Browsing by Issue Date, starting with "2022-10"
Now showing 1 - 10 of 42
Results Per Page
Sort Options
- O projeto MySafeWater no ISELPublication . Barreiros, Ana Maria; Silva, Hugo; Matos, Manuel; Gonçalves Cavaco Mendes, Mário José; Monge, Nuno; Sousa, Ana Catarina; Costa, AlexandraO projeto MySafeWater pretendeu promover os objetivos nacionais e europeus, em matéria de Ambiente, no que se refere essencialmente à promoção do “consumo da água da torneira como forma ambientalmente sustentável de consumo, prevenindo a produção de resíduos e diminuindo a pegada ecológica”, através da informação e da conscientização do papel dos cidadãos na promoção do desenvolvimento sustentável em aspetos como a qualidade da água para consumo humano, abrangendo a participação ativa do público e pela sensibilização ambiental e a participação passiva do público.
- A importância do trabalho de corpo de baile, como contributo para o desenvolvimento das competências técnico-artísticas e de trabalho cooperativo dos bailarinos: a "entrada das sombras" do bailado La Bayadère, com alunas do 5º ao 8º ano do ensino artístico especializado, na An-Dança, Conservatório de Dança de FamalicãoPublication . Cardoso, Patrícia; Amorim, VeraO presente documento pretende ser o relato fidedigno da prática de estágio, realizado no 3º e 4º semestres, do curso de Mestrado em Ensino de Dança – 10ªEd., da Escola Superior de Dança – Instituto Politécnico de Lisboa. O estágio desenvolveu-se n’An-Dança, Conservatório de Dança de Famalicão, no ano letivo 2021-2022, com alunas do 5º ao 8º ano do ensino artístico especializado em dança, do género feminino, nas disciplinas de técnica de dança clássica e de reportório clássico. Definiu-se como objetivo geral a análise da perceção das alunas, e sua sensibilização, para a importância do trabalho de corpo de baile na formação dos bailarinos, e, como objetivos específicos, o desenvolvimento das competências técnicas, artísticas, musicais e de trabalho cooperativo, necessárias à sua concretização. No sentido da concretização dos objetivos propostos, estabeleceu-se, como tema de trabalho, o ensino do trecho de “Entrada das Sombras” do bailado La Bayadère. Definiu-se a investigação-ação como metodologia de investigação, e, para a recolha de dados, fez-se recurso às técnicas / instrumentos de entrevista em grupo focal, análise documental e técnicas de observação: observação naturalista, com recurso a grelhas de observação, e observação participante, com registo em diário de bordo e registo vídeo. O trabalho desenvolvido culminou na apresentação pública do trecho estudado, inserido na apresentação adaptada do bailado completo La Bayadère. As alunas foram convidadas a participar no espetáculo de final de ano da Academia de Dança da Boavista, apresentando o trecho estudado, em conjunto com as alunas desta escola. Concluímos, do trabalho desenvolvido, a perceção da real importância do trabalho cooperativo na formação dos bailarinos clássicos, fator promotor da sua plena integração futura numa carreira profissional, quer seja na área da dança, quer noutra diferenciada.
- A promoção do desenvolvimento criativo dos alunos do 3º ano do curso básico de dança do Conservatório de Música da Jobra a partir da abordagem aos estímulos visual, cinestésico e auditivoPublication . Coelho, Patrícia; Fernandes, JoãoO presente estágio foi elaborado no âmbito da décima edição do Curso de Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa. Consistiu na intervenção e prática pedagógica para a promoção do desenvolvimento criativo a partir da abordagem aos estímulos visual, cinestésico e auditivo. A metodologia que se aplicou foi a investigação-ação e os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram grelhas de observação, diários de bordo e questionário. Neste estudo participaram 11 alunos do género feminino e 1 aluno do género masculino com idades entre os 12 e 13 anos, integrados na turma de 3º ano do Curso Básico de Dança do Conservatório de Música da Jobra durante o ano letivo 2021/2022. Para a realização do estágio pretendeu-se intervir através da composição coreográfica, opção curricular inserida na disciplina de Práticas Complementares de Dança nos terceiros e quartos anos do Curso Básico de Dança. Através da composição coreográfica, o bailarino desenvolve o conhecimento do movimento e do corpo na dança, o sentido crítico e estético, a reflexão, o sentido musical, a noção de estrutura, a relação com outros corpos, com o espaço e com o tempo, a perspetiva artística, o conceito, a motivação, a capacidade criativa, entre outras, como sugerem alguns autores. Através da exploração dos diferentes estímulos que nos apresenta Smith-Autard, sendo estes o visual, cinestésico e auditivo pretendeu-se potenciar o desenvolvimento de uma composição coreográfica. Para isso, recorreu-se à improvisação, exploração e criação individual ou em grupos, permitindo aos alunos experimentar, observar e refletir sobre as suas experiências coreográficas.
