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- A importância do design na comunicação: desenvolvimento de uma newsletter externa para um organismo públicoPublication . Gomes, Ana Raquel Gadé; Montargil, FilipeUm ambiente em constante mudança, desencadeou um novo interesse por parte dos organismos onde se começaram a focar no branding e construção da sua marca, bem como em estratégias de comunicação (Flores et al., 2008, p. 1). Os organismos adaptam-se a novas formas de comunicar, onde a Internet é utilizada para alcançar os seus objetivos, num mercado cada vez mais competitivo. Apesar da comunicação organizacional ser considerada como uma área relevante no sucesso dos organismos e empresas, apenas nos últimos anos, o setor público tem reconhecido a sua importância. A transparência no processo comunicacional de um organismo público, permite uma maior proximidade com o cidadão, acrescentando valor e benefícios à sua imagem. Os novos meios digitais como os websites, as aplicações móveis e as redes sociais permitiram o alcance de um amplo e mais diversificado público, onde a Internet possibilita um maior envolvimento do cidadão com os serviços prestados pelo Estado. A importância do design na comunicação organizacional é um reflexo desta necessidade de comunicar de forma diferenciada, num contexto em que os avanços das tecnologias duma sociedade cada vez mais digital, o design surge como uma solução para os organismos que pretendem obter melhores resultados no mercado, desempenhando um papel preeminente no relacionamento com os seus stakeholders (Flores et al., 2008, p. 1). O projeto desenvolvido neste trabalho final teve como objetivo a conceção de uma ferramenta de comunicação, no sentido de aumentar a ligação entre o cidadão e o organismo público em estudo, adotando a metodologia de design thinking. No desenvolvimento do projeto, optou-se pela ferramenta de comunicação – newsletter - no sentido de informar a sociedade e privilegiar o contacto com o cidadão, através da divulgação de notícias ou informações que correspondessem às suas necessidades e interesses. A finalidade da construção desta ferramenta é a partilha de informação com o cidadão e o reconhecimento do organismo público, através de uma relação de confiança e proximidade com o cidadão e a sociedade em geral.
- Abordagem somática: um caminho para o protagonismo e autonomia no processo de ensino-aprendizagem do corpo na técnica de dança clássica para o 1º ano do ensino artístico especializado na PALLC° - Performing Arts School & ConservatoryPublication . Costa, Rafaela; Rijmer, SylviaEste Relatório de Estágio foi desenvolvido no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança e do Instituto Politécnico de Lisboa, em Portugal. O estágio foi implementado na PALLC° - Performing Arts School & Conservatory no ano letivo de 2022/2023 na Técnica de Dança Clássica para o 1º ano (2º ciclo) do Ensino Artístico Especializado. A proposta teve como objetivo promover o desenvolvimento da consciência corporal, a autonomia, e o protagonismo do discente, através da implementação da Abordagem Somática no processo de ensino-aprendizagem da Técnica de Dança Clássica. A metodologia de investigação selecionada foi a investigação-ação, que utilizou como base teórica investigações sobre os tópicos: Técnica de Dança Clássica, consciência corporal, autonomia e protagonismo no processo de ensino-aprendizagem. Em sua parte prática, a metodologia contou com ferramentas de recolha de dados como questionário, diário de bordo e registro de vídeos e fotos. A reflexão final nos mostra que a proposta da Abordagem Somática pode ser utilizada como metodologia de ensino-aprendizagem do/no corpo, que recorre a diferentes técnicas de dança como ferramenta e linguagem de experimentação de aspectos específicos como, no caso deste estudo, a ação dos pés, do alinhamento postural e das transferências de peso na Técnica de Dança Clássica. E proporciona a constante reflexão e renovação do docente diante a sua prática, já que esta abordagem se sustenta na manutenção das relações entre o(a) aluno(a), objeto de aprendizagem, e docente
