Browsing by Issue Date, starting with "2014-11-21"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- As potencialidades da internet no jornalismo digital: Jornal de Notícias vs Diário de NotíciasPublication . Magalhães, Bárbara Sofia de Miranda Borges; Lopes, Anabela de SousaCom o aparecimento da internet, na última década do século XX, o jornalismo tem vindo a desenvolver-se na esfera digital, surgindo o conceito de jornalismo digital ou ciberjornalismo, com características próprias que se centram, essencialmente, no cruzamento de texto escrito, imagem e som. As potencialidades da internet apresentam-se como novas oportunidades para os media, em geral, e para o jornalismo em particular. Ou seja, a internet, pelas suas características, permite que os órgãos de comunicação social produzam conteúdos em diversos formatos. Deste modo, pretendemos mapear a evolução do ciberjornalismo em Portugal para sustentar a análise das mutações ocorridas no Jornal de Notícias e no Diário de Notícias, visto terem sido os primeiros jornais diários portugueses a criar uma edição digital.
- Adaptações metodológicas e pedagógicas no ensino da Técnica de Dança Clássica : estudo de caso com uma aluna com Síndrome de Down na Escola de Dança Ana Luísa MendonçaPublication . Mendonça, Ana Luísa Gonçalves Regala de; Marques, Ana SilvaO estágio apresentado neste relatório realizou-se no âmbito do Curso Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa na Escola de Dança Ana Luísa Mendonça, durante o ano letivo 2013/2014. O estágio desenvolvido constituiu-se como um estudo de caso e fez uso de metodologias qualitativas, segundo uma abordagem de investigação-ação. Pretendeu-se compreender em que medida é que a adaptação de estratégias metodológicas e pedagógicas se constitui como um fator promotor de sucesso do processo de ensino-aprendizagem de uma aluna com Síndrome de Down, inscrita no 4º ano do Ensino Artístico Especializado em Dança. Procurou-se ainda potenciar o desenvolvimento motor, cognitivo e social da aluna, com base num processo de ensino-aprendizagem adaptado às suas características, tentando perceber, no domínio da disciplina de Técnica de Dança Clássica, quais as estratégias metodológicas e pedagógicas que se mostraram mais adequadas. Para tal, desenvolveu-se um plano de ação que cruzou saberes das disciplinas de Técnica de Dança Clássica e de Expressão Criativa e que incluiu: 9 horas de observação estruturada; 9 horas de participação acompanhada; um período de lecionação de 43 horas que contemplou aulas individuais e de grupo; a colaboração em 4 horas de atividades pedagógicas. Como instrumentos que serviram de suporte a esta investigação, foram construídos três questionários, aplicados em diferentes momentos do estudo e que se destinaram, ao Encarregado de Educação, aos docentes que lecionaram a aluna nos anos letivos 2012/2013 e 2013/2014 e à estagiária. Foram ainda realizados relatórios de reflexão da prática pedagógica, relatórios de observação e gravações audiovisuais de parte das aulas e de apresentações públicas que contaram com a participação da aluna. A partir deste estudo foi possível concluir que as estratégias metodológicas e pedagógicas adotadas potenciaram a aprendizagem, facilitando assim a obtenção dos nossos objetivos. Pôde ainda verificar-se que estas estratégias se mostraram eficazes para o caso em estudo, mas que poderão eventualmente ser transversais a todos os alunos.
- A promoção da flexibilidade com alunos do 1º ano da Escola de Dança do Orfeão de LeiriaPublication . Figueira, Alexandra Maria dos Santos; Rodrigues, Edgard Fortes; Nascimento, Vanda Maria dos SantosO presente Relatório de Estágio, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Dança, reflete todo o percurso e desenvolvimento da nossa prática de Estágio implementado na Escola de Dança do Orfeão de Leiria (EDOL). O Estágio teve como objetivo de estudo investigar e aprofundar o tema da flexibilidade e as suas implicações, definindo e diferenciando flexibilidade articular de alongamento. Pretendeu que o docente encontrasse uma melhor compreensão destes dois termos permitindo-lhe trabalhar no sentido de obter um aumento da flexibilidade articular no contexto de uma aula de TDC, com alunos do 1º ano, do Ensino Artístico Especializado da Dança. Para a realização deste estágio adotou-se a Metodologia Qualitativa na sua vertente de Investigação-ação. Foram efetuados exercícios específicos para a promoção da flexibilidade em todas as aulas realizadas durante o período de estágio, nos momentos de warm up (aquecimento) e cool down (arrefecimento) da aula de Técnica de Dança Clássica (TDC). Foram realizados três momentos de medições articulares, para comparar resultados e validar, ou não a importância do trabalho de flexibilidade nas aulas de TDC. Os instrumentos de avaliação utilizados foram o “Teste de sentar e alcançar”, o “Flexíteste” e a “Goniometria” que mede em graus a amplitude articular. Foi elaborado um portefólio individual de aluno com o registo da evolução verificada no decorrer do Estágio. Através da análise dos dados obtidos foi possível verificar que o trabalho regular de flexibilidade promove o aumento ROM, indispensável na TDC.
- Infotainment: a arte de entreter e o compromisso de informar: o espaço e a importância do infotainment no canal televisivo SICPublication . Caiado, Sofia da Conceição; Lopes, Anabela de SousaEste trabalho resulta de um estágio de três meses no programa Boa Tarde, da SIC, que consiste num breve estudo sobre o infotainment. Este estudo apresenta-se com o objetivo de compreender o espaço e a importância que são dados ao infotainment neste programa. Com base em autores de referência e na experiência de estágio, procurou-se compreender em que tipologia se enquadra o infotainment, face às necessidades do canal televisivo SIC.