- Modelação numérica de escavaçõesPublication . Pires, João dos Santos Romano; Portugal, João Manuel Candeias SimãoÀ realização de escavações em meio urbano está associada a indução de movimentos - assentamentos e deslocamentos horizontais nos terrenos adjacentes. Esses movimentos de subsidência afetam as estruturas na vizinhança das escavações, nelas induzindo danos. A tipologia e grandeza dos movimentos induzidos dependem das características do terreno e da estrutura de contenção periférica, bem como do respetivo método construtivo e da rigidez das estruturas adjacentes. Pretende-se avaliar o efeito da consideração da rigidez das estruturas adjacentes na superfície de subsidência associada à realização de uma escavação, comparando-a com a situação de campo livre. Para tanto propõem-se o recurso a modelação numérica (com o programa Plaxis) e o desenvolvimento de modelos de contenção periférica tipo. Foram desenvolvidos três modelos numéricos de escavações entre paredes, a saber: i) escavação em campo livre; ii) escavação com edifício na vizinhança fundado a 3 m de profundidade e, iii) escavação com edifício na vizinhança fundado a 5,6 m de profundidade. Na modelação, para cada uma das profundidades citadas, o edifício foi considerado às distâncias 0 m, 3 m e 6 m da parede de contenção. Por fim foram estabelecidas comparações entre os resultados obtidos e os que se obteriam da utilização de métodos empíricos. Os estudos empíricos escolhidos foram os métodos de Hsieh & Ou (1998) e o de Ou & Hsieh (2011). Os resultados obtidos para os modelos numéricos que experimentam uma curva de subsidência do tipo côncava confirmaram o esperado inicialmente, isto é, a consideração do edifício na imediação da escavação fez com que os assentamentos do terreno envolvente diminuíssem. Os resultados obtidos para os modelos em que a curva de subsidência é do tipo tímpano apresentaram um comportamento ligeiramente diferente. De facto, quando o edifício está perto da parede resultou o efeito esperado (redução dos assentamentos), mas quando o edifício foi afastado da parede, na zona mais perto da parede, esse efeito não se registou. Os métodos empíricos, sendo válidos apenas para o caso de campo livre, não permitem modelar estes efeitos de construções na vizinhança da escavação.
- Anxolotl - An Anxiety Companion AppPublication . Gomes, Nuno Miguel Simões; Pato, Matilde Pós-de-Mina; Lourenço, André RibeiroA Organização Mundial de Saúde apresentou as perturbações mentais como os maiores contribuintes para incapacidade global em 2015, com os distúrbios de ansiedade a ocuparem a sexta posição. Distúrbios de ansiedade têm um alta prevalência na sociedade, e apresentam sintomas precoces que podem ser detetados. Nesta tese, produzimos um sistema capaz de detetar sintomas de distúrbios de ansiedade antes que a doença se instale por completo. Adicionalmente, queremos dar outra opção a portadores, monitorizando o seu estado mental e oferecendo a hipótese de tratarem dos seus níveis de ansiedade antes que apareçam mais sintomas. Aqui introduzimos um sistema de saúde móvel, entitulado de Anxolotl, que pode detetar e classificar níveis de ansiedade multiclasse e detetar níveis binários de estados de pânico . A nossa solução é composta por: datacenter, com o objectivo de guardar dados fisiológicos anónimos, e aplicar modelos de aprendizagem automática; broker de mensagens, que irá providenciar escalaabilidade e habilidade de desacoplamento no sistema; aplicação móvel, que funcionará em conjunto com um wearable para capturar dados fisiológicos. A nossa applicação é capaz de detetar e monitorizar diariamente, os níveis de ansiedade e pânico do utilizador, filtrando dados dúbios com base em atividade física. A aplicação também apresenta múltiplos exercícios de respiração guiados, bem como meditações acompanhadas para vários cenários de saúde mental. O nosso modelo de deteção de ansiedade foi capaz de apresentar uma precisão de 92% e um f1-Score de 90% na classificação de ansiedade multiclasse, treinando com um dataset com 124 entradas, enquanto que o nosso modelo de deteção de pânico apresenta uma precisão de 94% e um f1-Score de 94%. Estes valores foram atingindos utilizando maioritariamente dados de ritmo cardíaco. O código dos modelos está disponível em https://github.com/nunogoms/Anxolotl-engines.
