Browsing by Issue Date, starting with "2024-12-10"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- O abandono das representações tradicionais de género binário na comunicação de marcas de cuidado de pele: o caso The OrdinaryPublication . Oliveira, Mariana Gomes de; Veríssimo, JorgeNuma sociedade em constante mudança, observamos alterações em valores e conceitos tão presentes na nossa vida e que nunca pensámos ver alterados. Gerações mais jovens, como a Geração Z, estão, agora, a questionar conceitos tão estabelecidos e abertamente aceites como a existência ou não de um género binário. Crescemos com ideia pré-definidas de que o cor-de-rosa é para meninas, o azul para meninos. Os cheiros limpos e florais para as mulheres. Os aromas almiscarados, com notas de amadeiradas e picantes para os homens. As mulheres devem pintar o cabelo assim que o primeiro branco se torna reconhecível. Os homens envelhecem “como o vinho do Porto”. As alterações ao conceito de género estão a impactar, entre outras áreas como a moda ou a maquilhagem, o cuidado pessoal e o cuidado de pele. As marcas mais recentes procuram adoptar uma comunicação mais neutra e que quebre com a ideia de que apenas as mulheres cuidam da sua pele. Encontramos hoje marcas que adotam uma comunicação cujo público-alvo são todos os consumidores que procurem um cuidado de pele, independentemente do seu género. O presente trabalho foca-se no estudo, primeiramente, do que nos levou até aqui. Das questões de género, teoria de género ao feminismo, procuramos perceber como a história construiu o caminho sobre o qual estamos a caminhar. Olhamos para a publicidade e como historicamente o homem e a mulher foram representados. Por fim, estudamos a geração que está no centro de todo este tumulto, a Gen Z. Quem são, porque querem mudar o mundo e porque é que as marcas estão a seguir os seus passos. Para tal olhamos para uma marca em especial The Ordinary. Sobre a marca, que ocupa papel de estudo de caso nesta investigação, observamos a sua história e missão. Analisamos ainda três campanhas que provam uma adoção de uma comunicação de género mais neutra e fluída, ao encontro das imposições da geração Z. De forma a aprofundar o nosso conhecimento sobre todas as questões mencionadas, realizamos quatro entrevistas, semi-estruturadas, quatro indivíduos de diferentes idades e géneros. Tais entrevistas são um auxílio à examinação de como a ideia de género não-binário, gender-fluid, se encontra ou não presente na sociedade portuguesa. Num tema ainda pouco explorado no contexto português, o estudo sobre o abandono das representações tradicionais de género por parte de marcas de cuidado de pele assume-se de importância extrema, quer pela pertinência do tema na nossa sociedade, quer pelas mudanças a que assistimos constantemente, diariamente. Desta forma, esta investigação contribui para o conhecimento da área e oferece insights valiosos para marcas e marketing das áreas mencionadas.
- Práticas teatrais com crianças numa sala de jardim de infânciaPublication . Fonseca, Célia Maria Manuelito Figueira; Falcão, MiguelEste projeto, desenvolvido no âmbito do mestrado em Educação Artística, na vertente de Teatro, na Escola Superior de Educação de Lisboa, baseia-se nas aprendizagens realizadas ao longo do curso e na minha experiência de 30 anos como educadora de infância. Sentindo a necessidade de refletir sobre a minha ação pedagógica neste domínio, procurei dar resposta a uma questão: “como posso iniciar e conduzir práticas teatrais, com intencionalidade artístico-pedagógica, em contexto de jardim de infância?” A investigação retrata o percurso realizado ao longo de seis meses de intervenção pedagógica com vinte crianças - dez meninos e dez meninas - com idades entre os 4 e os 6 anos, que frequentam uma sala de jardim de infância público em Lisboa. Com base nos contributos teóricos do Teatro enquanto dimensão da Educação Artística, da Pedagogia da Infância e dos Estudos Sociais da Infância, foi desenvolvido um projeto inspirado na investigação-ação. Este projeto seguiu Através de uma planificação estruturada por mim, alinhada com a dinâmica da sala de jardim de infância e respeitando a liberdade de criação das crianças. Recorrendo a uma diversidade de técnicas de recolha de dados – observação participante, às entrevistas focalizadas de grupo e a dinâmicas propostas por mim (planos de sessões/reflexões) - pretendi descrever, analisar e compreender como as práticas teatrais podem ser iniciadas numa sala de jardim de infância. Ao longo deste processo, refleti sobre as minhas estratégias pedagógicas, sobre o meu papel enquanto educadora de infância, o papel das crianças e quais os recursos que utilizei, os quais foram facilitadores para as práticas teatrais. A análise e discussão dos dados permitiu-me compreender, que a planificação de sessões teatrais foi facilitadora na condução da ação e ajudou-me a iniciar o caminho, diversificando atividades e promovendo experiências significativas para as crianças neste domínio. As minhas discussões procuraram ainda, enfatizar as crianças como produtoras de cultura, cujas vozes devem ser envolvidas nas práticas pedagógicas, produções artísticas e pesquisas na área teatral. Espero que esta investigação seja também inspiradora para outros profissionais da educação de infância que queiram iniciar as práticas teatrais com crianças no jardim de infância.
