Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A ação do calcanhar nas mudanças de direção como potenciador da estabilidade corporal na manutenção da rotação externa: estudo aplicado no 2º ano de técnica de dança clássica, do curso básico de dança do ensino artístico especializado, na Escola de Dança Ana Mangericão

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

A unidade curricular Estágio I e II, do Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança, engloba o presente relatório de estágio realizado na Escola de Dança Ana Mangericão, no ano letivo 2019/2020. O estágio foi enquadrado na área disciplinar Técnica de Dança Clássica, e foi implementado numa turma do 2º ano do Curso Básico de Dança. A presente investigação teve como objetivo promover a estabilidade corporal dos alunos, mantendo a rotação externa, através do trabalho de mudanças de direção. Ao implementar a metodologia de investigação-ação, foi inicialmente feita uma pesquisa sobre conceitos como en dehors, estabilidade corporal, postura, a ação do calcanhar nas mudanças de direção e as direções do movimento, como forma de fundamentação teórica, necessária para a planificação do plano de ação. Na componente prática, ao implementar um conjunto de aulas que dessem ênfase à importância do calcanhar, quer nas mudanças de direção, quer numa simples descida de um rise, pretendia-se melhorar a estabilidade corporal dos alunos e, consequentemente, fazer um reforço do en dehors dos mesmos. Como forma de medição foi utilizada a gravação audiovisual de dois exercícios específicos, em dois tempos distintos, no início e fim de estágio, sendo que as últimas foram peças criadas autonomamente pelas alunas, devido à permanência em habitação própria causada pelo surto Covid-19. Estas permitiram observar as diferenças relativas à estabilidade corporal e possíveis melhorias alcançadas. Pretendia-se facultar os alunos com uma estratégia que os direcionasse para uma evolução de forma consciente, dado que a estabilidade corporal na manutenção da rotação externa é uma qualidade técnica de difícil adquisição. Esperava-se com esta investigação aumentar o equilíbrio em exercícios que contenham mudanças de direção no centro, reforçar o trabalho do en dehors, estimular o trabalho de centro e o controlo postural dinâmico, e reforçar a estabilidade da perna de apoio, promovendo um trabalho mais estável no centro. Concluiu-se que o trabalho das mudanças de direção é um potenciador da estabilidade corporal por obrigar a um foco mais cuidado na perna de apoio. Concluiu-se também que os resultados terão ficado fragilizados devido à fase de adaptação a aulas virtuais, tendo havido uma paragem considerável do trabalho técnico por parte das alunas.
ABSTRACT - The curricular unit of Internship I and II, within the Master Degree in Dance Teaching, conceded by the Higher School of Dance of the Lisbon Polytechnic Institute, encompasses the present internship project to be held at Ana Mangericão Dance School, in the academic year of 2019/2020. This investigation is within the area of Classical Dance Technique, and it was implemented with a 2nd year group of the Basic Dance Course of Specialized Artistic Education. By implementing the methodology research-action, it was firstly made a research of some concepts such as en dehors, body stability, posture, the action of the heel in direction changes and the directions of the movement, as a form of theoretical foundation, necessary for the planning of the action plan. In the practical component, by implementing a set of classes that emphasize the importance of the heel, either in the changes of direction, or on a simple lowering of an elevé, it was expected to improve the students’ corporal stability and, as a consequence, to make a reinforcement of their en dehors. As a form of measurement, the audiovisual recording of two specific exercises was used in two different periods, in the begging and end of the internship, the last being pieces created by the students themselves, due to the home schooling situation caused by the outbreak Covid-19. These allowed us to observe the differences regarding the corporal stability and possible improvement achieved. We pretended to provide the students with a strategy that directed them to a conscious evolution, since the corporal stability in the maintenance of the external rotation is a technical quality of difficult acquisition. This investigation was expected to increase balance in exercises that have changes of direction in the center, to reinforce the en dehors, to stimulate the core work and the postural dynamic control, and to reinforce the stability of the supporting leg, promoting a more stable work in the center of the studio. It was concluded that the work of changes in direction is an enhancer of corporal stability for demanding a more careful focus on the supporting leg. It was also concluded that the results were affected due to the process of adapting to virtual classes, and there was a considerable break in technical work by the students.

Description

Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Dança

Keywords

Técnica de dança clássica Mudanças de direção En dehors Estabilidade corporal Classical dance technique Changes of direction En dehors Body stability

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa
Escola Superior de Dança