Browsing by Issue Date, starting with "2017-12-15"
Now showing 1 - 10 of 18
Results Per Page
Sort Options
- A singularidade do intérprete contemporâneo e a natureza do corpo versátil na disciplina de Práticas Complementares de Dança do 3º ciclo do Ensino Artístico Especializado da Escola de Dança Ana MangericãoPublication . Delgado, Ana Margarida Lopes; Fernandes, João Carlos Martins ParreiraA disciplina de Técnicas de Dança apresenta uma carga horária substancial no Plano de Estudos das Escolas de Ensino Artístico Especializado, o que revela a sua importância na formação de bailarinos. Estas permitem por um lado, aprofundar a capacidade de dominar o corpo e, por outro, criar novos vocabulários de movimento. O presente estudo pretende mostrar a importância e validade de várias abordagens no ensino-aprendizagem da composição coreográfica, como complemento ao sólido trabalho técnico já objetivado, no contexto do Ensino Artístico Especializado. Através da aplicação do estágio nas três turmas do 3º Ciclo do Curso de Básico de Dança procurou-se perceber se a multiplicidade de metodologias e processos democráticos da composição coreográfica, trazem mais-valias para a criação de corpos disponíveis para outras abordagens físicas, técnicas e artísticas. Para aferir resultados, recorreu-se à Metodologia de Investigação-Ação apoiada por Diários de Bordo e Grelhas de Observação elaborados no período do Estágio. A composição coreográfica promove, através de métodos e processos democráticos e de partilha, a construção de um produto final cooperativo que promove não só a formação de quem cria, mas também de quem interpreta. Pretendeu-se assim, atendendo às exigências do mercado artístico contemporâneo, conduzir à formação de um corpo disponível a novas abordagens, através da realização do estágio na disciplina de Práticas complementares de Dança, onde se insere a disciplina de composição coreográfica. Procurou-se desta forma, estimular a singularidade do intérprete/bailarino de dança contemporânea aplicando um conjunto de estratégias baseadas em algumas das metodologias de ensino de referência neste domínio, que valorizam a relação cooperativa entre coreógrafo e intérprete. Em suma, pretendeu-se conjugar os métodos e processos democráticos da composição coreográfica e o uso da singularidade com o carácter expositivo das aulas de técnicas de dança, estimulando os alunos a desenvolver a sua capacidade de resposta a novas tarefas, preparando-os para a variedade de propostas existentes no mercado artístico profissional contemporâneo.
- Optimização da sedimentação primária no tratamento de águas residuais : simulação e aplicação de técnicas estatísticasPublication . Martins, Daniela Maria de Almeida; Santos, Maria Teresa Loureiro dos; João, Isabel Maria da SilvaO tratamento de águas residuais (AR) visa a protecção da saúde pública, pelo que nas ETAR a AR é submetida a uma fileira de tratamento com diversas operações e processos unitários (exemplo decantação primária). Esta operação de separação sólido-líquido é essencialmente aplicada na remoção de sólidos suspensos totais (SST) da AR. O planeamento factorial é uma técnica aplicada no desenvolvimento e optimização de processos, onde são seleccionados vários factores, com os quais se efectuam diversas combinações, de forma a determinar qual a sua influência na(s) variável(eis) de resposta. No presente trabalho simulou-se e optimizou-se a influência de algumas variáveis no desempenho de decantadores primários, para tal, foram seleccionadas duas ETAR (X e Y) da região de Lisboa. As experiências foram realizadas recorrendo ao software de simulação GPS-X, implementando a corrente afluente, o decantador primário (circular e rectangular), a corrente efluente e a de lamas. As cinco variáveis estudadas foram o caudal (A) e a concentração de SST à entrada (B), as alturas de alimentação (C) e de saída (D) e a razão entre o caudal de lamas e o caudal efluente (E). O planeamento factorial e a análise estatística foram efectuados no software Minitab17. Os modelos do efeito das variáveis em estudo foram: eficiência de remoção de SST (%) = 73,726 - 4,025A + 6,635B - 8,127C + 2,122E e eficiência de remoção de SST (%) = 47,129 - 4,071A + 33,041B - 2,755C + 1,606E - 2,381BC, para as ETAR X e Y respectivamente. Os valores previstos obtidos através dos modelos apresentam uma elevada concordância com os valores simulados. Para a ETAR X foi comparada a eficiência de remoção de SST prevista pelo modelo com a real.
