ESCS - Dissertações de Mestrado
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- O abandono das representações tradicionais de género binário na comunicação de marcas de cuidado de pele: o caso The OrdinaryPublication . Oliveira, Mariana Gomes de; Veríssimo, JorgeNuma sociedade em constante mudança, observamos alterações em valores e conceitos tão presentes na nossa vida e que nunca pensámos ver alterados. Gerações mais jovens, como a Geração Z, estão, agora, a questionar conceitos tão estabelecidos e abertamente aceites como a existência ou não de um género binário. Crescemos com ideia pré-definidas de que o cor-de-rosa é para meninas, o azul para meninos. Os cheiros limpos e florais para as mulheres. Os aromas almiscarados, com notas de amadeiradas e picantes para os homens. As mulheres devem pintar o cabelo assim que o primeiro branco se torna reconhecível. Os homens envelhecem “como o vinho do Porto”. As alterações ao conceito de género estão a impactar, entre outras áreas como a moda ou a maquilhagem, o cuidado pessoal e o cuidado de pele. As marcas mais recentes procuram adoptar uma comunicação mais neutra e que quebre com a ideia de que apenas as mulheres cuidam da sua pele. Encontramos hoje marcas que adotam uma comunicação cujo público-alvo são todos os consumidores que procurem um cuidado de pele, independentemente do seu género. O presente trabalho foca-se no estudo, primeiramente, do que nos levou até aqui. Das questões de género, teoria de género ao feminismo, procuramos perceber como a história construiu o caminho sobre o qual estamos a caminhar. Olhamos para a publicidade e como historicamente o homem e a mulher foram representados. Por fim, estudamos a geração que está no centro de todo este tumulto, a Gen Z. Quem são, porque querem mudar o mundo e porque é que as marcas estão a seguir os seus passos. Para tal olhamos para uma marca em especial The Ordinary. Sobre a marca, que ocupa papel de estudo de caso nesta investigação, observamos a sua história e missão. Analisamos ainda três campanhas que provam uma adoção de uma comunicação de género mais neutra e fluída, ao encontro das imposições da geração Z. De forma a aprofundar o nosso conhecimento sobre todas as questões mencionadas, realizamos quatro entrevistas, semi-estruturadas, quatro indivíduos de diferentes idades e géneros. Tais entrevistas são um auxílio à examinação de como a ideia de género não-binário, gender-fluid, se encontra ou não presente na sociedade portuguesa. Num tema ainda pouco explorado no contexto português, o estudo sobre o abandono das representações tradicionais de género por parte de marcas de cuidado de pele assume-se de importância extrema, quer pela pertinência do tema na nossa sociedade, quer pelas mudanças a que assistimos constantemente, diariamente. Desta forma, esta investigação contribui para o conhecimento da área e oferece insights valiosos para marcas e marketing das áreas mencionadas.
- As aberturas nos “desenvolvimentos” dos noticiários da TSF: Rádio NotíciasPublication . Costa, Andreia Sofia dos Santos; Andrade, CarlosEste relatório de estágio foi elaborado no âmbito da conclusão do Mestrado em Jornalismo, na Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa, e para a respetiva obtenção do grau de mestre em jornalismo. Este é um trabalho resultante da minha experiência enquanto estagiária na estação TSF-Rádio Notícias, no período compreendido entre 6 de abril de 2015 e 3 de julho do mesmo ano. Durante este tempo, propus-me a analisar os noticiários do turno da tarde de forma a perceber a relação existente entre os ensinamentos adquiridos ao longo do percurso enquanto aluna de mestrado em jornalismo e as práticas adotadas numa redação de uma rádio informativa nacional. Deste modo, foi-me possível analisar as especificidades da linguagem em rádio, a estrutura dos noticiários, a escolha da informação noticiosa relevante e as temáticas mais e menos recorrentes, dando especial atenção às escolhas para a abertura do chamado “desenvolvimento”, ou seja, no recomeço após “tituleira”.
