Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O vídeo como ferramenta de feedback para a consolidação da aprendizagem da pirouette na Técnica de Dança Clássica - 4º ano A da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatorio_Estagio_MED_2025_IsabelSilva.pdf4.11 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este relatório de estágio, elaborado no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança, ministrado pela Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa, propõe verificar, através de instrumentos e técnicas da investigação-ação, o impacto da utilização de registos de vídeo como ferramenta de feedback na consolidação da aprendizagem da pirouette nos estudantes do sexo feminino do 4º ano A, da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional, como forma de potenciar o seu interesse pela autoanálise e autorreflexão na disciplina de Técnica de Dança Clássica, a sua autonomia e o seu desenvolvimento pessoal. A revisão da literatura e as entrevistas realizadas permitiram um enquadramento da problemática associada ao feedback por vídeo e um apoio essencial no registo e na apresentação dos dados obtidos. Através do método de Investigação-Ação, foi desenvolvido um plano dividido em observação estruturada, lecionação partilhada, lecionação autónoma e participação em outras atividades da Escola Cooperante, ao longo do qual foram recolhidos dados através de instrumentos como grelhas de observação, diário de bordo, registos audiovisuais e questionários. Com a análise dos dados recolhidos foi possível constatar que os estudantes, de uma forma geral, reagiram muito positivamente ao vídeo como estratégia de feedback, demonstrando melhoria da sua prática, da sua autonomia e capacidade de autoanálise e autorreflexão nas aulas de Técnica de Dança Clássica.
ABSTRACT - This internship report, developed as part of the Master's Degree in Dance Teaching, offered by Escola Superior de Dança at Instituto Politécnico de Lisboa, proposes to verify, through action-research instruments and techniques, the impact of using video recordings as a feedback tool in consolidating the learning of pirouette among female students from the 4th year A class at Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional. This is intended to enhance their interest in self-analysis and self-reflection in Classical Dance Technique, as well as their autonomy and personal development. The literature review provided a framework for understanding the issues related to video feedback and was essential in recording and presenting the data obtained. Following the action-research methodology, a plan was implemented comprising structured observation, shared teaching, autonomous teaching, and participation in other activities of the school. Data were collected using observation grids, a field diary, audiovisual records, and questionnaires. The analysis of the data showed that, overall, the students reacted very positively to the use of video as a feedback strategy, demonstrating improvements in their practice, autonomy, and capacity for self-analysis and self-reflection in Classical Dance Technique classes.

Description

Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança

Keywords

Vídeo Feedback Pirouette Técnica de dança Clássica Classical dance technique

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue