Browsing by Issue Date, starting with "2024"
Now showing 1 - 10 of 1015
Results Per Page
Sort Options
- Sobre a importância da reflexão e do questionamentoPublication . Estrela, Antónia; Cruz, CristinaOs artigos que se apresentam neste número mostram questões essenciais do nosso tempo, que merecem reflexão. Numa altura em que os desafios e as oportunidades se entrelaçam, é crucial que estejamos atentos aos temas que moldam a nossa sociedade e a nossa mundividência.
- Heráldica rejeitada. Um fracassado projeto de heráldica para as unidades orgânicas do Politécnico de LisboaPublication . Morais-Alexandre, PauloNo presente artigo ensaia-se um estudo sobre um caso que se considera exemplar relativamente ao que é, no presente, o papel, ou melhor, a consideração ou perceção que se tem desse papel, da heráldica ocupacional como recurso para a simbologia de instituições, nomeadamente de estabelecimentos de ensino superior e suas unidades orgânicas e contribui-se com alguns subsídios para a compreensão da “guerra” travada entre os logótipos e a heráldica, que os primeiros parecem ir vencendo. A atualidade, ou não, da utilização de heráldica na simbologia dos estabelecimentos de ensino superior, bem como as suas unidades orgânicas, parece ser pouco comum, sobretudo nas novas instituições, preferindo muitas vezes as recém-formadas estruturas a utilização de logótipos que vão sendo atualizados com maior, ou menor, frequência à heráldica, que apesar do trabalho de esclarecimento, na maior parte dos casos um trabalho debalde e frustrante dos heraldistas em diversos fóruns em o desmentir, continua a ser associada à heráldica de família, à nobiliarquia, ao conservadorismo, a um passado que se quer remoto, em suma a um anacronismo que já devia estar extinto, a que não se pretende qualquer associação.
- Jornadas internacionais de cenografia e figurinosPublication . Dias, Fernando Rosa; Cordeiro, Marta; Morais-Alexandre, PauloEsta edição incorpora as actas das primeiras Jornadas Internacionais de Cenografia e Figurinos (International Journeys on Scenography and Costumes). Este evento é uma primeira actividade, a que se deseja dar continuidade e que se encontra integrada num projecto mais abrangente em torno dos Estudos de Cenografia e Figurinos em Portugal (Cenography and Costume Studies in Portugal). Como síntese dos trabalhos, pretendem-se efetuar estudos de documentação e pensamento sobre a cenografia e os figurinos em Portugal, realizando exposições, jornadas de discussão e produção ensaística, e várias edições com estudos sobre a construção plástica do espetáculo em Portugal, além da preparação de um Dicionário da Cenografia e dos Figurinos em Portugal.
- “Children as Readers of the World”: diversity, class, gender, and participationPublication . Gonçalves, Carolina; Tomás, Catarina; Almeida, AlineThe strategic utilization of postmodern illustrated literature has emerged as a crucial tool in facilitating a profound understanding of how children construct their comprehension of diverse perspectives within the realm of social dynamics. This article rigorously scrutinizes children's conceptualizations pertaining to a wide array of subjects, encompassing diversity, socioeconomic disparities, gender dynamics, and active participation. This examination was conducted within the comprehensive framework of the RED_SMOOTH Project (Horizon 2020, European Union), which involved a qualitative investigation involving a cohort of 22 second-grade primary education students situated in the city of Lisbon. This initiative entailed the deliberate implementation of a read-aloud intervention program, primarily designed to explore the intricate themes under consideration.