- O acesso à cultura: uma solução de relações públicas na era dos social mediaPublication . Grova, Telma dos Santos; Jorge, Nuno da Silva; Centeno, Maria JoãoO presente trabalho tem como objetivo enriquecer os estudos de comunicação sobre o setor cultural através de uma perspetiva no âmbito da Gestão Estratégica das Relações Públicas. Partindo de uma revisão de literatura sobre o conceito de cultura e eventos e práticas culturais, as Relações Públicas, percorrendo a sua evolução histórica até aos desafios e oportunidades na hegemonia do mundo digital dos dias de hoje, apresenta-se uma proposta de plataforma online que permite melhorar a comunicação entre organizações culturais e os seus públicos. Utiliza-se o modelo em quatro etapas para a investigação, conceção e desenvolvimento do projeto e mostra-se a sua pertinência para uma comunicação bidirecional entre organizações culturais e públicos.
- A adaptação da rádio informativa à pandemia: o caso da Antena 1Publication . Góis, André Ribeiro Blayer; Cardoso, Fátima LopesO presente relatório pretende expor as atividades desenvolvidas no âmbito de um estágio realizado na Antena 1 e compreender o modo como esta rádio, perante todos os desafios, se adaptou à situação de pandemia COVID-19. Através da experiência do estágio, da aplicação de inquéritos aos profissionais da rádio e de entrevistas semiestruturadas, tentámos perceber que alterações é que as rotinas de produção jornalísticas sofreram, de que forma é que a tomada de decisão se viu afetada, se a qualidade do conteúdo noticioso teve algum decréscimo e o modo como os jornalistas da Antena 1 percecionaram todas estas mudanças. Este relatório de estágio pretende, além de relatar as experiências vividas durante o seu decorrer, fazer uma análise à adaptação que as exigências da pandemia COVID-19 apresentaram a um meio que sempre mostrou resiliência e se superou em situações de catástrofes e desgraças, como aquela em que ainda hoje vivemos.
- Adaptação de uma obra literária para o audiovisual na ótica da produção: estudo de caso do livro e série Normal PeoplePublication . Pedro, Adriana Sousa; Montargil, FilipeA presente investigação teve como objetivo primordial a análise dos estudos de adaptação, na ótica da produção, enquadrados no contexto tecnológico e audiovisual atual. Para este estudo, considerou-se a série Normal People, que é baseada na obra homónima de Sally Rooney. A discussão presente neste trabalho pretende evidenciar as diferenças entre a obra literária e a sua expressão audiovisual, assim como a forma como a narrativa é transportada para um novo contexto. A divergência de posicionamento dos diversos autores revela que esta é uma temática complexa pela forma como pressupõe que uma obra é dependente da outra e que a adaptação deve a sua identidade à literatura. Optou-se por uma abordagem metodológica quantitativa, a partir da análise de conteúdo. Observaram-se as caraterísticas de dois capítulos e dois episódios correspondentes, no que diz respeito às personagens, cenários e cenas. Com esta análise foi possível entender as escolhas feitas pela equipa de produção e de que forma se comporta a narrativa nos dois contextos. Os resultados evidenciaram a necessidade de distanciar uma obra da outra e imputar-lhes a mesma credibilidade, desvalorizando o conceito de fidelidade. No processo de adaptação revelou-se que os elementos se apropriam das caraterísticas do meio e enquadram-se mediante as ferramentas disponíveis, assim como a expectativa do público em relação à obra. Através deste estudo, aprofundamos a compreensão de que existem divergências significativas entre a obra literária e audiovisual, contextualizadas numa sociedade cada vez mais tecnológica, ativa e interveniente na produção de conteúdo.
- Agenda TVI: o jornalismo e o contacto com as fontesPublication . Sousa, Agostinho Barnabé; Bonacho, Fernanda do Rosário Farinha; Rocha, João ManuelO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Jornalismo, na Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa, com o objetivo de obter o grau de mestre em Jornalismo. Tem como pano de fundo o meu percurso de três meses enquanto estagiário na Departamento de Agenda e Planeamento da TVI – Televisão Independente – que decorreu entre 11 de julho de 2016 e 11 de outubro de 2016. Na TVI, cabe ao Departamento de Agenda e Planeamento realizar tarefas essenciais tais como: recolha de informação, seleção, hierarquização e agendamento da informação. No presente relatório vou abordar as seguintes questões: – Como é feita a triagem de informação? – Como é feito o contacto com as fontes? – Que critérios, ou valores notícia, determinam o que é noticiável? Proponho-me também refletir sobre os conceitos de Gatekeeping, Newsmaking e Agenda-setting, à luz da experiencia do estágio. Este relatório contém ainda uma avaliação das principais aprendizagens e dos momentos mais marcantes que incidiram durante o mesmo.
