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- Uma abordagem exploratória à Improvisação na aula de dança contemporânea com os alunos do 11º ano da Escola Profissional do BalleteatroPublication . Ribeiro, Ana Ester Pereira; Duarte, Isabel; Rijmer, SylviaEste relatório, escrito no âmbito do Mestrado em Ensino de Dança, seguiu as normas e regulamentos deste mesmo Curso definidos pela Escola Superior de Dança e pelo Instituto Politécnico de Lisboa. O estágio foi implementado na Escola Profissional do Balleteatro, no Porto, aos alunos do 11º ano do Curso Profissional de Intérprete de Dança Contemporânea, durante o ano letivo de 2022/2023. A ação pedagógica desenvolveu-se a partir de diversas estratégias e ideias da Dança Contemporânea especificamente sobre a Improvisação, tendo como base a revisão da literatura sobre o tema. Aprofundou-se a intervenção, na aula de Dança, na aplicação do formato de Improvisação Continuous Feed In referido pelas autoras Lynne Anne Blom e L. Tarin Chaplin, e numa prática de Co-ensino com músicos que proporcionaram uma experiência pedagógica com recurso à Música ao vivo. A metodologia de Investigação-Ação orientou a nossa abordagem teórico-prática permitindo-nos, através da recolha de dados, adaptar, melhorar e transformar a nossa intervenção pedagógica tendo em vista o progresso da nossa investigação e as necessidades artísticas, criativas e técnicas dos alunos do 11º ano. Os dados recolhidos através do diário de bordo, das gravações audiovisuais e dos questionários, serviram para amplificar a nossa perceção sobre as metodologias e as estratégias utilizadas em aula e o seu impacto para com os alunos. Com a análise e a reflexão final percebemos que a estrutura da nossa aula e as metodologias e ferramentas aplicadas podem ser replicáveis em outros contextos e nas nossas futuras práticas pedagógicas. Concluímos constatando resultados positivos na aprendizagem dos alunos em Dança Contemporânea, nomeadamente no desenvolvimento de uma relação mais investigativa e criativa com a Improvisação de movimento, e de uma relação mais consciente e profunda com a Música e a Música ao vivo. Propomos ainda, brevemente, um pensar curricular sobre o Referencial de Formação do Curso Profissional de Intérprete de Dança Contemporânea, no que toca à inserção de uma nova Unidade de Formação de Curta Duração (UFCD) de Música.