Browsing by Issue Date, starting with "2025-09-14"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Iniciação ao trabalho de pontas na técnica de dança clássica: uma proposta para alunas do 1º ano da Escola da Companhia de Dança de AlmadaPublication . Vengerko, Anastácia; Nascimento, VandaO presente Relatório de Estágio, realizado no âmbito do curso Mestrado em Ensino da Dança ministrado pela Escola Superior de Dança, Instituto Politécnico de Lisboa, desenvolveu-se no ano letivo 2024/2025 na Escola da Companhia de Dança de Almada, com alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico, 1.º ano do Ensino Artístico Especializado em Dança. O Estágio incidiu na disciplina de Técnica de Dança Clássica, tendo como foco a iniciação ao trabalho de pontas. O percurso de Estágio foi organizado em quatro fases distintas: observação estruturada, lecionação acompanhada, lecionação autónoma e momentos de colaboração em outras atividades pedagógicas realizadas na escola cooperante. No âmbito da lecionação autónoma, integraram-se também os testes de diagnóstico, concebidos para avaliar a prontidão física e técnica das alunas para iniciar o trabalho de pontas. Todo o processo foi orientado pela metodologia de investigação-ação, que permitiu articular, de forma contínua, a prática pedagógica com a reflexão crítica. Neste processo, recorreu-se a diferentes instrumentos de recolha de dados, como a observação direta, o registo em diário de bordo, a aplicação de grelhas de observação. A análise comparativa de resultados, promovendo uma abordagem sistemática e reflexiva ao desenvolvimento das alunas e meu percurso enquanto Estagiária. Os principais objetivos passaram por compreender as condições técnicas necessárias à iniciação do trabalho de pontas, planear e aplicar exercícios de fortalecimento e correção postural, e avaliar a evolução dos alunos ao longo do processo. A investigação revelou fragilidades técnicas individuais, como a instabilidade do core, colapso do arco plantar e dificuldades de alinhamento, mas também progressos significativos no controlo postural, na resistência e na autonomia em contexto de aula. A colaboração com a Escola estendeu-se para além das aulas, incluindo a participação em ensaios e atividades externas, o que permitiu observar a dinâmica institucional e reforçar a integração pedagógica. A análise dos resultados demonstrou que a introdução progressiva e consciente da técnica de pontas, sustentada por exercícios preparatórios e acompanhamento contínuo, contribui para uma aprendizagem mais segura e eficaz, possibilitou não apenas a consolidação de competências técnicas, mas também a reflexão crítica sobre metodologias de avaliação e ensino, salientando a necessidade de uma prática docente em constante atualização e aprofundamento.
