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- Sliding mode vector control of grid-connected PV multilevel systems based on triple three-phase two-level invertersPublication . Foito, Daniel; Fernao Pires, Vitor; Cordeiro, Armando; Silva, J. FernandoThe use of distributed architectures for PV panels present several advantages over centralized solutions, such as better harnessing of the generated energy and improved reliability of the system. Therefore, several inverter structures have been proposed to ensure proper operation of distributed architectures and at the same time generate multilevel voltages. A newly proposed structure uses three three-phase two-level inverters. Thus, in this paper a new control system is proposed for grid-connected PV systems with this structure. The proposed control system is based on a sliding mode AC current controller that uses space-vector voltage modulators. The proposed control system is also designed to inject unbalanced power into the grid to provide an ancillary service regarding power unbalances. The proposed controller for the mentioned structure is then tested through several simulations considering different case studies.
- A ação do calcanhar nas mudanças de direção como potenciador da estabilidade corporal na manutenção da rotação externa: estudo aplicado no 2º ano de técnica de dança clássica, do curso básico de dança do ensino artístico especializado, na Escola de Dança Ana MangericãoPublication . Carlos, Margarida; Amorim, VeraA unidade curricular Estágio I e II, do Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança, engloba o presente relatório de estágio realizado na Escola de Dança Ana Mangericão, no ano letivo 2019/2020. O estágio foi enquadrado na área disciplinar Técnica de Dança Clássica, e foi implementado numa turma do 2º ano do Curso Básico de Dança. A presente investigação teve como objetivo promover a estabilidade corporal dos alunos, mantendo a rotação externa, através do trabalho de mudanças de direção. Ao implementar a metodologia de investigação-ação, foi inicialmente feita uma pesquisa sobre conceitos como en dehors, estabilidade corporal, postura, a ação do calcanhar nas mudanças de direção e as direções do movimento, como forma de fundamentação teórica, necessária para a planificação do plano de ação. Na componente prática, ao implementar um conjunto de aulas que dessem ênfase à importância do calcanhar, quer nas mudanças de direção, quer numa simples descida de um rise, pretendia-se melhorar a estabilidade corporal dos alunos e, consequentemente, fazer um reforço do en dehors dos mesmos. Como forma de medição foi utilizada a gravação audiovisual de dois exercícios específicos, em dois tempos distintos, no início e fim de estágio, sendo que as últimas foram peças criadas autonomamente pelas alunas, devido à permanência em habitação própria causada pelo surto Covid-19. Estas permitiram observar as diferenças relativas à estabilidade corporal e possíveis melhorias alcançadas. Pretendia-se facultar os alunos com uma estratégia que os direcionasse para uma evolução de forma consciente, dado que a estabilidade corporal na manutenção da rotação externa é uma qualidade técnica de difícil adquisição. Esperava-se com esta investigação aumentar o equilíbrio em exercícios que contenham mudanças de direção no centro, reforçar o trabalho do en dehors, estimular o trabalho de centro e o controlo postural dinâmico, e reforçar a estabilidade da perna de apoio, promovendo um trabalho mais estável no centro. Concluiu-se que o trabalho das mudanças de direção é um potenciador da estabilidade corporal por obrigar a um foco mais cuidado na perna de apoio. Concluiu-se também que os resultados terão ficado fragilizados devido à fase de adaptação a aulas virtuais, tendo havido uma paragem considerável do trabalho técnico por parte das alunas.