Browsing by Issue Date, starting with "2021-12-15"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- “STOPOC”: aplicação Móvel com foco na redução e controlo de rituais compulsivos na Perturbação Obsessivo-CompulsivaPublication . Noivo, André Caetano Cardoso; Antunes, Ana Cristina CoelhoA Perturbação Obsessivo-Compulsiva define-se por uma forte domínio de pensamentos intrusivos denominados de obsessões. Estes pensamentos embora comuns em qualquer indivíduo, são no caso destes pacientes excessivos, elevando os níveis de ansiedade dos mesmos causando-lhes um enorme sofrimento. Em resposta direta a este sofrimento, o paciente desenvolve rituais que na sua cabeça funcionam como atenuantes ao pensamento, aos quais se dá o nome de compulsões. Estas compulsões podem atingir medidas desproporcionais acabando por consumir uma grande parte do dia-a-dia do paciente, reduzindo assim sunstâncialmente a sua qualidade de vida afectando-o quer socialmente quer profissionalmente. Através da revisão de literatura assim como a análise da investigação de suporte, compreendeu-se que como tratamento a esta patologia, os profissionais de saúde aplicam técnicas de exposição de risco enquanto ajudam o paciente a descontruir os pensamentos obsessivos. A este conjunto de técnicas dá-se o nome de Terapia Cognitiva Comportamental. Já existindo aplicações que se predispõem a dar uma resposta a esta problemática no mercado, verificou-se a necessidade de apresentar uma proposta que colmatasse lacunas, tais como a falta de uma personalização mais eficaz das tarefas sugeridas e uma certa passividade no que diz respeito à associação das actividades sugeridas com o pensamento que dá origem a determinado ritual. Assim o presente projecto propõe uma tecnologia multimédia que permita a estes pacientes controlar e reduzir as compulsões que se verifiquem associadas a limpeza e germes, através de tarefas baseadas na Terapia Cognitiva Comportamental completamente costumizaveis pelo utilizador, associada a técnicas de gamificação, de forma a encorajar e fidelizar o utilizador enquanto monitoriza o seu desempenho. O objectivo é que esta tecnologia possa ser livremente utilizada pelos paciententes com POC, contudo seja também vista como uma possível extenção à terapêutica convencional, sendo que nunca sugerida como substituição à mesma.
- A participação cultural e o desenvolvimento pessoal e social: estudo de caso com alunos do 3º ciclo do ensino básicoPublication . Cruz, Marília Parreira da; Cruz, CristinaA Participação Cultural (PC) pode contribuir para o Desenvolvimento Pessoal e Social (DPS), principalmente num sistema democrático que anuncia defender os direitos às liberdades de expressão, fruição e criação, bem como a intervenção cívica. Crendo nesta perspetiva, o presente estudo foca-se na Adolescência, etapa da vida que, caraterizada pela procura identitária e pela transição para a idade adulta, inspira um espírito crítico e reflexivo, e na dimensão autárquica, mais capacitada para o exercício da cidadania. Assim, pretende investigar qual a relação dos alunos do 3º ciclo do Ensino Básico com a oferta cultural do Município, procurando reconhecer a importância atribuída pelos mesmos à participação em atividades e projetos para o DPS e convocando a sua sugestão de novas práticas municipais. Para o efeito, optou-se pelo modelo do Estudo de Caso e pela aplicação de um inquérito por questionário, tendo sido selecionadas, por conveniência, todas as turmas do 7º, 8º e 9º anos de escolaridade da Escola Secundária D. Manuel Martins (ESDMM), em Setúbal, num total de 384 alunos, sendo, porém, a amostra obtida de 114 respostas. O estudo associa-se a teorias que preconizam o papel de relevância da Cultura na existência individual e coletiva. No entanto, os resultados, ainda que revelando um reconhecimento generalizado dos benefícios da PC para o DPS, indicam, igualmente, uma desinformação e desinteresse sobre os recursos municipais existentes. Esta constatação sugere um debate sobre os fatores que podem justificar estas opiniões e gerar, consequentemente, a perda da Cidadania.
