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- A cooperação como estratégia pedagógica no desenvolvimento das competências sociais na disciplina de Expressão Criativa com os alunos do 2º ano do Ensino Artístico Especializado de Dança no Conservatório Regional Silva MarquesPublication . Dias, Marta Portugal Andrade Alves; Marques, Ana SilvaO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da 6.ª Edição do Curso de Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa durante o ano letivo 2017/2018. O estágio decorreu no Conservatório Regional Silva Marques no contexto da disciplina de Expressão Criativa, tendo como público-alvo uma turma do 2º ano do Curso Artístico Especializado de Dança constituída por 14 alunos com idades compreendidas entre os 11 e 12 anos. Este estágio surgiu do interesse em pesquisar e desenvolver o conceito de ‘cooperação’ e perceber de que forma este poderá ser adequado ao conteúdo programático das aulas de Expressão Criativa do Ensino Artístico Especializado de Dança, como potenciador de Competências Sociais, designadamente a interpessoal e intrapessoal. Para se desenvolver este trabalho, recorreu-se às características e estratégias que definem os grupos de Aprendizagem Cooperativa com o propósito de adotar processos de ensino que criem um ambiente favorável ao desenvolvimento das capacidades sociais e criativas dos alunos e relacionando-as com a disciplina de Expressão Criativa. O plano de aulas foi elaborado de forma estruturada e organizada no que respeita ao desenvolvimento de determinadas Competências Sociais e foi sendo adaptado ao longo do ano letivo, tendo em consideração as respostas dos alunos. Cada exercício foi assim preparado de forma a proporcionar interações que potenciassem a cooperação entre os alunos. No desenvolvimento deste trabalho adotou-se uma metodologia de investigação que combina a investigação de natureza qualitativa e quantitativa, assente no processo de Investigação-Ação e aplicaram-se diferentes instrumentos de recolha de dados nas várias fases do estágio (i.e. Observação Estruturada, Lecionação Partilhada e Lecionação Supervisionada) com vista a compreender os resultados atingidos na realização do estágio. Os resultados obtidos revelaram uma melhoria significativa na assimilação pelos alunos do conceito das Competências Sociais ao longo do estágio. Considerou-se que revelaram também uma boa capacidade de utilização desse conceito nas diferentes atividades de cooperação entre todos, o que se considera muito gratificante tendo em conta os objetivos do estágio desenvolvido.
- Aplicação de ferramentas de improvisação: desenvolvimento e consolidação da consciência da forma do movimento, com alunos do 4º ano do ensino artístico especializado do Conservatório de Música da JobraPublication . Sousa, Cátia Alexandra Soares; Santos, Vítor Manuel Mendes Garcia dosTerão os alunos uma perceção da forma do movimento no momento em que o estão a executar, ou será que apenas o executam por imitação? De que forma se poderá desenvolver esta perceção através de ferramentas de improvisação? Como poderão estas mesmas ferramentas auxiliar no desenvolvimento e consolidação da consciência da forma do movimento? Estas perguntas servem como ponto de partida para realizar a presente investigação, que será direcionada com uma turma do 4º ano do ensino artístico especializado do Conservatório de Música da Jobra, no ano letivo 2017/2018. Tendo por base o método qualitativo, recorrendo ao instrumento investigação-ação, pretende-se desenvolver competências ao nível da compreensão da forma do movimento. Esta consciência será adquirida através de ferramentas de improvisação no âmbito da disciplina de técnica de dança contemporânea. Como consequência, também um dos objetivos deste projeto visa proporcionar maior reflexão dos alunos perante a variedade de ferramentas que existem no mundo da dança, como forma de criar movimento. Para tal, recorrer-se-á a técnicas como o questionário, as gravações audiovisuais, os diários de bordo e a observação participante.