- Trabalho desenvolvido pelo professor de Educação Especial no Centro de Apoio à Aprendizagem com alunos com multideficiência: diversos olharesPublication . Carvalho, Paulo Jorge de; Nunes, ClarisseO presente estudo enquadra-se no paradigma interpretativo/qualitativo, carateriza-se por ser um estudo de caso múltiplo e procura responder à seguinte pergunta de investigação: Como é percecionado pelo coordenador da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI), pelos professores dos 2.º e 3.º ciclos de ensino regular e pelos encarregados de educação, o trabalho desenvolvido pelos professores de Educação Especial com alunos com multideficiência nos Centros de Apoio à Aprendizagem? Face a esta questão de investigação o estudo intenta: (i) Conhecer as perceções do/a coordenador/a da EMAEI, dos/as professores/as dos 2.º e 3.º ciclos de ensino regular e dos encarregados de educação, sobre o trabalho desenvolvido pelos professores de Educação Especial com alunos com multideficiência nos Centros de Apoio à Aprendizagem e (ii) Comparar as opiniões de diferentes atores sobre o trabalho desenvolvido pelos professores de Educação Especial com alunos com multideficiência que frequentam CAA nos 2.º e 3.º ciclos do ensino regular, identificando o que é semelhante e o que é distinto. O estudo realizou-se em dois Agrupamentos de Escola (AE) distintos, onde funcionavam dois Centros de Apoio à Aprendizagem, os quais eram frequentados por alunos com multideficiência. Participaram no estudo 14 participantes, sendo sete de cada um dos AE: um coordenador da EMAEI; três professores do ensino regular que também trabalham com alunos com multideficiência no CAA e três encarregados de educação de alunos que frequentam o CAA. O estudo desenvolveu-se em três fases. Os dados foram recolhidos através da técnica de entrevista semiestruturada a cada um dos participantes. A análise dos dados recolhidos mostra que nos dois Centros de Apoio à Aprendizagem onde esta investigação centrou o seu trabalho, está a ser desenvolvido um trabalho muito positivo pelos professores de Educação Especial, trabalho esse reconhecido pelos colegas do ensino regular, coordenador/a da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva e encarregados de educação. A qualidade deste trabalho estende-se, de igual modo, aos outros profissionais diretamente envolvidos, pelo seu desempenho nos mesmos Centros de Apoio à Aprendizagem, como é o caso de alguns professores do ensino regular. De igual modo, verifica-se uma boa inter-relação entre os encarregados de educação dos alunos com multideficiência que frequentam os Centros de Apoio à Aprendizagem e os professores que lá trabalham, sobretudo a nível da comunicação. Como constrangimentos, com os quais os profissionais têm de lidar no seu dia-a-dia, foi salientado a falta de espaços mais adequados às problemáticas dos alunos e os parcos recursos humanos e materiais que a legislação em vigor permite serem disponibilizados.
- Modalidades de escolha do gestor escolar e suas respectivas funções,nas redes de ensino municipal e estadual, da cidade de PaulistanaPiauíPublication . Andrade, Valdileide Maria Coelho; Pires, CarlosA gestão participativa no âmbito da escola brasileira é recente, surge após a Ditadura Militar, com a redemocratização do país nos anos 1980. Os conselhos escolares, os grêmios estudantis, as associações de pais e mestres, o projeto político-pedagógico, até mesmo a seleção do gestor escolar, são essenciais para as reais mudanças na gestão escolar, pois são práticas que efetivam a participação nas escolas. Atualmente, está na função da direção a responsabilidade de concretizar as mudanças no contexto escolar. Mudanças que devem garantir a eficácia e a eficiência do processo de escolarização. Esta investigação teve como principal objetivo analisar o processo de democratização da educação nas escolas brasileiras, a partir da investigação e análise em uma escola estadual e duas municipais, na cidade de Paulistana, Piauí. O foco de análise esteve sobre as formas de recrutamento dos gestores escolares e o desempenho das suas funções. Para este intuito, utilizamos como metodologia a análise documental e entrevistas semiestruturadas com oito profissionais. Esta investigação sugere a permanência de um modelo “clientelista” no que tange a seleção dos gestores nas escolas da Rede Municipal de Ensino. Por outro lado, identificamos na Rede Estadual formas mais democráticas, pois mantém um diálogo com a comunidade facilitando sua participação. Em relação às funções, percebemos a prevalência de delegação/distribuição de ordens e não de partilha junto às coordenações intermediárias, fazendo com que o gestor escolar seja o único responsável. Assim, constatamos que a democratização educacional tem um caminho significativo a percorrer, em especial na rede municipal de ensino, pois a indicação política e a troca de favores se fazem presentes. Para reverter este quadro, seria necessária uma vivência do exercício de participação em relação a tomada de decisão no ambiente escolar. Embora a gestão democrática seja uma determinação legal, ainda não se encontra totalmente consolidada nas Redes Públicas de Ensino, pois vários fatores citados não foram efetivados nas escolas públicas da cidade de Paulistana-PI.
