Browsing by Issue Date, starting with "2024-11-28"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Adamastor: processo de criação coreográficaPublication . Ambrózio, Ricardo Rodrigues; Fernandes, JoãoEste relatório de projeto apresenta uma análise crítica e reflexiva do processo criativo da peça coreográfica 'Adamastor', desenvolvida para a companhia jovem GAPP (Grupo de Artes Performativas da Performact) em 2022/2023, com estreia no Acker Stadt Palast em Berlim. A investigação artística emergiu da observação sistemática das diferenças geracionais no contexto da dança contemporânea, particularmente no que concerne às questões de resiliência e perseverança, utilizando como dispositivo dramatúrgico a figura mitológica do Adamastor, extraída d'Os Lusíadas de Luís de Camões. O processo criativo fundamentou-se em três pilares metodológicos: abordagens colaborativas, improvisação estruturada e transmissão direta de movimento, visando o desenvolvimento de uma dramaturgia não-linear que mantivesse coerência narrativa. A pesquisa coreográfica envolveu a construção de personagens através de um processo de hibridização entre referências literárias, mitológicas e experiências pessoais dos intérpretes, resultando numa obra interdisciplinar que integra elementos de teatro, vídeo e dança contemporânea. O relatório examina criticamente os múltiplos desafios enfrentados durante o processo, desde questões logísticas e orçamentais até complexidades artísticas e conceituais, incluindo as problemáticas inerentes à implementação de uma companhia jovem e as tensões dialéticas entre ideais artísticos e realidades práticas. A documentação e análise deste processo contribuem significativamente para o corpo de conhecimento sobre metodologias de criação em dança contemporânea, particularmente no que diz respeito à função do coreógrafo-intérprete no atual panorama artístico e à formação de jovens bailarinos.
- A aprendizagem do trompete no seio das bandas filarmónicas, estudo de caso com as filarmónicas da Ilha de São MiguelPublication . Araújo, Hugo Alexandre Medeiros; Burt, DavidResumo I - Prática Pedagógica Este relatório de estágio foi concebido no âmbito da Unidade Curricular Estágio do Ensino Especializado, visando a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Trompete pela ESML. Durante o ano letivo 2020/2021, realizei um estágio de observação no CRPD, em São Miguel (Açores), incluindo a prática pedagógica ao longo do estágio e uma reflexão relativamente ao meu desempenho enquanto professor de trompete. Com a cooperação do professor Carlos Taveira, deu-se início à fase de observação das aulas de três alunos da classe de trompete do CRPD (Curso de Iniciação, Curso Básico e Curso Secundário), concretizando planos de aulas adaptados às competências de cada aluno. Durante esta fase, preenchi as devidas fichas de observação disponibilizadas pela ESML. Segundo a planificação anual dos programas curriculares do CRPD, elaborei planificações de aula, incluindo 27 aulas assistidas e de 3 aulas lecionadas, gravadas sob o consentimento dos EE para efeitos de avaliação do professor orientador David Burt. Tendo como temática “A Aprendizagem do Trompete no Seio das Bandas Filarmónicas, Estudo de Caso com os trompetistas das Filarmónicas da Ilha de São Miguel”, procurei compreender o nível de competências e a evolução dos trompetistas açorianos nas filarmónicas e entender como as BF beneficiam aquando de uma boa aposta na formação dos seus trompetistas. Este estágio pressupôs a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos ao longo do meu curso profissional e licenciatura, proporcionando um processo de aprendizagem e de aquisição de competências essenciais para o exercício profissional no âmbito do ensino da música.