- Adaptação de uma obra literária para o audiovisual na ótica da produção: estudo de caso do livro e série Normal PeoplePublication . Pedro, Adriana Sousa; Montargil, FilipeA presente investigação teve como objetivo primordial a análise dos estudos de adaptação, na ótica da produção, enquadrados no contexto tecnológico e audiovisual atual. Para este estudo, considerou-se a série Normal People, que é baseada na obra homónima de Sally Rooney. A discussão presente neste trabalho pretende evidenciar as diferenças entre a obra literária e a sua expressão audiovisual, assim como a forma como a narrativa é transportada para um novo contexto. A divergência de posicionamento dos diversos autores revela que esta é uma temática complexa pela forma como pressupõe que uma obra é dependente da outra e que a adaptação deve a sua identidade à literatura. Optou-se por uma abordagem metodológica quantitativa, a partir da análise de conteúdo. Observaram-se as caraterísticas de dois capítulos e dois episódios correspondentes, no que diz respeito às personagens, cenários e cenas. Com esta análise foi possível entender as escolhas feitas pela equipa de produção e de que forma se comporta a narrativa nos dois contextos. Os resultados evidenciaram a necessidade de distanciar uma obra da outra e imputar-lhes a mesma credibilidade, desvalorizando o conceito de fidelidade. No processo de adaptação revelou-se que os elementos se apropriam das caraterísticas do meio e enquadram-se mediante as ferramentas disponíveis, assim como a expectativa do público em relação à obra. Através deste estudo, aprofundamos a compreensão de que existem divergências significativas entre a obra literária e audiovisual, contextualizadas numa sociedade cada vez mais tecnológica, ativa e interveniente na produção de conteúdo.
- Avaliação do impacte dos grandes navios de cruzeiros no Porto de Lisboa na qualidade do ar da cidadePublication . Ramos, Rodrigo Ferreira; Melo, Ana Maria Garcia Henriques Barreiros Joanaz de; Matos, Manuel José deO turismo de cruzeiros é um setor turístico que combina lazer, desporto, educação e outros serviços. Desde os anos 60, tornou-se um setor relevante para a economia global, impulsionando o turismo e o consumo local. Contudo, os impactos ambientais são significativos, com elevadas emissões de poluentes atmosféricos e gases de efeito estufa (GEE), afetando a qualidade do ar e contribuindo para o aquecimento global. Desta forma, este trabalho pretendeu identificar e avaliar o impacte destes navios na qualidade do ar da cidade de Lisboa. Este trabalho foi desenvolvido na Administração do Porto de Lisboa (APL), que possibilitou recolher dados de diversas fontes. Foram realizadas inspeções em navios de cruzeiro para identificar características gerais, consumo de combustível, uso de scrubbers, gestão de resíduos e as próprias emissões. Foram utilizados também relatórios da empresa SondarLab que contemplaram informações meteorológicas e medições horárias de poluentes em estações próximas ao porto. Outras fontes incluíram a plataforma Janela Única Logística (JUL), que forneceu dados técnicos sobre os navios, a Vessel Traffic Services (VTS), que registou horários estratégicos da movimentação destes navios e uma estação meteorológica complementar. O tratamento estatístico avaliou a representatividade da amostra, enquanto o modelo de pluma Gaussiana, parametrizado no Excel, permitiu prever e quantificar o impacto das emissões. Os resultados foram comparados com os dados reais, tendo sido realizada um análise detalhada dos efeitos dos cruzeiros na qualidade do ar da cidade. Foi possível verificar que a grande maioria dos poluentes estão em conformidade com os valores guia da Organização Mundial de Saúde (OMS) e com as normas da União Europeia (EU). Concluiu-se que os navios de cruzeiro têm um impacto negativo na qualidade do ar, mas não o suficiente para diminuí-la, sendo o tráfego rodoviário a maior fonte de poluição da cidade de Lisboa.
