Browsing by Issue Date, starting with "2015-12-11"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- O agendamento noticioso do Jornal da Noite na televisão de Cabo VerdePublication . Fernandes, Maria de Fátima Monteiro; Mata, Maria JoséEste trabalho é o corolário de um estágio curricular realizado na Televisão de Cabo Verde (TCV) de 19 de janeiro a 29 de março de 2015. Nele se apresenta a instituição e as atividades desenvolvidas ao longo de estágio, integrando uma reflexão sobre os processos de agendamento e as rotinas produtivas da redação. Nesse âmbito, foi desenvolvida uma pequena investigação cujo tema é “o agendamento noticioso do jornal da noite da Televisão de Cabo Verde”, cujo foco incidiu nos processos de seleção e nos critérios de noticiabilidade identificados nas notícias de abertura do Jornal da Noite. A metodologia adotada inclui observação participante, entrevistas e análise de conteúdo de 31 emissões do Jornal da Noite da TCV.
- Retratos de um Bairro: a fotografia como forma de comunicaçãoPublication . Santos, Ana Sofia Loureiro; Rodrigues, José Manuel CavaleiroO fotógrafo tenta alcançar um público mais vasto e para tal documenta o quotidiano, dando a ideia de uma prática pura. Assim, a fotografia tornou-se num medium privilegiado para documentar os nossos dias, permitindo, precisamente, quebrar os limites físicos e fronteiriços. É o género documental que serve de mote ao projeto que o presente relatório visa. Com este projeto pretende-se estudar e documentar um bairro social usando, para tal, a câmara fotográfica, que é um meio de comunicação privilegiado do nosso tempo e da nossa sociedade. Este projeto foi realizado no Bairro da Boavista, em Lisboa. O projeto contemplou dois momentos. O primeiro momento, deu-se através do contacto com o Bairro da Boavista, de onde nasceram as imagens que fazem parte deste relatório e o segundo momento deu-se com a implementação do projeto através de um inquérito. Este, visa responder ao objetivo principal do estudo do projeto, que é a relação criada entre os indivíduos e as suas perceções. Tentou-se compreender se os indivíduos mantém ou não a mesma perceção que tinham dos bairros sociais, mais concretamente, do que aqui é estudado, depois da visualização das fotografias.
- Caracterização da linha editorial do Correio da Manhã através da produção noticiosaPublication . Oliveira, Mário Cagica; Lopes, Anabela de SousaO presente relatório de estágio tem como base um estágio de três meses no Correio da Manhã, entre os meses de outubro e janeiro, sendo o seu principal objetivo a conclusão do mestrado em jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social. Neste trabalho pretendo definir a linha editorial do Correio da Manhã através da produção noticiosa, recorrendo ao meu trabalho durante esta experiência, bem como a toda a componente teórica apresentada ao longo deste relatório. Para o efeito, procurei integrar-me rapidamente nas mais variadas vertentes do jornal (da a imprensa à televisão) de forma a verificar a linha editorial do Correio da Manhã. No final dos três meses de estágio entendi que o modelo de informar do Correio da Manhã é muito simples e procura chegar ao maior número de pessoas possível, utilizando uma linguagem acessível e fácil de entender. Foi também perceptível que há uma grande valorização do jornalista multiplataforma no âmbito desta vertente do jornalismo desportivo.
- Limites no cruzamento de géneros: documentário e ficçãoPublication . Teles, Leonor Diogo Vitorino; Rodrigues, José Manuel CavaleiroA maneira como se faz cinema assistiu a grandes mudanças ao longo das gerações, especialmente no que diz respeito a temas, conteúdos e formas. O cinema documental não foi excepção, tendo sido palco de uma constante inovação e experimentação por parte dos cineastas e, como tal, assunto digno de debate. Exemplo disso é o facto de se assistir cada vez mais no cinema contemporâneo, com particular evidência na cinematografia portuguesa, a um esbatimento na definição dos géneros documentário e ficção. Os limites que delineiam as fronteiras dos géneros deixam de fazer sentido e são, por vezes, muito difíceis de constituir. Os filmes surgem com características e valores de ambas as tradições, tornando-se, por isso, objectos mais complexos e, por sua vez, mais interessantes cujas categorizações estanque são meramente redutoras. Resgatando os métodos de trabalho de cineastas como Jean Rouch e Pedro Costa, que se pautam por relações prolongadas com pessoas e lugares, e atravessando a história do documentário e a tendência do realismo, tão presente em realizadores nacionais, este trabalho tem como objectivo final construir um objecto fílmico que retrate um homem, uma personagem, combinando as duas vertentes, documentário e ficção, de forma a figurar e a potenciar a realidade inerente a essa vida.