ESD - Escola Superior de Dança
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- AberturaPublication . Silva, Wanda Ribeiro daA Escola Superior de Dança criada através do Decreto-Lei 310/83 do Ministério da Educação e Cultura e integrada em 1985 no Instituto Politécnico de Lisboa viu, finalmente, em Novembro de 1986 concretizada a possibilidade de abertura do 1º ano do Curso de Dança desta Escola para formação de profissionais ao nível do ensino superior. [(...)]
- Uma abordagem exploratória à Improvisação na aula de dança contemporânea com os alunos do 11º ano da Escola Profissional do BalleteatroPublication . Ribeiro, Ana Ester Pereira; Duarte, Isabel; Rijmer, SylviaEste relatório, escrito no âmbito do Mestrado em Ensino de Dança, seguiu as normas e regulamentos deste mesmo Curso definidos pela Escola Superior de Dança e pelo Instituto Politécnico de Lisboa. O estágio foi implementado na Escola Profissional do Balleteatro, no Porto, aos alunos do 11º ano do Curso Profissional de Intérprete de Dança Contemporânea, durante o ano letivo de 2022/2023. A ação pedagógica desenvolveu-se a partir de diversas estratégias e ideias da Dança Contemporânea especificamente sobre a Improvisação, tendo como base a revisão da literatura sobre o tema. Aprofundou-se a intervenção, na aula de Dança, na aplicação do formato de Improvisação Continuous Feed In referido pelas autoras Lynne Anne Blom e L. Tarin Chaplin, e numa prática de Co-ensino com músicos que proporcionaram uma experiência pedagógica com recurso à Música ao vivo. A metodologia de Investigação-Ação orientou a nossa abordagem teórico-prática permitindo-nos, através da recolha de dados, adaptar, melhorar e transformar a nossa intervenção pedagógica tendo em vista o progresso da nossa investigação e as necessidades artísticas, criativas e técnicas dos alunos do 11º ano. Os dados recolhidos através do diário de bordo, das gravações audiovisuais e dos questionários, serviram para amplificar a nossa perceção sobre as metodologias e as estratégias utilizadas em aula e o seu impacto para com os alunos. Com a análise e a reflexão final percebemos que a estrutura da nossa aula e as metodologias e ferramentas aplicadas podem ser replicáveis em outros contextos e nas nossas futuras práticas pedagógicas. Concluímos constatando resultados positivos na aprendizagem dos alunos em Dança Contemporânea, nomeadamente no desenvolvimento de uma relação mais investigativa e criativa com a Improvisação de movimento, e de uma relação mais consciente e profunda com a Música e a Música ao vivo. Propomos ainda, brevemente, um pensar curricular sobre o Referencial de Formação do Curso Profissional de Intérprete de Dança Contemporânea, no que toca à inserção de uma nova Unidade de Formação de Curta Duração (UFCD) de Música.
- Abordagem somática: um caminho para o protagonismo e autonomia no processo de ensino-aprendizagem do corpo na técnica de dança clássica para o 1º ano do ensino artístico especializado na PALLC° - Performing Arts School & ConservatoryPublication . Costa, Rafaela; Rijmer, SylviaEste Relatório de Estágio foi desenvolvido no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança e do Instituto Politécnico de Lisboa, em Portugal. O estágio foi implementado na PALLC° - Performing Arts School & Conservatory no ano letivo de 2022/2023 na Técnica de Dança Clássica para o 1º ano (2º ciclo) do Ensino Artístico Especializado. A proposta teve como objetivo promover o desenvolvimento da consciência corporal, a autonomia, e o protagonismo do discente, através da implementação da Abordagem Somática no processo de ensino-aprendizagem da Técnica de Dança Clássica. A metodologia de investigação selecionada foi a investigação-ação, que utilizou como base teórica investigações sobre os tópicos: Técnica de Dança Clássica, consciência corporal, autonomia e protagonismo no processo de ensino-aprendizagem. Em sua parte prática, a metodologia contou com ferramentas de recolha de dados como questionário, diário de bordo e registro de vídeos e fotos. A reflexão final nos mostra que a proposta da Abordagem Somática pode ser utilizada como metodologia de ensino-aprendizagem do/no corpo, que recorre a diferentes técnicas de dança como ferramenta e linguagem de experimentação de aspectos específicos como, no caso deste estudo, a ação dos pés, do alinhamento postural e das transferências de peso na Técnica de Dança Clássica. E proporciona a constante reflexão e renovação do docente diante a sua prática, já que esta abordagem se sustenta na manutenção das relações entre o(a) aluno(a), objeto de aprendizagem, e docente