- The impact of the ABO/Rh blood group on susceptibility and severity among COVID-19 patients in Luanda, AngolaPublication . Sebastião, Cruz S.; Teixeira, Alice; Luísa, Ana; Arrais, Margarete; Tchonhi, Chissengo; Cogle, Adis; Sacomboio, Euclides; Cardoso, Bruno; Morais, Joana; Vasconcelos, Jocelyne Neto de; Brito, MiguelSARS-CoV-2 is a public health concern worldwide. Identification of biological factors that could influence transmission and worsen the disease has been the subject of extensive investigation. Herein, we investigate the impact of the ABO/Rh blood group on susceptibility and severity among COVID-19 patients in Luanda, Angola. This was a multicentric cohort study conducted with 101 COVID-19 patients. Chi-square and logistic regression were calculated to check factors related to the worsening of the disease and deemed significant when p<0.05. Blood type O (51.5%) and Rh-positive (93.1%) were the most frequent. Patients from blood type O had a high risk to severe disease [OR: 1.33 (95% CI: 0.42 - 4.18), p=0.630] and hospitalization [OR: 2.59 (95% CI: 0.84 - 8.00), p=0.099]. Also, Rh-positive blood type presented a high risk for severe disease (OR: 10.6, p=0.007) and hospitalization (OR: 6.04, p=0.026). We find a high susceptibility, severity, hospitalization, and mortality, respectively, among blood group O and Rh-positive patients, while blood group AB presented a low susceptibility, severity, hospitalization, and mortality, respectively. Our findings add to the body of evidence suggesting that ABO/Rh blood groups play an important role in the course of SARS-CoV-2 infection.
- Groove stiffening of sheets by single point incremental formingPublication . Cristino, Valentino A. M.; Pragana, João P. M.; Bragança, Ivo; Silva, Carlos M. A.; Martins, PauloThis paper investigates the applicability of single point incremental forming to fabricate stiffening grooves in thin metallic panels. The work combines experimentation, finite element and analytical modelling to determine the required forces and the maximum allowable groove depths that can be produced without tearing. The analytical modelling is based on a framework that was previously developed by the authors and combines in-plane membrane stretching and fracture forming limits. Comparison of the results obtained by the analytical framework against experimental and finite element data proves its effectiveness to replicate the deformation mechanics of groove stiffening by single point incremental forming. Results also prove that groove stiffening by single point incremental forming is an easy and effective alternative to conventional reinforcement of thin metallic panels by welding or fastening of stringers.
- Direct detection of pseudo-Nambu-Goldstone dark matter in a two Higgs doublet plus singlet extension of the SMPublication . Biekötter, Thomas; Gabriel, Pedro; Romacho, María Olalla Olea; Santos, RuiWe calculate the leading radiative corrections to the dark-matter-nucleon scattering in the pseudo-Nambu-Goldstone dark matter model augmented with a second Higgs doublet (S2HDM). In this model, the cross sections for the scattering of the darkmatter on nuclei vanishes at tree-level in the limit of zero momentum-transfer due to a U(1) symmetry. However, this symmetry is softly broken in order to give a mass to the dark-matter particle. As a consequence, non-vanishing scattering cross sections arise at the loop level. We find that the current cross-section limits from dark-matter direct-detection experiments can hardly constrain the parameter space of the S2HDM. However, the loop-corrected predictions for the scattering cross sections can be well within the reach of future direct-detection experiments. As a consequence, future phenomenological analyses of the S2HDM should take into account cross-section predictions beyond tree-level and the experimental constraints from dark-matter direct-detection experiments.
