ESD - Escola Superior de Dança
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESD - Escola Superior de Dança by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 327
Results Per Page
Sort Options
- AberturaPublication . Silva, Wanda Ribeiro daA Escola Superior de Dança criada através do Decreto-Lei 310/83 do Ministério da Educação e Cultura e integrada em 1985 no Instituto Politécnico de Lisboa viu, finalmente, em Novembro de 1986 concretizada a possibilidade de abertura do 1º ano do Curso de Dança desta Escola para formação de profissionais ao nível do ensino superior. [(...)]
- TónusPublication . Fortes, EdgardO Tónus é uma das entidades mais complexas do ser humano. É ele que vai servir de elo de ligação entre os estímulos sensoriais e as respectivas respostas motoras que no seu conjunto vão afectar o corpo. [(...)]
- Entrevista com a Dra. Madalena PerdigãoPublication . Mendo, GilA acção do ACARTE no domínio da dança tem sido sobretudo voltada para a apresentação, na Sala Polivalente, de grupos caracterizados por serem, digamos, de vanguarda, nomeadamente por se dedicarem ao experimentalismo em dança. ([...])
- A Dança como espectáculoPublication . Gastão, Ana MarquesPensar a dança como arte em si mesma e como discurso sempre envolve a noção de conquista de um palco. [(...)]
- NotíciasPublication . Silva, Wanda Ribeiro da[Notícias das principais atividades decorridas no ano de 1987, no âmbito da Escola Superior de Dança.]
- NoticiárioPublication . Silva, Wanda Ribeiro da[Notícias das principais atividades decorridas no ano de 1987, no âmbito da Escola Superior de Dança.]
- EditorialPublication . Mendo, GilO segundo número do boletim DANÇA como tema central o CORPO, dando forma ao projecto de eleger, para cada número, um tema, e apresentá-lo sob pontos de vista diversos. [(...)]
- É-me difícil falar de dançaPublication . Providência, Joanaé-me difícil falar sobre dança / de qualquer das formas passo a dar a ler textos escritos por mim, enquanto pensava nela / [(...)]
- As formas cristalizadas do corpoPublication . Fazenda, Maria JoséPara além das marcas permanentes, temporárias ou efémeras, sobre o corpo - as tatuagens, a pintura, a maquilhagem - dos envolvimentos do corpo - a indumentária, as máscaras, os adornos - do corpo perfurado ou seccionado, do corpo como possibilidade de ficções metamorfósicas como as de Kafka ou do 'cinema fantástico' (...)[(...)]
- A justification for the inclusion of the strands of the dance medium in dance analysisPublication . Crespo, Fernando; Vallery Preston-DunlopABSTRACT - The analysis of the dancer's movements has been the central concern in dance analysis methodologies. This study proposes to extend dance analysis to the other strands of the dance medium which is understood to be the prime material upon which the dance work is created and given existence. The strands of the dance medium identified in this study are the space,people,sound/music,movements and scenic elements. The study starts with a discussion of central issues which concern the nature,independence,identity and significance of the strands of the dance medium. In the following chapters, each one dedicated to an individual strand, their significant contribution to the dance work is revealed through the re-lationship they have with the dance performance space,the dancer's body shape and their movements,spatial forms,aural elements and the moving elements of the work. In the beginning of each chapter,several concepts,which enable us to clarify and define the characteristics of the strands,are analysed and others put forward. The study concludes that the individual strands of the dance medium are identified as actual and that their identity and significance is dependent upon their relationship with the other strands and the function or the contribution that they make to the dance work. Furthermore, their significant contribution justifies their necessary inclusion in dance analysis.