- A ação do calcanhar nas mudanças de direção como potenciador da estabilidade corporal na manutenção da rotação externa: estudo aplicado no 2º ano de técnica de dança clássica, do curso básico de dança do ensino artístico especializado, na Escola de Dança Ana MangericãoPublication . Carlos, Margarida; Amorim, VeraA unidade curricular Estágio I e II, do Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança, engloba o presente relatório de estágio realizado na Escola de Dança Ana Mangericão, no ano letivo 2019/2020. O estágio foi enquadrado na área disciplinar Técnica de Dança Clássica, e foi implementado numa turma do 2º ano do Curso Básico de Dança. A presente investigação teve como objetivo promover a estabilidade corporal dos alunos, mantendo a rotação externa, através do trabalho de mudanças de direção. Ao implementar a metodologia de investigação-ação, foi inicialmente feita uma pesquisa sobre conceitos como en dehors, estabilidade corporal, postura, a ação do calcanhar nas mudanças de direção e as direções do movimento, como forma de fundamentação teórica, necessária para a planificação do plano de ação. Na componente prática, ao implementar um conjunto de aulas que dessem ênfase à importância do calcanhar, quer nas mudanças de direção, quer numa simples descida de um rise, pretendia-se melhorar a estabilidade corporal dos alunos e, consequentemente, fazer um reforço do en dehors dos mesmos. Como forma de medição foi utilizada a gravação audiovisual de dois exercícios específicos, em dois tempos distintos, no início e fim de estágio, sendo que as últimas foram peças criadas autonomamente pelas alunas, devido à permanência em habitação própria causada pelo surto Covid-19. Estas permitiram observar as diferenças relativas à estabilidade corporal e possíveis melhorias alcançadas. Pretendia-se facultar os alunos com uma estratégia que os direcionasse para uma evolução de forma consciente, dado que a estabilidade corporal na manutenção da rotação externa é uma qualidade técnica de difícil adquisição. Esperava-se com esta investigação aumentar o equilíbrio em exercícios que contenham mudanças de direção no centro, reforçar o trabalho do en dehors, estimular o trabalho de centro e o controlo postural dinâmico, e reforçar a estabilidade da perna de apoio, promovendo um trabalho mais estável no centro. Concluiu-se que o trabalho das mudanças de direção é um potenciador da estabilidade corporal por obrigar a um foco mais cuidado na perna de apoio. Concluiu-se também que os resultados terão ficado fragilizados devido à fase de adaptação a aulas virtuais, tendo havido uma paragem considerável do trabalho técnico por parte das alunas.
- Aconte-ser: um conceito ativador para uma pedagogia porvir no contexto da aula de técnica de dança contemporâneaPublication . Neto, AngeloA aula de técnica de dança contemporânea, proposta enquanto um lugar de problematização, reflete, de forma imanente, sobre a relação entre os métodos e os processos de criação coreográfica e o processo de ensino-aprendizagem. Este facto enaltece a relação Escola-Mundo enquanto um lugar de pensamento capaz de configurar uma cartografia de aspetos éticos, estéticos e políticos. É neste lugar que este texto pretende promover uma indagação filosófica que explora o potencial de relação, o potencial educativo e como a arquitetura dos processos de ensino-aprendizagem é capaz de se sustentar num plano de conexão com o desconhecido. Partindo do posicionamento deleuziano onde tanto a criação artística como a filosófica produzem pensamento através da criação de conceitos, aconte-ser é, deste modo, um conceito criado para pensar a ativação de uma pedagogia porvir no contexto da aula de técnica de dança contemporânea. Assim, na horizontalidade dos conceitos, o acontecimento Deleuziano é o ponto de coincidência de vários aspetos desenvolvidos no texto propondo um diálogo-paisagem entre educação, criação e investigação. O ensino-aprendizagem é proposto, deste modo, enquanto um processo sustentado numa perspetiva construtivista do conhecimento, em que a aula de técnica de dança contemporânea se torna o lugar da transformação e da experiência.