- Enhancing primary teacher education: research-based development of a pedagogical content knowledg rubricPublication . Valente, Bianor; Maurício, Paulo; Silva, Maria João; Melo, Nuno; Sarreira, PedroPedagogical Content Knowledge (PCK), introduced by Shulman [1], is crucial for teaching quality and student outcomes [2]. Shulman [1], [3] highlighted PCK as the key difference between a subject matter expert and an effective teacher, requiring both deep content understanding and the ability to implement effective teaching strategies. Since its introduction, PCK has been further reconceptualized and developed by several authors [4]. However, its elusive nature [5] makes it necessary to develop instruments that make it visible. Developing robust tools to measure PCK is essential for improving teacher education programs. This study details the development and validation of a rubric designed to measure the PCK of preservice primary teachers. The development of the PCK rubric followed a systematic process involving several key steps. First, a comprehensive review of existing literature on PCK and related assessment tools was conducted. This review provided a foundation for identifying the key dimensions of PCK relevant to preservice primary teachers. Based on the literature review, the critical components of PCK were identified, including curricular knowledge, knowledge about students, knowledge about teaching strategies, and knowledge about assessment. For each dimension, specific performance criteria were established to capture the range of preservice teacher capabilities. The rubric's validation involved several phases to ensure its reliability and validity. An initial version of the rubric was reviewed by a panel of education experts, whose feedback guided the refinement of criteria and descriptors. The revised rubric was subsequently pilot tested with a sample of preservice teachers, using two different instruments for assessment: i) CoRe (Content Representation) [6], which requires preservice teachers to select and justify key ideas essential for teaching a specific topic; and ii) lesson plans, specifically for a one-and-a-half-hour lesson on the respiratory system for third-grade students. The topic was chosen based on its familiarity to students, its abstract nature, and its inclusion in the Portuguese curriculum [7]. Inter-rater reliability was assessed by having multiple evaluators use the rubric to score the same set of teaching artifacts. The consistency of scores across different raters was analysed to ensure the rubric's reliability. The validation process indicated that the PCK rubric requires further refinement to serve as a valid tool for assessing PCK.
- Synergies between creative strategies and participatory behaviors in workplace trainingPublication . Varela, TeresaThis article reflects on analyzing and understanding the articulation between creative processes in art education and the development of training for a culture of social and cultural citizenship. The methodology of projects developed in Workplace Training over two academic years involved two 12th-grade secondary specialized art classes. The realization of the projects, based on the action-research methodology, sought the student's participation and involvement in the decision- making of the activities as co-authors in their learning and cooperation with the teachers. Direct observation and interviews with the participants were the main instruments for the data collection. The analysis data used the NVivo program. This study argues on the sociocultural theories of creativity (Glăveanu, 2013; Beghetto, 2016), citizenship and educational contexts (Eça, 2010; Caetano & Freire, 2014), and the context of Art Education (Eça et al., 2012; Eça, 2014; Ramirez, 2016). The main results revealed an interdependent relationship between creative processes and citizenship practices, increased knowledge, and capacities capable of promoting collaborative creativity (Burnard & Dragovic, 2015). These results will allow this relational dynamic to develop and transform through social interactions and situated contexts, with evidence of communication between all those involved, with openness to social and cultural diversity, to generate other possibilities for synergy.
- Da materialidade do corpo na interpretação: uma reflexão sobre o papel do intérprete na obra “Dança, onde estás?” de Né Barros e Jorge GonçalvesPublication . Branco, Catarina Moreira Abrunhosa; Fernandes, JoãoAo longo das últimas décadas, vários coreógrafos, filósofos e professores têm pensado o lugar do criador, o que nos leva a uma definição mais concreta e consensual sobre o mesmo, contudo o lugar do intérprete está ainda por definir. Tem sido um lugar mais ambíguo, não se sabendo bem onde começa e acaba a interpretação e a criação. Esta indefinição levou alguns autores à reflexão das variáveis que consolidam o papel do intérprete e à tentativa de sistematizar as funções que são da responsabilidade do criador e do intérprete, exemplo disso é o modelo Didático-Democrático de Jo Butterworth. A discussão continua e há até quem debata sobre a denominação e atribuição de funções das equipas nas fichas técnicas. A verdade é que não há forma certa de o fazer e o lado positivo desta inquietação é que gera reflexão e diálogo e isso que nos traz a formalização do conceito de intérprete contemporâneo. O presente relatório tem como proposta pensar sobre o papel do intérprete contemporâneo através da integração na criação Dança, onde estás? da coreógrafa Né Barros e do coreógrafo Jorge Gonçalves, conjugando a parte prática com uma reflexão teórica tendo como base o modelo Didático-Democrático de Jo Butterworth, em cruzamento com o conceito de intérprete contemporâneo e o glossário sobre coreografia desenvolvido por Jonathan Burrows. Contribuirá para esta reflexão abordar os conceitos de dramaturgia do corpo e cartografia do corpo de Né Barros, questionando as identidades pré-estabelecidas dos corpos e se isso poderá ser ou não limitador e provisório ou permanente, de modo a compreender qual o papel do intérprete nesta reflexão. Para esta reflexão importa compreender, não só, o corpo em si, mas o corpo na relação com o outro e quais as camadas políticas, sociais e simbólicas que o corpo e as relações entre corpos carregam. Como se constrói o corpo do intérprete, considerando os contextos social, político e simbólico que situam o indivíduo? Esta reflexão, inserida na componente teórica, apoia a componente prática, através da minha integração, enquanto intérprete, na peça Dança, onde estás?. No enquadramento prático serão sistematizadas as etapas do processo, assim como os métodos e processos abordados ao longo da criação. Na organização e sistematização dos métodos e processos adotados por Né Barros, poderá se compreender melhor o lugar do intérprete no contexto desta criação, permitindo reforçar e afirmar algumas das ideias de alguns autores que são referidas no enquadramento teórico do presente relatório sobre dança contemporânea, criação coreográfica, dramaturgia, narrativa e interpretação.
