 (de Outubro a Julho). A amostra foi composta por um total de 16 indivíduos (número que foi variando ao longo do ano lectivo) do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 18 e os 28 anos. Para sustentar o estudo foi empreendida uma revisão crítica da literatura sobre os cursos ano zero, a transição para o ensino superior artístico, o jovem adulto e a iniciação à dança nesta fase. Para sustentar a prática e a construção de um programa de TDC, foram aplicados os instrumentos previstos na Investigação-Acção para a recolha de dados, promovendo a constante reflexão sobre a acção. Os resultados apontam para um aumento das competências dos alunos que se empenharam numa prática regular destas aulas, a excepção da componente equilíbrio, e para uma evolução técnico-artística positiva destes jovens adultos no contexto da TDC. Os alunos que se candidataram à ESD obtiveram classificação positiva nas provas de acesso. Conclui-se, então, que o grau de preparação dos alunos candidatos foi aumentado e confirma-se, assim, a pertinência da implementação de um curso Ano Zero na ESD.
- A criação coreográfica na Escola de Dança Ana Mangericão, com alunos do 3º CicloPublication . Cayatte, Patrícia Maria Camões Godinho; Marques, Ana SilvaElaborado no âmbito do Mestrado em Metodologias do Ensino da Dança, este relatório, referente ao Estágio na Escola de Dança Ana Mangericão, teve como principais objectivos organizar, fundamentar e sistematizar a metodologia desenvolvida, no âmbito da disciplina de Criação Coreográfica. Partimos assim, de uma recolha de elementos relativos à influência da arte na educação, em especial no ensino da dança, e da forma como, nos dias de hoje, este conceito está implantado no nosso país, em particular no ensino artístico especializado. Impera assim, uma análise dos diferentes métodos educacionais existentes no âmbito da área de ensino em questão, a forma como alguns pedagogos organizaram e desenvolveram as componentes de movimento, bem como os seus conteúdos e objectivos. Nesta direcção, aplicou-se uma metodologia de investigação qualitativa, em que a investigação-acção, constituiu um elemento central na recolha e tratamento de informações numa dinâmica constante. A amostra do estudo é composta por alunos do 3º Ciclo, do Ensino Vocacional de Dança, com os quais foi desenvolvido um conjunto de estratégias e abordagens metodológicas, no campo de acção da disciplina de criação coreográfica. Procurámos assim, compreender de que modo os alunos deste grau de ensino, intervêm e interagem em situações ou propostas concretas, ao nível destas abordagens. Ao longo deste estágio e após a análise e reflexão final do estudo em causa, constatou-se que os alunos foram bastante receptivos às estratégias metodológicas aplicadas, desenvolvendo todas as propostas de trabalho de forma entusiasta.
- A FábricaPublication . Santos, Rosa Marina Frangioia dos; Garcia, Vítor; Galrito, FernandoEste relatório centra-se no processo de criação de A Fábrica, performance criada para a 12ª Edição do Festival de Cinema de Animação, A Monstra, em Março de 2012. Identifica-se neste trabalho a relação entre a proposta inicialmente definida, o processo desenvolvido na prática e os resultados obtidos; a pesquisa realizada e justificação da forma como essa pesquisa contribuiu para o desenvolvimento do projecto; aspectos relacionados com a inserção do projecto no tecido artístico profissional, nomeadamente na sua produção e apresentação e propostas de desenvolvimento de actividades futuras. A Fábrica é uma performance de diálogo entre o movimento e o cinema de animação, produto de um workshop, aberto à comunidade em geral, na tentativa de encontrar uma assinatura, uma linha estética, um estilo de movimento e uma linguagem próprias, que remeta para a dramaturgia e temática abordada, com a vontade de ficar na memória do público e a pretensão de ser considerada uma obra de Arte.