- Auto-regulação e o jornalismo online: o provedor do leitor no contexto digitalPublication . Amado, Tiago Nuno Lopes; Mata, Maria JoséA presente dissertação tem como foco o mecanismo de auto-regulação jornalística do provedor do leitor. O provedor do leitor é considerado um dos mecanismos mais úteis, mais importantes e que mais desenvolvem o processo de comunicação e participação entre os jornalistas e o público. Esta nova era digital veio alterar de modo significativo o funcionamento, a organização e estrutura dos meios de comunicação. Desta forma, interessa estudar a aplicabilidade deste mecanismo de auto-regulação. Até que ponto as mudanças provocadas pelo digital afetaram a interiorização dos pressupostos éticos e das normas deontológicas pelos jornalistas? Tendo em conta a convergência de redação que existe propõe-se averiguar de que modo os provedores de alguns jornais têm resolvido os problemas que o online levanta. Sabendo estas diferenças que o jornalismo digital promove, impõe-se perceber se estamos perante um provedor do leitor diferente e que novas questões lhe são colocadas. Para dar conta deste objetivo, são aqui apresentados os resultados de uma análise de conteúdo das publicações semanais dos provedores do jornal português Público e do jornal espanhol El País, no meio impresso e o blogue do provedor de cada um dos jornais, entre Janeiro de 2011 e Abril de 2016.
- Uma realidade desconhecida que conhecemos muito bem: os desafios do marketing futuro à luz da web 3.0Publication . Bento, Pedro; Miranda, Sandra Marisa LopesAo jeito da Ilíada de Homero ou do Goodfellas de Scorsese, a entrada em cena da internet na história do marketing aconteceu in medias res. Enquanto área de gestão e comunicação, o marketing possuía há muito os seus pilares, as suas técnicas e os seus vícios, mas o aparecimento e principalmente a massificação da internet alteraram completamente as bases da disciplina e do marketeer. A web 1.0 trouxe consigo novidades e tendências para o marketing, mas foi a transição para o 2.0 que despoletou uma autêntica revolução. Daí em diante, o cliente passou a ser o foco, os conceitos e estrangeirismos adensaram-se, o raio de ação do marketeer alargou-se e o online passou a mera formalidade no meio de tanto potencial tecnológico. Os social media servem como epítome desta realidade da web, desdobrando-se numa interação feita em esteróides, em comunidades, com conteúdos, partilha e muitas trends, como as selfies, os emojis ou os challenges. Em evolução constante, os traços de uma terceira era da internet são já sentidos em diversas esferas e são várias as características revolucionárias associadas ao conceito. A otimização da procura através da web semântica, a utilização de wearables, a realidade virtual e a ascensão de robôs são algumas das características que moldam esta web. As potencialidade em termos de monitorização, personalização e ubiquidade afiguram-se como incríveis para os marketeers e torna-se extremamente pertinente perceber quais as mudanças que as ferramentas da web 3.0 podem precipitar no marketing hodierno. Para o efeito, através de um método qualitativo, foram realizadas entrevistas exploratórias a marketeers, professores e outros partícipes associados às problemáticas da web e marketing, pretendendo-se aflorar o estado atual da internet, os desafios para os marketeers, a influência das ferramentas 3.0, a forma como as mudanças serão sentidas no online e o conflito entre os aspetos humanos e tecnológicos. A investigação confirmou a eminência da web 3.0 e uma desadequação gritante em termos de competências dos marketeers para encarar um futuro exigente. O estudo permitiu ainda compreender os entraves à atual massificação do 3.0, verificar muitas das alterações – positivas e negativas – a ocorrer nos social media e, no fundo, desenvolver uma discussão ampla e minuciosa acerca desta comunhão entre o marketing e as tecnologias da web 3.0.