- Igreja e Revolução: da "santa prudência" à "santa irreverência"Publication . Rezola, Maria InáciaNa noite do dia 10 de junho de 1974 a RTP transmitiu em direto, do Mercado do Povo em Belém, a peça “Ceia II”, cegada teatral integrada na festa de homenagem ao MFA promovida pelo Movimento Democrático dos Artistas Plásticos. Em cena personagens políticas do Estado Novo, elementos da PIDE e a figura de um bispo que o público rapidamente identificou como caricaturando o Cardeal Cerejeira. Em suma, pouco mais de um mês depois da queda da ditadura, a Igreja Católica era ridicularizada em público. A 25 de Abril de 1974 a Igreja carregava uma pesada herança, dadas as acusações que sobre ela pendiam de ter pactuado com a ditadura. Qual o seu lugar num país que se libertava de 48 anos de ditadura? Como se iria relacionar com o novo poder político que, de imediato, anunciou o fim de todos os símbolos e instituições do antigo regime? As imagens terríficas de perseguições anticlericais, alimentadas pela propaganda salazarista durante décadas, ressurgiam na mente de muitos.
- O contributo da aprendizagem baseada na resolução de problemas no desenvolvimento de competências sociais: estudo com alunos do 5.º ano de escolaridadePublication . Allegro, Carolina; Valente, BianorO presente estudo foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) II, integrada no 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. O objetivo geral do estudo foi compreender qual o contributo da aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP) no desenvolvimento de competências sociais de alunos do 5.º ano de escolaridade, nomeadamente da colaboração. Em conformidade com o objetivo geral foram definidos os seguintes objetivos específicos: i) caracterizar o desenvolvimento da colaboração dos alunos ao longo das atividades do tipo ABRP; ii) compreender a opinião dos alunos acerca das aprendizagens desenvolvidas durante a realização de atividades do tipo ABRP. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa e as técnicas de recolha de dados utilizadas foram a observação estruturada participante e a entrevista semiestruturada realizada em grupo. Os dados recolhidos foram tratados com recurso à técnica de análise de conteúdo e de análise estatística descritiva. Este estudo foi desenvolvido ao longo das aulas da componente curricular de Ciências Naturais com alunos de duas turmas do 5.º ano do 2.º CEB. Os resultados obtidos, tanto através das observações como das entrevistas, sugerem que de facto as atividades de ABRP contribuem para o desenvolvimento de competências sociais, em particular a colaboração. Este estudo foi organizado em quatro secções: enquadramento teórico, metodologia, resultados e considerações finais.
- A mutual information based discretization-selection techniquePublication . Ferreira, Artur; Figueiredo, MárioIn machine learning (ML) and data mining (DM) one often has to resort to data pre-processing techniques to achieve adequate data representations. Among these techniques, we find feature discretization (FD) and feature selection (FS), with many available methods for each one. The use of FD and FS techniques improves the data representation for ML and DM tasks. However, these techniques are usually applied in an independent way, that is, we may use a FD technique but not a FS technique or the opposite case. Using both FD and FS techniques in sequence, may not produce the most adequate results. In this paper, we propose a supervised discretization-selection technique; the discretization step is done in an incremental approach and keeps information regarding the features and the number of bits allocated per feature. Then, we apply a selection criterion based upon the discretization bins, yielding a discretized and dimensionality reduced dataset. We evaluate our technique on different typ es of data and in most cases the discretized and reduced version of the data is the most suited version, achieving better classification performance, as compared to the use of the original features.