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- Do’s e Dont’s nas publicações internas em PortugalPublication . Pereira, Sandra Cristina MartinsA comunicação apresentada reporta-se a um projeto em curso, que se propõe desenvolver uma análise alargada sobre os conteúdos e os propósitos dos jornais internos no nosso país nos dias de hoje. A finalidade desta comunicação que integra o colóquio de Relações Públicas subordinado ao tema “O Jornal de Empresa ao Serviço da Comunicação”, passa por identificar pela positiva certas caraterísticas que contribuem para o sucesso dos jornais internos (o que fazer, os do’s) e, por contraponto, o que evitar se se pretende alcançar a excelência nas publicações empresariais (o que não fazer, ou seja, os dont’s). O ponto de partida foi a reflexão sobre um conjunto de indicadores que constituem o fundamento da avaliação do júri que preside ao concurso do Grande Prémio da Associação Portuguesa de Comunicação da Empresa (APCE), nomeadamente no que se refere à categoria de “Publicação Interna”. Esta iniciativa foi criada em 1995 para distinguir a excelência na estratégia da comunicação organizacional, estimulando, reconhecendo e divulgando as iniciativas dos profissionais desta área. A ideia e a motivação para este projeto surgem a propósito da realização da exposição “Imprensa Empresarial em Portugal – 145 anos de Jornais de Empresa”, organizada pelo Dr. João Moreira dos Santos, para assinalar os 100 sobre a publicação, em 1915 nos EUA, da primeira obra dedicada aos jornais de empresa, pela mão de George Frederick Wilson, e ao mesmo tempo registar os 20 anos passados sobre a publicação da sua obra “Imprensa Empresarial – Da Informação à Comunicação”. No âmbito desta exposição comemorativa, realizada na Biblioteca Nacional, é dirigido um convite ao Grupo de Trabalho em Comunicação Organizacional e Institucional da SOPCOM (GT COI) e à Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa (APCE) para a realização de um colóquio, que em simultâneo aproximasse o passado e o futuro da imprensa empresarial em Portugal e reunisse em debate académicos e responsáveis por publicações internas no mundo empresarial, com o objetivo de promover uma reflecção sobre o percurso, as caraterísticas, as limitações e as potencialidades, a função/utilidade do Jornal de Empresa.
- As aberturas nos “desenvolvimentos” dos noticiários da TSF: Rádio NotíciasPublication . Costa, Andreia Sofia dos Santos; Andrade, CarlosEste relatório de estágio foi elaborado no âmbito da conclusão do Mestrado em Jornalismo, na Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa, e para a respetiva obtenção do grau de mestre em jornalismo. Este é um trabalho resultante da minha experiência enquanto estagiária na estação TSF-Rádio Notícias, no período compreendido entre 6 de abril de 2015 e 3 de julho do mesmo ano. Durante este tempo, propus-me a analisar os noticiários do turno da tarde de forma a perceber a relação existente entre os ensinamentos adquiridos ao longo do percurso enquanto aluna de mestrado em jornalismo e as práticas adotadas numa redação de uma rádio informativa nacional. Deste modo, foi-me possível analisar as especificidades da linguagem em rádio, a estrutura dos noticiários, a escolha da informação noticiosa relevante e as temáticas mais e menos recorrentes, dando especial atenção às escolhas para a abertura do chamado “desenvolvimento”, ou seja, no recomeço após “tituleira”.