- Erros de base fonológica ao nível dos dígrafos no início da escolaridade obrigatória: percurso de investigação-açãoPublication . Gaspar, Raquel da Mota; Ferreira, PatríciaO desenvolvimento e o conhecimento fonológicos são competências fundamentais na aprendizagem da leitura e da escrita, devendo tarefas que os impulsionem, ser anteriores e concomitantes relativamente à introdução das unidades do código alfabético como medida de prevenção para o insucesso e de dificuldades. O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, para obter o grau de mestre no curso Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O mesmo encontra-se organizado em duas partes, sendo a primeira referente à intervenção desenvolvida em dois contextos de estágio e a segunda relativa ao estudo desenvolvido com uma turma de 1.º ciclo, subordinado ao título “Os erros de base fonológica ao nível dos dígrafos, no início da escolaridade obrigatória”. Tendo sido esta a temática selecionada, o presente estudo tem como objetivos (i) Categorizar os desvios ortográficos de base fonológica; (ii) verificar a influência de uma sequência didática sobre a representação ortográfica de dígrafos; (iii) aferir a capacidade de mobilização de conhecimento ortográfico sobre os dígrafos em situações de escrita. Para dar resposta aos objetivos definidos, realizou-se uma investigação-ação, envolvendo uma turma de 2.º ano, estando a instituição localizada na região de Lisboa. Como processos de recolha de dados, recorreu-se à observação direta e participante em sala de aula, tendo sido privilegiada a análise do conteúdo de modo a interpretar e tirar conclusões sobre os resultados obtidos. Os resultados desta investigação mostram que muitos dos desvios ortográficos apresentados pelos alunos são de origem fonológica, incluindo ao nível da substituição e omissão de dígrafos. Estas ocorrências podem dever-se ao facto de a consciência fonológica não estar totalmente desenvolvida, levando à dificuldade em distinguir auditivamente os sons, mas também devido ao desconhecimento de normas ortográficas.
- Cabeça por cabeça, processo de criação coreográficaPublication . Monteiro, Mónica; Fernandes, JoãoDo mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais (MCCPP) ministrado pela Escola Superior de Dança no ano letivo 2022/2023, nasceu o projeto em coreografia Cabeça por Cabeça. A peça Cabeça por Cabeça, apresentada no Teatro José Lúcio da Silva, teve como principal objetivo a criação de uma obra coreográfica contemporânea, a partir de uma investigação sobre a compreensão do ser humano do sexo masculino, focalizando nos seus comportamentos e pensamentos, de forma a entender a relação que este tem com os outros e consigo próprio. Esta criação coreográfica contemporânea envolveu dois intérpretes do sexo masculino e uma intérprete do sexo feminino e teve como inspiração e referência os seguintes livros: Política dos Sexos de Sylviane Agacinski e O Cérebro Masculino de Louann Brizendine. O foco incidiu na exploração dos relatos pessoais dos intérpretes (expressão das ideias, opiniões e reflexões) e efetuar conexões com pequenos excertos dos livros supracitados. A integração dessas referências literárias, enriqueceu a estrutura da obra, forneceu uma base conceptual sólida que não só sustentou as ações comportamentais masculinas, como também enriqueceu a experiência artística. A nível estrutural, este relatório de projeto está organizado em quatro capítulos: o Enquadramento Geral, o Enquadramento Teórico, o Processo de Criação da Obra Cabeça por Cabeça e a Análise Coreográfica de Cabeça por Cabeça. Uma das principais conclusões que emergem deste processo é a importância da subjetividade na compreensão das ações comportamentais e pensamentos masculinos. Cada intérprete trouxe as suas próprias experiências e perspetivas para a obra Cabeça por Cabeça, demonstrando como as narrativas pessoais podem ser uma fonte rica de insights sobre o tema. Isso ressalta a necessidade de reconhecer a diversidade de experiências dentro do universo masculino e evitar generalizações simplistas. A incorporação dos elementos como o género na dança contemporânea, comportamentos e pensamentos masculinos na criação artística contemporânea é fundamental não apenas para a evolução da arte, mas também para a promoção da igualdade de género, desconstrução de estereótipos e enriquecimento do diálogo cultural e social.
