Browsing by Issue Date, starting with "2025-10-28"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O trabalho de dueto na disciplina de técnica de dança contemporânea: impacto no desenvolvimento técnico, pessoal e relacional da turma 3.º C e Secundário do Pallcº no ano letivo 2024/2025Publication . Matos, Mariana; Cid Neto, ÂngeloO presente Relatório de Estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa, no ano letivo de 2024/2025. O estudo partiu de um interesse pessoal no potencial pedagógico do trabalho de dueto contemporâneo, aliado à perceção da abordagem desta prática no contexto do Ensino Artístico Especializado. A intervenção decorreu na disciplina de Técnica de Dança Contemporânea, na escola cooperante PALLCº - Performing Arts School & Conservatory, com uma turma mista do 3.º ciclo e Ensino Secundário. Tendo como foco o trabalho de dueto, procurou-se potenciar o desenvolvimento técnico, pessoal e relacional dos alunos, através de uma abordagem que integrasse consciência corporal, escuta ativa, contacto físico e atenção partilhada. O Estágio adotou uma metodologia de Investigação-Ação, assente numa abordagem de investigação qualitativa, com recolha de dados através de questionários, registos escritos pelos alunos, focus group, diário de bordo e registos audiovisuais. Os resultados evidenciaram progressos na qualidade do movimento, na consciência corporal e na comunicação interpessoal, refletindo-se numa crescente capacidade de negociação de peso e intenções, bem como de diálogo e adaptação mútua no contexto do dueto. O trabalho de dueto revelou-se uma estratégia eficaz para promover a articulação entre técnica, expressividade e relação, e demonstrou que o dueto contemporâneo, quando explorado com consistência e intencionalidade, constitui uma ferramenta pedagógica com impacto real no desenvolvimento técnico e relacional dos alunos. A articulação entre tarefas de improvisação e exercícios estruturados revelou-se especialmente eficaz na promoção de aprendizagens significativas e integradas. A consistência dos efeitos observados reforça a pertinência de aprofundar este tipo de trabalho em contextos similares, quer através da sua integração no programa da disciplina de Técnica de Dança Contemporânea, quer como no campo de investigação em pedagogia da dança.