- Adamastor: processo de criação coreográficaPublication . Ambrózio, Ricardo Rodrigues; Fernandes, JoãoEste relatório de projeto apresenta uma análise crítica e reflexiva do processo criativo da peça coreográfica 'Adamastor', desenvolvida para a companhia jovem GAPP (Grupo de Artes Performativas da Performact) em 2022/2023, com estreia no Acker Stadt Palast em Berlim. A investigação artística emergiu da observação sistemática das diferenças geracionais no contexto da dança contemporânea, particularmente no que concerne às questões de resiliência e perseverança, utilizando como dispositivo dramatúrgico a figura mitológica do Adamastor, extraída d'Os Lusíadas de Luís de Camões. O processo criativo fundamentou-se em três pilares metodológicos: abordagens colaborativas, improvisação estruturada e transmissão direta de movimento, visando o desenvolvimento de uma dramaturgia não-linear que mantivesse coerência narrativa. A pesquisa coreográfica envolveu a construção de personagens através de um processo de hibridização entre referências literárias, mitológicas e experiências pessoais dos intérpretes, resultando numa obra interdisciplinar que integra elementos de teatro, vídeo e dança contemporânea. O relatório examina criticamente os múltiplos desafios enfrentados durante o processo, desde questões logísticas e orçamentais até complexidades artísticas e conceituais, incluindo as problemáticas inerentes à implementação de uma companhia jovem e as tensões dialéticas entre ideais artísticos e realidades práticas. A documentação e análise deste processo contribuem significativamente para o corpo de conhecimento sobre metodologias de criação em dança contemporânea, particularmente no que diz respeito à função do coreógrafo-intérprete no atual panorama artístico e à formação de jovens bailarinos.
- Adaptações metodológicas e pedagógicas no ensino da Técnica de Dança Clássica : estudo de caso com uma aluna com Síndrome de Down na Escola de Dança Ana Luísa MendonçaPublication . Mendonça, Ana Luísa Gonçalves Regala de; Marques, Ana SilvaO estágio apresentado neste relatório realizou-se no âmbito do Curso Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa na Escola de Dança Ana Luísa Mendonça, durante o ano letivo 2013/2014. O estágio desenvolvido constituiu-se como um estudo de caso e fez uso de metodologias qualitativas, segundo uma abordagem de investigação-ação. Pretendeu-se compreender em que medida é que a adaptação de estratégias metodológicas e pedagógicas se constitui como um fator promotor de sucesso do processo de ensino-aprendizagem de uma aluna com Síndrome de Down, inscrita no 4º ano do Ensino Artístico Especializado em Dança. Procurou-se ainda potenciar o desenvolvimento motor, cognitivo e social da aluna, com base num processo de ensino-aprendizagem adaptado às suas características, tentando perceber, no domínio da disciplina de Técnica de Dança Clássica, quais as estratégias metodológicas e pedagógicas que se mostraram mais adequadas. Para tal, desenvolveu-se um plano de ação que cruzou saberes das disciplinas de Técnica de Dança Clássica e de Expressão Criativa e que incluiu: 9 horas de observação estruturada; 9 horas de participação acompanhada; um período de lecionação de 43 horas que contemplou aulas individuais e de grupo; a colaboração em 4 horas de atividades pedagógicas. Como instrumentos que serviram de suporte a esta investigação, foram construídos três questionários, aplicados em diferentes momentos do estudo e que se destinaram, ao Encarregado de Educação, aos docentes que lecionaram a aluna nos anos letivos 2012/2013 e 2013/2014 e à estagiária. Foram ainda realizados relatórios de reflexão da prática pedagógica, relatórios de observação e gravações audiovisuais de parte das aulas e de apresentações públicas que contaram com a participação da aluna. A partir deste estudo foi possível concluir que as estratégias metodológicas e pedagógicas adotadas potenciaram a aprendizagem, facilitando assim a obtenção dos nossos objetivos. Pôde ainda verificar-se que estas estratégias se mostraram eficazes para o caso em estudo, mas que poderão eventualmente ser transversais a todos os alunos.
- Análise da execução do Relevé Lent e o treino com recurso à bola suíça e banda elástica na Técnica de Dança Clássica, no 1º ano do ensino especializado de dança, no Conservatório de Música da JobraPublication . Silva, Susana Miguel Lopes Gomes da; Amorim, VeraO presente Relatório de Estágio enquadra-se no Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. A componente prática deste relatório realizou-se no Conservatório de Música da JOBRA, com uma turma de 1.º ano do Ensino Especializado de Dança, na disciplina de Técnica de Dança Clássica, no ano letivo 2017/2018. O principal objetivo da investigação-ação integrada no estágio é verificar de que forma um programa de treino, com recurso à bola suíça e às bandas elásticas, melhora a qualidade de movimento. No início da aprendizagem de Técnica de Dança Clássica é importante a aquisição de noções fundamentais que na sua especificidade inclui a realização e manutenção de exercícios estéticos e de grande amplitude articular, sendo o trabalho de força e flexibilidade determinantes para a execução dos mesmos. Assim, o presente trabalho de investigação-ação, desenvolvido em contexto escolar, procurou implementar um programa de treino com bola suíça e bandas elásticas nas aulas de Técnica de Dança Clássica e avaliar o seu impacto na execução do Relevé Lent. A amostra em estudo é constituída por 13 bailarinas, alunas do 1.º ano do Ensino Especializado em Dança. A intervenção pedagógica, no que se refere à Lecionação Autónoma, realizou-se num total de 12 aulas, sendo que foram ministradas duas aulas por semana. Nesse período, as alunas realizaram exercícios na barra com a banda elástica e no centro com a bola suíça, terminando a aula com 10 minutos de treino específico de força e flexibilidade, no qual foram usados também esses pequenos equipamentos. As medições pertinentes, nomeadamente amplitude de perna, amplitude de braços e desvio ao eixo referencial, obtiveram-se por análise cinemática, com recurso ao software Kinovea. Os resultados assim obtidos permitem concluir que, a nível dos membros inferiores, o lado direito melhorou no pós-teste, tanto quando se trata da perna de suporte, como quando é perna de trabalho, quando realizado devant e derrière. A nível da manutenção de braços em segunda posição, a amplitude melhorou relativamente aos resultados pré-teste. Assim, é possível concluir que uma intervenção pedagógica baseada no treino de força e flexibilidade com recurso a estes pequenos equipamentos poderá ser implementada a fim de melhorar a performance dos bailarinos.