- Plano de marketing MyLabelPublication . Lage, Liliana Santana; Rodrigues, Paulo José FariasA crise económica e a mudança de hábitos de consumo fizeram com que as marcas de distribuição ganhassem cada vez mais importância dentro da grande distribuição. O consumidor tem vindo a procurar cada vez mais este tipo de marcas, devido à crescente aposta em preços baixos, mas também pela qualidade e diferenciação dos produtos. As marcas próprias tornaram-se assim um pilar estratégico dentro das cadeias de retalho, através do qual estas se diferenciam no mercado, conquistando vantagens competitivas sobre a concorrência. Paralelamente, tem-se vindo a assistir a uma melhoria das condições de vida e do poder de compra em Portugal e por outro lado, a um aumento da agressividade promocional das marcas fabricantes, fazendo com que estas fiquem em termos de preço bastante próximas das marcas próprias. Esta situação fez com que estras últimas marcas tivessem de apostar em novas estratégias para adquirir e fidelizar os clientes. Uma destas estratégias foi começarem a apostar em marcas próprias independentes, como por exemplo a marca Mylabel (produzida pela Sonae Modelo Continente) que não assumindo a designação do retalhista, aposta numa forte estratégia de desenvolvimento de imagem, inovação e posicionamento. Tendo por base este contexto, o presente projeto centra-se na criação de um plano de marketing para a marca Mylabel, marca própria da SonaeMC na área de produtos de Higiene e Beleza. Esta nova estratégia consiste em criar uma nova gama de Cremes de Rosto, a preços competitivos com um plano promocional a 360 graus e exposição extra em loja. Pretende-se assim, melhorar a perceção da marca e aumentar penetração nas categorias de beleza. Numa primeira fase foi efetuada a análise da envolvente, procurando identificar quais as oportunidades e os desafios da marca e mercado em causa. Posteriormente, foi desenvolvido trabalho de campo que permitiu de forma mais profunda e consistente traçar a nova estratégia da marca. De seguida, foi delineada a estratégia de desenvolvimento e os requisitos para a implementação do projeto, tendo em conta os seus pontos fortes e fracos. Por fim, procedeu-se à análise económico-financeira, aferindo a viabilidade desta nova estratégia definida, que inclui novos produtos, preços, distribuição e comunicação da marca.
- Os museus e o público sénior proposta de procedimentos para uma visita a um museu de arte para um público séniro de baixo nível de escolaridadePublication . Guarita, Ana Lúcia de Barros; Mendes, Ana BelaA dissertação de mestrado em educação artística que aqui apresentamos pretende contribuir para uma melhoria do acolhimento nos museus de arte, a públicos seniores de baixa escolaridade, tendo-se, para esse efeito, elaborado uma proposta de ação museológica, no contexto da educação ao longo da vida. Portugal é o 4º país mais envelhecido do mundo segundo o Ranking elaborado pelas Nações Unidas (2015). De acordo com os dados do Pordata, no ano de 2016, em Portugal, por cada 100 jovens havia 149 idosos. Podemos afirmar com isto, que o futuro terá de ter como preocupação o trabalho com idosos e para os idosos! Num futuro muito próximo teremos idosos com maior literacia e mais participativos, devido à longevidade estes grupos serão cada vez mais o público dos serviços culturais, nomeadamente, dos museus mas, “ Estarão os museus preparados para receberem o público sénior? Que deverão ter em conta num futuro onde 40% da população em Portugal terá mais de 60 anos? Com museus cada vez mais centrados nos seus visitantes e com a realidade nacional existente, é essencial incluir e envolver o público mais velho nas ações previstas pelos serviços educativos garantindo o seu bem-estar no acolhimento Ao “abrir” os serviços educativos a grupos seniores estamos a reconhecer uma igualdade de oportunidades culturais, tantas vezes difundida, mas também tantas vezes esquecida, compreendendo, portanto, os novos papéis sociais dos idosos na sociedade contemporânea. Para o entendimento desse contexto, investigaremos alternativas que possibilitem uma mediação cultural impulsionadora da inclusão para este público nos museus.
- Planeamento da manutenção após Phase-Out das aeronaves Alpha Jet da Força Aérea PortuguesaPublication . Piedade, Rúben Miguel da Silva; Abreu, António João Pina da Costa FelicianoO Phase-Out de um bem, ou ativo, compreende a sua descontinuação e final de operação, podendo, no entanto, esse marco não ter um destino final definido. Por isso, esta tomada de decisão passará pelos vários critérios e cenários, confrontando-se com o dilema de viabilizar a extensão do período de exploração ou encontrar cenários alternativos para a sua utilização, baseados no elevado custo de certos bens e das ações a executar. Baseado neste contexto, importa saber a viabilidade do prolongamento de operação do bem? Quais as variáveis comprometedoras desse prolongamento? Que ferramentas de análise a utilizar? Quais os cenários a serem considerados? O presente trabalho tem como propósito desenvolver um modelo de suporte à decisão utilizando uma abordagem multicritério para criação de valor, em termos de planeamento de manutenção, que ajude a responder às questões já referidas, permitindo assim avaliar a viabilidade do prolongamento da operacionalidade de uma frota de aeronaves e. O modelo proposto baseia-se em três pilares: Identificação do Problema, Análise de Risco e Estratégia de Resposta, que permitem identificar o que compromete a continuidade de operação da frota e analisar as várias alternativas possíveis ao seu destino final, de maneira a criar valor. O modelo proposto será aplicado à frota Alpha Jet da Força Aérea Portuguesa, que está em período Phase-Out e deixará de operar em Janeiro de 2018, não tendo, no entanto, uma solução definida para o final da frota. Como forma de enquadramento são apresentados os elementos que influenciam a disponibilidade operacional dos bens. É caraterizada a metodologia RCM, e a sua importância na indústria da manutenção aeronáutica, metodologia de seleção da estratégia de manutenção baseada no comportamento das falhas dos bens, através da ferramenta FMEA. São também caraterizadas as ferramentas de suporte à decisão multicritério, AHP e TOPSIS, com o intuito de hierarquização e seleção da alternativa mais próxima do ideal.