- Efeitos dos extratos de Carica papaya na regulação transcricional e pós-transcricional da hemoglobina fetalPublication . Canteiro, Beatriz da Silva Malainho; Brito, Miguel; Gomes, Anita QuintalIntrodução: As hemoglobinopatias constituem um dos grupos de doenças monogénicas mais comuns no mundo. Atualmente, um dos tratamentos disponíveis consiste na indução farmacológica da hemoglobina fetal (HbF) através de vários compostos químicos, sendo o mais comum a hidroxiureia (HU). Contudo, o seu custo elevado em países subdesenvolvidos e o seu perfil de segurança limitam a utilização deste composto. Assim, é essencial a descoberta de novos compostos indutores de HbF com menos efeitos secundários e que sejam de fácil acesso, como é o caso dos compostos naturais (ex: Extrato de folha de Carica papaya L. e Quercetina). Objetivo: Avaliar o efeito do extrato metanólico das folhas de Carica papaya L. (EMFCP) e da Quercetina em células K562 (linha celular humana mortalizada de leucemia mielóide) ao nível da expressão dos genes HBG1 e HBG2, bem como de genes reguladores. Material e Métodos: A linha celular K562 foi exposta durante 24 horas ao EMFCP (0,5; 50 e 100 μg/mL) à Quercetina (0,2 e 20 μM) e à HU (25 μg/mL). Após a exposição aos compostos naturais quantificaram-se os efeitos da expressão génica a partir do RNA total, tendo-se recorrido à técnica de RT-qPCR. Analisaram-se os níveis de expressão dos genes das globinas (HBA, HBB, HBG1 e HBG2); genes reguladores da HbF (MYB, KLF1, BCL11A e BGLT3), para além de miRNAs envolvidos na regulação da HbF (miR-486-3p, miR-34a-5p, miR-210-5p, miR-32-5p e miR-96-5p), tendo como referências endógenas o GAPDH para os genes codificantes e o miR-426-3p para os miRNAs analisados. Resultados: A proliferação celular é afetada pela Quercetina a 20 μM, ao contrário da viabilidade que não é afetada por nenhum dos compostos nas concentrações estudadas. Através da análise transcricional, demonstrou-se que o EMFCP e a Quercetina apresentam efeitos opostos nos padrões de expressão dos genes HBB, MYB e KLF1, sugerindo-se que estes atuem por diferentes mecanismos de ação. Estes compostos também modulam a expressão de alguns miRNAs estudados, havendo uma correlação inversa, para algumas das concentrações utilizadas, com os valores de expressão dos potenciais genes alvo. Conclusão: O presente estudo preliminar sugere que o EMFCP e a Quercetina modulam a expressão da HbF, dos genes e de miRNAs reguladores em determinadas concentrações, constituindo assim uma potencial abordagem eficaz na terapêutica das β-hemoglobinopatias.
- Clinical features related to severity and mortality among COVID-19 patients in a pre-vaccine period in Luanda, AngolaPublication . Sebastião, Cruz S.; Cogle, Adis; Teixeira, Alice D’Alva; Cândido, Ana Micolo; Tchoni, Chissengo; Amorim, Maria João; Loureiro, N’gueza; Parimbelli, Paolo; Penha-Gonçalves, Carlos; Demengeot, Jocelyne; Sacomboio, Euclides; Mendes, Manuela; Arrais, Margarete; Morais, Joana; Vasconcelos, Jocelyne Neto de; Brito, MiguelBackground: Infection due to severe acute respiratory syndrome coronavirus 2 (SARS-CoV-2) is associated with clinical features of diverse severity. Few studies investigated the severity and mortality predictors of coronavirus disease 2019 (COVID-19) in Africa. Herein, we investigated the clinical features of severity and mortality among COVID-19 patients in Luanda, Angola. Methods: This multicenter cohort study involved 101 COVID-19 patients, between December 2020 and April 2021, with clinical and laboratory data collected. Analysis was done using independent-sample t-tests and Chi-square tests. The results were deemed significant when p < 0.05. Results: The mean age of patients was 51 years (ranging from 18 to 80 years) and 60.4% were male. Fever (46%), cough (47%), gastrointestinal symptoms (26.7%), and asthenia (26.7%), were the most common symptoms. About 64.4% of the patients presented coexistent disorders, including hypertension (42%), diabetes (17%), and chronic renal diseases (6%). About 23% were non-severe, 77% were severe, and 10% died during hospitalization. Variations in the concentration of neutrophil, urea, creatinine, c-reactive protein, sodium, creatine kinase, and chloride were independently associated with severity and/or mortality (p < 0.05). Conclusion: Several factors contributed to the severity and mortality among COVID-19 patients in Angola. Further studies related to clinical features should be carried out to help clinical decision-making and follow-up of COVID-19 patients in Angola.