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- A aprendizagem inicial da leitura e da escritaPublication . Silva, Ana Catarina Maia da; Sousa, Otília de; Pereira, TeresaO presente relatório desenvolve-se no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II, inserida no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório tem como objetivo descrever de forma reflexiva o período de observação, intervenção e avaliação da prática pedagógica- nos contextos do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico- bem como apresentar um estudo de investigação relacionado com a primeira prática referida. A investigação intitulada “A Aprendizagem inicial da leitura e da escrita” teve como finalidade estudar a influência que a aprendizagem da correspondência fonema-grafema tem no processo de aprendizagem da leitura e da escrita. Em conformidade com o objetivo do estudo, identificaram-se três objetivos específicos: (i) caracterizar o conhecimento dos alunos das correspondências fonema-grafema avaliadas; (ii) avaliar o conhecimento de regularidades ortográficas ao nível do grafema, da sílaba e da palavra; (iii) promover o conhecimento dos alunos das correspondências fonema-grafema avaliadas. Para o efeito, recorreu-se a uma metodologia de natureza qualitativa, privilegiando-se, na recolha de dados, a tarefa de ditado e a análise de escritos. Participaram no estudo vinte e um alunos do 1.º ano da turma em que foi realizada a intervenção. Os resultados do estudo permitem destacar a importância de uma intervenção na zona de desenvolvimento proximal dos alunos, bem como a importância da aprendizagem estatística no ensino de padrões ortográficos regulares. Neste ponto, é de salientar que o ditado se revelou uma estratégia importante na consolidação de conhecimentos ortográficos.
- Oceanário de Lisboa: plano de comunicação digital para a sensibilização da conservação dos oceanosPublication . Fernandes, Andreia Marina Amorim; Machado, Ana TeresaDevido ao consumo e comportamentos excessivos do ser humano, vivemos numa época em que os recursos do planeta estão em risco de esgotamento. O oceano e as espécies que habitam neste são bastante afetados pelos excessos que nós humanos cometemos, assim torna-se necessário a consciencialização e imperativo a alteração de hábitos de consumo, assim como repensar o nosso comportamento questionando-nos relativamente aos produtos que consumimos. A quantidade de lixo, principalmente plástico que acaba no mar é um problema bastante preocupante para o futuro dos oceanos, se nada for feito, estima-se que em 2040 o lixo plástico triplique. Face a isto, o Oceanário de Lisboa tem como missão “Promover o conhecimento dos oceanos, sensibilizando os cidadãos em geral para o dever da conservação do património natural, através da alteração dos seus comportamentos.” (Oceanário, 2020). Assim este projeto pretende desenvolver um plano de comunicação digital de sensibilização para a conservação dos oceanos, utilizando como call to action uma iniciativa de marketing social, promovida nos meios digitais que chama os jovens portugueses a terem ação perante este problema, impulsionando a mudança de comportamentos nesta geração (Y e Z).
- Biodiversidade: concessões de alunos do 5.º ano acerca da sua importância e significadoPublication . Farias, Guilherme da Cruz; Almeida, AntónioO presente relatório advém da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Numa primeira parte é apresentada uma descrição sintética das práticas de intervenção pedagógica ocorridas no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico, assim como uma análise crítica, reflexiva e fundamentada das duas. Na segunda parte, o relatório apresenta um estudo empírico intitulado “Geodiversidade: conceções de alunos do 5.º ano acerca da sua importância e significado”. Esta investigação teve como finalidade identificar algumas das conceções que os alunos têm acerca dos aspetos e dos processos relacionados com a geodiversidade. Tendo em vista a caraterização dessas conceções implementou-se um plano de ação que permitisse, em simultâneo, desenvolver a capacidade para compreender a importância da geodiversidade como suporte da biodiversidade e desenvolver o respeito e sentimento de valorização pela geodiversidade, por parte dos alunos. O estudo realizado tem caraterísticas de uma investigação-ação, tendo sido recolhidos e analisados dados de natureza quantitativa e qualitativa. Participaram 21 alunos de uma turma do 5.º ano de escolaridade e os dados do estudo foram recolhidos através da administração de dois questionários, antes e depois do desenvolvimento da prática pedagógica, assim como através da observação das sessões de trabalho. Através dos resultados obtidos foi possível concluir que os alunos desenvolveram o seu respeito e sentimento de valorização pela geodiversidade, porém, em termos estéticos, não se verificou uma evolução significativa na apreciação das paisagens geológicas. Além deste facto, verificou-se que os alunos conseguiram compreender a importância da geodiversidade como suporte da biodiversidade.