- Estudo de soluções de medidas de eficiência energética em sistemas AVAC utilizando a metodologia do custo-ótimo com a diretiva europeia EPBDPublication . Ramos, Jorge Miguel Cabrita; Coelho, Luís Manuel RodriguesA humanidade tem vindo cada vez mais a depender de fontes de energia não renovável, tendo sido a partir da Revolução industrial no século XIX que se registou ainda um maior aumento desta dependência. A partir deste século, as fontes de energia primárias deixaram de ser suficientes para os consumos energéticos da humanidade, sendo no setor dos edifícios um dos mais consumidores. Derivado da evolução deste setor, o consumo energético dos mesmos tem aumentado, tendo registado que o consumo energético por parte dos edifícios ronda cerca dos 40% dos consumos totais da União Europeia. Devido a este consumo exacerbado, a União Europeia tem vindo apresenta algumas preocupações e considera a utilização de energias renováveis e a redução do consumo de energia. As metas propostas para realização deste trabalho são de conseguir identificar e caracterizar quais as melhores medidas de eficiência energética a aplicar aos sistemas de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado para quatro países presentes na Europa, tendo em conta os seus custos de implementação, exploração. A análise financeira das medidas, serão estudadas através da metodologia de custo ótimo, com a qual se encontrará a solução mais rentável de um conjunto de várias soluções. De maneira a encontrar as tais medidas ótimas de cada país, serão feitos alguns estudos para obtenção do sistema com menor custo de exploração e menores emissões de gases efeito estufa. Na perspetiva financeira, encontraram-se os sistemas mais económicos a partir da relação de energia consumida e custo de exploração do sistema de climatização. Na vertente ambiental, foram considerados os valores de emissões de dióxido de carbono que cada um dos sistemas emite para o meio ambiente, dependendo este valor das condições energéticas do país em que se insere o edifício. Ainda serão apresentados os coeficientes globais de transferência de calor ótimos para as paredes e janelas dos edifícios abastecidos por energia térmica do sistema de referência e pelo sistema com menor custo de exploração. Assim se obteve as várias soluções de melhoria de eficiência energética do sistema, atuando na envolvente e no sistema de climatização do edifício.
- A relação transdisciplinar entre o tai-chi chuan e a técnica de dança contemporânea no 5º ano do Curso Básico de Dança da Escola Artística de Dança do Conservatório NacionalPublication . Soares, Irina Gabriela Fernandes; Fernandes, João Carlos Martins ParreiraNo contexto pré-profissional da dança podem surgir problemas que envolvem os alunos e as suas relações interpessoais. A capacidade de resolução destes problemas, no âmbito da formação em dança, é fundamental para se atingir objetivos técnicos e artísticos de alto nível, logo as boas práticas pedagógicas são basiliares no ensino-aprendizagem. Assim, torna-se importante criar estratégias a serem adotadas para a promoção de um trabalho saudável, pela motivação e correlação entre duas técnicas especificas. Ambicionou-se, o desenvolvimento de um bom ambiente, através do respeito e confiança para com os outros. Procurou-se desenvolver um plano de ação e respetivas estratégias nas aulas de Técnica de Dança Contemporânea, tendo como base a Técnica de Dança Graham, adotada pela Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional correlacionada com a arte marcial Tai-Chi Chuan. Considera-se que na lecionação dos conteúdos programáticos da disciplina de Técnica de Dança Contemporânea podem ser estabelecidas relações transdisciplinares com as abordagens do Tai-Chi Chuan. Esta pode ser um elemento auxiliar no ensino da Técnica de Dança Contemporânea, visto que oferece vários benefícios a nível mental no aumento da vitalidade, energia, disposição, diminuindo a sobrecarga psíquica e fortalecendo o sistema nervoso. Para além disso, fisicamente, desenvolve o equilíbrio de todos os sistemas orgânicos, fortalece o sistema imunológico e aumenta a flexibilidade, proporcionando um relaxamento muscular. Pretendeu-se, criar relações transdisciplinares entre estas duas áreas, sem prejudicar o funcionamento do conteúdos programáticos, acreditando que poderão contribuir para a motivação do aluno, para aprimorar e gerir as relações interpessoais. Considerando ser no contexto pré-profissional, em particular na fase da adolescência, que se manifesta maior tensão entre alunos e com o meio envolvente, pelo facto de realizarem no final do ano letivo um Exame decisivo para a sua continuidade para o Ensino Secundário, a amostra considerada foram os alunos do 5º ano do Curso Básico de Dança da EADCN. Implementou-se, após a observação da turma, um conjunto de aulas, de prática partilhada e individual, com base nas boas práticas pedagógicas, sensibilizando os alunos para as mais-valias de uma conexão assente na partilha e cooperação, no bem-estar emocional e físico com ênfase ao equilíbrio e harmonia.