- The influence of noise in the neurofeedback training sessions in student athletesPublication . Domingos, Christophe; Caldeira, Higino da Silva; Miranda, Marco; Melicio, Fernando; Rosa, Agostinho; Pereira, José GomesConsidering that athletes constantly practice and compete in noisy environments, the aim was to investigate if performing neurofeedback training in these conditions would yield better results in performance than in silent ones. A total of forty-five student athletes aged from 18 to 35 years old and divided equally into three groups participated in the experiment (mean +/- SD for age: 22.02 +/- 3.05 years). The total neurofeedback session time for each subject was 300 min and were performed twice a week. The environment in which the neurofeedback sessions were conducted did not seem to have a significant impact on the training's success in terms of alpha relative amplitude changes (0.04 +/- 0.08 for silent room versus 0.07 +/- 0.28 for noisy room, p = 0.740). However, the group exposed to intermittent noise appears to have favourable results in all performance assessments (p = 0.005 for working memory and p = 0.003 for reaction time). The results of the study suggested that performing neurofeedback training in an environment with intermittent noise can be interesting to athletes. Nevertheless, it is imperative to perform a replicated crossover design.
- Looking for the essay: a journey of rediscoveryPublication . Chinita, FátimaABSTRACT - A meditation on the current state of the essay film.
- Experimentally validated numerical models to assess tsunami hydrodynamic force on an elevated structurePublication . Reis, Cláudia; Clain, Stéphane; Figueiredo, Jorge; Barbosa, Andre R.; Baptista, Maria Ana Carvalho Viana; Lopes, MárioRecently, the North American and Japanese authorities began combining the tsunami forces with other loads in their structural design guidelines. Nonetheless, due to the infrequent nature of tsunamis, the provisions may benefit from complementary insights on the qualitative and quantitative characterization of the extreme phenomena and their interaction with coastal structures. The goal of this paper is to explore reliable and relatively accessible computational techniques to determine pressures and forces due to tsunami-like waves on elevated structures. Hydrodynamic flow quantities are simulated for the tsunami-like waves using an Eulerian scheme (Shallow Water equations solved by the Finite Volume method), a Lagrangian scheme (Navier-Stokes equations solved by the Smoothed Particle Hydrodynamics method), and a coupled Eulerian Lagrangian modeling approach. The numerical solutions are validated against experimental data acquired from an experimental campaign performed at the large wave flume of the Hinsdale Wave Research Laboratory, Oregon State University. The correlations between the experimental data and the numerical solutions highlight the advantages and disadvantages of the simulation techniques used, contributing to increase the confidence levels in their use in determining tsunami forces for use in structural assessments and design.
- A adaptação da rádio informativa à pandemia: o caso da Antena 1Publication . Góis, André Ribeiro Blayer; Cardoso, Fátima LopesO presente relatório pretende expor as atividades desenvolvidas no âmbito de um estágio realizado na Antena 1 e compreender o modo como esta rádio, perante todos os desafios, se adaptou à situação de pandemia COVID-19. Através da experiência do estágio, da aplicação de inquéritos aos profissionais da rádio e de entrevistas semiestruturadas, tentámos perceber que alterações é que as rotinas de produção jornalísticas sofreram, de que forma é que a tomada de decisão se viu afetada, se a qualidade do conteúdo noticioso teve algum decréscimo e o modo como os jornalistas da Antena 1 percecionaram todas estas mudanças. Este relatório de estágio pretende, além de relatar as experiências vividas durante o seu decorrer, fazer uma análise à adaptação que as exigências da pandemia COVID-19 apresentaram a um meio que sempre mostrou resiliência e se superou em situações de catástrofes e desgraças, como aquela em que ainda hoje vivemos.
- The audiovisual essay in the post-cinematic agePublication . Chinita, FátimaABSTRACT - Book review of: Beyond the Essay Film: Subjectivity, Textuality and Technology, edited by Julia Vassilieva and Deane Williams. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2020, 245 pages. ISBN: 978-94-6372-870-6 (hardback).
