Browsing by Issue Date, starting with "2014-12-02"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Agentes criativos de música electrónica experimental em Portugal: um estudo de casos particularesPublication . Filipe, Pedro Miguel Soares; Neto, Pedro Pereira; Pestana, Pedro DuarteA Musica Electrónica Experimental, ainda que pouco difundida no plano académico nacional, mostra abraçar práticas comuns a muitas áreas do universo do Audiovisual e Multimédia. Apoiada no contexto histórico da criação sonora de vertente experimental esta investigação enquadra, no panorama actual, a actividade desenvolvida por alguns criadores de Música Electrónica Experimental em Portugal. O estudo qualitativo realizado levou em consideração as dimensões Tecnológicas, Comunicacionais e Sociológicas com o objectivo de melhor caracterizar e tentar documentar esta actividade.
- Práticas de ensino de teatro para atores e para não atores: estudo de caso João Mota e as oficinas de teatroPublication . Moraes, Rafael Vilar de; Vasques, EugéniaEste relatório final de estágio curricular, apresentado para obtenção de grau de Mestre, foi desenvolvido a partir do acompanhamento de duas “Oficinas de Teatro”, ambas ministradas pelo encenador João Mota. Os contextos foram Teatro Nacional Dona Maria II, numa oficina direcionada a professores, formadores e público em geral; e a Comuna Teatro de Pesquisa, oficina esta direcionada a estudantes de teatro e atores profissionais. A presente pesquisa teve como objetivo principal investigar as relações de semelhanças e diferenças existentes entre as práticas de ensino de teatro para atores e para não-atores. Entre as características comuns às duas oficinas e as que as distinguem pôde observar-se e descrever-se a forma particular como o formador encontrou soluções adequadas a cada contexto de formação, em que a ética de ensino do formador esteve ligada ao desejo de "aprofundamento humano" e de “desenvolvimento do ser sensível". Esta pesquisa traz contribuições, que se julgam úteis, para a área da pedagogia teatral, possibilitando, de alguma forma, a reflexão acerca das relações e das características do ensino que não têm por objetivo a formação de atores, mas ainda assim tem como centro a experiência teatral.