Browsing by Issue Date, starting with "2019-11-20"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- O jornalismo no processo de democratização de Moçambique: continuidade ou ruptura?Publication . Leite, Maria de Lurdes Manuel Gomes e; Barros, Júlia Leitão dePoucos são os estudos sobre os media na jovem democracia Moçambicana. A presente dissertação contribui para o conhecimento do percurso e da forma de fazer jornalismo em Moçambique, desde a era do partido único à democracia. Bibliografia, sítios na internet, relatórios de organizações não-governamentais, imprensa escrita moçambicana e um estudo de caso, sustentam a investigação. O objectivo é compreender o papel do jornalismo no processo de democratização, bem como a sua evolução, recorrendo ao sistema de media comparados.
- O agendamento integrado no Grupo Cofina: Correio da Manhã e CMTVPublication . Oliveira, Susana Catarina Pereira; Rocha, João Manuel; Silva, Ana Paula Ferreira de Sá Rodrigues daO presente trabalho apresenta e descreve as atividades desenvolvidas durante um estágio curricular realizado na editoria Sociedade, na redação do Correio da Manhã (CM) e da CMTV, meios de comunicação social pertencentes ao Grupo Cofina. A par da vertente prática, é aprofundada uma dimensão investigativa, teórica e analítica sobre o agendamento. De forma específica, é abordado e analisado o agendamento integrado que se pratica naquela redação. As questões do agendamento não são novas, porém o facto de este ser integrado confere-lhe várias e novas especificidades. Deste modo, considerámos pertinente abordar esta temática e delineou-se uma estratégia para a realização de um estudo de caso, segundo o qual são analisados documentos de agenda e edições do CM, a fim de perceber como se desenvolveu o processo de agendamento. Deste modo é possível comprovar que a agenda utilizada como base para as edições impressas do CM recorre a um modelo simples e percetível e, é, de facto, integrada e convergente. Existe uma integração completa e complexa da agenda, na medida em que num só documento são agendados serviços para os vários meios do Grupo Cofina.
- O desenvolvimento de competências no quadro dos programas de formação para o empreendedorismoPublication . Agostinho, Rute Antunes; Cavaleiro Rodrigues, José; Rodrigues, Joana LemosSobretudo na última década, assiste-se a uma mudança de paradigma no Ensino Superior europeu. De um sistema baseado na transmissão de conhecimentos transitou-se para um modelo que tem por base o desenvolvimento de competências, mais vincado desde a implementação do Processo de Bolonha. São várias as investigações a nível europeu que espelham a importância crescente dada às competências transversais e transferíveis na formação superior e o seu papel na promoção da empregabilidade dos estudantes. As competências específicas adquiridas precisam agora de ser sustentadas por competências transversais, que acrescentem valor aos desempenhos em contexto organizacional. A par deste modelo de educação, as mudanças económicas e sociais ocorridas neste novo século têm contribuído para a alteração dos contextos de trabalho e das carreiras. O desafio para as instituições de ensino superior é o de passarem a funcionar como contextos nucleares para o desenvolvimento de competências genéricas, particularmente as empreendedoras e de empregabilidade, através da criação no curricula de unidades curriculares ou através de programas específicos. O Programa para o Empreendedorismo do Politécnico de Lisboa (ACE - Academia de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo), baseado numa metodologia de educação para o empreendedorismo, surge no intuito de incentivar a criatividade e o espírito de iniciativa empreendedor, facultar ferramentas que permitam apresentar novas soluções para as solicitações da sociedade global, e desenvolver competências práticas empreendedoras, procurando assim que os estudantes se tornem cidadãos criativos, empreendedores e empregáveis.
- Quebra de extrato na fabricação de cervejaPublication . Santos, Francisco João Noronha dos; Trindade, Teodoro José PereiraA cerveja é uma bebida com valor económico que pode ser quantificado pela quantidade do seu extrato. O extrato corresponde à quantidade de açúcares extraídos dos cereais (matérias-primas) durante a etapa de fabricação de mosto, sendo estes necessários à fermenta ção alcoólica. A contabilização do extrato é a forma mais objetiva de se quantificar a concentração do mosto ou da cerveja a processar. A quebra de extrato corresponde ao extrato perdido num processo ou sistema. A redução da quebra de extrato é um objetivo de elevada prioridade para a Sociedade Central de Cervejas (SCC), logo após a abolição dos acidentes de trabalho, o objetivo de primeira prioridade, pois cada unidade percentual da quebra de extrato global traduz-se numa perda de milhares de euros para a empresa. A gestão da área de Supply Chain desta empresa é realizada, desde 2005, pelo Total Productive Management (TPM). Este programa de excelência permite definir os objetivos a cumprir anualmente em cada Pilar de Gestão Autónoma na SCC. Um dos objetivos de maior prioridade é a redução da quebra de extrato global evitável da empresa, tornandose este o foco do presente trabalho através da identi cação e quantificação de Pontos de Quebra de Extrato no processo de fabricação e a procura de Ações de Melhoria (AM) sustentáveis. O TPM contribui com ferramentas que conferem suporte metodológico ao trabalho, tais como o Value Stream Mapping (VSM) e o Unified Problem Solving (UPS). Na área de estudo (Fermentação e Maturação de cerveja) foram identificadas 17 Oportunidades de Melhoria (OM), das quais 4 (OM nº1, nº6, nº7 e nº15) foram analisadas e quantificadas ( ------ de impacto na Quebra de Extrato global do processo, respetivamente) e convertidas em Ações de Melhoria para futura implementação na empresa (AMI nº1.2.1, nº6.1/6.3, nº15.1.1/15.1.2). Em termos de implementação, a AMI nº1.2.1 foi implementada em março de 2019 a todas as receitas de cerveja e as AMI nºI.I e nº15.1.1/15.1.2 têm previsão de implementação em 2020. Globalmente, caso sejam implementadas todas as AMI sugeridas neste trabalho, conseguindose uma eliminação completa da quebra de extrato em cada ponto, obter-se-ia uma redução de aproximadamente 20% da quebra de extrato global evitável do processo verificada em 2018.