- O agendamento da violência de género em tempo de pandemia Covid-19: os casos do Público e Correio da ManhãPublication . Domingos, Maria Inês Dias; Subtil, Filipa Mónica de Brito GonçalvesA presente dissertação reflete sobre a forma como a violência de género foi agendada pela imprensa nacional. O desenvolvimento teórico da investigação está ancorado à hipótese da função do agenda-setting dos media aplicada às notícias sobre violência de género. O principal objetivo do trabalho foi perceber de que forma a imprensa diária portuguesa (Público e Correio da Manhã) procedeu ao agendamento das peças jornalísticas deste tema, em tempos de pandemia de Covid-19. O corpus da análise foi trabalhado a partir de uma análise de conteúdo temática, que procurou responder aos três objetivos que orientam a presente investigação: analisar a dimensão estrutural dos jornais no espaço que dedicam às peças sobre violência de género (por exemplo a secção, a enfatização, o formato jornalístico e o tamanho da peça); comparar a dimensão textual dos jornais na construção das peças sobre violência de género (descrição dos factos, romantização, motivos do crime, etc.); perceber a quem é atribuído o protagonismo e como surgem caracterizados as vítimas e os agressores nas peças dos jornais, através de uma dimensão imagética. Concluiu-se que durante o período em análise a violência de género foi subestimada relativamente à violência doméstica.
- O agendamento integrado no Grupo Cofina: Correio da Manhã e CMTVPublication . Oliveira, Susana Catarina Pereira; Rocha, João Manuel; Silva, Ana Paula Ferreira de Sá Rodrigues daO presente trabalho apresenta e descreve as atividades desenvolvidas durante um estágio curricular realizado na editoria Sociedade, na redação do Correio da Manhã (CM) e da CMTV, meios de comunicação social pertencentes ao Grupo Cofina. A par da vertente prática, é aprofundada uma dimensão investigativa, teórica e analítica sobre o agendamento. De forma específica, é abordado e analisado o agendamento integrado que se pratica naquela redação. As questões do agendamento não são novas, porém o facto de este ser integrado confere-lhe várias e novas especificidades. Deste modo, considerámos pertinente abordar esta temática e delineou-se uma estratégia para a realização de um estudo de caso, segundo o qual são analisados documentos de agenda e edições do CM, a fim de perceber como se desenvolveu o processo de agendamento. Deste modo é possível comprovar que a agenda utilizada como base para as edições impressas do CM recorre a um modelo simples e percetível e, é, de facto, integrada e convergente. Existe uma integração completa e complexa da agenda, na medida em que num só documento são agendados serviços para os vários meios do Grupo Cofina.
- O agendamento noticioso do Jornal da Noite na televisão de Cabo VerdePublication . Fernandes, Maria de Fátima Monteiro; Mata, Maria JoséEste trabalho é o corolário de um estágio curricular realizado na Televisão de Cabo Verde (TCV) de 19 de janeiro a 29 de março de 2015. Nele se apresenta a instituição e as atividades desenvolvidas ao longo de estágio, integrando uma reflexão sobre os processos de agendamento e as rotinas produtivas da redação. Nesse âmbito, foi desenvolvida uma pequena investigação cujo tema é “o agendamento noticioso do jornal da noite da Televisão de Cabo Verde”, cujo foco incidiu nos processos de seleção e nos critérios de noticiabilidade identificados nas notícias de abertura do Jornal da Noite. A metodologia adotada inclui observação participante, entrevistas e análise de conteúdo de 31 emissões do Jornal da Noite da TCV.
- Agentes criativos de música electrónica experimental em Portugal: um estudo de casos particularesPublication . Filipe, Pedro Miguel Soares; Neto, Pedro Pereira; Pestana, Pedro DuarteA Musica Electrónica Experimental, ainda que pouco difundida no plano académico nacional, mostra abraçar práticas comuns a muitas áreas do universo do Audiovisual e Multimédia. Apoiada no contexto histórico da criação sonora de vertente experimental esta investigação enquadra, no panorama actual, a actividade desenvolvida por alguns criadores de Música Electrónica Experimental em Portugal. O estudo qualitativo realizado levou em consideração as dimensões Tecnológicas, Comunicacionais e Sociológicas com o objectivo de melhor caracterizar e tentar documentar esta actividade.