- Filhas da puticePublication . Ideias, Cláudia; Bento, Diogo; Vieira, TiagoO presente relatório de projeto, intitulado Filhas da putice, visa combater uma sociedade bafienta e ainda muito dominada por uma imagem cultural e ideológica com dificuldade em aceitar a diferença. Sabendo que as mentalidades demoram muitas décadas a mudar, e sabendo ainda que é mais fácil mudar de moeda, sair da União Europeia do que mudar a mentalidade das pessoas, este projeto centra-se num processo de investigação do passado de forma a fazer reparações que se mantêm no presente. Sobretudo, pretende-se entender que, enquanto não demolirmos por completo essas lacunas, nunca será possível melhorarmos enquanto cidadãos a sociedade, continuando a cometer os mesmos erros. Nesse sentido, e tendo como tema central a influência do capitalismo na vida das mulheres, o presente relatório pretende suscitar diversas questões de maneira a que as pessoas se consciencializem dos seus vieses e trabalhem contra eles ativamente.
- Enhancing portuguese public services: prototype of a mobile application with a digital assistantPublication . Duarte, Ana Beatriz Fidalgo; Montargil, Filipe; Santos, VítorA inteligência artificial (IA) está a transformar a forma como interagimos com a tecnologia, incluindo a forma como os cidadãos acedem e interagem com os serviços públicos. Portugal desenvolveu uma estratégia nacional para a adoção da IA, a fim de melhorar a experiência e o envolvimento dos cidadãos, com destaque para a inclusão digital e a digitalização da administração pública. Apesar dos progressos, o país está atrasado em relação a outros países da União Europeia no que respeita à transformação digital. Para simplificar e modernizar os serviços públicos, Portugal introduziu o portal ePortugal, que inclui o chatbot “Sigma” e uma assistente virtual, que neste momento ainda se encontra numa versão de teste. A adoção de sistemas de IA conversacional, como os assistentes de voz e os chatbots, tem o potencial de reduzir os encargos administrativos, melhorar a acessibilidade e aumentar a participação dos cidadãos. Este projeto visa conceber uma aplicação móvel para o ePortugal, que inclui uma assistente digital equipada com funcionalidades de texto e voz.
- Papel do professor de educação especial na construção de uma escola inclusiva: perceções de diretores e coordenadoresPublication . Duarte, Acácio José Coixão; Madureira, IsabelTornar todas as escolas em ambientes inclusivos é uma demanda da sociedade contemporânea, embora seja percebida por alguns como uma ideia utópica. Para alcançar essa visão, é essencial um esforço coletivo constante, indo além das normativas vigentes, investindo na construção de uma escola inclusiva por meio de medidas educativas que promovam a participação ativa da comunidade escolar, alinhadas aos princípios éticos fundamentais. Nesse sentido, a cooperação entre Diretores, Coordenadores e professores garante que a escola se torne inclusiva para todos os alunos. O objetivo deste estudo foi explorar as perceções dos Diretores e Coordenadores sobre o papel dos professores de educação especial (PEE) na construção de uma Escola Inclusiva. Procurou-se compreender as visões desses profissionais sobre o papel dos PEE nesse processo; analisar as semelhanças e diferenças nas suas perceções e identificar a interligação entre as perspetivas, os projetos educativos dos agrupamentos e a legislação atual sobre Educação Inclusiva. Utilizando uma abordagem qualitativa e interpretativa, através de um estudo de caso múltiplo, centrado em dois agrupamentos, foram utilizadas várias técnicas de recolha de dados, incluindo entrevistas semidiretivas e análise documental. Os resultados revelaram que, na visão dos participantes, a escola procura criar as condições necessárias ao acesso, participação e sucesso de todos os alunos. Tanto Diretores quanto Coordenadores reconhecem a importância fundamental dos PEE, considerando-os como “especialistas", "consultores" e "capacitadores", desempenhando um papel multifacetado ao proporcionar o “tradicional” apoio individualizado aos alunos e ao colaborar com todos os intervenientes educativos para criar uma escola inclusiva e coesa.