- Projeto de ativação de marca: aplicação Samsung MembersPublication . Duarte, Joana Isabel Morgado; Machado, Ana TeresaO mercado dos smartphones está em constante evolução, com um crescente número de marcas concorrentes a cada ano, oferecendo aos consumidores smartphones com preços competitivos e características satisfatórias. O número de marcas a operar neste mercado provoca nos consumidores um sentimento de desorientação ao adquirir um equipamento. As marcas de smartphones como a Samsung apresentam assim a necessidade de inovação, com o intuito de se destacarem dos concorrentes tal como a criação de serviços de valor acrescentado que contribuem na fidelização dos clientes, sendo que por vezes nem todas são conhecidas ou percebidas pelos utilizadores. O presente projeto visa divulgar a aplicação Samsung Members, um serviço de valor acrescentado que a marca Samsung fornece aos seus utilizadores de smartphones, no geral desconhecido pela maioria. A aplicação Samsung Members promete ser um serviço com a possibilidade de criar uma relação a longo prazo com utilizadores da marca, fidelizando-os aos seus produtos e mostrando que além de uma aplicação que fornece assistência técnica para os seus equipamentos. É também uma aplicação que une os utilizadores através de um conceito diferenciador de rede social. Sustentado por uma revisão da literatura, análise interna e externa da marca, incluindo concorrentes e utilizadores/clientes de smartphones, o projeto visa ativar a aplicação Samsung Members através da criação de um evento dinâmico destinado a utilizadores da marca não conhecedores da aplicação, com o intuito de criação de awareness para a mesma, além da amplificação do evento para a população geral.
- O caso de acusação da alegada violação de Cristiano Ronaldo a Kathryn Mayorga e os seus enquadramentos noticiosos no Jornal de Notícias e Correio da ManhãPublication . Maravilha, Lisandra Carina Silva; Subtil, Filipa Mónica de Brito GonçalvesO presente estudo tem como principal objetivo analisar a forma como dois jornais diários nacionais, o Jornal de Notícias e o Correio da Manhã, noticiam um mesmo acontecimento: o caso de acusação da alegada violação de Cristiano Ronaldo a Kathryn Mayorga. A acusação da suposta violência de género é trabalhada a partir da hipótese do framing, aplicada aos estudos de jornalismo. A forma como os media representam o mundo tende a levar os indivíduos a conhecer e a pensar a realidade em seu redor de determinada forma. Neste sentido, levou-se a cabo uma análise de conteúdo aos textos jornalísticos publicados por estes dois jornais entre 1 setembro de 2018 a 30 de setembro de 2019. Da investigação efetuada resulta uma clara distinção no tratamento noticioso do caso em ambas as publicações. A presença de frames nas notícias, ao longo da análise do acontecimento, é muito presente, o que nos permite identificar diferentes culturas jornalísticas e, por isso, distintas chaves de interpretação. Consequentemente, permite o entendimento da construção e do processamento do discurso noticioso e o modo como diferentes formas de apresentar um assunto influenciam a decisão do leitor, tanto na perceção da notícia, como na formação de opinião.
