Percorrer por data de Publicação, começado por "2025-11-14"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
- A construção da conexão e confiança no Pas de Deux: estratégias para o desenvolvimento técnico e artístico na aula de técnica de dança clássica – com os alunos do 6.º ano da Escola Artística de Dança do Conservatório NacionalPublication . Neves da Silva, Carlos; Amorim, VeraEste relatório final de estágio tem como intuito a lecionação, no ano letivo 2024/2025, da disciplina de Pas de Deux, na Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional. Este estágio direcionou-se para estudantes do 6º ano do ensino integrado, isto é 10º ano do ensino regular, com idades compreendidas entre os 14-15 anos. O intuito desta investigação é o melhorar da execução técnica e artística dos estudantes, através do desenvolvimento e melhoria dos elementos de dança em contexto de aula, a partir de exercícios complementares. A ideia é a de envolver todos os saberes inerentes à interdisciplinaridade que neste caso específico engloba ter adquirido e integrar saberes de outras disciplinas tão necessárias para que o bailarino clássico tenha um desempenho artístico adequado. Para valorizar a formação e a performance do bailarino deve integrar na sua prática musicalidade, dramatismo e conhecimento anatómico do seu corpo tal como dos seus pares. A inserção de exercícios complementares visa não apenas fortalecer aspetos físicos, mas também promover valores como confiança, respeito e integração entre pares. A importância do reforço da condição física, será também um foco no contexto deste estágio devido à importância da estrutura musculoesquelética na prevenção de lesões, na manutenção e controlo da forma e estética, bem como a do respetivo par. Este reforço na condição física resultará a curto, médio e longo prazo numa melhor postura, autoconfiança, capacidade técnica e estabilidade principalmente ao nível das articulações. Deste, modo pretende-se que o bailarino reforce as suas capacidades físicas e entenda que pode de uma forma mais abrangente e holística, reforçar todas as vertentes que compõem um excelente desempenho. Também através da transdisciplinaridade se pretende que o bailarino entenda que deve integrar modos e metodologia transversais a outras áreas, utilizando-os na componente do movimento com conhecimentos e expressividade que vão para além de cada disciplina. A metodologia aplicada foi a de investigação-ação, recorrendo-se a diários de bordo com tabelas de observação e vídeo como instrumentos de recolha de dados. Após o período de trabalho de campo no estágio, irão ser apresentados os resultados adquiridos e as consequentes reflexões e conclusões do mesmo.
- O impacto da violência sistémica e do stress minoritário vividos pelas pessoas pertencentes à comunidade lGBTQIA+: percepções de situações de instabilidade e exclusãoPublication . Tusto, Margarida Filipa Costa; Cruz, Cristina Barroso Silva daA UNESCO tem desenvolvido um trabalho importante na matéria da comunidade LGBTQIA+, alertando para a necessidade de pesquisa e investigação acerca do bullying em função da orientação sexual, identidade de género, expressão de género e características sexuais. Várias esferas da sociedade já consideram os direitos de pessoas LGBTQIA+ como direitos humanos, trabalhando e promovendo políticas e práticas inclusivas. No entanto, o impacto da Violência sistémica e Stress Minoritário subjacente a esta comunidade, reflete-se nas esferas mais profundas dos indivíduos. O presente estudo tem como objetivos: (i) Compreender de que forma a violência sistémica impacta o projeto de vida das pessoas pertencentes à Comunidade LGBTQIA+; (ii) Compreender de que forma o Stress minoritário impacta o projeto de vida das pessoas pertencentes à Comunidade LGBTQIA+; (iii) Compreender quais os mecanismos de defesa utilizados pelas pessoas que sofrem com violência sistémica e Stress minoritário. De forma a dar resposta aos objetivos supracitados, será utilizada a metodologia de Histórias de Vida, de forma a compreender em profundidade as questões individuais, através da realização de sessões de histórias de vida a pessoas da comunidade LGBTQIA+. Em termos de resultados, estes revelaram um padrão persistente de violência sistémica e Stress minoritário ao longo do ciclo de vida dos indivíduos adaptando-se a diferentes contextos sociais. A infância foi caracterizada pela invisibilidade e pelos primeiros episódios de discriminação; a adolescência, por uma hostilidade acentuada e pela ocultação da identidade; e a vida adulta, por discriminação institucional e uma contínua gestão da identidade. Além disso, observou-se uma evolução nos mecanismos de defesa, passando de estratégias reativas de autoproteção para respostas proativas de afirmação e resistência.
- A paixão segundo o teatroPublication . Franco, Hugo Jorge Rodrigues da Costa; Vicente, Maria JoãoO Trabalho de Projeto A Paixão Segundo o Teatro é constituído por uma parte prática - o espetáculo com o mesmo nome, estreado na Comuna – Teatro de Pesquisa -, e por este relatório escrito, em que se reflete sobre o processo de criação e as questões que se colocam relativamente ao ensino do teatro e à relação mestre-discípulo e ator-encenador. Para além do estudo do texto cénico A Paixão Segundo o Teatro, a partir do texto dramático Elvire Jouvet 40 (1986), de Brigitte Jacques-Wageman, e da encenação levada a cabo, este relatório pretende ainda analisar a importância da escolha do ator, encenador e pedagogo João Mota para interpretar o papel de Louis Jouvet. Esta análise estabelece uma analogia entre a minha experiência como ator e encenador formado por João Mota, e a relação proposta no texto. A metodologia de trabalho, que cruza a pedagogia da palavra-ação de Jouvet com a ética da escuta e do afeto de Mota, é dissecada através da análise do processo de ensaio, dos conflitos criativos e das soluções cénicas encontradas. O relatório argumenta que a inversão de papéis — o discípulo a dirigir o mestre — se tornou o principal motor dramatúrgico e pedagógico, transformando o espetáculo num meta-comentário vivo sobre a natureza da transmissão do saber teatral.