- A aplicação de exercícios do programa Progressing Ballet Technique para a promoção da consciência e estabilização do core, na disciplina de Técnica de Dança Clássica no 3º ano do ensino artístico especializado do Conservatório de Dança do Vale do SousaPublication . Pacheco, Catarina; Graça, CristinaO presente relatório foi elaborado no âmbito do curso de Mestrado em Ensino de Dança (10ª edição), da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa, ao longo do ano letivo 2021-2022. O trabalho foi desenvolvido com a turma do 3º ano do Ensino Artístico Especializado de Dança do Conservatório de Dança do Vale do Sousa, e teve como objetivo principal a aplicação de exercícios do programa Progressing Ballet Technique (PBT) para a promoção da consciência e estabilização do core, na disciplina de Técnica de Dança Clássica (TDC). Sendo a estabilização do core essencial para a técnica de dança, utilizou-se, neste estudo, algum tempo da aula de Técnica de Dança Clássica para a promoção deste aspeto. O programa PBT trabalha a técnica clássica através do treino da memória muscular, requerida pelos diferentes movimentos, sendo o trabalho do core um dos seus aspetos essenciais e tornando-se assim pertinente a sua aplicação nas aulas de TDC. Utilizando uma metodologia de investigação-ação este estágio passou por três grandes fases: a observação estruturada, a participação acompanhada e a lecionação supervisionada. Para perceber o contributo da aplicação deste programa foram usados como instrumentos de recolha de dados, o diário de bordo, grelhas de observação, inquéritos por questionário, registo audiovisual e a análise documental. Foi possível perceber que os alunos estabeleceram um paralelismo entre PBT e TDC e verificou-se que houve uma melhoria da consciência do core em exercícios de dança clássica bem como maior ativação muscular desta zona, com maior controlo dos movimentos na secção do centro e maior estabilidade e controlo da postura em movimento. Apesar de cada turma ter um contexto diferente e por isso não se aconselhar a que este modelo seja tal e qual replicado, sem ter em consideração os objetivos da turma, considera-se que o PBT foi, e é, um contributo para a promoção da consciência e estabilização do core na Técnica de Dança Clássica.
- Aplicação de ferramentas de improvisação: desenvolvimento e consolidação da consciência da forma do movimento, com alunos do 4º ano do ensino artístico especializado do Conservatório de Música da JobraPublication . Sousa, Cátia Alexandra Soares; Santos, Vítor Manuel Mendes Garcia dosTerão os alunos uma perceção da forma do movimento no momento em que o estão a executar, ou será que apenas o executam por imitação? De que forma se poderá desenvolver esta perceção através de ferramentas de improvisação? Como poderão estas mesmas ferramentas auxiliar no desenvolvimento e consolidação da consciência da forma do movimento? Estas perguntas servem como ponto de partida para realizar a presente investigação, que será direcionada com uma turma do 4º ano do ensino artístico especializado do Conservatório de Música da Jobra, no ano letivo 2017/2018. Tendo por base o método qualitativo, recorrendo ao instrumento investigação-ação, pretende-se desenvolver competências ao nível da compreensão da forma do movimento. Esta consciência será adquirida através de ferramentas de improvisação no âmbito da disciplina de técnica de dança contemporânea. Como consequência, também um dos objetivos deste projeto visa proporcionar maior reflexão dos alunos perante a variedade de ferramentas que existem no mundo da dança, como forma de criar movimento. Para tal, recorrer-se-á a técnicas como o questionário, as gravações audiovisuais, os diários de bordo e a observação participante.