- Estudo exploratório sobre os comportamentos interativos e a comunicação das educadoras com crianças em idade pré-escolarPublication . Almada, Maria João Amaro; Fuertes, MarinaA forma de comunicar da educadora potência, ou não, a participação, autoafirmação e autoestima da criança. Nesta pesquisa pretendemos, estudar e relacionar a Qualidade Interativa (Empatia, Desafio, Cooperação, Atenção e Reciprocidade, e Elaboração/Fantasia Associada) e comunicativa (Número de: Sugestões, Direções, Ordens, Elogios, Críticas, Valorização, Ensino, Perguntas de conteúdo e Perguntas de processo) da educadora em interações livres e construção conjunta com a criança. Participaram no estudo 64 díades de educadora-criança observados independentemente a realizar um produto à sua escolha, durante 20 minutos, com materiais e ferramentas predefinidos. No momento da observação, as crianças encontravam-se entre os 3 e 5 anos e não apresentavam problemas de desenvolvimento. Para reduzir as condições de variância secundária selecionamos crianças primogénitas, portuguesas e oriundas de famílias sem fatores de risco social ou económicos. As educadoras tinham mais do que 5 anos de experiência profissional. Para análise dos comportamentos das educadoras, os vídeos foram cotados com as escalas de interação e comunicação Tandem. Os resultados indicam que as educadoras que mais elogiam e valorizam a criança, são simultaneamente aquelas que lhe dão mais oportunidades de experimentar e colocar as suas ideias em prática, são mais sensíveis às suas necessidades e desafiam-nas a aprender. As meninas recebem mais sugestões e ensino do que os meninos, e as crianças mais novas são mais valorizadas do que as restantes. O presente estudo sugere que a forma como a educadora interage e como comunica com a criança estão mutuamente interligadas, criando um contexto relacional no qual as interações se estabelecem.
- Potencialidades da Literatura para a Infância no desenvolvimento da Literacia Científica: um estudo com alunos do 1.º CicloPublication . Lopes, Inês Ribeiro da Silva Abrantes; Almeida, AntónioEste relatório desenvolve-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, e encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte apresentam-se uma descrição e análise crítica do período de intervenção nos contextos de estágio do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Na segunda parte apresenta-se o estudo empírico. O presente estudo visa a análise da ação pedagógica desenvolvida em contexto de estágio numa turma do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, onde foi realizada uma investigação que incide sobre a influência da Literatura para a Infância na aprendizagem de conceitos científicos e que tem como problemática central “Quais as potencialidades da Literatura para a Infância no desenvolvimento da Literacia Científica?” Para responder a esta questão estabeleceram-se os seguintes objetivos gerais: (i) avaliar a eficácia na aprendizagem de conceitos científicos decorrente da utilização de uma obra de Literatura para a Infância e (ii) desenvolver o pensamento crítico dos alunos decorrente da realização de atividades centradas no tema do bem-estar animal no contexto dos jardins zoológicos. Para a concretização deste estudo, optou-se por uma metodologia de natureza mista, tendo sido utilizados dois questionários administrados em dois momentos (Pré-Teste e Pós-Teste) e grelhas de observação. Os dados qualitativos foram submetidos à análise de conteúdo e respetivamente categorizados. Já os dados quantitativos foram tratados com a estatística descritiva e inferencial. Os resultados demonstram que a utilização de obras de Literatura para a Infância auxilia na aquisição de conceitos científicos, atuando ao nível de outras competências sociais, para além das associadas à área do português e do estudo do meio.
- A construção de conhecimento a partir da escrita de textos expositivosPublication . Oliveira, Bruna Filipa Mendes de; Gonçalves, CarolinaO presente estudo foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionado II, com duas turmas de 5.º ano e uma turma de 4.º ano. A investigação foi realizada com os alunos do 4.º ano de escolaridade, mas teve também como base algumas situações observadas nas turmas anteriores. O estudo emergiu das potencialidades e fragilidades da turma, que, depois de analisadas deram origem à questão de investigação - De que forma a construção de textos expositivos ajuda na criação de conhecimento? – que orientou a formulação dos objetivos do estudo: (i) construir conhecimento através da leitura e escrita de textos expositivos; (ii) selecionar informação pertinente em diferentes produções escritas; (iii) melhorar competências de produção escrita no texto expositivo. Estes objetivos permitiram desenvolver o estudo que visava ajudar os alunos a construírem o seu conhecimento a partir da escrita de textos expositivos e a melhorar a sua competência escrita, com incidência na produção de textos expositivos. A metodologia utilizada para a realização do estudo foi a investigação-ação de cariz qualitativo. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram a observação direta participante e não participante, e as produções dos alunos realizadas durante a implementação da intervenção, assim como os pré e pós-testes realizados. Os resultados analisados após a intervenção apresentam melhorias expressivas em vários indicadores de avaliação, tais como a utilização de pontuação e a organização do texto por parágrafos, sendo por isso possível afirmar que existiu um desenvolvimento progressivo das capacidades dos alunos na produção escrita de textos expositivos, assim como na construção do seu conhecimento, no sentido em que mobilizaram informações pertinentes dos textos-fonte, sequenciaram as suas ideias de forma clara e concisa, e construíram textos cuja linguagem lhes permitia perceber os conteúdos trabalhados.