- Avaliação do grau de gelificação do PVC : estudo de métodos alternativos ao ensaio de resistência ao diclorometanoPublication . Pimenta, Sara Isabel Soares; Real, Luís Eduardo Pimentel; João, Isabel Maria da SilvaO PVC é um polímero bastante versátil utilizado em inúmeras aplicações, designadamente no fabrico de tubagem plástica, durante o qual o PVC é submetido a um processo de extrusão. O grau de gelificação de compostos de PVC é um parâmetro que está diretamente relacionado com a formulação e com as condições de processamento, sendo estes fatores chave para estabelecer a qualidade de produto final. Para determinar o grau de gelificação de um produto de PVC rígido é correntemente usado o ensaio de resistência ao diclorometano, de acordo com a norma NP ISO 9852:2014 - Tubos termoplásticos – determinação das propriedades em tração, através da qual se avalia a ocorrência de ataque do solvente ao PVC no caso de uma gelificação deficiente. Contudo, a utilização de diclorometano acarreta problemas de nível ambiental, de saúde e de segurança, devendo por isso reduzir-se a sua utilização o mais possível. O objetivo deste trabalho consistiu, por isso, em estudar métodos alternativos ao ensaio de resistência ao diclorometano, nomeadamente avaliar a adequabilidade dos ensaios de tração e de calorimetria diferencial de varrimento já preconizados nas novas versões de normas, usando amostras extraídas de tubos de PVC rígido preparados para tubagens de drenagem e de esgoto sem pressão. Algumas das amostras caracterizadas foram ainda analisadas por microscopia eletrónica de varrimento. Os resultados obtidos com os diversos métodos alternativos foram comparados com os resultados dos ensaios de resistência ao diclorometano. Os resultados agora obtidos permitiram concluir que os métodos estudados não são totalmente alternativos, mas sim complementares entre si, sendo que cada um apresenta vantagens e desvantagens. O ensaio de resistência ao diclorometano é o único que permite avaliar o grau de gelificação em todo o perímetro do tubo, mas tem como principal desvantagem a sua toxicidade. Apesar disso e porque também têm sido reportadas algumas desvantagens técnicas1, é aquele cujo resultado, nas normas de especificação de produto, continua a ser considerado como decisor em caso de litígio. As principais desvantagens dos métodos complementares são o método de preparação das amostras para os ensaios de tração (que poderá influenciar os resultados obtidos), e, no caso da calorimetria diferencial de varrimento, a necessidade de realizar um número significativo de ensaios em amostras extraídas ao longo do perímetro do tubo, pois embora permita quantificar o grau de gelificação, apenas permite a análise de pequenas amostras de zonas específicas do tubo. Por fim, a microscopia eletrónica de varrimento apenas permite visualizar zonas bem e mal gelificadas, não permitindo extrair uma conclusão generalizada. 1: Por um lado, aponta-se o facto de ser necessário chanfrar as extremidades dos tubos a imergir no diclorometano, processo este que pode provocar alguma degradação termomecânica que facilite o ataque. Por outro, é referido que o ataque só ocorre quando o PVC tem um grau de gelificação inferior a 50%, permitindo ainda assim aceitar amostras mal gelificadas.