- As conceções de alunos do 2.º ciclo do ensino básico sobre o ensino e a aprendizagem da gramática do portuguêsPublication . Rato, Valter; Pereira, Susana; Valente, BianorO ensino da Gramática do Português tem sido palco de inúmeros estudos de âmbito nacional e internacional e de discussões das mais variadas naturezas. Contudo, pouca voz se tem dado aos alunos a respeito do que pensam e das dificuldades que sentem neste domínio da sua língua materna. Desta forma, considerou-se pertinente desenvolver um estudo empírico junto de trinta e um alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico de uma escola localizada no concelho de Almada (área metropolitana de Lisboa). Para tal, foram combinados procedimentos próprios do paradigma positivista (inquérito por questionário e análise estatística) e do paradigma interpretativo (focus group e análise de conteúdo). Com esta investigação pretendeu-se conhecer e caracterizar as conceções dos alunos sobre a Gramática e os seus processos de ensino e aprendizagem. Os seguintes objetivos gerais guiaram todo o estudo: (i) conhecer as conceções dos alunos de 2.º Ciclo do Ensino Básico sobre o ensino e a aprendizagem da Gramática do Português; (ii) relacionar as suas conceções com os desempenhos que apresentam: (iii) caracterizar, de acordo com as experiências dos alunos, as diferentes metodologias adotadas pelos docentes no ensino dos conhecimentos gramaticais e relacioná-las com as conceções e com os desempenhos académicos dos alunos. Os resultados obtidos confirmam que os docentes de Português recorrem, de uma forma global, a estratégias de ensino dedutivas/transmissivas no ensino de conteúdos gramaticais. Os alunos apresentam resultados pouco animadores em exercícios que convocavam a mobilização da terminologia gramatical. Alguns destes apresentam também pouco interesse pela competência em estudo, reconhecendo, todavia, a importância da aprendizagem da Gramática e a articulação entre esta e os restantes domínios do Português, especialmente no da Leitura e no da Escrita. Os resultados evidenciam, igualmente, que os alunos conferem um maior valor à importância que atribuem à Gramática do que ao gosto que sentem por esta competência. Muitos alunos indicam, igualmente, que o trabalho de conteúdos gramaticais aparece isolado, aquando do trabalho em sala de aula, das outras componentes da sua língua materna.
- Controlling infectious diseases: the decisive phase effect on a seasonal vaccination strategyPublication . Duarte, Jorge; Januário, Cristina; Martins, Nuno; Seoane, Jesús M.; SANJUAN, MIGUEL A. F.The study of epidemiological systems has generated deep interest in exploring the dynamical complexity of common infectious diseases driven by seasonally varying contact rates. Mathematical modeling and field observations have shown that, under seasonal variation, the incidence rates of some endemic infectious diseases fluctuate dramatically and the dynamics is often characterized by chaotic oscillations in the absence of specific vaccination programs. In fact, the existence of chaotic behavior has been precisely stated in the literature as a noticeable feature in the dynamics of the classical Susceptible-Infected-Recovered (SIR) seasonally forced epidemic model. However, in the context of epidemiology, chaos is often regarded as an undesirable phenomenon associated with the unpredictability of infectious diseases. As a consequence, the problem of converting chaotic motions into regular motions becomes particularly relevant. In this article, we consider the so-called phase control method applied to the seasonally forced SIR epidemic model to suppress chaos. Interestingly, this method of controlling chaos has a clear meaning as a weak perturbation on a seasonal vaccination strategy. Numerical simulations show that the phase difference between the two periodic forces - contact rate and vaccination - plays a very important role in controlling chaos.
- O ensino de música nas bandas filarmónicas: problemas e possíveis sugestõesPublication . Albino, Liliana Pessoa; Massarrão, JoséResumo I - A primeira parte do presente documento consiste na descrição detalhada da prática pedagógica relativa ao estágio realizado pela mestranda na Escola Profissional Metropolitana, no ano letivo de 2019/2020, com a colaboração do professor cooperante João Pedro Silva e do professor orientador José Massarrão. No estágio, a mestranda observou, durante todo o ano letivo, as aulas lecionadas pelo professor cooperante de três alunos do nível secundário do ensino especializado de música: aluno 1 – 12º ano, aluno 2 – 11º ano e aluno 3 – 10º ano. No decorrer do ano também lecionou três aulas a cada aluno, assistiu e participou em diversas atividades desenvolvidas pela classe, como audições, concertos ou exames. Esta primeira parte está dividida por quatro secções. A primeira consiste na análise da estagiária e no relato das suas expetativas. Na segunda a mestranda faz uma descrição pormenorizada da instituição onde decorreu o estágio através da sua história, caracterização, organização e gestão. A terceira consiste na descrição das práticas educativas, através da caracterização e descrição da classe, dos alunos selecionados, das aulas observadas, das aulas lecionadas e das atividades desenvolvidas dentro da classe. Por último, a quarta secção consiste na reflexão e análise relacionada com os processos de aprendizagens dos alunos observados e dos métodos de ensino adotados pelo professor cooperante ao longo do ano.