Browsing by Issue Date, starting with "2025-10-20"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O vídeo como ferramenta de feedback para a consolidação da aprendizagem da pirouette na Técnica de Dança Clássica - 4º ano A da Escola Artística de Dança do Conservatório NacionalPublication . Couto da Silva, Isabel; Amorim, VeraEste relatório de estágio, elaborado no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança, ministrado pela Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa, propõe verificar, através de instrumentos e técnicas da investigação-ação, o impacto da utilização de registos de vídeo como ferramenta de feedback na consolidação da aprendizagem da pirouette nos estudantes do sexo feminino do 4º ano A, da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional, como forma de potenciar o seu interesse pela autoanálise e autorreflexão na disciplina de Técnica de Dança Clássica, a sua autonomia e o seu desenvolvimento pessoal. A revisão da literatura e as entrevistas realizadas permitiram um enquadramento da problemática associada ao feedback por vídeo e um apoio essencial no registo e na apresentação dos dados obtidos. Através do método de Investigação-Ação, foi desenvolvido um plano dividido em observação estruturada, lecionação partilhada, lecionação autónoma e participação em outras atividades da Escola Cooperante, ao longo do qual foram recolhidos dados através de instrumentos como grelhas de observação, diário de bordo, registos audiovisuais e questionários. Com a análise dos dados recolhidos foi possível constatar que os estudantes, de uma forma geral, reagiram muito positivamente ao vídeo como estratégia de feedback, demonstrando melhoria da sua prática, da sua autonomia e capacidade de autoanálise e autorreflexão nas aulas de Técnica de Dança Clássica.