- Lado a ladoPublication . Fernandes, João; Silva, Madalena Xavier; Moreira, Catarina ; Rodrigues, IolandaA Criação Coreográfica Contemporânea pode ter múltiplas abordagens no que diz respeito aos seus métodos e processos. Cada coreógrafo revela preferências na escolha dos mesmos, seja por opções pessoais, de organização ou simplesmente pelas visões da dança que contempla e que foi alterando ao longo do seu percurso, através da interacção com a sua ferramenta de trabalho – o intérprete. O projecto coreográfico Lado a Lado pretende mostrar uma dualidade, quebrando ambiguidades criadas à volta das abordagens sobre a criação contemporânea. Através de integração de intérpretes de duas instituições de formação diferentes, nomeadamente o ensino vocacional e o ensino privado, foi possível experienciar a utilização de métodos e processos coreográficos diferentes mediante um estímulo comum, numa realidade pedagógica e artística, aplicável na realidade profissional do criador contemporâneo. A clarificação através das macroestruturas de cada peça, serve para explicitar os métodos utilizados mediante as dificuldades, que foram surgindo no decorrer do processo de trabalho entre intérpretes e criador. As duas peças – Retalhos e Corpus - que surgiram deste trabalho com estas duas instituições de formação adquiriram estéticas diferentes, embora grande parte dos seus objectivos, nomeadamente os que remetem para os conceitos como motivação e a procura e valorização da singularidade do intérprete, associados a conteúdos artísticos coreográficos e pedagógicos, fossem semelhantes. Na globalidade, estas criações coreográficas contemporâneas resultaram numa apresentação pública, no Teatro José Lúcio da Silva, inserida no festival MetaDança2012 – Rio, Cidade e Património, na cidade de Leiria e proporcionou ao longo do processo de criação uma reflexão mais profunda sobre o papel do criador contemporâneo e às adaptações que sofre mediantes factores que estão intimamente ligados às suas experiências como artista. Em suma, pretende-se desmistificar o uso dos processos de criação coreográfica contemporânea em função da realidade plural com que o criador contemporâneo se depara diariamente na sua prática.
- Criação de um Microtesauro na área da DançaPublication . Rodrigues, Lília Ramos; Felício, GiséliaEste trabalho de Investigação teve como objetivo a construção de um Microtesauro na área da Dança. Face à inexistência de um Tesauro especializado na área da Dança, quer a nível nacional, quer internacional, e para dar resposta às necessidades de uma recuperação mais eficaz de informação nas Unidades Documentais Especializadas em Dança, neste caso, em particular, no Centro de Documentação e Informação (CDI) da Escola Superior de Dança (ESD), procedeu-se à construção deste Microtesauro, tendo em conta as Normas Nacionais e Internacionais para o efeito. No âmbito das funções desempenhadas no CDI foi identificada a necessidade de existir um instrumento de linguagem documental adequado que permitisse, nas pesquisas bibliográficas, recuperar por assunto os documentos existentes na base de dados. A pesquisa bibliográfica, apenas disponível por título e por autor, veio a revelar-se insuficiente e a impossibilidade de pesquisar os documentos por assunto traduzia-se numa carência crescente dos utilizadores e do próprio serviço. A metodologia seguida para a construção deste Microtesauro, teve como base uma lista de termos de indexação construída a partir da análise de uma amostra de 125 monografias e a consulta de várias fontes de informação (monografias e obras de referência, linguagens documentais e entrevistas informais a docentes da ESD). A análise, quantificação e qualificação dos termos que constituem este Microtesauro teve o acompanhamento, avaliação e adequação contínua por parte de alguns docentes da ESD, investigadores e especialistas em dança. A dança, enquanto objeto de exploração teórica, revela-se uma disciplina transversal a várias áreas do conhecimento que, agrupadas em classes, correspondem a 8 áreas do saber, relacionadas com a dança, tendo em consideração as temáticas do espólio documental do CDI e as matérias lecionadas nas Unidades Curriculares dos cursos de Licenciatura e Mestrados da ESD. O Microtesauro na Área da Dança, que resulta do nosso trabalho de investigação, é constituído por descritores, não-descritores, e suas relações de equivalência hierárquicas e associativas, apresentando-se no final deste trabalho, em Apêndice, devido à sua dimensão. O mesmo resulta de um processos de construção individual, inicialmente elaborado de forma manual e posteriormente transposto para um software documental, o CDS/ISIS para Windows, que veio agilizar a estruturação do Microtesauro. Este Microtesauro na Área da Dança, em língua portuguesa, constitui um importante contributo para as Bibliotecas e Centros de Documentação que detêm documentação nesta área específica, dado que veio colmatar uma lacuna existente neste domínio do conhecimento.