- Práticas de avaliação em história e geografia de Portugal no 2.º CEB: a construção de itensPublication . Rocha, Cláudia Sofia Gonçalves; Dias, AlfredoO presente relatório emerge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisiona II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Lisboa. Primeiramente, serão caracterizadas, numa breve descrição, as práticas de ensino supervisionado no âmbito do 1.º e 2.º CEB e, posteriormente, será apresentado o estudo realizado de carácter expositivo. O estudo, denominado Práticas de avaliação em História e Geografia de Portugal no 2.º CEB: a construção de itens tem como objetivos: (i) Analisar os tipos de itens mobilizados nos diferentes instrumentos de avaliação em HGP; (ii) Relacionar os tipos de itens utilizados com o desempenho dos alunos em HGP; (iii) Refletir criticamente sobre a construção de instrumentos de avaliação em HGP e as suas implicações nos processos de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada foi de natureza mista, utilizando dados quantitativos e qualitativos, sendo recolhidos dados estatísticos, através dos testes de avaliação sumativa, das grelhas de correção das fichas de avaliação e das próprias notas de campo, retiradas da observação participante. Os resultados obtidos permitiram-nos refletir sobre a prática docente nos processos de avaliação e a sua influência nos processos de ensino e aprendizagem de cada aluno. Considerámos também a importância da diversificação de itens na avaliação, em que o professor deve avaliar o que ensina, orientando a sua prática não apenas para os conteúdos, mas para as competências e capacidades das crianças.
- Avaliação da qualidade em creche: a visão dos profissionaisPublication . Magão, Maria João Gouvêa; Lino, DalilaSendo há muito tempo consensual que a creche não se trata exclusivamente de um local de guarda das crianças, mas sim de um contexto educativo, importa refletir sobre a sua qualidade. Estudos efetuados mostram que, o que distingue programas de elevada qualidade é a natureza e a qualidade das interações sejam entre o bebé/criança e o educador, entre os profissionais da creche e entre os profissionais e as famílias. Deste modo o presente estudo teve como principal objetivo analisar o que os profissionais de educação, que trabalham com as crianças e com as suas famílias, pensam sobre a qualidade do contexto educativo creche onde desenvolvem a sua prática. Optou-se pela realização de estudo de caso exploratório com base num conjunto simultâneo de evidencias quantitativas e qualitativas. O contexto em que o estudo foi realizado insere-se numa IPSS, localizada num dos concelhos da margem sul de Lisboa e em relação à seleção das participantes foi utilizado um método de amostragem por conveniência. Os instrumentos, de natureza quantitativa e qualitativa, utilizados para recolha dos dados foram: a Escala de Avaliação do Ambiente de Creche – Revista (Harms, Cryer & Clifford, 1990), na versão portuguesa e a entrevista semidiretiva. Para analise dos resultados do trabalho desenvolvido, aplicou-se estatística descritiva e análise de conteúdo. De acordo com os resultados obtidos e da análise dos resultados sobre o contexto educativo em estudo e com base nos valores alcançados, podemos considerar que a qualidade das salas da creche é de nível elevado. Embora a instituição na valência creche mostre padrões de qualidade elevados, estão no entanto identificadas áreas de melhoria: espaço exterior; chegadas e saídas; utilização de livros; promoção da aceitação da diversidade e condições para necessidades individuais do pessoal. Importa referir que em todo o processo da investigação foi assegurado procedimentos éticos ao nível do respeito e garantia dos direitos das participantes tendo sido informadas, no final do estudo, da divulgação dos resultados.