- Disfunções sexuais femininas: prevalência e consequente resposta clínicaPublication . Cabral, Joana Filipa Sifredo; Mota, Patrícia; Carvalho, AndreiaIntrodução e Objetivo: As disfunções sexuais femininas (DSF) impactam negativamente a qualidade de vida, a satisfação sexual e o bem-estar das mulheres. Mulheres com disfunções do pavimento pélvico (DPP) apresentam maior prevalência de DSF. O tratamento destas condições deve ser multidisciplinar e deve envolver diferentes profissionais e estratégias terapêuticas. Este estudo visa estimar a prevalência de DSF em Portugal, caracterizar a procura de ajuda para problemas sexuais e averiguar se a fisioterapia está integrada na resposta clínica. Desenho de Estudo: Trata-se de um estudo observacional transversal. População: Mulheres residentes em Portugal, com idades entre os 18 e os 65 anos. Métodos: Um questionário online de autorresposta foi divulgado nas redes sociais, estando disponível entre 6 de março e 4 de maio de 2024. Numa amostra final de 382 mulheres, avaliouse: (I) Perfil sociodemográfico, (II) Índice de Função Sexual Feminina (IFSF), e (III) Procura de ajuda e resposta clínica. A prevalência de DSF foi calculada através do IFSF. Resultados: Observou-se uma prevalência de DSF de 28,4%, com 16,2% das mulheres a procurar ajuda clínica. Ginecologistas e fisioterapeutas foram os profissionais mais procurados. Fisioterapia, uso de lubrificante e medicação foram os tratamentos mais recomendados. Conclusão: A prevalência de DSF em Portugal foi estimada em 28,4%. É crucial que os profissionais de saúde abordem questões relacionadas com a sexualidade feminina durante as consultas de rotina, considerando a sua elevada prevalência e a reduzida procura de ajuda. Este estudo evidencia que a fisioterapia está presente na resposta clínica, sugerindo uma possível mudança no reconhecimento da sua importância no tratamento da DSF.
- A mancha: escrita de personagens atormentados nos seus “mundos” de fantasiaPublication . Torrado, José Félix Marques; Baptista, MónicaO relatório/ensaio seguinte apresenta um conjunto de pequenas análises e reflexões sobre o processo criativo do argumento de A Mancha. A história segue um homem, Tadeu, casado e solitário, que é consumido pelo ciúme, acreditando que uma mancha no sofá é prova da infidelidade da mulher, Teresa. Isto levo-a a uma noite de fantasia e confronto com os seus tormentos interiores. A narrativa explora o ciúme como consequência da insegurança, e como isso pode levar a estados emocionais complexos que afetam a visão que a personagem tem do que a rodeia. Assim, o relatório/ensaio explora a relação entre as personagens e o espaço, e a mútua influência que exercem um no outro, partindo de teorias que vão de Gérard Gennette a T.S. Eliot. Ainda, compara A Mancha com filmes como Punch Drunk Love e After Hours na tentativa de examinar como também esses filmes retratam personagens atormentadas em "mundos" de fantasia. Este trabalho tem por objetivo tentar compreender como criar narrativas onde a visão única — o estilo — é central, focando a atenção no que me parece essencial para que isso aconteça: a interação das personagens com o espaço e os "mundos" interiores que essas personagens habitam.